14 Apr 2014
13 comentários

Varsóvia, Polônia – as dicas rápidas da cidade!

Dicas de Viagens, Polonia, Varsóvia

Não da nem pra fingir que a viagem que fiz com umas amigas semana passada pra Polônia foi muito cultural, porque né? Não foi!

Fomos passar o fim de semana em Varsóvia com 6 amigas e comemorar a despedida de solteira da Tati!

Mas ainda assim conseguimos passear bastante e curtir a cidade, demos muita sorte com o clima e pegamos días incríveis de sol e temperaturas amenas, que sem duvida alguma conseguiram deixar a Polônia ainda mais bonita!

Eu comparei bastante essa viagem com a Cracovia, que foi 100% diferente em tudo! NA época pegamos días frios, escuros e chuvosos, que so aumentaram o tom sombrio e histórico de nossa visita.

Dessa vez, cercada de amigas e com o sol brilhando, vi um outro lado da Polônia: um cultura muito colorida, um povo alegre e fanfarrao, comida deliciosa e vodka… ham-ham (com onomatopeia de hipigarro!), que deixa para lá!

Nossa hospedagem não poderia ter sido melhor, no incrível Hotel Bristol (que eh tao bonito, histórico e incrível que merece um post soh para ele!) e que fica exatamente ao lado do palácio Presidencial (Palac Presydencki), na avenida Krakawskie Prdzedmiescie (que eh a principal da cidade, e que corta Varsovia de ponta a ponta, e tambem conhecida como “Caminho Real”).

Quando andamos 5 minutos para direita, ja demos de cara com a cidade antiga e sua espacosa praca Zamkowy, que o sol colaborou ainda mais para deixa-la fotogénica, com suas casinhas coloridas rodeando a praca e as torres das igrejas ao fundo, contrastando com o tijolo vermelho do Palacio Real que ocupa um lado inteiro da praca.

A verdade eh que a praca Zamkowy eh bem parecida com Cracovia, mas ela eh apenas a entrada para o resto da cidade antiga.

O triste eh saber que essa praca linda e tao cheia de historia eh apenas uma reconstrucao (por mais fidedigna ao original que seja) que reproduz a Varsovia que ali existía por centenas de anos, ate a década de 1930, quando a Polonia (e consequentemente sua capital Varsovia) se encontraram no meio do camino entre Nazistas e Sovieticos, servindo de campo para alguns dos feitos mais crueis e sangrentos da humanidade, e tendo pasado os 30 anos seguintes sendo refens desse sistema.

Mas em Varsovia eu sentí que ese “peso” da historia tem um impacto menor no clima da cidade, e o turista acaba se distraindo com varias outras coisas por la!

Mas continuamos nosso passeio pela cidade antiga nos perdendo por um emaranhados de ruelas medievais (cheias de lojinhas, sorveterias – o sorvete típico da Polonia eh uma delicia, tem um cremoso diferente do que estamos acostumados! – e “milk bars”, os restaurantes/cantinas populares da Polonia, onde a maioria da populacao comia sua única refeicao do dia durante os anos de guerra e opressao.

Muitos desses “milk bars” fecharam as portas com a queda do comunismo, mas agora outros tantos estao re-abrindo, como uma opcao mais “autentica” de comida Polonesa, e outros tantos estao virando barzinhos e restaurante mais alto escalao.

Ate que de repente, chegamos! A praca Starego Miasta, o coracao de Varsovia!

A praca tem aquele ar de conto de fadas que so as cidades do leste europeu ou do interior da Bavaria tem (Praga eh outra cidade que eh bem parecida e tem uma praca central incrivel).

As casinhas coloridas, artistas de ruas, bares e cafes com as mesinhas no sol…

E foi entao que resolvemos dar uma pausa no dia e para um pouco para curtir a cidade – escolhemos um restaurante no lado ensolarado da praca, pedimos uns cafes e uma garrafa de vinho branco no gelo e perdemos completmente a hora vendo a Polonia pasar!

Um tempinho depois seguimos em direcao as muralhas da cidade, que ainda cercam boa parte da cidade antiga, e que ainda possui um dos portoes de entrada originais, delimitando a Varsovia “original”.

Mas quando seguimos a direcao oposta, passando de volta por nosso hotel, voltamos para a grande avenida Krakawskie Prdzedmiescie (conhecida como “Passeio Real”)aquela que corta a cidade quase toda, que mencionei ai em cima), e que eh considerada uma das mais longas ruas da Europa.

Ali eh onde tudo acontece: muitas opcoes de hoteis, restaurante, cafes, supermercados e lojas mil – de lojinhas de artesanato local a lojas de fast fashion internacional e uma loja da mecca Polonesa de Maquiagem “Inglot”!

Mas o caminho real tem outras atracoes tambem, como a Universidade de Varsovia (um predio lindissimo!) e o Centro de Ciencia “Nicolau Copernico” (outro Polones ilustre, pai da astrofisica moderna, que foi o primeiro cientista a colocar o sol como o centro do sistema solar – ate entao a Igreja Catolica considerava a Terra como centro do universo).

E tambem a Igreja de Santa Cruz (entre varias outras – muitas – igrejas), que aliais eh uma coisa que tambem ja tinha reparado na Cracovia, e como os Polacos sao Catolicos fervorosos, e as homenagens a seus ilustres estao por todos os lados, principalmente o finado Papa Joao Paulo II.

A Igreja de Santa Cruz, bem no meio da avenida Krakawskie Prdzedmiescie chama a atencao por ser o “mausoleu” do coracao de Frederico Chopin – outro Polones ilustre que esta homenageado por toda cidade. Apesar do nome Frances (heranca do pai imigrante Frances) e da carreira desenvolvida em Paris no seculo 19, Chopin nasceu e cresceu – e aprendeu a tocar piano e compar musicas – na Polonia, nos arredores de Varsovia.

Ja quase no final da rua Krakawskie Prdzedmiescie esta o parque e o palacio Łazienkowski, uma das principais atracoes de Varsovia, mas que nao chegamos a tempo de ve-lo por dentro… (nao vale a pena tentar andar a avenida toda…. perdemos tempo demais nesse “passeio” e perdemos o palacio!).

Outra atracao que vale a pena visitar em Varsovia eh o Palacio da Ciencia, uma construcao heranca da era Sovietica na Polonia, e um dos “Arranha Céus de Estalin“, construido tambem pelos Russos na decada de 50 seguindo a identidade e arquitetura das “7 irmas” na capital Moscou.

 

– Comida

Bem, nao da pra negar, e se come muito bem na Polonia!

Nao que seja uma comida muito diferente, exotica nem sofisticada, mas eh aquela comida “de casa”, sempre bem feita e bem temperada, sabe?

Como quase todos os paises do centro-norte Europeu, a base de sua culinaria eh a batata e tuberculos em geral, legumes e carnes, principalmente de porco e pato.

O carro chefe da culinaria Polca eh o Pierogi, um misto de risole/pastel com um raviolli gigante. Os recheios e molhos sao variados, podendo ser vegetarianos, de carne de porco, de vitelo, de pato (meus dois preferidos), e podem ser cozidos ou assados.

E outro prato tipico que provei e A-MEI eh a sopa Zurek, servida dentro de um broa de milho!

E as bebidas?!

Bem, todo e qualquer drink feito com vodka “nacional” pode ser considerado uma bebida tipica da Polonia! Os bares e supermercados tem incontaveis prateleiras de opcoes de marcas, intensidade, sabores, filtragens…

De vodka eles entendem!

– Compras

Polonia nao eh exatamente um pais que nos vem a cabeca quando pensamos em “compras na Europa”, mas vale a pena dar uma passadinha nas lojas, pois como eles nao usam Euro ainda (a moeda nacional eh o Zloty), os precos la sao otimos e bem mais baratos que no Oeste Europeu.

Uma marca que vale a pena ficar de olho eh a “Inglot” que eu mencionei acima, uma gigante do mercado de maquiagens profissional e 100% Polonesa, que aos poucos esta ganhando o resto da Europa e do mundo.

Outra dica pra quem gosta de comprar coisas mais “tipicas” em suas viagems (meu caso!) sao as porcelanas Polonesas.

Eu fui apresentada a essas belezuras pela minha sogra que eh uma verdadeira colecionadora e tem pecas incriveis, colecionadas ao longo dos anos participando de feiras de antiguidades e em suas viagens – entao quando vi a variedade de pinturas e estamparias nas lojas da cidade antiga, nao resisti e tambem comecei minha colecao!

Baladas e gandaia

Bem, deixei o melhor para o final, ne?! Afinal esse foi o principal motivo que nos levou ate Varsovia!

A Polonia, e todo leste Europeu, tem fama de baladeiros (se a fama eh boa ou ruim depende da opiniao) e arrasta multidoes de Britanicos e Europeus em busca de suas festas e baladas, sendo praticamente a sede nao-oficial das despedidas de solteiros(as) da Europa!

Em Varsovia so tinhamos uma noite pra sair de verdade, entao nao pestanejamos e seguimos todas dicas e fomos direto para a regiao da rua Mazowiecka onde os bares e night clubs estao a cada porta.

Praticamente um rua inteira so de aopcoes de baladas e barzinhos, todos animadissimos ate altas horas.

Tinham nos recomendado a Opera, Platinum, Paparazzi ou Enclawa, e acabamos optando pela ultima – onde ficamos ate quase 6 da manha!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
13 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
13 comentários
  1. Laura - 14/04/14 - 17h38

    Visitar o Leste Europeu é uma das próximas viagens que quero fazer, uma viagem cheia de história! Dri, tenho uma sugestão de post, não sei o que vc acha: como já viajou pra muitos países, que tal falar sobre a comunicação em lugares que não se conhece o idioma? Como se virar apenas com o inglês, como vc faz?
    bjs

    Responder
  2. Rosana - 15/04/14 - 01h02

    Que delícia ler esse post e relembrar da viagem que fiz à Polônia….povo hospitaleiro e simpático, comida deliciosa, terra linda e com tanta história!

    Responder
  3. Thayse Santana - 15/04/14 - 12h42

    Oi Dri!!

    Semana que vem embarco para o Leste Europeu! Estou empolgadíssima, li todos os seus posts a respeito. Mas estou apreensiva quanto ao idioma, você teve dificuldade em Budapeste e Praga? Dá pra se virar bem só com o inglês? O pessoal dos hotéis, lojas e restaurantes vão entender? Eu e meu marido estaremos com carro alugado, será que teremos muita dificuldade para entender a sinalização?
    Quantas perguntas né? E ainda tenho mais! Rsrs.
    Com relação à compras, antes de chegar nessas duas cidades passarei por Frankfurt, Insbruck, Ljubljana, Viena, onde comprar roupas é mais em conta? Estou pensando em desembarcar em Frankfurt e já procurar uma Zara, H&M, ou é melhor esperar chegar no Leste efetivamente? Dizem que é mais barato. Você saberia me dar umas dicas?
    Desculpe a avalanche!.
    Bjs

    Responder
    • Adriana Miller - 15/04/14 - 17h28

      Na Europa, inglês basta! Em qualquer lugar todo mundo fala inglês super bem (e principalmente no leste e centro-Norte, que as pessoas são super poliglotas e estudadas).
      Para compras, as melhores opções disparadas são no leste Europeu, os preços serão melhores com certeza!
      (Para digir, as placas sempre são em língua local, então é bom ter o mapa bem estudadinho, GPS que fale inglês/português e aprender umas palavras chave em cada idioma. Mas no geral, dirigir na Europa é super fácil e o máximo!)

      Responder
  4. Alex - 15/04/14 - 22h19

    Dri, eu precisava da sua ajuda, é o seguinte a minha esposa e os meus dois filhos têm a dupla nacionalidade, portuguesa e brasileira,
    o que eu queria saber é se é obrigatorio entrar no Brasil, com o passaporte brasileiro ou se chega o passaporte português.
    Agradecia a sua ajuda, obrigado

    Responder
  5. Leticia - 16/04/14 - 16h25

    Alex, sem querer me meter, eu tenho os dois passaportes também. Para entrar e sair do Brasil uso o brasileiro e o português para entra na Europa e EUA.
    Espero ter ajudado.

    Responder
  6. Alex - 16/04/14 - 23h44

    Obrigado pela ajuda Leticia, eu queria evitar tirar os passaportes brasileiros, aqui em Portugal estão muito caros,eu tenho mas ja estaõ fora de validade, aproveitava e quando cheg~-se ao Brasil tirava la.
    BJS

    Responder
  7. K - 23/04/14 - 19h27

    Hahah eu ammooo zurek!!!! Sempre que vou a restaurantes bons com meu namorado polaco ele reclama “a gente vem num restaurante bacana e vc vai pedir zurek?” Nem os amigos polacos entendem porque eu gosto tanto, como em todas as oportunidades que tenho :)
    Vc tem mto bom gosto!
    Bjs

    Responder
  8. Andrea - 17/06/14 - 15h40

    Oi Dri,
    Adorei suas dicas!
    Estou planejando minha viagem com o meu marido para o ano que vem para o leste europeu. Moro no Rio de Janeiro e estou pensando fazer o seguinte roteiro: Varsóvia, Cracóvia, Praga, Viena, Budapeste e Croácia. (não sei se tem vôo direto da Croácia para o Rio)
    Gostaria de saber o que você acha da seqüência e quantos dias em cada local seria suficiente para conhecer a cidade? Eu tenho disponibilidade de uns 26 dias mais ou menos. Se você puder me dar alguma sugestão, eu agradeço.
    Muito obrigada,
    Bjos

    Responder
    • Adriana Miller - 19/06/14 - 09h47

      OI Andrea, Acho que 26 dias ta de bom tamanho, mas eu deixaria a Croacia de fora desse roteiro.
      Vai ficar muito contra mao, e voce vai acabar gastanto muito tempo e dinheiro tentando chegar do leste Europeu ate os Banlkans (principalmente se for baixa temporada, que os voos pra la ficam ainda mais reduzidos).
      Mas a combinacao de cidades no Leste Europeu (Varsóvia, Cracóvia, Praga, Viena, Budapeste) eh otima, e voce vao adorar. Separe uns 4 dias para cada uma e mais pelo menos 1 dia de viagem entre elas (seja de trem, carro ou aviao, voce vao gastar mais ou menos um “dia util” por deslocamento).

      Responder
  9. […] quando eu postei no Instagram as fotos do fim de semana que passei em Varsovia na Polonia com algumas amigas, recebi mais um monte de comentarios e perguntas sobre o que estaba […]

    Responder
  10. vere - 14/09/15 - 14h33

    Oi Dri,
    Eu so tenho tempo para conhercer uma cidade na Polonia, qual vc indicaria: Varsovia ou Cracovia?

    Responder
    • Adriana Miller - 14/09/15 - 14h35

      Ambas sao lindas, e bem parecidas. Acho que o que diferencia as duas eh justamente a possibilidade de conhecer outras coisas ali perto (os campos de concentracao, por exemplo, ficam perto de Cracovia).
      Mas se nao me engano, Varsovia tem mais opcoes de voos…
      (tao dificil decidir pelos outros…. :-(

      Responder