20 Mar 2014
12 comentários

Paris: La Defense

Dicas de Viagens, França, Paris, Roteiros & Passeios

Sempre que eu vou a Paris, aproveito para tentar conhecer um pouco mais as diferentes regioes e bairros da cidade.

Paris

As vezes eh uma revisita a alguma bairro preferido, ou exploro os arredores de onde estou hospedada, ou se por acaso estiver trabalhando am algum bairro diferente.

Entao nessa ultima viagem tive uma reuniao no bairro futurista La Defense. Eu ja tinha passado por la outra vezes, em outras reunioes com essa mesma empresa, mas dessa vez aproveitei que tive tempo livre no domingo e fui ate la simplesmente para passear. 20140320-153206.jpg

Minha principal comparacao seria que a La Defense esta para Paris, como Canary Wharf esta para Londres – sao bairros modernos e planejados, com foco muito mais pro business do que pro turistico, mas que aos poucos foram tomando conta da paisagem da cidade, foram crescendo e criando “personalidade”!

20140320-153055.jpg

A construcao e desenvolvimento da La Defense comecou nos anos 50, tendo como principal objetico desenvolver o lado noroeste da cidade, aproveitando as avenidas e ruas que completam os axis que conectam diferentes “arrondissements” da cidade com o Arco do Triunfo.

20140320-153114.jpg

A Avenida de la Defense se estica em linha reta, perfeitamente projetada, para espelhar o historico Arco do Triunfo, e entao nao eh surpresa que seu principal atrativo 0 e simbolo – eh o “Grand Arche”, uma construcao moderna e enorme, em formato de arco retangular que se encaixa perfeitamente nos angulos do Arco do Triunfo.

Esteja voce de um lado ou do outro da cidade, eh impossivel ignorar a simetria perfeita entre as duas areas, que nada mais eh do que um detalhe que une esses dois lados tao opostos de Paris.

20140320-153306.jpg

Uma visita a La Defense vale a pena nem que seja soh por isso, para ver essa imagem futuristica de uma Paris moderna – com a vista da Paris “tradicional” perfeitamente encaixada a distancia.

20140320-153337.jpg

Uma vez la, pouco mais temos pra conhecer ou visitar do que a praca central (onde esta o Arco, e de onde se tem a vista do centro historico da cidade la do outro lado da avenida), ja que a La Defense eh cercada de predios espelhados e torres empresariais de arquitetura moderna.

20140320-153149.jpg

Mas ao redor da praca, existem 3 shoppings, com muitas opcoes de restaurantes e lojas (praticamente as mesmas que voce encontraria no centro de Paris), que sao uma boa opcao para quem quiser explorar as araras sem ter que enfrentar multidoes de turistas, araras baguncadas e estoques desfalcados…

20140320-153226.jpg

A La Defense tambem eh uma boa opcao de hospedagem para quem for a Paris nos fins de semana – como o bairro so fica cheio de segunda a sexta (pois tem um perfil praticamente 100% business), quase todos os hoteis de redes internacionais tem filiais por la, porem ficam quase sempre vazios nos ins de semana, e portanto oferecendo muitas otimas promocoes e precos.

20140320-153236.jpg

Pra chegar la eh super facil – a mesma linha de metro 1que conecta o Louvre (Estacoes Rue de Rivoli e Concorde) ao Arco do Triunfo, segue ate o final da linha para La Defense, sendo que o ponto final da linha eh a estacao bem embaixo do Arco. A viagem de metro entre os dois pontos da cidade nao demora mais que 15/20 minutos, e eh muito facil!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
12 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
12 comentários
  1. Luana - 20/03/14 - 21h17

    Dri, vc se sentiu segura na la defence? Achou tranquilo?Quando fui a la defence em 2008 me senti insegura, mas ja tava escurecendo qdo fui embora. Percebi umas duas situacoes daquelas pega turista dando bobeira; que obviamente tem em todo lugar em Paris e cidades grandes..mas infelizmente nao me senti bem. Acho que foi falta de sorte mesmo!!!!

    Responder
    • Adriana Miller - 25/03/14 - 11h41

      Olha, como disse num outro comentario aqui em baixo, achei super tranquilo.
      Fui no meio da tarde e o dia estava lindo. Achei bem familiar, muitas criancas andando de bicicleta e patins na esplanada, parquinho de diversoes etc e super bem policiado.
      E eh aquela coisa ne? paris nao eh uma cidade segura de maneira geral, entao tem que ficar sempre atento mesmo.

      Responder
  2. Maria Cristina Coutinho - 21/03/14 - 01h45

    Corrija o título do post – La Defense com S

    Responder
  3. André Luis - 21/03/14 - 13h51

    Dica anotada!

    Responder
  4. Sophia - 22/03/14 - 05h05

    Dri, desculpe-me, mas tenho que falar. Adoro seu blog, acompanho há bastante tempo, suas viagens são o máximo, sua alegria é sempre contagiante. Mas seus posts têm sempre tantos erros de grafia… Neste, até no título: o correto é La Defense.
    Imagino que você poste com pressa e não dê tempo de revisar. Mas fica tão feio…
    Juro que me incomoda tanto que vou me oferecer: quer que eu revise os textos para você? É de coração. Eu leio tudo o que você posta mesmo, a única diferença é que, além de ler, vou corrigir. Beijo grande.

    Responder
    • Adriana Miller - 25/03/14 - 11h39

      POis eh, gosto dos meus erros :-)
      Digamos que eh minha marca registrada! Hahahhaha

      Obrigada pelo toque, e nao me incomodo MESMO quando me corrigem – realmente nao tenho tempo nem saco de revisar meus textos, entao pode dar quantos toques quiser :-)

      Responder
  5. Márcio - 22/03/14 - 05h27

    Olá, muito bom teu site! Sempre é uma referência. Vou para Paris agora no início de abril e estava pensando em ir também em La Defense no fim de semana, mais precisamente no domingo. Não é muito vazio? Ou então perigoso como citado pela Luana em outro comentário?
    Valeu!!!

    Responder
    • Adriana Miller - 25/03/14 - 11h38

      Sim, eh mais vazio do que seria durante o dia num dia de semana, pois eh uma regiao bem empresarial, mas fui no meio da tarde de um dia bonito de sol, entao achei bem familiar, muitas criancas andando de bicicleta da esplanada, parquinho de diversoes, e muito bem policiado. Nao me senti nada insegura.
      Evitaria ir pra la sozinha no escuro (assim como qualquer outro bairro de paris, pois a cdade como um todo nao eh das mais seguras), mas de resto achei tranquilo.

      Responder
  6. Nathália - 23/03/14 - 22h21

    Oi Dri, nada a ver com esse post, mas tava lendo seus posts sobre Israel e resolvi dar uma olhada no site do hostel que vc se hospedou e olha o que eu encontro assim que abri o site:
    http://citadelyouthhostel.com/
    hahahahaha

    vc já tinha visto isso?
    beijos

    Responder
    • Adriana Miller - 25/03/14 - 11h32

      Geeeeente, cai dura!!!
      Nao, nao tinha a menor ideia! Hahahhahaha
      Ja mandei um e-mail reclamando! LOL

      Responder
  7. Fábio - 25/03/14 - 11h55

    Adriana, virão outros posts de Paris? Teu blog é demais!

    Responder
    • Adriana Miller - 25/03/14 - 12h13

      Acabei de publicar outro! Uma dica de restaurante :-)
      Os outros vao entrar essa semana!

      Responder