22 Mar 2012
8 comentários

Casa de Chás Huxinting

China, Dicas de Viagens, Xangai

Um dos programas que mais recomendo para visitantes em Londres é experimentar um tradicional Cha da Tarde – e independente de você gostar ou não de de beber chá, é uma daquelas experiências praticamente antropológica sobre a cultura local.

Então ao planejar uma viagem a um outro pais que tem leva tão a serio suas cerimônias de chá, eu sabia que tinha que achar um lugar bem legal pra testar a versão Chinesa de um Cha da Tarde.

A resposta que recebi de várias pessoas foi unânime: A antiqüíssima e tradicionalissima casa de chás Huxinting, que fica bem no coração da cidade antiga de Xangai, vizinha do Jardim YuYuan.

A Casa Huxinting foi construida lá pelos inicios do seculo 18, primeiro como um ponto de encontro para os comerciantes que circulavam pela cidade antiga de Xangai, mas com o passar dos anos, e a medida que os revolucionarios começaram a se preparar para a revolução Taiping, a casa virou ponto de contro para discutir ideias e filosofias – que não coincidentemente é um dos principais pontos de equilibrio da cerimônia de chá Chines.

Depois a casa ainda serviu como alojamento para os oficiais do alto escalão Britânico durante a Guerra do Opio, e acabou abandonada por muitas outras decadas.

Quando eu comecei a ler sobre a Huxinting eu imaginei que ia ser aquela coisa cheia de turista, fila na porta e tal. Mas que nada!

Pra começar que mal reparamos a plaquinha em Ingles na porta, e depois de subir a escada estreitinha, praticamente conseguimos ouvir o disco arranhando na vitrola no momento em que todos os chineses deram pausa no seu chá para nos olharem curiosos…

Fiquei surpresa e feliz de encontrar um salão cheio de chineses bebendo os mais variados tipos de chá – mas fiquei ainda mais feliz quando vi que eles tinham um menu em Ingles!

Mas a verdade é a tradução em Ingles não faz muita diferença, já que por lá tudo é tão literal, que apenas o fato de estarem em um alfabeto legivel não fez com que as opções fossem compreensíveis!

Então deixmaos o medo pra lá e escolhemos nossas opções de chá no escuro – sem a menor ideia do que iriam nos servir!

Por sorte demos sorte, e os chás que escolhemos estavam bem gostosinhos, acopanhados de “aperitivos” dos mais esquisitos possiveis, que variaram entre ovos de codorna a balas de gengibre e mini dumplings!

E foi tão interessante aprender um pouco mais sobre as cerimônias de chá Chines, que apesar de não terem “inventado” a arte de tomar chá, foram um dos grandes percursores das cerimônas que involvem tomar chá ao redor do mundo.

Alguns pontos interessantes:

– Na China, beber chá na compania de alguem, é um sinal de respeito, e existe toda uma hierarquia que estabelece quem serve quem. A regra geral é que os mais novos sempre devem servir os mais velhos, e pessoas de nivel social mais baixo devem servir os mais ricos.

– Porém o gesto de servir chá também é um grande sinal de desculpas; então quando alguém quer se desculpar por algum problema, o primeiro passo sempre deve ser servir chá – independente do nivel social ou idade.

– Casamento: um dos maiores acontecimentos na história de uma familia Chinesa é o casamento de um membro familiar, e é durante a cerimônia do chá que a familia completa do noivo é oficialmente apresentada a familia completa da noiva.

– Apesar de que os conjuntos de xícara & bule de chá Chines são lindos (eu não resisti…) na verdade cada tipo de chá demanda um tipo diferente de bule e caneca, que são selecionados para permitir um tipo (e tempo) especifico de infusão, de acordo com o sabor e intencidade da erva usada.

– Apesar de todo papel social que os chás tem na sociedade Chinesa, a grande maioria dos tipos de ervas tem na verdade funções medicinais, então cada tipo de chá deve ser bebido apenas em determinadas situação e determinados sintomas. Portanto o mais comum, servido em qualquer lojinha ou após as refeições é o chá de jasmin – bem leve, cheiroso e relaxante!

 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
8 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
8 comentários
  1. - 22/03/12 - 11h07

    Que encanto esse verdadeiro palácio de chá. Eu gosto muito de chá, bebo frequentemente, culpa da avó que cultivava todas as ervinhas de chá possíveis e me incutiu esse gosto. Mas esse bules chineses são mesmo irresistíveis. Cá em Portugal os verdadeiros estão com um preço proibido, ssenão já tinha comprado um.E as cerimónias devem ser lindas, dignas de filme.

    Adorei o post Dri.

    Responder
  2. Viviana Carvalho - 22/03/12 - 12h57

    Oi Adriana,

    Estou adorando os posts sobre a China e fiquei encantada com essa cerimônia do chá. Deve ser uma experiência única e totalmente antropológica como você comentou. Estou sentindo falta dos posts no beautyeverywhere e dos looks para trabalhar que ficam incríveis com as combinações de roupas e servem de inspiração.
    Bjs,
    Viviana.

    Responder
  3. CarlaZ - 22/03/12 - 13h16

    Adorei essa casa de chás! Me senti transportada até, escolhendo num cardápio sem saber o que é, com chineses em volta…
    Nossa, um programa que nunca pensaria em fazer e agora não vai sair da cabeça, ainda mais que adoro chá, adoro lojinha de chá e bebo todos os dias.

    Responder
  4. Teté Lacerda - 22/03/12 - 14h09

    adoro chás. passei 2 meses no Japão tomando chá todo dia. Conheci a cerimônia deles, e claro, quero conhecer a chinesa. ótima dica.

    Responder
    • Adriana Miller - 22/03/12 - 15h33

      O Cha Japones é o proximo que quero provar!!

      Responder
  5. myiska - 24/03/12 - 14h36

    Mto interessante esse relato; mto bonito o lugar e as porcelana chinesa, realmente!… impossível resistir! é um mundo tão exótico p nós. A foto do casal chines parece cena de filme.
    Abç

    Responder
  6. Dulce - 11/04/12 - 20h27

    Leio sempre seu blog e temos seguido vários itinerários iguais. Adoro sua forma de escrever, as vezes é como se eu te conhecesse e vc estivesse contando pra melhor amiga as suas aventuras.
    Abraços Dulce

    Responder
    • Adriana Miller - 12/04/12 - 14h07

      Obrigada Dulce!!

      Responder