06 Feb 2012
26 comentários

Perrengue Congelado 2012

Vida na Inglaterra

Entre os muitos eventos que Londres proporciona anualmente a seus moradores e visitantes, o “snow day” tem se tornado cada vez mais frequente.

A parada é o seguinte: Londres não neva. Eu sei, é decepcionante pra quem se programa de visitar a cidade no inverno e acaba achando que frio = neve, e acabam se deparando com nada mais que dias escuros e chuvosos.

Porém, sempre neva em Londres! A diferença é que Londres geralmente tem UM unico dia de neve por ano (por inverno), e é sempre imprevisível saber quando será esse tal dia – já vi em Novembro, em Janeiro, em Março, agora foi em Fevereiro…).

Aí as pessoas comentam: “mas eu sempre ouço falar sobre a neve em Londres…”. E sabe porque vira noticia? Justamente porque nunca acontece, e quando finalmente neva, a cidade vira um CAOS!

Pois é, e na temporada de inverno 2011/2012, o tal dia de neve foi na noite de sabado pra domingo – e como era de se esperar, a “nevasca” foi imprevisível, e gerou o caos que já estamos acostumados!

Por acaso no sabado a noite, estava com um grupo de amigas no Leste de Londres – fomos a uma festa com uns amigos Espanhois, e o plano era, de lá, sair pelo centro de Londres.

A neve nos pegou de surpresa, mas como era bem pouquinha, não imaginamos que viria a ser um problema (além de que estavamos empolgados pra sair, e não ia ser uma nevizinha qualquer que ia atrapalhar nossos planos).

Papo vai, papo vem, quando finalmente resolvemos sair de casa, supresa: abrimos a porta e vimos tudo branquinho lá fora!

Mas estava longe de ser uma “nevasca”, e só nos demos conta de que o caos tinha de instaurado, quando ao ligar para todos as empresas de mini cab da vizinhança, descobrimos que taxi nenhum estava fazendo serviços!

Então toca todo mundo andar até a estação de metro a pé na neve – que ainda estava bem ralinha no chão.

Chagando na estação de Startford, tudo parecia normal e ainda não tínhamos desistido da balada no centro do Londres, até que, no segundo que entramos no trem da Jubilee line, as portas do metrô se reabriram, e o condutor anunciou que por causa da neve, todas as linhas de metrô estava suspensas!

Pânico! E agora, como voltamos pra casa?

Corre pra fila de taxis, e encontramos as ruas desertas. Corre pro ponto de onibus, e mais uma vez as ruas estavam as moscas…

Quando já estavamos imaginando que teríamos que mais uma vez passar a noite na neve (e foi com o mesmo grupo de amigas do “snow day” de 2009!).

Por fim, uma das minhas amigas, ligou pra uma outra amiga que morava pela redondeza e perguntou se podiamos nos abrigar na casa dela…! Que situação! Então por motivos de força maior tivemos que passar a noite acampados no chão do quarto de estranhos, com a esperança de que na manha de domingo as coisas estaríam voltando ao normal…

Eu sei que as pessoas ficam surpresas com esse tipo de situação em Londres – afinal como uma das maiores metropoles do mundo não tem infraestrutura pra lidar com a neve, e alguns míseros centimetros de neve no chão param completamente a cidade?!

Aí que eu volto a repetir: Porque em Londres não neva!

Então todo ano o governo repete a mesma história – não vale a pena investir alguns bilhões de Libras para equipar uma cidade gigantesca como Londres com tratores limpa neve, trocar os trilhos de trem, mudar a infraestrutura do metrô e afins, que serão utilizados apenas um único dia por ano.

Então nos anos em que a neve realmente se torna um problema (como ano passado por exemplo, já que esse ano a neve já derreteu e virou lama no dia seguinte), paciencia, e todo mundo tem que sentar em casa e esperar o caos passar.

Mas realmente não dá pra negar que neve é bontinha, e todo mundo comemora aqueles primeiros floquinhos que caem do ceu – que realment enão tem como ser bonito e hipnotizante!

Só que a realidade de ter que conviver com neve é muito diferente! Neve derrete e faz lama, deixa as calçadas, ruas e estradas perigosas e escorregadias, trens e metrôs atrasam sem explicação e a vida de todo mundo vira um caos!

Por sorte eu tenho a flexibilidade de trabalhar em casa, então hoje ainda nem tirei meu pijama – mas a media de atraso do pessoal do meu time hoje foi de mais de uma hora!

Então realmente neve é linda, mas apenas nas fotos dos outros, ou quando você pode ficar admirando de longe (ou brincando na neve!) no quentinho da sua casa!

E por isso, todo ano quando neve em Londres eu repito: Ainda bem que não neva em Londres!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
26 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
26 comentários
  1. Nicole - 06/02/12 - 12h37

    Dri, é meu primeiro inverno em Londres e me diverti muito no “snow day”! Entrei no Tate Modern e a cidade estava sem nenhum sinal de neve, quando saí do museu estava tudo branquinho. Tive sorte, pois nao tive dificuldade para pegar um onibus e voltar pra casa… Sobrevivi ilesa ao primeiro “snow day”, vamos ver os próximos. :)

    Responder
  2. Marcia Kawabe - 06/02/12 - 12h47

    Ainda bem que nevou num fim de semana, porque se é durante a semana, o caos deve ser maior ainda né? Ahh mas eu adoro ver uma cidade branquinha :)

    Responder
    • Adriana Miller - 07/02/12 - 09h23

      Com certeza! Ano passado nevou por 3 dias, durante a semana, e a estimativa foi que a cidade perdeu o equivalente a bilhoes de libras em comercio fechado e negocios nao completos e tal… muito, muito caos…
      Mas dessa vez, mesmo no fim de semana a coisa ainda se estendeu um pouco na segunda feira… Eu nao consegui chegar pra trabalhar e tive que ficar em casa.

      Responder
  3. Mirella - 06/02/12 - 13h15

    Acontece a mesma coisa na Itália, basta nevar um pouco e tudo vira um caos. E sempre digo, neve é bonita no primeiro dia, no segundo….depois enche o saco..rsss

    Responder
  4. Caroline Frohlich - 06/02/12 - 13h25

    Antes se o problema fosse só em Londres, no Canadá por incrível que pareça o pessoal também não está preparado pro primeiro snow day, e quando neva, tudo vira um caos. Apesar de o governo investir muito, as ruas ficam muito sujas e em algumas cidades como Montreal e Niagara Falls, que me lembro bem, nem o trator tinha passado nas suas para tirar a neve da calçada. Um verdadeiro caos. Além de ser dever de cada morador tirar sua própria neve da calçada da sua casa, pois caso isso não aconteça, o mesmo receberá uma multa. Pelo menos o transporte público não é afetado e as pessoas estão acostumadas a dirigir na neve.

    Responder
    • Adriana Miller - 07/02/12 - 09h22

      Serio?!! Choquei!

      Responder
  5. Marta FG - 06/02/12 - 14h57

    Londres deve virar um caos nesses dias mas ainda deve ficar mais bonita. Bj

    Responder
  6. Andre Luis - 06/02/12 - 15h40

    Nesse fds estava fora de Londre mas cheguei na segunda de madrugada ainda tinha neve na calçada.
    Mas eu levei um capote tão grande rsrs ainda bem q estava c/ a mochila nas costas e fora o perrengue de ter q esperar o metrô abrir e torcer para estate functionando.

    Responder
  7. Carolina Vieira - 06/02/12 - 15h47

    Tirando o perrengue a festa na neve foi legal. Realmente para um turista pegar esta neve tem que estar com muitaaa sorte né? Ainda bem que você aproveitou, rs.
    Beijos.

    Responder
    • Adriana Miller - 07/02/12 - 09h22

      Pois eh!
      Muita sorte ou muito azar ne… porque voos sao cancelados, trens atrasam, atracoes fecham… eu acho um super azar estar turistando numa cidade e pegar neve… sem falar no frio cao!
      Mas definitivamente Londres nao eh o tipo do lugar que da pra se planejar de vir pra ca no inverno e “querer ver neve”.

      Responder
  8. Karina Monteiro - 06/02/12 - 19h09

    Estou indo para Portugal na próxima semana e chego em Londres no dia 19/02, o frio está muito intenso?
    Estou lendo os seus relatos de viagens e estou adorando.
    Beijos

    Responder
    • Adriana Miller - 07/02/12 - 09h21

      Depois que nevou, o frio melhorou bastante e voltou para temperaturas acima de zero.
      Mas o clima varia bastante, o melhor mesmo eh verificar a previsao do tempo uns dias antes de embarcar.

      Responder
  9. Liliana - 06/02/12 - 20h22

    Achei que nem ia nevar este inverno! Estava tão com cara de meia estação que pensei que após 8 invernos(e meio!rs) nesta terra não iria ver a neve pela primeira vez. Errei! Realmente só costuma nevar aqui 1 mísero dia, ainda bem. Mas o inverno passado e retrasado foram de lascar. Minha mãe e minha enteada vieram passar o Natal de 2009 e nunca tinham visto neve. Depois de alguns dias de lua de mel com a coisa branca e o encanto se foi.Morri de rir com minha enteada:” Tá bom, já vi a neve, já fiz boneco de neve, já fiz guerra de neve, já fiz anjinho, agora já pode parar de nevar? E tem como desligar?rs bjs!

    Responder
    • Adriana Miller - 07/02/12 - 09h20

      Exatamente!
      Realmente eh lindo, mas so no primeiro dia… conviver com a neve por meses a fio deve ser horrivel!
      Aqui eu ja fico de saco cheio logo no primeiro dia!

      Responder
  10. Milena F. - 06/02/12 - 22h39

    Por coincidência eu estava em Londres nesse final de semana e aproveitei bastante a neve! O transporte estava um caos, o retorno de Eurostar foi longo e cansativo, mas valeu a pena!!! Coloquei umas fotinhos dessa neve no meu blog!!!

    Responder
  11. Amanda M! - 06/02/12 - 23h26

    Nem precisa ir tão longe! É só ver a época de chuvas aqui no Brasil por exemplo. Todo começo do ano é aquele caos, e sempre se repete: cidades inundadas, gente perdendo casa…
    É mais grave, mas é uma coisa que também sempre acontece e podia ser “programada”, mas não… eles só lembram quando a chuva já tá caindo.

    Responder
  12. Mariana - 07/02/12 - 00h37

    Foi minha primeira neve!! :D
    Me diverti horrores, brincamos até na neve… MAASS, no domingo, não tive coragem de colocar o pé pra fora de casa… Hoje, uma dificuldade danada pra chegar na estação de metrô sem cair…

    Responder
  13. myiska - 07/02/12 - 06h11

    Que perrengue mmo!!! A neve deixa tudo lindo, mas conviver c ela diariamente durante meses é terrível, mmo em cidades q têem infraestrutura.Por isso q eu ñ reclamo qdo aqui faz 33. Mas em filmes,cartões postais fica linda. O jardim do prédio está uma graça.

    Responder
  14. Karina Monteiro - 07/02/12 - 11h51

    Oi Dri, eu de novo “aperriando”, tenho uma reserva no chá da tarde do The Berkeley, você já foi nele? Sabe dizer se é preciso ir de vestido longo ou pode ser um longuinho?
    E os homens? Se puder me ajudar ficarei grata.
    Beijos.

    Responder
    • Adriana Miller - 07/02/12 - 11h57

      Nesse nunca fui, mas sei que eh mais relax, mais “fashion” doque “chic”.
      Definitivamente nao precisa ir de longo (nenhum deles precisa na verdade!), mas desde que nao seja calca jeans, camiseta e tenis ta valendo.
      Para os homens uma calca social e camisa, ou com um blazer talvez seja suficiente, mas esse eh o tipo de cosia que so o proprio hotel podera confirmar.
      Se o dress code deles for super ultra restrito, geralmente eles incluem um aviso na confirmacao da reserva (como acontece com muitos restaurante, baladas e chas aqui em Londres). Se nao tiver nenhum aviso sobre o dress code, pode relaxar um pouco mais.
      Mas com certeza nao precisa de vestido longo!

      Responder
  15. Karina Monteiro - 07/02/12 - 12h29

    Obrigada pela resposta, é que uma amiga foi no do Ritz e disse que muita gente estava de longo.
    Observei agora que na reserva tem “Requisito: Prêt um Portea”.
    Beijos.

    Responder
    • Adriana Miller - 07/02/12 - 12h47

      “Pret a Por-Tea” eh o nome do cha, que faz um trocadilho com a palavra “pret a Porter” utilizada nos desfiles de moda.
      Realmente o Ritz eh super ultra formal, mas ainda asism nao eh necessario ir de longo (eu nao fui).

      Responder
  16. Claudia - 07/02/12 - 13h01

    Ainda bem que nao neva em Sao Paulo!!!!!! Já é uma loucura normalmente…..transporte público não funciona como deveria, imagina nessa situação.

    Responder
  17. Karina Monteiro - 07/02/12 - 13h25

    Vi a história do trocadilho agora, rs.
    Já entendi a alma do negócio, elegante sempre e entramos em qualquer lugar de Londres.
    Beijos.

    Responder
    • Adriana Miller - 07/02/12 - 13h55

      Isso!

      Responder
  18. Jackie - 08/02/12 - 12h38

    Amei esse post!

    Responder