02 Sep 2014
6 comentários

Marlborough House

Atrações Turisticas, Castelos e Palacios, Dicas de Londres, Dicas de Viagens, Eventos, Inglaterra

A Marlborough House eh uma mansão no centro de Londres, uma das poucas residencias nobres que sobraram na cidade depois do blitz da segunda guerra mundial.

A localizacao, ali nos arredores de Green Park e St james Park nao eh uma coincidencia, ja que essa area de Londres era considerada a mais nobre e prestigiada por familias reais a varias geracoes (Inclusive a casa da familia Spencer, antepassados da Princesa Diana, que tambem fica ali do lado, e ate mesmo o Palacio de Buckingham, que quando foi construido nao passava de uma casa “na cidade” do Lord Buckingham – muito antes de virar residencia de reis e rainhas!).

A construcao do Seculo 18 foi encomendada especialmente para a Lady Sarah Churchill, Duquesa de Marlborough e melhor amiga e conselheira da Rainha Anne.

E reparem no sobrenome da Duquesa… Isso mesmo, ela tambem eh antepassada de Winston Churchill, e a casa oficial de sua familia era o Blenheim Palace, no coracao dos Cotswolds!

Isso era um coisa muito comum entre as familias nobres do seculo 17/18/19 na Inglaterra, onde mantinham sua residencia oficial em seus palacios no interior da Inglaterra (muitos deles visitaveis hoje em dia nos arredores de Londres), mas tambem mantinham uma casa na cidade, onde os homens vinham tratar de negocios em Londres e as mulheres vinham participar de eventos sociais.

No comeco do seculo 19 a casa foi comprada pela Coroa e passou a ser usada como residencia de Rainhas e Reis Consortes, inclusive foi residencia oficial do Principel Albert, o marido da Rainha Anne. Quando seu filho, o Principe Edward ascedeu ao trono em 1901, ele e sua esposa decidiram se mudar para o palacio vizinho, o Palacio de Buckingham, e a partir dai iniciou-se a tradicao de todos os reis e rainhas da Inglaterra tomarem residencia em Buckingham (mas nos mesmo moldes tradicionais da nobreza, a familia Real continua mantendo o Castelo de Windsor como seu domicilio oficial!).

Hoje em dia o Palacio funciona como a sede oficial do Secretariado do Commonwealth, grupo de cerca de 40 paises governados pela Coroa Britanica, e nao eh aberto a visitacao durante o ano – mas eles abrem suas portas para tours guiados uma vez por ano, em Setembro, como parte do London Open House.

Eu tive o prazer de visitar a casa durante o Open House de 2013 e adorei! Infelizmente nao pude tirar fotos no interior da casa, mas seus saloes e areas socias mantem o estilo de opulencia e nobreza de se esperar de um Palacio com essa historia – e varias areas refletem gostos artisticos dos reis e rainhas que tiveram o privileio de chamar a Marlborough  de “lar doce lar” ao longo dos seculos!

E voces sabem que eu adoro os palacios e castelos da Inglaterra, e principalmente os que restaram em Londres, contam um lado muito interessante da historia da cidade e do pais, como as familias se relacionm ao longo dos tempos, incluenciam a politica e a historia do mundo!

Em se tratando do Open House, a Marlborough House eh uma otima opcao de visitacao, pois eh bem fora do batidao turistico, entao nao tem filas nem confusao! Foi so chegar e entrar!

Para ler todos os meus posts e dicas sobre o London Open House nos ultimos anos, clique aqui!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)

Adriana Miller
6 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
6 comentários
  1. Liliana - 02/09/14 - 14h32

    Dri, você acredita que eu nunca fui ao Open House? Já fui em alguns prédios bacanas que não são abertos ao público em outras situações, mas desde que soube da existência da Open House eu tento ir e sempre acontece algo que me impede. E este ano eu jurei que não perderia mas de novo não estarei em Londres no final de semana da Open House. Essa casa é uma que esta na lista!

    Responder
    • Adriana Miller - 02/09/14 - 14h47

      Serio?!?! Menina, vc tem que bloquear sua agenda em 2015!
      Desde que vim pra Londres e descobri o Open House so perdi um ano, porque a Chuva torrencial me impediu de sair de casa! heheheh
      Minha listinha pra 2014 ja esta pronta! Acho o evento maximo!
      Sou dessas que compram o catalogo, faco doacoes on line e tudo que for preciso pra manter o projeto por muitos outros anos! :-)

      Responder
  2. Guilherme - 02/09/14 - 21h02

    OI Dri sei que vc mora fora há bastante tempo, por isso peço para corrigir: vc escreveu “manção” e “nobresa”, o correto seria “mansão” e “nobreza”. Beijos.

    Responder
    • Adriana Miller - 03/09/14 - 06h44

      Ah, obrigada! É erro de datilografia mesmo, já que sempre escrevo na pressa! :-)

      Responder
  3. Joana - 02/09/14 - 21h39

    Posso fazer uma pergunta idiota? Há alguma maneira de saber qual é a “fila esperada” para determinada atração do open house?

    Responder
  4. Joana - 07/09/14 - 14h52

    Respondendo à minha própria pergunta comprei o programa deste ano e vi que têm uma indicação para as atrações que esperam fila.

    Responder