08 Jul 2013
2 comentários

Genebra – Tour guiada na CERN: Centro Europeu de Pesquisa Nuclear

Dicas de Viagens, Genebra, Suica

Eu cheguei a pensar em criar um Categoria aqui no blog especifica pra esse post, e identifica-la como “Nerdices” – porque realmente nossa programação em Genebra na ultima viagem foi 100% nerd!

A idéia surgiu quando fiz o passeio guiado da ONU, também em Genebra e o Aaron lembrou que a CERN também ficava por lá. Então quando apareceu mais uma viagem a trabalho pra Genebra em Agosto de 2012, aproveitamos a oportunidade e o Aaron foi passar o fim de semana comigo.

Atração numero um na nossa lista? O passeio pela CERN!

A CERN é a Organização Europeia de Pesquisa Nuclear, que opera o maior laboratório de física de partículas do mundo!

O instituto foi fundado em 1954, na sombra do fim da 2a guerra mundial como uma maneira de controlar o medo e ameaça de uma guerra nuclear.

Mas os nerds de plantão sabem qual o principal atrativo da CERN: o acelerador de partículas – um “túnel” subterrâneo de 54 km de diâmetro que cruza as fronteiras da Suíça e da França onde as partículas são aceleradas e desaceleradas na velocidade da luz (nossa, que explicação suuuuper científica, heim?! Sou mesmo um crânio!).

E outra que afeta todos nós: foi na CERN que a internet foi inventada! Viu só? Você pode até achar que não sabe nada sobre física de Pastículas, mas se não fosse pela CERN esse blog não existiria!

O tour guiado deve ser reservado com bastante antecedência e mostra uma versão bem simplista de como a CERN funciona, contando um pouco de sua história e suas principais pesquisas.

Tem uma mistura de exposições explicando e mostrando um pouco do acelerador, eles contam também um pouco da história da organização ( que começou com 12 países europeus, e hoje em dia conta com mais de 10 mil cientistas de mais de 600 universidades, representando 113 países – Inclusive o Brasil, que tem vários cientistas trabalhando por lá!

Eu não entendo nada de física, mas acho o máximo esse tipo de organização que juntam vários paises do mundo em prol de um bem maior – deve ser incrível trabalhar num lugar assim e ter o poder de transformar o mundo em que vivemos!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)

 

Adriana Miller
2 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
2 comentários
  1. Oscar | MauOscar.com - 09/07/13 - 02h56

    Muito legal, e esta na listinha de coisas para fazer quando visitar Genebra… Esses dias mesmo li um post num outro blog que eu sigo falando sobre o CERN => http://joaninhabacana.blogspot.co.nz/2013/06/sheldon-big-bang-theory-morreria-de.html

    Responder
  2. […] que ocupa não só terrenos na Suíça, mas também na França. Você acha um relato de como é visitar a organização clicando aqui, no blog Dri […]

    Responder