Uma das respostas mais comuns aqui no blog, mas mais difíceis (e chatinhas) de responder são as do tipo “Como vou do endereço X ao endereço Y?”. Porque? Oras, porque é impossível conhecer como a palma da minha mão uma cidade enorme como Londres, com tantas ruas e ruelas sem muita ordem urbana.
E eu já dei outras vezes a dica do Journey Planner, que seja para moradores, Londrinos e visitantes uma ferramenta indispensável – eu nunca saio de casa sem antes conferir qual a melhor maneira de chegar no lugar X, e em Londres a melhor maneira é sempre consultar o Journey Planner.
Voce pode procurar por exemplo pela estação de trem, metro ou ônibus, o pelo endereço do hotel ou do restaurante onde voce quer ir.
O sistema calcula exatamente as melhores rotas pra chegar até lá, te avisa de possíveis interrupções nas linhas de metro, ou ruas fechadas por obras (que afetam os onibus) e te dá algumas opções. Aí é só voce decidir qual roteiro prefere fazer levando em consideração o tempo de deslocamento, ou quantas vezes terá que trocar de linha ou de meio de transporte etc.
E quando voce clica no mapinha, tem uma outra ferramenta chamada “Wizard” que é interativa e mostra todo trajeto sugerido, onde trocar de linha, por onde andar, etc. Não tem mesmo como se perder pela cidade!
Outra dica de ouro é sempre ficar de olho no código postal dos endereços que voce estiver procurando – em todo o país, é esse códico de letras-números que te dará a localização exata do endereço que voce estiver procurando.
Ao contrario do que vemos em outros países, o código postal é único e super específico, geralmente apontando exatamente pra uma determinada casa ou edifício. Então por xemplo, se você procurar um endereço qualquer usando apenas o nome da rua (no Google Maps, por exemplo) irá encontrar várias ruas com o mesmo nome, e o mapa te dará a localização genérica daquele endereço.
Já com o código postal, você é direcionado exatamente onde precisa ir.
Vamos usar por exemplo o Hotel Ritz, cujo endereço é: 150 Piccadilly, London W1J 9B
Se eu procurar a Piccadilly Stree no Google Maps, esse é o resultado:
Não esta errado, mas o mapa me direcionou pra o meio da rua, numa “média” mesmo, qoeu provavelmente significa que eu usaria o meio de transporte errado, sairia na estação errada, e demoraria uito mais pra chegar no meu destino (imagina se você estivesse procurando seu hotel e carregando malas?!).
Mas se eu procurar pelo “Post Code” W1J 9B, que é específico do predio do Ritz (e mais nenhum outro endereço no pais), o mapa me mostra isso:
Que é exatamente onde quero ir! (por isso sempre incluo enderecos com “post code” quando dou dica de lugares, atrações, restaurantes< etc aqui no blog).
Então ao usar o Journey Planner, a melhor maneira de chegar do ponto A ao ponto B é usando o código postal do endereço.
Uma outra dica é pra quem usa Smartphones e pretende ficar conectado usando um SIM card (ou os pontos de wifi disponiveis por Londres) durante sua estadia em Londres: a App “City Mapper London”, que funciona igualzinho ao Journey Planner (que infelizmente não tem uma app oficial).
Você pode procurar por roteiros específicos, e selecionar qual meio de transporte prefere (Metrô, ônibus, barco, Taxi ou bicicleta), com toda explicação de como chegar a determinado lugar, quanto tempo demora de acordo com o meio de transporte etc.
E jea no meio do caminho, caso voce ainda tenha alguma duvida, basta seguir o mapa!
Planejando sua viagem para Londres?
Alem de todas as dicas para aproveitar o maximo de Londres que voce encontra aqui no Blog, planeje tambem sua viagem com servicos e recomendacoes testadas e aprovadas:
- Compre nosso Guia de Viagem de Londres aqui:
- Pesquise e reserve seu hotel em Londres aqui:
- Compre ingressos para as atracoes em Londres aqui:
- Reserve seu translado com motorista Brasileiro aqui:
- Compre seu passe semanal do metro de Londres aqui ou entao para comprar Oyster Card London clique aqui:
- Compre passagens de trem no Reino Unido aqui:
- Compre seu Seguro de Viagem aqui:
- Alugue seu carro aqui:
- Reserve excursoes e passeios por Londres e Reino Unido aqui:
- Registre sua viagem a Londres com um book fotografico profissional aqui:
E nao perca as dicas de Pubs e Restaurantes, o Calendario de Eventos para saber o que rola de mais interessante ao longo do ano e todas as demais dicas uteis para curtir Londres como um Londrino!
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Dri, quantas linguas voce fala e quais? Se pudesse aprender uma nova, qual seria? So curiosidade mesmo. Beijos!
Fluente de verdade só Espanhol e Ingles. Meu Italiano ainda tá bom, mas anda meio enferrujado, e o Francês só pra me virar mesmo… :-)
Adoraria aprender Alemão!
Que dica óptima! :D Mas o Journey Planner é um programa que costuma estar actualizado? Ai vai ajudar-me TANTO quando for para Londres em Junho. Acho que vc acabou de salvar a minha vida!
Dri, vc já explicou bem explicadinho, já fui no site Transport for London, mas ainda fica aquela duvidazinha… Comprando o oyster, carregando pay as you go, por exemplo, pagando 8.40 pounds for a day (peak), posso usá-lo a qualquer hora, não importanto se é “peak” ou “off-peak”? Ou seja, tem tempo restrito de uso do travelcard no Oyster, ou não? Got my doubt? ;)
Ah! O paper travelcard só no tube e o oyster carregado em qualquer modal? Sua dica sobre a atenção na troca de zonas é importantíssima, valeu mesmo!
Obrigada. Bj
Vamos ver se entendi…
Bem, se vc carregar seu Oyster no “pay as you go” vc vai gastar seus £8,40 a cada viagem feita. Se essa viagem for durante horário de pico, vc vai gastar mais. E se for “off peak”, vai gastar menos (assim como ônibus gasta menos que metro, por exemplo). Mas quando o “credito” acabar, vc vao vai conseguir mais usar transporte nenhum.
Então a melhor solução, caso você queira viajar a vontade a melhor opção é compra o “day card” (em papel), ou o passe semanal (em papel ou Oyster).
Dri, estou aproveitando esse post para desabafar e ao mesmo tempo ouvir a opinião de alguém que mora em Londres: tenho feito o planejamento de meus dias de turismo em Londres. Mas acabei de descobrir, acredite, que o google me dá algumas vezes uma solução, ali, obvia, que o Journey Planner não dá. E aí, como não conheço a cidade, fico me perguntando se o google, americano, estaria ainda mais bem informado e bem informatizado que o Journey Planner, inglês? Será? Agora mesmo eu passei por isso, com a circle line. O Journey Planner me deu o trajeto com 2 linhas e o google maps me deu uma direto, com a circle line! que coisa! E agora que descobri esse furo, fico com as duas abas abertas e fazendo o mesmo percurso numa e noutra. Que chato isso…Como disse, é um desabafo, mas você tem alguma opinião a respeito? No fundo, estava ligadona no Journey Planner e agora, perdi a segurança nele e estou revisando todos os meus trajetos com o google maps aberto. Chato isso, né? E aí, como uma boa londrina que vc é, tem alguma opinião ou conselho a me dar?
beijinhos.
Bem, a diferença é que o Journey Planner tem informações em tempo real sobre o metrô/transporte de Londres, que o Google não tem. Então pode ser que, nesse seu exemplo, a Circle Line esteja com atrasos, com com trechos fechados pra reforma etc, e por isso o Journey Planner te dá um roteiro alternativo.
Além disso, o Journey planner sempre te dá a opção mais rápida e menos “congestionada” (se vc estiver procurando um caminho no horário de pico, ele te manda pra um caminho diferente, pra evitar as estações e linhas mais lotadas, por exemplo), então as vezes é mais rápido, por exemplo, pegar a Jubille Line e depois trocar pela Piccadilly Line, doque ir de Circle Line, que é uma linha suuuuper lenta e com um milhao de paradas pelo caminho. E por fim, o Journey Planner também evita que vc saia da “zona”, mesmo que isso signifique um caminho mais longo (pois evita que você tenha que pagar a mais na sua passagem).
Eu pessoalmente confiaria mil vezes mais no Journey Planner do que no Google Maps.
Dri, mais outra coisinha: vez em quando fala prá gente da Isabella. Como ela está? Vi uma fotinho dela no Instagram, e ela estava sorrindo!!! que lindinha! beijinhos nela também.
Dri, realmente sua resposta me satisfez. Resposta de uma boa londrina! me convenceu, me explicou, me desencanou! valeu!!!! bjo.
Adriana, Vou a Londres em abril deste ano e vi um hotel o Lancaster no End. 4-6 Bedford Place, Londres, achei interessante o custo beneficio, é uma localização boa? Perigosa? Obrigada e parabéns pelo Blog acompanho sempre!!!
[…] eu planejo minha viagem usando o “Journey Planner” e consultando as opções de ônibus, que apesar de geralmente demorarem mais, pelo menos […]
Suas dicas foram muito úteis para minha viagem a Londres. Adorei o Citymapper. Obrigada!
[…] Journey Planner (como achar endereços em Londres) […]
[…] Journey Planner (como achar endereços em Londres) […]
[…] P.S. Para ter uma ideia melhor sobre a localização dos hotéis acima na cidade, e saber como chegar até lá, basta pegar o código postal dos mesmos (por exemplo: SW1V 1SA) e seguir os passos do Journey Planner. […]
[…] de Southfields ou Wimbledon (o complexo de tênis fica entre as duas). Não esqueça de consultar o Journey Planner para descobrir qual a maneria mais fácil entre sua casa/hotel até […]
[…] Na duvida, verifique o endereco/codigo postal que eu coloco no final de todos os posts sobre atracoes em Londres. Com o endereco e/ou codigo postal na mao, voce pode descobrir sua estacao mais proxima ou como chegar de um determinado local a outro atravez do site do Journey Planner (que ja ensinei o passo a passo de como utilizar nesse post). […]
[…] que se conectam num radio de 30 minutos (voce pode usar as dicas que ja dei aqui no blog sobre o Journey Planner pra fazer essa […]
[…] que se conectam num radio de 30 minutos (voce pode usar as dicas que ja dei aqui no blog sobre o Journey Planner pra fazer essa […]