Chega a ser um pouco ironico falar do “Palacio de Verao” de Pequim, sendo que nao soh chegamos la em pleno inverno, mas ainda pegamos o dia mais frio do ano e da nossa viagem!
Na verdade demos “sorte” com o clima (e depois de passar dois dias em Xian, realmente agradecemos a cada dia de ceu azul… que aparentemente tambem sao rarissimos em Pequim!) pois pegamos sol e ceu azul todos os dias. Mas a sorte parou por ai, ja que nesse dia, pegamos nada mais, nada menos que -17, com sensacao termica de -20 e poucos!
Mas por outro lado, esse frio todo deu um charme extra aos jardins e lagos, sendo que o frio estava tao extremos que TODOS os lagos do parque congelaram 100% solidos, e rapidamente se transformaram em ringue de patinacao!
Nos dedicamos um dia todo ao Palacio, mas que na verdade nao foi assim super inteirinho. Na verdade foi o dia que chegamos em Pequim vindos de Xian, e ate que chegamos na cidade bem cedo (nosso voo chegou tipo as 9 da manha), mas ai ate passar pela imigracao, recolher bagagem, chegar no hotel, fazer checkin, e finalmente se entender no metro de Pequim, la se foram algumas (muitas) horas.
O parque fica meio afastado da cidade, e sendo Pequim um cidade megalomaniacamente enorme, mesmo no metro (que eh maneira mais facil e rapida de chegar la) ainda demoramos mais de 1 hora, so dentro do trem. Entao sabiamos que nao era o tipo de lugar pra dar soh uma passadinha, e ja que teriamos essa metade de dia meio capengo, meio cansados, resolvemos ir direto pra la!
O “Palacio”, na verdade eh um parque/jardim com dezenas de templos e palacios la dentro, mas o nome oficial eh “Palacio de Verao”, pois todos o resto foi desenvolvido ao longo dos anos nos jardins do Palacio em decorrencia de sua importancia nas cortes das Dinastias Chinesas.
E esse Palacio eh a Torre do Incenso Budista, que fica no topo da Colina da Longevidade, e domina a paisagem e a vista do Lago Kunming.
A Torre do Incenso Budista eh realmente impressionante, com seus 3 andares e 40 metros de altura – inteiramente trabalhados em madeira com cores hipnotizantes, com uma estrutura octagonica, onde cada um dos 3 andares do templo apresenta 8 fachadas perfeitamente simetricas, que se reproduzem ns andares seguintes, sustentados por apenas 8 pilares de madeira.
O espaco total do parque tem cerca de 3 quilometros quadrados, sendo que ¾ dele eh justamente a area do Lago Kunming, que nos tivemos o privilegio de ve-lo numa das raras ocasioes onde ele se congelada integralmente!
E toda area do jardim em volta do lago foi desenvolvida para representar os diferentes estilos de arquitetura e paisagismo Chines, e mesmo passando muitas horas por la, nao chegamos nem perto de conseguir ver tudo! (e claro, o frio nao colaborou em nada!).
Uma outra grande atracao do parque eh o Corredor Long, que conecta o Templo da Benevolencia (logo na entrada do parque) ate o Barco de Marmore, circulando toda orla do Lago Kunming, e foi construido a mando do Imperador Quianlong, para que sua mae pudesse passear pelo lago protegida do sol e chuva. O nome dado ao corredor (“Long”) nao eh relacionado a quao longo ele eh, e sim por causa do nome do Imperador (Quianlong), que significa “Benevolencia Divina”.
O Corredor tem 728 metros de extensao, e assim como quase todos os outros templos do parque, eh inteiramente feito de madeira, e ricamente decorado, possuindo cerca de 14,000 pinturas individuais feitas a mao.
Na ponta extrema do Corredor Long esta o Barco de Marmore, uma estrutura interiramente feita de marmore, no formato de um barco, construido a pedido da Imperatriz Dowager Cixi.
O barco nunca teve a intencao de navegar, pois foi construido em terra firme na beirada do Lago, e supostamente representava a solidez da Dinastia Qing, que jamais “afundaria”.
Porem segundo os registros da epoca, os fundos gastos na construcao do “barco” foi o equivalente ao total do orcamento que o emperador tinha para renovar a marinha do imperio, oque deixou Quianlong falido e consequentemente o levou a sua eventual ruina para a Dinastia Tang.
La do outro lado do lago esta a Ponte do 17 Arcos, que se conecta a ilha Nanhu, que eh a maior ilha do Lago Kunming onde esta o Templo do Rei Dragao.
A ponte, eh a replica de uma outra ponte de Pequim, e representa o pescoco de uma tartaruga (ja que a Ilha Nanhu vista de cima, tem o formato de uma tartaruga), que eh o pricipal simbolo da longevidade na cultura Chinesa, e por isso e um animal sempre muito reverenciado pelos Imperadores Chineses.
O Palacio de Verao fica aberto ano todo, e eh facil de chegar a partir de qualquer ponto de Pequim. O metro chega ate quase a porta do parque, e apesar de ter nao placas com direcoes em Ingles, nos achamos que foi relativamente facil de seguir o “fluxo” ate que finalmente achamos a entrada.
A entrada custa cerca de 5 dolares por pessoa, e uma vez la dentro as areas de suporte sao bem escassas. Entao pra quem quiser se programar para ficar por la o dia todo, eh bom levar sua propria agua e alguma coisa pra comer, ja que nao existem muitas opcoes la dentro – e as poucas que vimos, vendiam principalmente souveniers e muito cha, com poucas opcoes de comida (seja Chinesa ou nao).
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Amei as fotos e o relato! Estou sentindo frio até agora por vcs… brrrrrrrrrrrrrrrrrr :)
Nunca senti tanta dor fisica por causa do frio! No topo do Kilimajaro tambem estava fazendo pra la de 20 e poucos graus negativos, mas estavamos super bem preparados e equipados pro frio extremo, e na China nao! Foi muito sofrimento!
Sou mega friorenta.
Não suportaria.
Adriana,
Ótimo relato, o blog está cada vez melhor. Parabéns!
Lindo!!! E as fotos estão maravilhosas tb!
Que lindo, adorei!! As fotos estão maravilhosas! Definitivamente a China entrou para a minha Wishlist de viagens…
UAUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
Muito bonito o parque
o que mais me impressiona são as construções de madeira, todas encaixadas e sustentadas por poucos pilares, isso que é engenharia.
Dri suas fotos estão maravilhosas! A china é um espetáculo né? Por esse motivo sempre sonhei em conhecer. Uma curiosidade, se vc tivesse que fazer um TOP 5 dos lugares que conheceu na China, como seria? Bjs
Oi, Dri. Tudo bem? :)
Que roteiro bacana!
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Beijos,
Bóia
Viagem linda! Procurei algumas dicas no seu blog sobre Londres em dezembro. Sei que é o mês mais escuro, frio, mas gosto muito de viajar neste período onde as cidades ficam decoradas para o Natal. Minha preocupação não é o frio que adoramos, mas as nevascas que interrompem qualquer passeio.Nosso roteiro inclui Copenhagem, Escócia e Irlanda.Adoraria sua opinião se é melhor deixarmos estes lugares para outra ocasião.
Adriana, viagem linda como todas!
Estamos programando uma viagem em dezembro para Londres, Escócia, Irlanda , Copenhagem e adoraria ouvir a sua opinião porque estamos com receio do mal tempo neste período. Gostamos do frio e de viajar durante o Natal porque as cidades ficam decoradas com um clima todo especial, mas estamos preocupados com o tempo nestes países durante o mês de dezembro.
Olha, eu geralmente nao deixo de viajar por causa do tempo (a nao ser que seja muito calor! heheheh), mas realmente essa eh a pior epoca do ano pra viajar pelo norte da Europa.
Os dias sao curtos e escuros, muita chuva e nevoreiro (geralmente na neva em Dezembro, mas chove o tempo todo!) e as cidades de maneira geral ficam bem vazias e tristonhas.
Essas cidades que vc mencionou nao tem muita tradicao de decoracao e feiras de natal, entao o atrativo da epoca nao eh tao grande (em Londres por exemplo, decoracao de natal so em Shoppings e areas mais comerciais).
O frio realmente eh o de menos, basta saber se agasalhar bem. O problema eh que nessa epoca do ano voces tem que saber que boa parte da viagem sera comprometida por causa do clima, e as opcoes de atracoes ao ar livre sao restritas.
Olá Adri!! Através de uma amiga conheci seu blog e fiquei apaixonada! Muitos roteiros legais!! Parabéns!!
Beijos,
Paty
Oi Adri!Adoro seu blog e todas as dicas!Estive na China em 2010 no outono e visitamos este parque maravilhoso!Sem dúvida foi um dos lugares mais lindos que conheci em toda minha vida.Bjos
belíssimas fotos!
Obrigadão Dri pelas Dicas.
Oi Dri! Estou planejando uma viagem à Asia pela primeira vez :-) e claro, Vc é o meu modelo e guia turístico para planejar esta viagem de sonho!
– Será que voce pode dizer exactamente quantos dias ficou em casa cidade?
3 semanas no total como vc explicou, mas houve tantas viagens que eu fiquei curiosa quanto tempo dedicou a cada sítio. Tem algum sítio que vc acha que deveria ter ficado mais ou menos tempo se tivesse que planear de novo?
Esta sua resposta vai-me ajudar muito nos meus planos. Bjo
Acho que eu fiz um post bem no comecinho da serie de posts sobre a Asia sobre issso, e no final faco um resumao, mas foi mais ou menos assim:
Hong KOng – 3 dias
Macau – 2 dias
Bali – 5 dias
Cingapura – 3 dias
Xangai – 3 dias
Xian: 1 dia
Pequim – 4 dias
Lembrando que voce sempre perde pelo menos um dia na ida e na volta e nas viagens entre cidades/paises.
[…] de passarmos um dia no Palácio de Verão de Pequim, a próxima parada era a Cidade Proibida, que pelo menos pra mim, sempre foi sinônimo da […]
Olá Dri! Encontrei seu blog pesquisando sobre o nome das estruturas do Summer Palace. Achei muito legal! Eu tenho um blog mais ou menos na mesma pegada que a tua (menos organizado, é claro), porém tenho mais foco na África que é onde estou morando agora. Mas acabei indo pra China e por aí vaí. Mas bem, só queria dar parabéns pela organização e pelas fotos que são belíssimas!
Abração!
Obrigada! E seja bem vindo!
Dri vcs sempre foram do aeroporto p o Hotel de taxi? na CHINA? bjs
Dependendo da cidade e do horario que chegamos, sim.
Dri tem dica de restaurante bem legal em Pequim? Vou passar o dia do meu niver por la…bjs e obrigada
Uma dica boa eh o “Aqua”, que nos nao fomos em Pequim, mas fomos em Hong Kong e Londres e adorei!
A terceira filial deles eh em Pequim! Da uma olhadinha no site e tenta fazer uma reserva.
Se voce quiser uma coisa mais tipica, nos fomos jantar Pato de Pequim no “Da Dong”, que eh considerado o melhor de Pequim e a comida estava ma-ra-vi-lho-sa!! (falei dele aqui oh: https://drieverywhere.net/2012/05/11/dim-sum-e-um-guia-mastigadinho-de-comida-chinesa/)
Olá, Dri!
Conheci seu blog hoje e estou encantada!!
Eu e meu namorado estamos pensando em viajar para China em novembro. Não entendi em que época do ano vc foi e fiquei meio assustada com o frio…rsrs
Vc acha que em novembro estará assim congelante tb?
To pensando em copiar seu roteiro…
=)
Parabéns pelo trabalho!
Obrigada e beijos,
Isabella
Eu fui em Janeiro, espava im-po-ssi-vel de tanto frio! E olha que mora na INglaterra ha muitos anos e estou super acostumada com as temperaturas gelidas!
Novembro tambem ja vai estar beeem frio, alem de ser epoca de tufoes e chuvas, entao eu evitaria essa epoca na Asia, mas nao deve ser tao frio nao.
Estou de malas prontas para a China: 6 noites em Pequim, 5 noites em Xangai e 4 noites em Hong Kong. Os trajetos internos serão feitos de avião. Sou um viajante experiente de Europa e América, mais nunca fui à Ásia e pretendo não contratar guias. Você acha isso viável??? Quanto a língua, tenho 6 meses de mandarim! Obrigado.
Se voce sabe Ingles, isso eh tudo que precisa pra viajar pea China.
Eu tambem nunca contratei guias em minhas viagens pela Asia e nunca tive problemas.