19 Jul 2012
11 comentários

Olimpíadas 2012: Saia na frente!

Dicas de Londres, Dicas de Viagens, Eventos

Faltando pouco mais de uma semana para o inicio da tao esperada Olimpiadas de 2012, Londres finalmente parece pronta!

Na verdade, a infraestrutura ja esta pronta ha um tempao, mas 2012 foi um ano tao movimentado na Inglaterra e Londres (principalmente por causa do Jubilee de Diamante da Rainha), que as vezes a gente ate esquecia que ainda tinha a Olimpiadas por vir!

20120719-091636.jpg

Mas nas ultimas semanas, de repente tudo mudou!

Os aeroportos estao irreconheciveis, e as estacoes de metro e trem estao (finalmente!!!) concluindo suas obras de reforma e expansao, e ja eh possivel ver todo merchandising dos jogos por todos os cantos, dando informacoes e direcoes para os milhoes de turistas sendo esperados na cidade nas proximas semanas.

20120719-091658.jpg

Mas nem tudo sao flores, e achei engracado o clima de “imagina na copa” que esta rolando no Brasil, por que na verdade, por aqui o clima de ironia desconfiada esta bem parecido.

Claro que a infraestrutura das duas cidades (Londres e Rio, que sera a proxima cidade sede) nem se compara, e por mais que a gente reclame das filas demoradas de Heathrow, a coisa nem chega nem aos pes daquela vergonha do aeroporto do Rio de Janeiro.

O problema eh que Londres esta com uma boa infraestrutura, porque Londres ja TEM uma boa infraestrutura – e eh ai que comeca o grande problema, no ponto de vista da populacao local.

Toda essa otima infra ja esta em sua capacidade maxima! “Imagina nas Olimpiadas”?!?!

20120719-091717.jpg

Entao o governo tem investido forte na campanha “Get ahead of the games” (saia na frente dos jogos – dai o titulo do post), uma maneira de instruir e preparar a populacao pro impacto (negativo e positivo) que um evento desse porte tera na cidade e em nossas vidas.

E o pessoal por aqui esta preocupado mesmo!

O metro de Londres ja transporta milhoes de pessoas diariamente, e sempre explodindo pelas costuras, como vamos comportar mais alguns milhoes?!

20120719-091813.jpg

Entao essa campanha esta incentivando a populacao a procurar outras rotas pra voltar pra casa e chegar no trabalho, incntivando a -quem puder – trabalhar de casa, ou ate mesmo nao trabalhar nesse periodo!

Aqui no escritorio, varios colegas esta tirando ferias simplesmente pra nao ter que lidar com a confusao. Nao vao a lugar nenhum, vao ficar em casa mesmo – mas pra muitos Londrinos, ficar trancado em casa nesse periodo eh uma alternativa muito melhor doque ter que enfrentar o cos que Londres – potencialmente – podera viver.

20120719-091846.jpg

A campanha chega ao extremo oposto, criando um verdadeiro exodo de Londrinos e Britanicos querendo fugir do pais nesse periodo – oque gerou uma nova campanha do governo, incentivando as pessoas a ficarem por aqui (e gastarem seu dinheiro por aqui tambem!), com um comercial de TV com varios rostos Britanicos famosos e ilustres mostrando tudo que o Reino Unido tem de melhor, e mostrando que sim, eh possivel ter otimas ferias por aqui mesmo!

Entao a cada dia que passa os aviso e lembretes sobre as “mudancas” nos proximos dias ficam mais intensos (no auto falante dos trens e estacoes, folhetos distribuidos nas ruas, etc), e basta alguma coisa dar errada que pronto, fica todo mundo em panico (hoje de manha 3 linhas do metro tiveram problemas e atrasos, oque ja causou um panico generalizado de “imagina nas Olimpiadas!?”).

Outra especualacao eh a seguranca, tanto na entrada e saida do pais (o controle de fronteira do Reino Unido eh um dos mais rigidos do mundo), nas ruas e no transporte publico (afinal, Londres ja sofreu com alguns atentados terroristas), e anda rolando aquele dilema: ao mesmo tempo que o pessoal reclama das filas demoradas(dissimas!) nos aeroportos, tambem reclamam que nao podemos relaxar num momento desses. Guardas armados em estacoes de metro sao um pouco desconcertantes, mas quem quer dar bobeira numa hora dessas?!

Eu, pessoalmente, estou empolgadissima para ser residente de uma cidade sede!

Acho que nao serei muito afetada pelo caos que a cidade vai viver nas proximas semanas (isso eu sei que sera inevitavel), pois trabalho fora do centro de Londres e sei que tenho a flexibilidade de trabalhar em casa, caso seja necessario.

Alem disso consegui ingresso para alguns eventos/esportes nas proximas semanas, e acho que no fim das contas, tudo vai valer super a pena, e sei que no final de tudo, vou “ganhar” uma Londres ainda melhor: reformada, limpinha, cheia de atracoes e infrastrutura nova pra ser aproveitada por muitos e muitos anos!

E agora resta a esperanca de que o Brasil e o Rio de Janeiro saibam tirar proveito das oportunidades que terao nos proximos 4 anos, e que assim como Londres, todo caos, reformas e confusoes sejam apenas os meios que justificam os fins, e que se o Rio de Janeiro ficar um poucoquinho parecido com Londres nesse aspecto, ja sera uma grande medalha de ouro pra todo mundo!

 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
11 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
11 comentários
  1. Jo - 19/07/12 - 15h00

    Dri ai é que “a coisa” pega no Brasil não vai rolar tão bem não, ou não rolar nada.
    Os aeroportos estão um caus já sem copa e sem olímpiadas, é vergonhoso ficar 1hs pra passar 20 pessoas no raio x porque só tem 1 funcionando.

    Como amo, amo, amo Londres acho que Londres é sim uma lição de que o Brasil precisa de liderança e de comprometimento maior com as coisas. “Pessoas, saúde, transporte, educação, segurança”

    Linda sua “pequenina” barriguinha de baby vem por ai

    beijos

    Responder
  2. Carolina Lima - 19/07/12 - 15h56

    Oi Adriana! Eu fico imaginando se Londres que tem uma ótima infraestrutura está assim, como será no Rio de Janeiro?
    Coincidência, mas eu acabei de colocar no meu blog um post falando sobre a Rio + 20 que eu fui (http://colaemmim.com/2012/07/18/rio-de-20-km-de-filas/) e você não faz ideia do que é ficar 4 horas em uma fila pra ir a um evento… Tirando isso achei proveitoso! :)
    Já que você vai em alguns eventos das Olimpíadas depois conta tudinho pra gente! ;))) Eu queria ir, mas vai ficar pra do Rio mesmo!
    Beijos

    Responder
  3. Évanes Luduvice - 19/07/12 - 21h27

    O fato é que o Brasil não tem estrutura alguma e precisa construir tudooo, mas..
    Acredito que não sofrerei os efeitos de nenhum dos eventos, moro em uma cidade (Aracaju/Sergipe) em que nada acontece .. kkkk
    E na realidade gostaria que o empenho e investimento com Copa e Olimpíadas fossem traduzidos para o povão, sabe? Preferia que fosse gasto o dinheiro educação e saúde, mas…
    Bjusss

    Responder
  4. Celina - 20/07/12 - 14h00

    Imagina nas Olimpíadas! era o que eu mais escuto meu filho falar! Mas em Londres, acaba dando certo! o problema é que no Rio vai ser feito tudo de última hora, para poder justificar obras de emergência e gerar mais dinheiro no bolso dos “responsáveis” pela organização. Imagina que no Eibtur, o ministro deu uma entrevista dizendo que os puxadinhos dos aeroportos estarão prontos a tempo! AFF!

    Responder
    • Adriana Miller - 20/07/12 - 16h34

      Realmente!
      Mas o principal problema aqui, e oque faz com que pareca que os INgleses estao reclamando de barriga cheia, eh que as pessoas aqui estao acostumadas com padroes altissimos de qualidade, e a perspectiva de que as coisas nao serao assim, ja deixa todo mundo apavorado.

      Ja no Brasil ninguem esperada nada mesmo, as pessoas ja entram sabendo que vai dar errado e que no fim se da um “jeitinho”, oque eh bem triste…

      Entoa nao duvido nada que as Olimpiadas no Rio acabem dando mais certo que as de Londres! :-)

      Responder
  5. André Luis - 20/07/12 - 16h40

    Deus te ouça!

    Responder
  6. Fabio Freitas - 21/07/12 - 15h13

    Olá Adriana tudo bem? sempre visito seu blog e em Fevereiro fui para Londres..uma viagem que sempre tive vontade de fazer…amei a cidade!! a educação dos Londrinos,limpeza e organização da cidade…
    Com certeza no final tudo dará certo ! pq Londres realmente está anos luz a frente das cidades brasileiras.. espero sim que o RJ e o Brasil como um todo aprendam um pouco mais com as Olimpiadas/Copa do Mundo..etcc…

    Parabéns pelo seu blog e pela gravidez!!…é muito bacana e aqui no Brasil sempre estamos acompanhando suas viagens..etc…

    Responder
  7. Paula - 22/07/12 - 19h41

    Acabei de voltar de Londres e achei a cidade muito preparada! Em algumas estações tinham funcionários perto dos mapinhas do metrô para ajudar os turistas. (Aliás, preciso aproveitar para agradecer suas dicas aqui do blog, fizeram meu passeio ainda melhor!) Como vc disse, é de se esperar que ocorram problemas por ser um evento tão grande, mas eu tb estou muito empolgada pra assistir daqui pela tv mesmo!! Quais esportes vc vai assistir nas olimpíadas?? Eu adoraria ver a seleção brasileira de vôlei, a natação e a ginástica olímpica :) beijos

    Responder
  8. Renata - 23/07/12 - 05h39

    Adriana, pelo que vejo em reportagens, pelo que leio sobre Londres e por ter conhecido a cidade esse ano, acredito que será uma bela Olimpíada. Como vc disse, os ingleses estão acostumados com padrões altos de qualidade, então parece que algo não tão maravilhoso já dê medo de dar algo errado. Hj assisti a uma reportagem sobre o parque olímpico e que os prédios em que os atletas ficarão, após as Olímpiadas, serão moradia a preços acessíveis para a população. Espero que isso aconteça mesmo e vc poderá tb nos informar sobre o que ficou e está sendo aproveitado após os Jogos, o que é mutio importante tb, além do próprio evento esportivo. Espero ainda que o Rio e o Brasil na Copa de 2010 saiba usar o exemplo de Londres e deixar um legado tb.

    Responder
  9. Amanda - 24/07/12 - 04h19

    Dri, o que eu acho mais legal sobre você, e acho que já até comentei aqui é que você sempre fala positivamente das coisas, sempre vê o lado bom. Isso é tri admirável!

    Responder
  10. Magda - 28/07/12 - 03h32

    Dri, que coincidência esse seu post!

    Sábado passado fiz uma paradinha rápida em Londres e aproveitei o dia (lindo, diga-se de passagem…) para dar umas voltas. Claro que são várias as preocupações, segurança, transporte, etc, mas como é notável a organização que foi dedicada a este evento…

    E o que é aquele terminal 5, OMG! É tudo de bom…

    Ontem estava no Barrajas em Madri e tb fiquei boquiaberta com a infra daquele aeroporto… Mas quando cheguei em Guarulhos hoje cedo, foi tão deprimente! Pensei comigo na hora: que feio, como vamos passar vergonha…

    Mas acho que a vergonha maior não é cultural, tipo: ah nós somos o país do jeitinho, no final tudo acaba dando certo… a vergonha é ter consciência de que dinheiro é o que não falta, pois os investimentos são gigantescos: mas é ter que conviver com toda essa roubalheira, essa falta de vergonha! É saber que só uma pequena parte vai realmente ser aplicada na infra necessária… e que vai ficar tudo por isso mesmo…

    Claro que a esperança é a última que morre… quem sabe o que virá?

    A abertura hoje foi linda! Espero que vcs curtam bastante!

    bjos

    Responder