10 Feb 2012
8 comentários

Raffles Hotel: o berço do Singapore Sling

Cingapura, Dicas de Viagens

E como nem tudo em Cingapura eh pura modernidade “construida”, um dos programas obrigatorios de todos os turistas que passam por la eh conhecer o Raffles Hotel – que alem de ser um dos hoteis mais antigos (e luxuosos) da Asia eh tambem onde o legendario cocktail Singapore Sling foi inventado.

Já pensou que máximo se existisse um lugar no Brasil que fosse responsável pela criação da Caipirinha, por exemplo?!

Pois é, no caso da bebida mais famosa de Cingapura, e um dos drinks mais populares do mundo isso é possível!

O hotel foi inaugurado em 1887 por uma familia de Armenios que faziam comercio na regiao – e para atender ao alto padrao de seu clientes arabes que passavam pela ilha, eles construiram o hotel, usando uma arquitetura colonial Europeia e deram o nome em homenagem ao Ingles Sir Stanford Raffles, que foi o fundador de Cingapura.

O hotel ate hoje ocupa o topo das listas dos hoteis mais luxuosos e tradicionais da Asia, mas nao da pra negar que a maioria de seus visitantes realmente vao atras do Long Bar, que foi o bar onde o drink foi criado (a receita original, escrita a mao no inicio do seculo 20 esta emoldurada e pode ser vista no fundo do bar).

O Long bar eh super legal, e apesar de que o hotel ja passou por varias reformas e atualizacoes, eles sempre mantiveram o Long Bar o mais original e historico possivel, incluindo os “abanadores” eletricos no teto, os moveis de rafia e principalmente a tradicao de comer amendoins e jogar a casca no chao!

Da pra imaginar direitinho como deveria ser o clima de “exotismo” na decada de 1910 e 1920, com comerciantes e exploradores vindos do mundo todo, se refugiando do “exotico” desconhecido das florestas da Malasia e Indonesia!

A receita do Singapore Sling inclui Gin, charope de cereja e suco de abacaxi, e apesar de figurar nos menus de bares do mundo todo, eh especialmente popular na Asia – foi o drink que nos bebemos praticamente todas as noites que passamos em Bangcoc durante nossa lua de mel, entao foi bem legal revitiar essa experiencia novamente na Asia.

A experiência nao sai barata, e apesar de se pode beber ótimos drinks e variações de Singapore Sling por toda a cidade, todos os turistas querem é conhecer o bar – e portanto cada drink custa em media 26 dólares!

Mas, quando em Cingapura…

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
8 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
8 comentários
  1. Claudia - 10/02/12 - 20h03

    Apesar de não ser barato, é incrivel entrar em um lugar tão preservado históricamente por tantos anos,o bar realmente deve ser muito lindo….fiquei curiosa com a história do amendoim!!! Estou adorando os posts e fotos,parabéns.

    Responder
  2. Sara - 10/02/12 - 20h09

    E eu que como não muito de beber, não fazia a mínima ideia que esse cocktail existia :S (santa ignorância!) mas confesso que fiquei meio “atrapalhada” com essa coisa de deitar as cascas dos amendoins no chão. Não é que eu ache nojento porque acho que é uma tradição bem interessante de se manter, simplesmente eu acho que não conseguia. Eu nunca fui de deitar lixo nenhum no chão, seja o que for e portanto acho que seria impensável para mim fazer isso.

    Responder
  3. myiska - 11/02/12 - 02h23

    Esse hotel já apareceu em filme (s?) ñ me lembro o nome; sei q é clássico. Tb, me transporto no tempo e imagino a intensidade do comercio (p a época), o “desconhecido exotico”, etc. Realmente a Asia deve ser mto interessante; mas se tivesse q optar ainda ficaria c Macau e Cingapura (até agora). E vendo esses relatos tb concordo q ñ se focar só em Europa e US.
    Parabéns!

    Responder
  4. Hélio Jr - 11/02/12 - 21h14

    Manter um blog com essa qualidade por tantos anso nao deve ser coisa facil. Que obstinada você, hein! Estou preparando uma viagem de duas semanas a Londres e ler as suas experiências tem sido fundamental. Dia desses o blog saiu do ar e fiquei preocupadissimo, pois havia muito o que aprender. Parabéns!

    Responder
  5. O Guia de Portugal - 11/02/12 - 23h23

    Adorei a dica! Deu vontade de conhecer também..

    http://www.oguiadeportugal.com/

    Responder
  6. […] e claro, nao perca a oportunidade de tomar um Singapore Sling original no Raffles Hotel, e quando bater a fome, nao pense duas vezes eh corra pra Clark Quay e Boat Quay, onde estao alguns […]

    Responder
  7. […] Muitas fotos depois, pedimos um drink, que não podia ser outro que o Singapore Sling, o drink tradicional da cidade, que mistura Gyn, licor de cereja e abacaxi, e que surgiu no Raffles Hotel, um dos hoteis mais tradicionais da Ásia. Muitas pessoas vão visitar o Long Bar, do hotel Raffles, para poder experimentar o tal drink criado ali, mas eu dispensei. Quem quiser saber mais, veja o post que Dri Miller fez aqui. […]

    Responder
  8. Mara Lima - 03/11/14 - 19h10

    Dri, sou uma leitora assídua do blog seu e não poderia de deixar registrado aqui minha última experiência em viagem. Retornei de uma viagem por: Dubai, Abu Dhabi , Hong Kong, Taiwan, Vietnam,Tailândia, Singapore. Foram 22 dias de experiências e culturas diferentes , mas suas dicas me foram preciosas! Fomos tbm ao hotel Raffles para um happy hour e experimentar o drink Singapore Sling .
    Obrigada pelo respeito e dedicação que você tem para com seus seguidores. Valeu! Bjs Mara

    Responder