07 Apr 2014
20 comentários

Bardonecchia – Esqui na Italia

Bardonecchia, Dicas de Viagens, Italia, Viagens pela Italia

Desde que eu fui esquiar pela primeira vez ha uns anos atras, eu fiquei totalmente viciada – nao so porque o esporte eh o maximo, mas porque eh uma viagem deliciosa de se fazer!

Os resorts/cidades sempre tem um clima delicioso, paisagens lindas, e uma otima energia, que mistura aquela coisa boa de muita gente se exercitanto, respirando ar puro das montanhas e de quebra comendo e bebendo muito bem e se divertindo demais. Nao tem erro!

Entao no final do ano passado quando um amiga ficou noiva e me pediu pra ajudar a organizar sua despedida de solteira, na mesma hora pensamos: porque nao juntamos um grupo de amigas e vamos esquiar todas juntas?!

A decisao foi unanime! Independente do seu nivel de esqui e aptidao atletica, as estacoes de esqui sempre agradam a todos os gostos e sempre sao uma diversao garantida!

Na Europa as opcoes de estacoes de esqui sao enormes, mas queriamos algum lugar que fosse facilmente acessivel (sem transfers complicados nem horas de trens e baldeacoes mil, ja que o tempo era limitado e o grupo viajaria em horarios diferentes), que fosse bem democratica aos diferentes niveis de esqui do grupo (algumas meninas esquiavam SUPER bem, enquanto outras eram mais iniciantes/intermediarias, e outra que nunca tinha esquiado na vida), que oferecesse um boa qualidade de neve mesmo ja no final da temporada (ja que fomos em Marco), que nao fosse muito caro (sempre um problemao nesse tipo de viagem), e principalmente, que fosse um lugar muito animado fora das pistas de esqui!

Resultado: Bardonecchia, na regiao de Piedmonte no Noroeste da Italia (fronteira com a Franca)!

– Transfer

A facilidade de acesso de Bardonecchia foi um dos fatores decisivos na viagem!

O resort esta a cerca de 1 hora do aeroporto de Turin, sendo facilmente acessivel por transfers, trem ou carro.

A partir de Londres, eh possivel chegar a Torino com voos diretos com a British Airways, Ryanair e Air Italia.

Chegando em Torino, a opcao mais barata para chegar ate Bardonecchia sem duvidas eh o trem, com passagens que custam 7€ a partir da estacao “Torino Porta Nuova” diretamente ate a estacao central de Bardonecchia! (a viagem demora cerca de 1 hora a 1 hora e meia, dependendo do trem).

Essa foi nossa opcao na ida, mas confesso que nos enrolamos demais pra chagr na estacao de trem, entao acabamos demorando demais! Mas ainda assim, foi facil e rapido, e a viagem muito agradavel, cruzando as montanhas no norte da Italia!

Na volta, como o grupo estava mais completo, resolvemos alugar um carro (reservamos pela internet, e uma das meninas que chegou depois recolheu o carro na locadora no aeroporto e foi dirigindo, entao o carro ja estava la na hora da volta), e foi incrivelmente facil!

Porta a porta demoramos menos de 1 hora, e a estrada sempre excelente!

– Pistas/Bairros

Bardonecchia tem um centrinho da cidade, bem do lado da estacao de trem e o posto de informacao turistica, mas para quem vai pra la esquiar, o que vale a pena mesmo eh escolher uma das pistas e se acomodar por la!

No total sao 4 “regioes” e pistas de esqui:

Jafferau eh a montanha mais alta, onde se cruza a fronteira com a Franca e que sediou parte das Olimpiadas de inverno de 2006 – e portanto tambem eh onde estao as pistas mais altas e mais dificeis.

Campo Smith foi a nossa escolha!

Por ali a hospedagem eh abundante, e tudo eh muito facil e acessivel – a “aterrisagem” das pistas de esqui me lembraram um pouco a “praia” de A-Basin no Colorado, com aquela expansao enorme de gelo e neve, onde tudo acontece, mas com mais infraestrutura: hoteis, spas, aulas de ski, restaurantes, bares, lojinhas, cafes, etc.

O carro acabou ficando na garagem o tempo todo e faziamos tudo a pe (e quase tudo de esquis nos pes tambem!).

Esquiar nao eh uma coisa facil (nao so pelo esporte em si, mas principalmente por causa de toda logistica envolvida!), entao eh imprencidivel que tudo ao seu redor seja o mais simples e agradavel possivel, e nisso Campo Smith foi absolutamente perfeito!!

(o principal motivo por termos optado por nao esquiar em Chamonix umas semanas atras – e nao ter gostado muito da cidade como um todo, como comentei aqui).

A estacao Colomion-Les Arnauds nao chegamos a conhecer, mas fomos um dia a Melezet e tambem gostamos bastante!

As pistas em Melezet sao mais altas que Campo Smith, mas nao muito mais dificeis, entao eh otima para principiantes, que querem ter uma experiencia mais “la em cima”, com aquela vista incrivel e tals, mas sem se arriscar nas pistas mais dificeis.

Aliais, isso vale a pena mencionar sobre Bardonecchia: apesar da cidade ter sediado parte das Olimpiadas de inverno de 2006 e ter boas opcoes de pistas “dificeis” para esquiadores e snowboarders mais profissionais, o resort, como um todo, eh super facil, tendo mais de 50% de suas pistas no nivel iniciante ou intermediario facil, com pistas beeeeem largas (nada pior que achar que voce nao vai conseguir virar os esquis a tempo de cair precipicio abaixo ou de cara nas arvores!) e com inclinacoes intercaladas (mentira: pior doque achar que voce vai se estabacar nas arvores, so mesmo o medo de altura e nao conseguir enxergar o que esta “embaixo” da pista!).

Entao foi um otimo resort pra me aventurar mais nas pistas e manobras, optando por slopes mais longos e mais altos, mas com a seguranca de que nao ia me apavorar pelo meio do caminho, e achei isso importantissimo (o principal impecilho pra quem esta aprendendo a esquiar eh esse medo do combo velocidade-altura-quedas!).

– Hospedagem

Nos ficamos hospedadas no Hotel Rive, que faz parte do complexo olimpico de Campo Smith (quem sem duvidas eh o “coracao” de Bardonecchia!), com hospedagem simples, porem muito completa e confortavel – e o principal: ski in, ski out, que significa que estavamos na cara da pista de esqui e podiamos entrar e sair do hotel ja de botas e esquis nos pes (ter que carregar os esquis e bastoes e ao mesmo tempo andar com aquela bota horrivel eh uma tortura!! Entao hoteis que oferecem acesso direto as pistas e telefericos sempre sao uma otima!).

O cafe da manha era completissimo, o hotel nos dava desconto em varios outros estebelecimentos do complexo (desconto no alguel de equipamento, desconto nas aulas de esqui, desconto no spa, etc), os quartos espacosos e confortaveis e os funcionarios super simpaticos, sempre dando altas dicas!

– Aulas e quipamento

Nos aproveitamos que estavamos por la mesmo e tiramos vantagem da facilidade da localizacao e dos descontos do hotel e nem pensamos muito: marcamos nossas aulas na “Spazio Neve” (com a instrutora Clara, uma coroa enxuterrima super engracada e simpatica!) e alugamos nossas botas/esquis no lojinha exatamente na porta ao lado (que tambem dava desconto de 15% a hospedes do Hotel Rive).

Como estavamos com um grupo grande e quase todas queriamos fazer aula, reservamos uma aula particular, que acabou saindo mais barata do que participar em grupo. A nossa instrutora, Clara era o maximo, e acabamos passando horas com ela na montanha no primeiro dia, e ainda pegamos mais umas horas de aula no dia seguinte!

Apesar de sermos um grupo com niveis bem diferentes de esqui, ela ia dando “aulas” e dicas e tecnicas especialmente para as necessidades de cada uma, melhorando a tecnica das meninas que ja esquiavam bem, e ao mesmo tempo ensinando e corrigindo as mais iniciantes/intermediarias. Valeu demais a pena!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
20 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
20 comentários
  1. Elis - 07/04/14 - 11h39

    Ai meu Deus, que sonho…. esquiar com as amigas.
    Dri você é uma inspiração.
    Quem sabe um dia eu tiro um ano sabático e dou a volta ao mundo.

    Responder
  2. Boia Paulista - 07/04/14 - 14h31

    Oi, Dri. Tudo bem? :)

    Esse seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

    Responder
  3. amanda - 07/04/14 - 16h19

    Oi dri,

    Sei que é uma pergunta pessoal, de gosto mesmo, mas voce ja conhece muitos lugares do mundo, qual desses que vc visitou vc achou mais legal para uma lua de mel??

    apenas uma sugestao de post, vc poderia fazer um falando o lugar que mais gostou, o que menos gostou, o lugar para passar reveillon, outro para uma ferias com amigos etc… dando dicas mesmo!! beijos

    Responder
    • Adriana Miller - 08/04/14 - 09h37

      Bem, depende do estilo de lua de mel voces preferem…
      Essa eh minha dificuldade de fazer esses posts “top 10”, ou “os melhores X”, porque gosto eh tao pessoal ne?
      Na minha lua de mel por exemplo, eu fui mochilar na Asia, dormi em albergues e viajei na cacamba de caminhao na Tailandia! :-) E foi o maximo, a lua de mel dos meus sonhos e uma das viagens mais perfeitas da vida!
      Mas por outro lado, muitos recem casados por ai encarariam essa viagem como o pior castigo da terra! Hahahah
      E tem gente que prefere cidades grandes com cultura, restaurantes, museus… Ja outras pessoas preferem uma praia paradisiaca sem grandes agitos…

      Responder
  4. Gabi - 08/04/14 - 01h14

    Dri, amo os seus posts!
    Mas estou planejando uma viagem de férias e tô muito perdida sem saber pra onde ir, haha, são infinitas opções!

    Vc podia fazer posts com os lugares que vc mais gostou, tipo, os 3 melhores lugares pra ir no inverno, sei lá, elegendo os seus lugares, cidades, países preferidos!

    Que tal?
    =)

    Responder
    • Adriana Miller - 08/04/14 - 09h32

      Ai mas esses posts sao impossiveis!! Kkkkkk
      Sao sempre tantas opcoes, e varios favoritos por diferentes razoes… :-)

      Responder
  5. Gabi - 08/04/14 - 19h36

    De acordo com as diferentes razões seria melhor ainda! hehehe!

    Isso é culpa do seu blog, que é tão bom que deixa nós, seguidoras, com vontade de ir para todos os lugares! hahaha!

    Responder
  6. Elis - 08/04/14 - 20h44

    Estava lendo os outros comentários e parece que existe um senso comum entre você dar dicas de qual lugar conhecer. Então pq vc não faz por exemplo o seu TOP 10. Os lugares que vc mais gostou.

    Responder
  7. Renata - 10/04/14 - 10h17

    Oi Dri, tudo bem?

    Acabei de me mudar para Londres e comecei a acompanhar seu blog, super legal! =)

    Essa sua viagem foi agora ou ha um ano atrás?
    Se foi agora, as estações de esqui ainda estão boas?

    Obrigada, beijos!!!

    Responder
    • Adriana Miller - 10/04/14 - 11h56

      Foi agora, no meio de marco.
      A temporada de cada estacao de esqui depende de varios fatores, como altitude das montanhas, o clima do inverno daquele ano (que esse ano nao foi bom porque foi muito quente e tal…), mas na Europa a maioria das estacoes ainda fica aberta ate o final de marco, algumas ate a primeira ou segunda semana de April.
      Cada estacao tem suas datas (que sempre ficam disponiveis em seus web sites).
      Em Bardonecchia fomos no penultimo fim de semana da temporada, e pegamos 2 dias de neve boa/mais ou menos, e o resto foi impossivel (muito gelo e lama), e Chamonix fomos no final de Janeiro (que eh auge da temporada), mas a neve ja nao estava boa… Entao depende…

      Responder
  8. Igor - 11/04/14 - 02h39

    Oi Dri, tudo bem? Só queria saber se você já considerou St Moritz para esquiar, ou você acha que é muito cara/classe +AAA?

    Responder
    • Adriana Miller - 11/04/14 - 09h33

      Acho que St MOritz deve ser o maximo, e amigos que esquiam bastante dizem que eh um dos melhores resorts em termos de neve + apres ski.
      Pra mim o problema de ir pra St MOritz eh que nao eh tao facil de chegar ate la saindo de Londres, com transfers demorados e complicados, e como sempre acabo indo esquiar apenas em fins de semana ou ou no maixmo 3 ou 4 dias, ainda nao valeu a pena gastar tanto tempo so pra chegar la.
      Mas esta na lista, com certeza!
      (na verdade antes de decidir por Bardonecchia nossas opcoes numero 1 eram St Moritz – uma amiga tem casa la – ou St Anton na Austria. Mas o tempo de trasnfer entre aeroportos e montanha chegavam a umas 3 horas, entao preferimos optar por um destino mais facil).

      Responder
  9. Letícia Guabiraba - 26/04/14 - 01h46

    Oi Adriana, comecei a te seguir a mais ou menos a 03 anos, primeiro porque adoro Londres (detalhe: sem conhecer pessoalmente) e depois porque você tem um estilo de vida que eu adoraria ter que é viajar, viajar e viajar. Infelizmente muita coisa me impede, mas vou realizar meu sonho de conhecer Londres em breve. E enquanto isso vou absorvendo suas dicas. Vou percorrer todos os lugares que você indicou com certeza. Então vou entrar na fila para concorrer ao seu maravilhoso guia. Bj

    Responder
  10. Clarisse da silva melo - 26/04/14 - 16h36

    Oi Adriana meu nome é Clarisse e eu tenho 12 anos e amo se blog gosto muito todo dia eu entro e acho sua filha uma princesa já pensou em colocar ela para ser modelo…então sigo seu blog ao uns três meses e meio e sou obcecada por Londres e adoraria receber um livro feito por você desde já eu agradeço bjs que deus te abençõe

    Responder
  11. Clarisse da silva melo - 26/04/14 - 16h39

    Oi meu nome é Clarisse te sigo ao uns 4 anos eu tenho 12 anos e adoraria receber um livro feito por você sou obcecada para viajar para Londres e o mundo igual a você sua filha é linda que deus abençoe você e toda a sua família desde já agradeço beijos linda!!!

    Responder
  12. Clarisse da silva melo - 26/04/14 - 16h41

    Então vou entrar na fila para concorrer ao seu maravilhoso guia.Pois AMO MUITO VOCÊ eu tenho 12 anos…e amo Londres

    Responder
  13. […] alto; e uma protecao fisica, que nada mais eh do que uma “cor” na pele. E nesse dia, esquiando na Italia, eu ate repassei o filtro solar na montanha, mas nao repassei a base (que por acaso estava usando, […]

    Responder
  14. Ana - 12/07/16 - 15h20

    Oi Dri, quantas noites vc ficou em Bardonecchia? Muuuuuuuuuuuuuito obrigada semrpe! Ana

    Responder
  15. Ana - 12/12/16 - 17h03

    Oi Dri, eu de novo!rs Estou indo no fim do ano para as Maldivas e no final da viagem teremos 1 semana para esquiar no norte da Itália e pegar o voo de volta pra casa por Milão. Não quero levar a tralha toda de esqui e pensei em levar o meu casaco da Uniqlo para usar para esquiar e também na cidade e economizar espaço na mala das Maldivas. Vi que você estava com um casaco parecido com o da Uniqlo, você acha que dá pra esquiar com ele? Eu levaria apenas a minha calça de esqui. Muito obrigada sempre!

    Responder