Quem acompanha o blog a bastante tempo, ja me ouviu (leu?!) repetindo varias vezes: eu gosto de cuidar da pele justamente pra ter uma pele bonita sem ter que usar nada. Um efeito bem natural e “nasci assim” mesmo, sabe? (por isso tambem quase nunca falo sobre maquiagem… gosto mesmo de um efeito natural, cara lavada).
Sempre achei (e ainda acho) que nao adianta usar a base mais cara e poderosa do mundo, se por baixo, a pele esta um caco.
Por isso uso – religiosamente – filtro solar todos os dias, nao descuido da alimentacao, hidratantes, acidos e afins, e sou fiel a mesma dermatologista desde os 17 anos.
Mas depois da gravidez, os hormonios deixaram suas marcas: duas manchinhas, uma em cada bochecha, que apesar de que provavelmente so sao visiveis a mim mesma, eu abomino!
Minha dermato no Rio (Dra Marta Casales, ja que sempre perguntam!) fez um excelente trabalho e consegui apagar as marquinhas quase 100% em alguns meses – porem manchas de melasma sao “apagaveis”, mas nao “curaveis” – ou seja, elas podem ate estar invisiveis, mas uma vez instaladas, o estrago ja esta feito.
Pois bem, bastou um unico diazinho de sol – esquiando em pleno inverno! Argh! – para as manchas voltarem! Eu estava com filtro solar 50 super-power, mas cometi um grande pecado (que ate entao eu nao tinha nem ideia!) da luta contra manchas: protecao fisica.
Ou seja, nossa pele precisa ficar protegida de duas maneiras: uma protecao quimica, com um filtro solar de fator alto; e uma protecao fisica, que nada mais eh do que uma “cor” na pele. E nesse dia, esquiando na Italia, eu ate repassei o filtro solar na montanha, mas nao repassei a base (que por acaso estava usando, mas nao eh sempre que usava), e com o esfrega-esfrega do oculos de esqui, a protecao na area critica (minhas macas do rosto) foran-se embora!
Entao aprendi a licao: sair de casa sem base, nunca mais!
Eu ate tinha algumas bases em casa, que usava mais ou menos, mas geralmente so usava base quando fazia alguma maquiagem mais pesada, de festa. Entao sai a procura de uma opcao que oferecesse essa barreira “fisica” a pele, mas que ao mesmo tempo tivesse um efeito “nao estou usando nada e nasci assim” que eh o que gosto na pele do dia a dia (se alguem conseguir reparar que estou com base na pele, pra mim isso eh o fim!).
Ate que um dia, estava matando hora no aeroporto por causa do um voo atrasado, e resolvi aceitar o convite de uma das vendedoras do free shop e testar a nova base da Boobi Brown, A Skin Foundation Stick. #AiComoAdoroUmFreeShop
Ela testou umas 3 cores, ate achar o tom perfeito, que “some” na minha pele (minha cor eh a “Warm Beige” numero 3,5), espalhou com um pincel e pronto. Fui dar uma voltinha no aeroporto e “sentir” minha pele, me olhar em outros espelhos e outra luz. Mas de cara me conquistou!
A consistencia eh super sequinha, com acabamento levemente em po (geralmente nem preciso de po depois, e se estiver calor, uso so um pouquinho na zona T), e sei la, “integrada”. Sabe aquele tipo de base que voce passa na pele e “enxerga” ela la? “Em cima” da pele? Pois eh, essa nao! Parece ate que foi absorvida!
E sem falar que eh super pratica ne: a embalagem em bastao eh super compacta, cabe em qualquer canto, e na hora de passar eh so dar um risquinho na testa, outro nas bochechas, e uma pontinha no nariz e queixo e espalhar com pincel (uso um dual fiber, pois acho que o efeito eh melhor). Ou seja, pele feita a caminho do trabalho em 30 segundos!
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Deixa ver se eu entendi Dri… é suposto usar base para proteger a pele!? É porque eu sempre pensei que usar base todos os dias, massacrava a pele, fazia mal porque congestionava os poros.
Isso, segundo minha dermatologista, TEM que usar uma cor na pele todos os dias (se as manchas ja tiverem se instalado). Por isso tambemmuitos filtros especificos para o rosto ja vem com uma corzinha.
Maaaaas tem que ser uma base de boa qualidade, sem oleos comedogenicos, e claro, limpar MUITO bem a pele no fim do dia.
Eu faco esfoliacao umas 2 ou 3 vezes por semana (no banho mesmo, uso o Ionax Scrub que compro em farmacias no Brasil) e no dia a dia, apesar de nao usar demaquilhante, lava o rosto todas as noites com o limpador power da Eve Lom e uso minha escovinha Clarisonic.
E epel fica limpissima, e mesmo depois que passei a usar base todos os dias, nao achei que prejudicou a pele/poros nao.
Mas então isso só se justifica quando existem manchas, é isso!? Caso contrário, não há necessidade de usar cor ou base todos os dias…!?
É porque eu apenas uso cor todos os dias para cobrir olheiras (pareço um panda!) e uma imperfeição aqui e ali mas não gosto de sobrecarregar a pele com base. Também eu prefiro o efeito natural, cara lavada, poros fechadíssimos e pele impecavelmente linda. SÓ QUE, a minha pele não é assim. Aliás, tenho muita dificuldade em lidar com a minha pele porque não consigo perceber direito o que ela necessita e nem se estou a usar os produtos certos. Não noto diferenças negativas mas tambem nao noto assim nada de muito bom. Achas que devia ir a uma dermatologista para ela me aconselhar melhor?
Sim, acho que so um dermatologista vai poder te dizer exatamente quais os melhores produtos e tratamento pra voce. As vezes achamos que temos pele oleosa, mas na verdade eh o ressecamento que causa excesso de sebo, por exemplo, que por sua vez pode dilatar poros, ou temos certas tendencias a ter problemas de alergia etc.
Sei la, parece besteira e futilidade, mas eh incrivel como quando eu sigo direitinho as recomendacoes da minha dermato minha pele fica otima. Quando eu comeco a inverntar muita moda por conta propria (ja que so a vejo no maximo 1 vez por ano…) ai fica tudo doido!
Sobre essa coisa da cor, acho que pelo que entendi, eh sempre bom usar uma barreira “fisica” na hora de ajudar a proteger a pele de manchas. Mas depois que elas ja estao instaladas ai passa a ser imprescindivel!
É, isso é verdade. Comecei a trabalhar onde estou agora em Janeiro, pleno inverno, e o gabinete tinha sempre o ar condicionado ligado, bem quentinho e foi quando eu senti que a minha pele ficou mais seca mas ao mesmo tempo começaram a aparecer espinhas, coisa que eu tinha muito de vez em quando. Achei super estranho. Mas agora entendo… Obrigada pela dica Dri, vou procurar uma dermatologista :)
Estou com o mesmo problema, mas a minha mancha é bem no meio da testa, entre as sobrancelhas (quase um bindi indiano). Optei por usar o filtro solar com cor, sobre a loção clareadora. A minha dificuldade é reaplicar durante o dia. A dermatologista sugeriu, também, que eu usasse aquele pó da shiseido da caixinha azul, que tem filtro solar, para o meio do dia, mas ainda não me adaptei a ele.
Eu AMO esse po compacto da Shiseido! Uso a anos e nao me canso :-)
Mas tenho o mesmo problema e morro de nojinho de reaplicar maquiagem durante o dia, por cima da pele suja (a nao ser que va na academia na hora do almoco e tome banho, ai ok).
Entao geralmente nao reaplico nada nao… mas como trabalho em escritorio o dia todo e moro em Lodres que tem pouco sol, finjo que nao tem problema… hehhehe
Olá! Eu vi que você já usou uma base da Chanel, qual gostou mais? E sou a favor de um post sobre suas bolsas e sua paixão!! kkkkkkkkkkkkk
Beijos e bom final de semana
Ainda uso essa base da Chanel e também adoro, mas as coberturas são diferentes…
A Chanel é mais cremosa na textura, e tem um cobertura maior. Tenho usado ela mais pra sair a noite e tal.
Já essa da Bobbi Bown é bem leve e sequinha, to amando pra usar durante o dia!
Para pessoas têm preguicite aguada em meter muitos cremes e afins ( = euzinha!), a solução que melhor se enquadrou foi mesmo o “Tinted cream – Photoderm AR – SPF 50+” da Bioderma. Cobre as necessidades a nível de protecção e sempre dá uma corzinha para um aspecto mais “saudável”.
A nível de bases o stick é uma boa dica!
No calor do verão do Rio comecei a usar, além do protetor FPS 90, o BB Cream da L’Oreal. Acho que ele aguenta mais na pele que qualquer base no calor de 40C. Daí reaplico o protetor em pó com cor (dica da minha dermato), com FPS acima de 50. É difícil de achar por aqui, o custo é muito elevado, mas agora está aumentando a oferta de produtos (finalmente!).
Agora no “inverno” só o protetor e BBCream estão segurando bem até o fim do sol. Também fui contemplada com um melasma no rosto e não quero que ele volte nunca mais!
Nunca testei o BB da L’Oreal (ja usei o da Maybeline e gostei bastante!), mas vou ficar de olho pra testar tambem! Obrigada pela dica!
Dri, minha dermato recomenda isso também. Para quem tem melasma (oi) o ideal é usar o filtro com cor + a base ou cc cream. To usando o cc cream da Smash Box e amando! Bjo
Dri, eu vi numa foto do insta que você usou/usa a base maestro da Armani… E fim do ano vou pros EUA e to pesquisando uma base nova (amo a minha Mate da Make Up forever mas não da pra usar no dia a dia pq a cobertura é muito pesada) e tenho visto muita gente falar bem da fluidez e textura dessa base… Só que confio mais na tua opinião que nas blogueiras de moda Jabazentas HAHAHA e queria saber oq você achou da base… A da bobbi muito me interessou! Amo as coisas da marca…
Sim!!! A textura da Maestro eh divina!! Nunca usei nada igual! Ela derrete na pele, uma delicia de usar…
Maaaas, sao propostas bem diferentes de bases, a Maestro eh bem mais “encorpada”, pra fazer uma make mais invernal, mais de festa e noite mesmo. Ja ada Bobbi Brown eu gosto de usar no dia a dia e no verao, pois ela tem um acabamento mais leve, mais fresco e eh mais sequinha tambem (nao que a Maestro seja oleosa, pelo contrario, mas nao eh uma base que “some” e voce nem percebe que esta usando, sabe?).
Dri, deixa eu te dar uma dica baratex! :) A Maybelline tem uma base em bastao da linha FIT que super se assemelha a essa da Bobbi Brown e eh super baratinha. Da uma procurada na farmacia e ve se encontra um tom exato pra sua pele.
Eba! Vou procurar!
Oi! Adriana, eu também tenho melasma e minha dermato também indicou a mesma coisa, até já comentei em um dos seus posts. Meu dilema é ter que repor, preciso lavar o rosto pra tirar a maquiagem que vem por cima (blush, etc..) e fazer tudo novamente no meio do dia. Como você faz?
Simples, não faço! :-)
Como fico em ambiente fechado o dia todo, realmente não acho que tenha necessidade de ficar repondo (quando estou passeando na rua, praia e afins, ai sim, repasso a cada 2 horas).
Mas umas 2 ou 4 vezes por semana eu vou na academia durante a semana. Ai tomo banho e tal, e então reaplico filtro e maquiagem completa.
Oi Adriana, já lí em um dos comentários que vc não repõe pq não precisa, já que fica em ambiente fechado. E, Fernanda, temos no Brasil a marca ADCOS que tem esse pó com filtro e custa 100 reais. É o que a dermato me indicou.
Na verdade eu tenho é nojinho de repassar maquiagem na pele já “suja” durante o dia… Então prefiro deixar pra lá :-)
Dri, qual o modelo dos Loubis? Normalmente, têm os saltos tão altos que desisto só de olhar, mas esses parecem ter um salto aceitável. Estava linda!
É o “Simple Pump 85mm” – o segredo é o salto de 8 centímetros e meio – tem “aparência” de ser alto, mas na verdade é de um tamanho super confortável!
(uma das vantagens dos sapatos Louboutin é que você pode escolher qual altura de salto prefere, já que quase todos os modelos estão disponíveis em 65mm, 85mm (o melhor beneficio beleza/conforto), 100mm, e 120mm (para as corajosas – ou masoquistas!).
Conheço bem essas manchas nas bochechas. Realmente melasma não tem cura. Agora eu pergunto: essa porcaria não podia aparecer no pé? Tinha que ser no rosto? rsrs
Hahaha! Verdade!
Mas a gente nao pega sol no pé né?! :-)
Já as mãos… Já já tão cheias de manchas!
KKKK Meu pé, quando vou à praia (o que é raro) fica ardendo de sol!!! Mas com tanto filtro solar que a gente passa no rosto, não devia ter manchas. Apesar que a minha e a sua tb são de fundo hormonal. Mas que podia ser no pé, podia. bj