14 Aug 2014
36 comentários

Cotswolds: Um roteiro de fim de semana a partir de Londres (ou Oxford!)

Cotswolds, Dicas de Viagens, Inglaterra, Viagens pelo UK

Talvez voce nunca tenha ouvido falar da regiao da Cotswold, na Inglaterra, mas com certeza sabe o que é. Filmes, seriados, e quase todas as historias que se passam numa Inglaterra não-Londrina, acabam escolhendo essa região no sudoeste da Inglaterra como cenário, e o motivo é simples: é uma das mais bonitas e pitorescas do Reino Unido e da Europa.

14290064231_762a54c09a

A região fica a cerca de 1 hora de Londres, ali nos arredores de Londres, e se espalha por muitos quilômetros (ate quase na fronteira do Pais de Gales), mas não é exatamente fácil de ser explorada – é justamente por isso que se preservou tão pacata, pitoresca e “exclusiva”!).

IMG_1825

Na verdade são dezenas de cidadezinhas vizinhas que vão se espalhando, algumas são bem do lado da outra. Outras ficam a dezenas de quilômetros de distância. Algumas tem estação de trem e de ônibus, outras são isoladas no meio do nada.

IMG_1741

Então a única maneira eficiente mesmo de se chegar ate lá é de carro.

(eu sei que  alugar um carro na Inglaterra pode soar assustador para muitos turistas, mas eh super tranquilo, vai por mim, e vai com calma!)

Ha uns meses atras, uma amiga se casou num palácio por lá, e foi a desculpa perfeita (que estava esperando a anos!) pra finalmente colocar o pé na estrada e aproveitar o fim de semana todo nas Cotwolds!

IMG_1760

Fizemos esse roteiro num fim de semana prolongado, mas só saímos de Londres no sábado de manhã, e no domingo tivemos um casamento, então daria pra fazer o mesmo roteirinho num fim de semana, ou em uns 2 dias (uma esticadinha desde Oxford, por exemplo).

E por falar nisso, geograficamente, a região de Cotswolds fica no noroeste de Londres, sendo mais ou menos delimitada pela cidade de Oxford (de Oxford em direção sul), então muito roteiros pela região incluem a cidade entre os lugares a serem visitados, ou então sugerem que você dirija pelo cotswolds a partir de Oxford – e foi isso que fizemos!

 

Bourton-on-the-Water

IMG_1730

IMG_4681.JPG

A primeira cidade que nós conhecemos é a Bourton-on-the-Water, uma das principais e mais bonitas de Cotswolds.

14293408235_7581323a88

IMG_1716

Como o nome sugere, Bourton fica na água, com canais cortando as ruas do vilarejo e cheia de pontes fofas e arvores “choronas” compondo a paisagem.

IMG_1707

IMG_1721

Se você, como nós, sair de Londres pela manhã e for direto para Bourton, a cidade é perfeita para um pitstop na hora do almoço! O que não faltam são pub lindissimos, super tradicionais e cheios de história…

IMG_1734

14292877314_1d19b72522 IMG_4684.JPG

Se o tempo estiver bom, aproveite pra sentar nas mesinhas do lado de fora com a vista para o canal, caso contrário, sente na parte de dentro dos pubs, bem do lado da lareira…

 

 

Stow on the Wold

Logo depois de Burton on the Water, fomos direto para Stow on the Wold, que fica a menos de 5 quilômetros de distância, praticamente na mesma estrada.

14291471422_ffc1a0831f

14313605693_51871783cb

Uma coisa interessante sobre essa viagem é que nos mostra bem como essas cidades funcionavam na idade média, e apesar de serem tão próximas (para os padrões de hoje em dia, com carros, GPS, e afins), elas eram tão isoladas e independentes umas das outras.

14292892214_5d00d10669

Então Stow on the Wold era um centro comercial, sua praça principal é enorme, e é justamente essa espaço que te recepciona na entrada da cidade.

IMG_1782

IMG_1776

Mas a atração principal é a Igreja milenar, cercada por um cemitério (macabro, porém muito fotogênico!), onde a raiz das arvores foram crescendo pela estrutura de pedra e redesenhando a estrutura da igreja.

14270305966_86d7204218

Uma coisa assim meio Camboja, porém medieval e Britânica! Super única e interessante!

 

Chipping Campden

No dia seguinte dirigimos até Chipping Campden, que junto com Burton on the Water, é uma das cidades símbolos da região, e foi também a minha preferida!

IMG_1864

IMG_1835

O que faz de Chipping Campden diferente das demais são suas casas centenárias de telhado de palha.

IMG_1855

Mas não imagine casabres não… as casas de Chipping Campden são gigantes e verdadeiras mansões, com um preço compatível ao seu tamanho e beleza!

IMG_1848

IMG_1836

É uma das vizinhanças mais caras da Inglaterra, e uma das cidades preferidas de várias celebridades Britianicas que possuem uma casa no campo pra fugir da correria de Londres.

IMG_1880

14106813608_0e4c5cd914

Jonny Depp, Hugh Grant, Elle MacPherson, Stella McCartney e Kate Moss são alguns nomes que passam temporadas por lá…

IMG_1874

E além das casas lindas e jardins exuberantes, a cidade também tem uma igreja & cemitério milenares, que se estendem pelo campo cheio de ovelinhas!

 

Burford

Nós ficamos hospedados em Witney (num palácio lindo chamado Eyshan Hall, depois falo de lá com calma!), que é uma das cidades base do palácio Blenheim, então passamos por Burford incontáveis vezes.

IMG_1885

Burford é o equivalente medieval de uma cidade “de passagem”, e justamente por isso já foi uma das principais e mais ricas da região, pois era praticamente impossível chegar as outras cidades sem passar por lá.

IMG_1881

Então a cidade é praticamente composta de uma única rua, a “The Hill”, uma ladeira enorme cercada de casinhas de pedra e muitas flores – e principalmente, muitos pubs!

IMG_1886

Por não ter tantos atrativos “turísticos” quanto seus vizinhos, eles tiram proveito de sua localizaçnao como ninguém, e foi uma parada perfeita pra almoçar e fazer umas comprinhas!

(Eles tem umas lojinhas e pastelarias “vintage” que sao muito fofas!!)

 

Witney & Woodstock (Palácio Blenheim)

Nossa cidade base foi Witney, pois ficamos hospedados no palacio Eynsham Hall, e sau vizinha Woodstock sao duas outras boas opcoes de passeio ou hospedagem.

A vantagem das duas eh a comodidade de sua localizacao – saindo de Londres ou de Oxford de carro, ambas tem otimas conecoes com as estradas principais, entao voce nao corre o risco de ficar rodando muito tempo ou muito perdido por estradinhas secundarias antes de conseguir achar sua hospedagem .

3625807569_ddfab0cc33

Mas a verdade acabamos passeando pouco por la – o Eynsham Hall por si so ja valeu o passeio, e bem no centrinho de Woodstock esta o Palalcio Blenheim, que ja conheciamos, e achamos melhor explorar outros lugares do que voltar la (mas ja aviso que eh uma dos palacios/castelos historicos mais bonitos e interessantes da Inglaterra e vale DEMAIS a visita!).

3641480143_b6194cbaa5

Woodstock foi tambem nossa opcao para sair a noite. Como estavamos por la com um grupo de amigos, fomos todos para o pub “The Star Inn” no centrinho de Woodstock para jantar & bebericar (eles tambem tem uma boa opcao de hospedagem Bead & Breakfast para quem quiser se hospedar em um hotelzinho menor e mais intimo, bem no estilo “Public House” medieval que a regiao evoca!

 

Stratford-upon-Avon

Outra estrela da regiao que vale a visita pra quem estiver explorando os Cotwolds!

4660589681_94bc0af7a5

Aliais, corrigindo: Stratford-upon-Avon eh uma cidade incrivel, e por si so ja vale uma viagem exclusiva, ou pelo menos passar o dia todo por la!

É a cidade natal de William Shakerspear, onde é possível conhecer alguns dos locais e histórias que inspiraram suas obras.

4657315089_b323849a56

Nos fizemos um bate-volta a Stratford, a partir de Londres, a uns anos atras, e ainda acho que seja um dos passeios mais gostosos de se fazer nos arredores de Londres!

 

Oxford

E como nao falar de Oxford?

3574355024_a9bff8d441

Nao so como ponto de partida para o passeio, mas também por ser um dos pontos altos de qualquer viagem a Inglaterra!

 

– Sugestão de roteiros:

* Com 3 ou 3 dias disponíveis:

Dia 1: Oxford

Pernoite em Oxford

Dia 2: Stratford-upon-Avon

Pernoite em Witney

Dia 3: pela manha va ao Blenheim Palace. Para almoco e na parte da tarde va a Burford

Pernoite em Witney

Dia 4: Manha em Burton-on-the-water e Stow on the Wold. A tarde siga ate Chipping Campden

* Com 2 dias / fim de semana disponivel:

Dia 1: Burton-on-the-water pela manha, almoce por la e a tarde siga ate Stow on the Wold. Na volta aproveite para dar uma paradinha em Burford.

Pernoite em Witney (se voce for voltar para Londres ou Oxford no final no roteiro) ou em Stow on the Wold (caso for seguir viagem depois).

Dia 2: Se voce tiver passado a noite em Witney ou Woodstock, comece o dia bem cedo no Palacio Blenheim, almoce em Woodstock e de la dirija em direcao a Chipping Campden.

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
36 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
36 comentários
  1. Ana Luisa - 14/08/14 - 11h59

    Nossa! Amei tudo!
    E como faz agora para matar vontade de fazer este roteiro agora??? Rs
    E a Bella de casaco de couro, toda sorridente como sempre???? Digna de catálogo de moda!!!!
    Deus abençoe vcs!

    Responder
  2. Gabi - 14/08/14 - 14h02

    Morriii!
    Que delícia de passeio!
    hehehehe!

    Responder
  3. Betinha - 14/08/14 - 14h11

    Amo a Inglaterra mais do que meu próprio país, principalmente Londres, mas Stratford-upon-Avon é minha NOVA PAIXÃO, hahahahahah um lugar de SONHO, parece que não existe, as casinhas parecem de conto de fadas, preciso conhecer JÁ ! RSRSRS Bjs

    Responder
    • Adriana Miller - 14/08/14 - 14h26

      Verdade! Heheheh
      Toda essa regiao de Cotswolds eh incrivel! Parece um conto de fadas meio Harry Potter!
      Stratford upon Avon eh mesmo demais, mas Chipping Campden tambem parece que nao eh de verdade, e Bourton on the water te faz querer escrever um romance de epoca, so pra poder usar a cidade como pano de fundo! Heheheh

      Responder
  4. Cláudio - 14/08/14 - 14h11

    Gostei muito dessa sugestão de roteiro. Fá-lo-ei.

    Responder
  5. Bia - 14/08/14 - 14h23

    Que lugares encantadores!

    Responder
  6. Fabi @loucosporviagem - 14/08/14 - 14h39

    Aiiiii amei!!! da proxima vez que for aí farei com certeza!! já fechei o roteiro do mês que vem, mas em uma próxima oportunidade farei! amei as fotos! bjs

    Responder
  7. Dani - 14/08/14 - 14h49

    As cidades são incríveis, a história é sensacional, a paisagem de tirar o fôlego. Mas só consegui enxergar uma coisa: Isabella de jaqueta de couro!!!!!!!!! Coisa mais linda, deus do céu. Muita fofura.

    Responder
    • Adriana Miller - 14/08/14 - 16h52

      Essa jaqueta eh o maximo ne? Tenho que achar outra em tamanho menor pois essa ja quase nao cabe!
      Ela tambem tem um casaco de pele que eh incrivel! Hahaahah
      Adoro brincar de “boneca” com as roupinhas dela! Minha mini fashionista!

      Responder
  8. manuela - 14/08/14 - 14h53

    Dri que lugar lindo!! Tu acha que vale a pena ir começo de janeiro ou o frio atrapalha um pouco os passeios?! Obg! Ps: belinha cada dia mais linda!!

    Responder
    • Adriana Miller - 14/08/14 - 16h51

      Atraplhar, atrapalha, nao necessariamente pelo frio, mas tambem pela escuridao e dias curtos pra ficar dirigindo por ai. Mas nao acho que seja impossivel nao (mas talvez voce precisa de mais tempo “util” pra fazer esse mesmo roteiro).
      Mas por outro lado, os pubs e hoteis da regiao devem ficar ainda mais gostosos nessa epoca com climinha de inverno, as lareiras, cobertores quentinhos… :-)
      Eu sou suspeita pois gosto da INglaterra em qualquer epoca do ano, mesmo com nosso climinha intragavel!

      Responder
  9. Vanessa Signori - 14/08/14 - 18h40

    Moro bem pertinho de Stratford e é realmente o máximo lá… outro clima, gosto de Warwick tbm, mas o resto ainda não conheço. To ansiosa pra esbravejar as redondezas.
    Só me preocupo com o frio, Jesus, tenho até medo de pensar no inverno que vem por ai. Queria poder gostar do clima intragável como vc, Dri! O que me conforta é a esperança de que depois do primeiro a gente acostuma, ou aprende a lidar melhor com ele, assim espero.

    Lindas fotos Dri, como sempre!

    O que você faz com a roupas da Bella que “escapam”? Está guardando para uma possível irmazinha? Doa? Faz um bazar de bebê? Ou nenhuma das anteriores?

    .

    Responder
    • Adriana Miller - 15/08/14 - 09h39

      Bem, gostar do frio “intragavel” eu nao gosto nao… apenas nao ligo tanto e nao acho que seja uma coisa que afete a vida em Londres.
      Quanto a se acostumar, sinto muito, mas a gente nao se acostuma nunca! Voce ate se adapta (tipo aprende a se vestir melhor no frio, com pecas e sapatos mais apropriados etc) e aprende a ignorar, mas dai a se acostumar e gostar o frio e do clima do inverno, mesmo depois de quase 10 anos (esse sera meu decimo inverno!) ainda nao aconteceu (e os Ingleses born and bread nao reclamariam tanto!).
      Eu sempre digo que o primeiro inverno eh o “termometro” – se voce achou tranquilo e nao ficou depre nem desesperado, parabens, vc ja eh praticamente um British. Mas se passou o inverno todo contando os dias pra acabar, sonhando com a praia diariamente e reclamando de tudo e todos, entao melhor ir embora, pois nao eh uma coisa que a gente se acostume nunca! :-)

      Responder
  10. André Luis - 14/08/14 - 19h51

    Parece muito legal e pelo visto o frio também deve ser forte nessa região.
    Obs.: daqui a pouco a “mini-Aaron” escreverá seu próprio blog, só dá ela rs.

    Responder
  11. Fernanda - 14/08/14 - 20h25

    Essa região é sensacional!! Conheci Stratford, Oxford e Burford (onde almocei) e amei demais – fiz em um bate-volta de Londres, mas pretendo voltar pra passear com + tempo.

    Responder
  12. Larissa Lyra - 15/08/14 - 02h23

    Também amei os Cotswolds!! Decidi visitar a região depois de assistir “The holiday”, com o Jude Law. Que lugar espetacular!!! Valeu muito a pena. Só achei meio decepcionante Stratford. A cidade é bonitinha, mas Shakespeare é muito mal explorado por lá. Achei a própria casa dele fake demais pro meu gosto. Mas no todo é mesmo um destino de sonhos. Recomendo demais.

    Responder
    • Adriana Miller - 15/08/14 - 09h35

      Hahahah! POis eh, na verdade o filme se passa em Surrey, uma outra provincia no sul da LOndres, mas Surrey nao eh tao fofa quanto Cotswolds, entao o filme foi feito la!
      Quanto a Stratford, eu acho que depende se voce fizer uma tour, e se ja tiver um bom conhecimento sobre Shakerspear.
      mas realmente nao da pra esperar uma experiencia “Americanizada”, tipo a Disney do Shakerpear, porque os Ingleses nao sao mesmo assim e nunca se “explorariam o potencial” da mesma maneira. Se fosse nos EUA< exitiriam lojas de souvenir tematicos, restaurantes tematicos, parque de diversoes, show do Cirque du Soleil etc tudo sobre o Shakerpear, mas os Ingleses nao sao assim mesmo, entao realmente pode ser decepcionante se voce for ate la esperando isso... hehehe

      Responder
  13. […] viagem por Cotswolds foi super legal, mas o toque especial mesmo foi ter ficado hospedada dentro de um dos palácios […]

    Responder
  14. claudia - 15/08/14 - 11h44

    Que lindo ! Otimas dicas sempre , bj

    Responder
  15. @thaysecs - 15/08/14 - 14h19

    AMEI o post! Eu sou apaixonada pela Inglaterra desde a adolescência quando lia os romances de Jane Austen e Emily Brontee. Passei um mês em Londres a uns anos atrás e me apaixonei mais ainda, mas infelizmente não fui à Cotswold, mas Cambridge já me deu uma impressão maravilhosa.
    Dri, o post me fez lembrar muito a rota romântica do sul da Alemanha, você já deve ter ouvido falar, não perca quando tiver oportunidade, é no mesmo estilo, várias cidadezinhas ao longo de uma estrada lindíssima, tem várias fotos no meu Instagram, @thaysecs

    Responder
    • Adriana Miller - 15/08/14 - 14h22

      Isso, parece mesmo!
      Eu ja fiz parte desse roteiro, de barco pelo rio Reno, e realmente eh incrivel.
      Estamos planejando faze-lo de novo, dessa vez de carro com a Isabella! :-)
      Mas quero que ea seja um pouco mais velha, pra entender os contos de fada

      Responder
  16. Rosana - 15/08/14 - 14h29

    Adorei!!!! Dicas que fugiram do lugar comum! Doida pra viltar a Londres e conhecer um pouquinho mais da Inglaterra! Bjss Dri! Adoro seu trabalho! Continue nos encantando, viu! ;)

    Responder
  17. Rosana - 15/08/14 - 14h30

    Ops! Corrigindo: voltar a Londres… rsrs

    Responder
  18. Larissa Lyra - 15/08/14 - 14h53

    Dri, na verdade eu esperava o oposto disso que você falou. Na verdade, as lojinhas de souvenir temático estão em todo canto e exploram bastante a imagem dele. Mas o que eu esperava era uma experiência mais autêntica, com elementos originais bem preservados, como os ingleses (e europeus em geral) sabem fazer muito bem. Mas a casa onde Shakespeare nasceu tá mais pra Disney. Vários bonecos montados e atores fantasiados pra fazer você entrar no clima. Um mico!

    Responder
    • Adriana Miller - 15/08/14 - 15h27

      Hahahha! Serio?!
      Eu nao fui na casa dele, nem entrei na casa da Anne Hathaway, porque geralmente evito essas cosias porque sempre eh furada, ne?
      mas fiz uma tour bem legal, o guia sabia tudo sobre Shakerspear, entao foi bem interessante!

      Responder
  19. Malu - 20/08/14 - 04h07

    Muito legal este post. Dicas ótimas, detalhado e que dá vontade de fazer.
    Obrigada !

    Responder
  20. Aline - 24/10/14 - 12h29

    Eh linda demais essa regiao. Eu fui tbm para Bibury Village e Castle Combe Village (que eh muito pequena), mas Bibury eh imperdivel a visita!

    Responder
  21. Larissa Lyra - 28/10/14 - 02h00

    Também fui a Bibury, Aline. Lindíssima!!

    Responder
  22. Lucia - 31/01/15 - 04h27

    Cara Adriana, estou planejando conhecer essa regiao em fevereiro de 2016. Vamos eu,minha filha e seu noivo. O problema e que além de ninguém ter coragem de alugar um carro devido a mão inglesa, nis iremos seguir viajem para Edinburgo, na Escócia ,logo noa vamos retornar a Londres e assim o que fazer com o carro? Voce saberia me dizer quais dessas cidades. Tem estacao de trem?
    Um grande abraço

    Responder
  23. Lucia - 31/01/15 - 04h31

    Desculpe os erros de digitação.
    Corrigindo: vamos seguir viagem
    Quais dessas cidades tem estacao de trem?

    Responder
  24. Liliane Inglez - 12/12/15 - 17h54

    Adriana, muito lindo este post!!! Que fotos maravilhosas!!! Adorei o roteiro! Bem diferente do que eu fiz… só temos em comum Stratford, Chipping Camden e Bourton (onde ficamos hospedados…). A dificuldade de escolher as cidadezinhas é grande, pois são todas tão lindas!!!

    Responder
  25. Paula - 28/06/17 - 20h44

    Dri! Sempre que penso em conhecer um lugar dou uma olhadinha no seu site pra ver se encontro as informações. Pode me tirar uma dúvida? E tranquilo estacionar o carro nas cidadezinhas? Acho que será realmente melhor ir de carro e poder conhecer o maximo possível. Obrigada!

    Responder
  26. Maria Helena Fátima - 20/01/19 - 23h21

    Me fala um pouco sobre como foi dirigir com a mão trocada?

    Responder
  27. Roseli Muller - 24/01/19 - 15h38

    Olá, gostaria de saber se você reservou os hotéis ou pegou na hora. Obrigada.
    Roseli.

    Responder
  28. Lu - 15/02/19 - 01h17

    Oi Dri,
    Peguei várias dicas c/vc qdo fui p/a Escócia, tds ótimas! Infelizmente, Cotswolds n “coube” no roteiro.
    Estou indo final de maio p/Londres e quero visitar Cotswolds. Não conheço Stratford Upon Avon, Bath e Oxford (só Cambridge). Como tenho só 3 noites fora de Londres, está me parecendo melhor ficar só em Cotswolds, já q as outras 3 cidades mencionadas são servidas por trem a partir de Londres, e podem ficar p/uma próxima vez. Parece q por serem bem centrais, poderia fazer base em Stow ou Bourton on the Water, e de lá ir cada dia p/um lado. Witney me parece menos central. Bourton on the Water é mto cheia de turistas? Será q ficar 3 noites nessa região seria muito? As suas sugestões de roteiro são de 2 ou de 4 dias. Melhor ficar só 2 lá, e 1 em Oxford ou Straford Upon Avon, na volta p/Londres? Outra coisa: ouvi falar q há mtos bed & breakfasts na região. Vc conhece/sugere algum? Thanks!
    Bjs

    Responder