15 Oct 2013
16 comentários

O que visitar em Liechtenstein – Vaduz, Triesenberg e Malbun

Dicas de Viagens, Liechtenstein

Uma das grandes vantagens de cruzar com Liechtentein por suas andancas eh que voce podera “conhecer mais um pais” em apenas algumas horas do seu dia.

Mas por outro lado, se estiver disposto a dedicar mais que algumas poucos horas, a grande vantagem eh que voce conseguira conhecer praticamente o pais todo em pouquissimo tempo!

Pra fazer esse roteiro eh imprencindivel estar de carro, pois o transporte interno de Liechtenstein eh bem limitado, e sem pressa! :-)

Nos comecamos nosso roteiro por Vaduz, a capital do pais e a cidade mais visitada pelos turistas.

A cidade eh bem pequena, compativel com o pais, e o centro se limita a uma rua principal, que reune todo comercio, restaurantes, museus e edificios do governo.

Entao eh por la que qualquer visita ao pais deve comecar.

A rua Stadtle Strasse eh uma rua para pedestres e delimita todo o “centro” da cidade – se voce andar sem parar, do inicio ao fim da rua vai levar cerca de 15 minutos no maximo!

Mas va com calma!

Nos paramos pra almocar no restaurante “Engel Ratskeller”, logo na entradinha da cidade, e bem basico – eles servem de um tudo (mas fomos de wienerschnitzel tradiconal com vinho da casa feito nos arredores de Vaduz) e a comida eh otima, perfeita pra hora do almoco.

A rua Stadtle tambem eh o endereco dos museus do pais e em questao de quarteiroes voce vai passar pelo museu de Art de Liechtenstein, o museu do esqui, o museu de selos postais e o museu nacional.

O mais intressante de todos eles eh o museu do selo, que por mais bobinho que isso possa soar aos nao colecionadores de selo, eh o museu que conta a historia da tradicao e historia da “arte” de fabricar selos pelo qual Liechtenstein eh tao famoso.

Eu pessoalmente nao coleciono selos, mas nao resisti em comprar algumas edicoes historicas como souvenir, pois cada um deles realmente eh uma obra de arte!

E foi interessante tambem entender o porque do pais ser tao conhecido nessa “industria”, devido a sua tradicao (eles foram um dos primeiros paises do mundo a colar selos de papel em envelopes), alem de sempre escolherem temas polemicos para estampar seus selos (inclusive durante as guerras mundias e durante a dominacao Austro-Hungara na regiao) e serem um dos menores sistemas postais do mundo (tao pequeno que na verdade hoje em dia eles pegam carona na infra estrutura Suica).

E por falar nisso, ja quase no final da rua fica o posto de informacoes turisticas, com sua lojinha de souvenir de selos e carimbos – e como Liechtenstein hoje em dia nao tem mais fronteira imigratoria com seus vizinhos, voce pode pedir que eles carimbem seu passaporte, so pra constar sua visita! (nao resisti e carimbei o meu e da Isabella!).

A rua acaba na praca  Peter-Kaiser-Platz onde fica o Landtag, o parlamento do pais, um predio ultra moderno (que parece ser feito de palito de sorvete!) que divide o espaco com a sede do governo, o Regierungsgebäude (e seus lindos brazoes e mosaicos!).

Ali do lado fica tambem a Catedral de Vaduz, a igreja catolica de Sao Florin, ou St. Florinskirche.

Mas o ponto alto da cidade (literalmente e figurativamente!) eh o castelo, Schloss Vaduz, que eh a residencia oficial do principe de Liechtenstein Hans-Adam II e a familia real.

O castelo nao eh aberto a visitacao, mas nem precisa – o bonito mesmo eh ver ele de longe, dramaticamente pendurado nos rochedos, exatamente acima da cidade!

Os melhores angulos sao os vistos no lado oeste da cidade, onde da pra ver bem como o castelo foi construido ta na beiradinha da montanha, avistando todo o vale do rio Reno, e eh nesse angulo tambem que de quebra ainda temos os picos nevados dos Alpes como pano de fundo!

O dificil eh se contar em tirar poucas fotos da cena de conto de fadas!

E ja que fomos ali pro lados oeste da cidade, proveitamos pra ver tambem a “casa vermelha”, ou Rot Haus, um edificio do seculo 15 que ja fez parte de um monasterio, mas que hoje eh a sede de uma das principais viniculas do pais.

Entao depois de passar o dia explorando Vaduz com toda calma do mundo, seguimos em direcao a grande surpresa da viagem, a cidadezinha Triesenberg!

Acabamos indo pra la pois o chalet que lugamos pra passar a noite ficava na cidade, e como Triesenberg fica a miseros 10 minutos de Vaduz, nao tem como nao visitar!

Consegue ser ainda menor que Vaduz, e se resume a meia duzia de casinhas (daquelas Alpinas bem fofinhas) ao redor da igreja e subindo a montanha nas curvas da estrada.

Mas apesar de estar apenas 10 minutos de distancia de Vaduz, Triesenbegr esta num ponto mais alto da montanha, oferecendo vistas espetaculares do vale do rio Reno e dos Alpes – e acho que fui justamente isso que nos encantou de cara!

Chegamos la no finzinho da tarde, pois iamos nos hospedar na cidade, mas o plano era apenas pegar a chave do challet, nos arrumar bem rapidinho e voltar pra jantar em Vaduz, mas assim que viramos a primeira curva na pracinha da cidade ja percebemos de cara que a cidade eh muito mais bonitinha e pitoresca que a capital, com suas casinhas alpinas cobertas de neve, a igreja no meio da pracinha e as vistas de-cair-o-queixo das montanhas!

A atracao principal sem duvidas eh a igreja de Sao Jose (St Joseph) que domina a paisagem com sua cupula de “cebola” (que parece ser uma cosia assim meio Russa, mas nao eh nao) e que resume todas as atracoes “turisticas” da cidade.

Triesenberg nao eh o tipo de lugar pra “bater ponto” turistico, e sim um otimo lugar pra parar, relaxar e curtir. E foi exatamente isso que fizemos!

Cancelamos nossa reserva de jantar em Vaduz e ficamos por la mesmo, babando na vista do restaurante Guflina, um chalezinho simpatico das mesmas proprietarias que alugaram nosso chalet, e que serve paes e pastelaria de babar (ainda mais que a vista de suas janelonas!).

Durante o dia eles funcionam como cafe/padaria (voltamos pra tomar cafe da manha por la tambem!), mas a noite servem apenas pizza e vinhos da regiao. Queriamos muito ter jantado algo mais “tradicional” (Liechtenstein, assim como seus vizinhos Suicos, sao famosos pelo fondue), mas a pizza estava bem gostosa e o vinho nacional tambem muito bom!

No dia seguinte, depois de passear mais um pouco por Triesenberg, seguimos a estrada ate o topo da montanha, na cidade (ainda menor!) Malbun, a unica estacao de esqui do pais (e a uns 15 minutos de distancia de Triesenberg).

Para nossa surpresa a estacao de esqui ja estava operante, os lifts subindo e descendo a montanha e as criancinhas de esqui montanha abaixo!

Uma pena nao termos nos programado melhor para aproveitar a deixa e passar umas horinhas nas pistas, mas sem equipamento/roupas a mao nem ninguem pra ficar com a Isabella, ainda nao foi dessa vez que esquiamos em Liechtenstein!

Mas realmente foi uma surpresa ver que a neve chegou mais cedo que o normal esse ano e ainda no comeco de outubro ja era possivel esquiar por la.

E como disso no outro post sobre o pais, Malbun eh uma otima opcao pra quem nao tem muita intimidade com a neve, mas mas que aprender com calma, sem as pistas vertiginosas dos Alpes Suicos, Franceses e Austriacos e com precos mais camaradas.

Malbun se resume a uma unica rua, que conecta o estacionamento ao lift e as pistas de esqui, e todos os hoteis e restaurantes da cidade fica por ali.

As opcoes nao sao muitas nao, e nao sei o quao lotados/disputados eles ficam no auge da temporada de esqui, mas por la eh tudo tao pertinho que deve vale a pena alugar um chalet em Triesenberg e subir a montanha todos os dias pra esquiar (e tambem existe uma linha de onibus que conecta as duas cidades, mas nao sei o quao frequente eles sao).

No verao (e primavera e outono) toda essa regiao pode ser explorada a pe ou de bicicleta, pelas centenas de trilhas espalhadas pelo pais, um de seus principais atrativos, e realmente vimos muita, muita gente caminhando pelos bosques, estradas e campos, e imagino que deve ser o maximo fazer um roteiro desses por la!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
16 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
16 comentários
  1. Ana Paula - 15/10/13 - 22h59

    Oi Adriana!
    Estava lendo seu post e achei mt fofa essa cidade.
    Esse fim de semana assisti a um filme q se passava em Dingle, na Irlanda, e me deu a maior vontade de conhecer. Vc já esteve lá?
    Enfim… Adoro esses lugares diferentes. Por isso amei o post.
    Bjs

    Responder
  2. Maya Valentina - 16/10/13 - 05h29

    Terei que voltar a Liechtenstein: por motivos obvios, REALMENTE conhecer onde estou e o preço ‘camarada’ das pistas de ski é claro, agora que falei pra minha mãe a verdadeira historia (cultural) desse pais, a vontade ta absoluta aqui em casa… Sem contar que dessa vez ela se interessou mais em conhecer, porque ”fofo” não é adjetivo pra ninguem querer conhecer um pais. As fotos ficaram lindas, nossa tenho tantas parecidas que dá até uma emoção. (Você só não postou daquele ‘jardim’ de arvores secas) onde tem cascalho no chão! É tão bonito… Em frente a praça do parlamento. Enfim, tão lindas as fotos, cada dia que passa a Isabella esta mais fofa e linda, ja pode levar ela em agencia de propagandas pra ser modelo, porque ela é a simpatia em pessoa.

    Responder
  3. Marília Lucena - 17/10/13 - 01h41

    Nooooooooooossaaaaaaaaa, cada paisagem linda! Que lugar belo!!! Eu quero conheceeeer!!! Beijoo

    Responder
  4. Renata Gomes de Castro - 19/10/13 - 07h39

    Mais um post sobre Liechtenstein e com mais fotos incríveis! Uma das coisas que mais gostei é a “mistura” de cenários. A grama bem verde, o céu azul de matar de tão lindo, as montanhas e as casinhas. Adorei também poder ir de uma cidade pra outra em poucos minutos como falado no texto e os museus, principalmente o dos selos. Fiquei ainda com mais vontade de conhecer esse país. Vc está chiquérrima nas fotos. A última com o sol ao fundo ficou muito bonita e a Isabella está uma graça nessa roupa rosa, parecendo uma pacotinho, toda quentinha. A minha mãe acompanha o blog comigo, mas ela não mexe no computador, não gosta etc. Mas sempre a atualizo com os posts, ela vem ler comigo e adora ver as fotos de vcs. Acha vc e a Isabella muito bonitas e vc super estilosa, principalmente com os os óculos escuros super chiques. Ela pediu pra eu comentar que é leitora do blog. Pronto, falei, hahaha

    Responder
    • Adriana Miller - 19/10/13 - 10h02

      Ai que máximo!!
      Manda um beijo pra sua mãe! :-)

      Responder
      • Renata Gomes de Castro - 20/10/13 - 19h05

        Obrigada! Já mandei e ela ficou super feliz.

        Responder
  5. Boia Paulista - 21/10/13 - 15h35

    Oi, Dri. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

    Responder
  6. Diogo Avila - 28/04/14 - 23h43

    Adriana, quanto tempo ao todo você ficou lá?
    Estou na dúvida entre dois dias inteiros ou um com pernoite.

    Responder
  7. Mari Vidigal - 21/06/15 - 15h56

    Que delícia de post! Obrigada pelas dicas!
    Mari

    Responder
  8. Natália Isepi - 24/08/15 - 01h23

    Olá, Adriana!

    Gostei muito do seu post! Estou apaixonada pelo país! Antes tive dúvidas se o colocaria no meu próximo roteiro, mas suas fotos e relatos me convenceram. Só gostaria de saber alguns detalhes… Você foi em qual época do ano? É fácil encontrar hotéis que sejam em conta? E em relação ao trasnporte, fica muito ruim depender dos meios de transportes de lá? Eu e o meu namorado não estamos pretendendo alugar um carro… Agradeço desde já! E parabéns pelo blog!

    Responder
    • Adriana Miller - 24/08/15 - 10h29

      OI Natalia,
      Eu fui no final de Outubro, e ja esta bem frio e com neve em algumas regioes do pais.
      s hoteis nos achamos pelo Booking (http://www.booking.com/city/li/vaduz.en-gb.html?aid=364521;sid=dee363d77126bc8a02a42ebd455db488;dcid=1;ilp=1) e de maneira geral sao bem carinhos sim, bem na media de preco da Suica,
      Mas em relacao ao Transporte eu diria ser impossivel chegar e fazer qualquer coisa por la sem um carro alugado.
      Se me lembro bem, ate existem onibs que veem de Zurich at Vaduz, e so. E os horarios eram super ingratos, e a viagem super longa (de carro alugado foi super rapiso, numa Estrada maravilhosa e super facil).
      Nao recomendaria ir pra Liechtenstein sem carro de jeito nenhum.

      Responder
      • Natália Isepi - 24/08/15 - 16h54

        Obrigada pela resposta, Adriana! Sendo assim, pensaremos na possibilidade de alugar um carro! Gostaria de saber também se os hotéis aceitam o pagamento em euro. No booking só me mostra o valor em moeda local. Como você fez?

        Responder
  9. Luciana Gualda - 01/03/16 - 11h20

    Adriana, obrigada por esse post tão bacana. Estava na dúvida sobre a passagem por Liechtenstein e agora já me decidi! Depois lhe conto como foi minha experiência, entre outras, que você pode ver no meu blog, se tiver curiosidade.
    Abraço e boas viagens por esse mundão!

    Responder
  10. Vilma - 02/04/16 - 00h50

    Adorei deve ser lindo!! Quero ir nesta época pois calor ja chega no Rj

    Responder
  11. Rosimar de Oliveira Ferreira - 15/01/18 - 18h55

    Passei uns dias em Liechtenstein em casa de uns amigos que moram em Vaduz dentre estes, um dia em Malbun, na estação de esqui. Fiquei impressionada com tudo o que vi.

    Responder