14 Mar 2012
22 comentários

China Continental – Comecando pelo principio…

China, Dicas de Viagens, Pequim, Xangai, Xian

Definir um roteiro para a viagem pra China continental (excluindo as regioes adminstrativas especiais, Hong Kong e Macau, que ja falei sobre) foi uma missao quase tao epica quanto o pais em si.

Variando entre os vilarejos isolados do Tibet, as super cidades industriais, as metropoles que habitam as fantasias de cidades futiristicas e os restos historicos da civilizacao com a mais antiga historia continua dos nossos tempos…

A China assusta muitos, mas facina ainda mais gente, e em tempos de recessao e nova ordem mundial, nao da pra negar o poder que a China tem em re-desenhar o futuro do nosso planeta!

Mais doque qualquer outro pais que eu ja visitei antes, a China era a terra do desconhecido – uma fantasia habitada por estereotipos e preconcentios ocidentais e historias fantasticas de familiares que viajaram pela China ha decadas atras, antes de muita coisa mudar por la.

Por fim acabamos decidindo por um roteiro basico-completo: nao queriamos perder nada do essencial e as top atracoes do pais, mas ao mesmo tempo sabiamos que nao teriamos muito tempo (e talvez um pouco de medo…?) para explorar o pais mais a fundo.

Fizemos o triangulo classico de Xangai, Xi’An e Beijing, com bastante tempo pra explorar as cidades sem pressa e irmos nos familiarizando aos poucos e criando nossa propria percepcao sobre o pais.

Xangai: em Xangai ficamos 3 dias inteiros, oque pra muita gente, foi um exagero. Pra nos foi o suficiente pra vermos tudo que queriamos ver, voltar algumas vezes para os mesmos lugares, curtir bastante o lado milenar da cidade, e aproveitar ainda mais o lado moderno da cidade que tem sido o cartao de visita da China para o Ocidente!

Xi’An: Xi’An eh a cidade base para visitar os Guerreiros de Terracota, e a China, como eu imaginava a China ser! La, passamos duas noites e um dia.

Pequim: nossa ultima semana na China foi inteiramente dedicada a Pequim e arredores. Foram 4 dias (5 noites), que mal deram pra fazer tudo oque queriamos fazer, e a verdade eh que voltamos de la com uma lista de coisas pra ver e fazer na proxima viagem que eh ainda maior doque a lista que tinhamso quando chegamos por la!

Muitos outros detalhes virao por ai – alguns puramente praticos, e outros tantos filosoficos…

Mas uma coisa eh certa: A China eh o futuro, e podemos tentar negar essa realidade por quanto tempor voce quiser, mas um dia o futuro vai chegar. E se prepare, pois ele vai ser muito diferente! E incrivelmente fascinante!

O moral da historia eh que se voce ainda nao foi pra China, vah! E vah agora!

Acompanhe de perto essa transformacao em pleno acontecimento, mas saiba que um dia voce vai voltar… E quando isso acopntecer, com certeza o pais que vamos encontrar sera radicalmente diferente do pais que vimos!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
22 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
22 comentários
  1. Dani - 14/03/12 - 13h38

    Post ótimo como sempre.
    Muita vontade de conhecer essa parte do novo mundo, mas pena que do Brasil ainda é tão caro.
    Que bom que você voltou!

    Responder
    • Adriana Miller - 14/03/12 - 17h41

      Pois eh, sacodi a poeira e nos proximos dias mais posts virao! (se o trabalho deixar…)

      Responder
  2. Liliana - 14/03/12 - 16h26

    Dri, a China é um lugar que tenho muita vontade de ir e ao mesmo tempo quando penso nos chineses que encontrei pela vida penso de novo, será? A gente vai criando preconceitos ridículos ao longo dos anos, é muito feio, mas como é dificil não colocar todo mundo na mesma caixa! Uma região que é realmente um dos meus top sonhos de viagem é a Província de Yunnan. É aquela China que eu quero conhecer. Mas como ficar sem ver o outro lado? Um país tão imenso merece muitas e muitas visitas!

    Responder
    • Adriana Miller - 14/03/12 - 17h41

      Eu pensava igualzinho, ate trabalhar com uma menina chinesa (de Shanghai) que acabou virando uma super amiga, super gente como a gente, e ai passei a aprender mais sobre eles, sobre a cultura (e suas diferencas) oque soh aumentou a vontade de conhecer a China!
      Mas realmente o pais eh grande demais e tempo nenhum no mundo faria justica a tudo que a China tem a oferecer!
      Nosso roteiro foi um otimo “tira gosto” da China, que eh um pais dificilimo de se viajar – mas ao memso tempo, foi tudo muito mais facil doque eu imaginava!

      Responder
  3. Nathalia T. - 14/03/12 - 17h18

    Nossa, senti um quê de premonição nisso!
    Vou começar a preparar logo minha viagem pra lá!
    hahahahaha

    beijos

    Responder
    • Adriana Miller - 14/03/12 - 17h38

      Mas olha, eu sei que eh uma coisa que a gente ve nos jornais e na TV e tal, mas estar la a sensacao eh realmente muito palpavel!
      Isso era assunto todos os dias: “esse eh a cultura do mundo onde nossos filhos vao crescer” – for better or for worse!
      A forca economica e cultural deles eh fortissima, e a quantidade de dinheiro circulando por la nao eh brincadeira!

      Responder
  4. Simone - 14/03/12 - 20h01

    Oi Dri!! Também fui pra Chinano final do ano, e concordo com você, a China é demais! Muita gente me pergunta se sou louca por ter ido até este país, mas confesso que foi uma das melhores viagens da minha vida! Adorei o povo, os constumes, e embora fosse difícil a comunicação, no interior (ainda bem que a mímica funcionou), fiquei impressionada! Acho que atualmente o país é um canteiro de obras, e tem tudo prá ser o país do futuro!
    Aproveito para pedir uma dica: irei para a África esse ano. Para fazer o safári no Serengueti é melhor fechar algo por aqui (Brasil) ou podemos fechar lá mesmo? Sei que é caro, mas não queria gastar em excesso. Bom retorno ao blog!!!

    Responder
    • Adriana Miller - 15/03/12 - 10h24

      OI Somine,
      Acho que fechar um SAfaria via uma agencia no Brasil com cerza vai sair mais caro, mas eh a garantia de que tudo vai sair certinho. NOs fizemos isso quando fomos a Tanzania e nao me arrependi. A Africa eh bem dificil de viajar, e principalmente sendo a primeira vez, sempre bate um medinho.
      Mas oque vc pode fazer, eh tentar achar uma agencia local pela internet (ja que eh isso que as agencias Brasileiras – ou Inglesas – fazem, e servem apenas de intermediario entre vc e a agencia receptora local) e se encarregar da logistica por conta propria.
      NOs vamos a Namibia fazer outro safari esse ano e foi isso que resolvi fazer.
      Agora que ja temos mais experiencia na Africa e ja sei oque esperar, achei uma agencia local que vai organizar nosso safari, mas marquei os voos de LOndres pra Namibia por conta propria, reservei hotel pra primeira e ultima noite por conta propria, translado, etc.
      Sei que muita coisa pode dar errado, mas a diferenca de preco foi tanta, que agora que ja sabemos oque esperar, resolvi arriscar!

      Responder
  5. Sara - 14/03/12 - 22h26

    Bem vinda de volta! :D

    O post é realmente impressionante e infelizmente estou bem consciente dessa realidade que vem pela frente MAS (e sendo preconceito ou nao) não é de braços abertos que os vou receber não…

    Responder
  6. Marília Lucena - 14/03/12 - 23h39

    Ahhh que quero ir!! Esses seus posts só fizeram aumentar essa vontade!!
    Poxa, estava sentindo falta sua!! Muito trabalho, né?? Estava só acompanhando suas fotos esquiando!! Beijão

    Responder
    • Adriana Miller - 15/03/12 - 10h25

      POis eh, trabalho demais… oque nao poso reclamar, neh? :-)
      Mas daqui pra frente o blog voltara a ficar atualizadinho, e ja ja posto sobre o Colorado e ski na Austria tambem!

      Responder
  7. Wanessa - 15/03/12 - 00h21

    Que ótimo ver posts novos! Essa era a parte da sua viagem que eu estava mais ansiosa! Cada vez que leio algo sobre a China, a vontade de ir pra lá aumenta… Seus posts podem ser a gota d’agua para eu decidir ir também.
    Ah! Essa semana, comprei passagem para ir à Rússia em junho, e boa parte da “culpa” por essa escolha é sua! Ficarei duas semanas entre Moscou e São Petersburgo. Não sei se terei coragem de ir a alguma cidade do Anel de Ouro sozinha, mas já deixei um tempo suficiente pra isso…

    Responder
    • Adriana Miller - 15/03/12 - 10h19

      Sou doida pra ir a St Peterburgo, memso nao sendo exatamente fa de viajar na Russia. Aliais, quase usei minhas milhas pra ir pra SP esse ano em Agoto, mas so de pensar no visto, os perrengues, a lingua, os Russos… heheheheh! Acabei deixando pra la!
      Mas um dia eu vou! :-)

      Responder
  8. Simone - 15/03/12 - 11h48

    Oi Dri, obrigada pelas informações! Vou entrar em contato com alguma agência de lá prá ter mais segurança. Já o restante da viagem, vamos tentar fazer por conta própria, o que incluirá Johanesburgo,Cape Town, Tanzânia, Zanzibar e Seicheles. Espero que dê tudo certo!

    Responder
  9. Ana - 15/03/12 - 13h30

    putz quanto mais eu conheco os chineses menos vontade tenho de conhecer o pais sinceramente. Povo apatico e porquinho… minhas amigas chinesas fazem tanto barulho para comer q ate me da um troço !! eles parecem tao sem sal , nao demonstram emocao , nada , sao super roboticos … :(

    Responder
  10. myiska - 15/03/12 - 14h35

    Que bom ter voltado! aguardamos fotos sky.
    Abçs

    Responder
  11. Patrícia - 16/03/12 - 00h15

    Oi, Dri!

    Que ótimo que seus posts sobre a viagem à Ásia voltaram! Este foi muito legal! O final foi super empolgante, me deu arrepios! Aqueles arrepios bons de quando você começa a pensar em uma viagem nova e tudo que você vai descobrir pela frente! Sentimento bom esse, né? ;o)
    Bjs!

    Responder
  12. CarlaZ - 20/03/12 - 12h50

    Esse final do post, vá, mas vá agora, fez entrar coisas na minha cabeça!
    A China sempre esteve na minha listinha, acho que mais pela muralha do que qualquer coisa e faria um roteiro básico como o seu.
    Mas sabe que andava pensando um pouco diferente sobre a China. Tem gente indo e voltando da China todo dia aqui no trabalho. E fora os que moram lá! Então na minha cabeça, hoje, a China é lugar de trabalho!! Esse post foi bom pras ideias turisticas voltarem!
    Bjos

    Responder
  13. Tiago - 28/03/12 - 03h32

    Dri,
    Como você tá sempre bem informada, vc já deve ter lido muito sobre a Namíbia, mas deixa eu dar uma de entrão.
    Se o seu destino de safári na Namíbia for o Etosha, acho que você pode ir tranquila, claro, sempre alerta, daquele jeito que brasileiro já está acostumado. Estive lá no final do ano e não passei por nenhum perrengue, salvo, com um elefante que correu atrás do carro. Rsrs
    Sério, apesar de o país ter se tornado independente somente na década de 90, a malha rodoviária para os principais destinos turísticos parece estar em boas condições, tendo eu dirigido por mais de 1.000 km e não visto um burado, algo comum pra vc que mora na Inglaterra, mas não na Terra Brazilis.
    Além disso, na rodovia que liga Windhoek ao Etosha, passamos por algumas “blitz”, tendo os policiais informado que se destinam a dar mais segurança, principalmente, aos turistas, não tendo cobrado nenhum dinheiro “pro café”.
    A capital Windhoek é relativamente bem estruturada, muito limpa e organizada, pelo menos no centro e nos bairros principais. No entanto, um dia lá já tá mais que suficiente.
    No mais é isso.
    Abs.

    Responder
    • Adriana Miller - 28/03/12 - 09h35

      Oi Tiago, obrigada pelas dicas!
      Nos vamos fazer essa viagem com um guia local, ja que nao consegui convencer o Aaron a fazer o Self Driving, entao apesar de sempre ter lido que a Namibia eh super segura e organizada, por estar com um local me sinto mais mais confiante de que nao teremos nenhum problema!
      Em Windhoek so passaremos duas noites, uma na chegada e outra na volta, entao infelizmente (ou felizmente ja que nao ha muita coisa pra fazer por la) nao termeros muito tempo pra explorar a capital.
      Eu estou contando os segundos pra essa viagem!! :-)

      Responder
  14. Andrea - 11/12/16 - 12h58

    Oi Dri!
    Como eu consulto bastante o seu site para garimpar dicas para os meus roteiros (principalmente na Ásia), desta vez passei para deixar uma dica para os seus leitores que queiram conhecer o Tibet: meu marido e eu tivemos uma ótima experiência com a agência Tibetan Guide, que é composta por tibetanos, então deixo esse contato para os interessados (inclusive postei minha avaliação no Tripadvisor: https://www.tripadvisor.com/Attraction_Review-g294223-d4367400-Reviews-Tibetan_Guide_Day_Tour-Lhasa_Tibet.html).
    Bem é isso! No mais, só tenho q a dizer que, apesar de todos os dificultadores, o Tibet é mesmo um lugar especial, que vale a pena ser conhecido.
    Abraços!

    Responder
    • Adriana Miller - 11/12/16 - 20h35

      Obrigada!
      Tibet e Butão são os próximos lugares Asiáticos na nossa “lista”!

      Responder