25 Nov 2014
11 comentários

Colocando a casa em ordem: Mudanças no template do blog

Blog

Esse post esta saindo super atrasado, eu sei. Afinal mudei o template ha mais de 2 meses! Mas o processo esta sendo longo e demorado, e foi justamente por isso que resolvi mudar os “ares” do blog e organizar os (quase) 11 anos de blog, com mais de 2.000 posts em 300 categorias!

Template

Quantas e quantas vezes me peguei pensando “Já respondi isso antes” ou “Já escrevi sobre isso antes”… mas se muitas vezes é difícil até pra mim achar certas informações, imagina para os leitores?!

Os novos ícones apenas tornam o template mais visual, e reorganizam algumas seções maiores, enquanto outros ícones destacam outras áreas e vertentes do blog. E as opcoes do menu em cascata, facilitam o acesso a categorias ou posts mais procurados.

Os dois principais menus são as “Dicas de Viagem” e “Guia Londres”, que sem duvida são as principais atrações do blog.

dicas de viagem

No “Dicas de Viagem” estão organizados os 85 países que já visitei e escrevi sobre, organizados por continente e pais, estilo de viagem (Cruzeiros, Safari, Montanhismo, Lua de Mel, etc) e algumas seções com as dicas mais práticas, como dicas para fazer a mala de viagem, como viajar melhor com as cias de low cost.

dicas de viagem 2

Mas a seção que estava precisando meeesmo de uma organização, e que deu mais trabalho, e ainda não acabou é o meu xodó, o “Guia Londres” on line.

No total são mais de 300 posts só sobre a cidade, cobrindo todos os meios de transporte, muitos restaurantes, atrações turísticas, roteiros para todos os gostos, hotéis, eventos, aeroportos, mercados, parques, etc, etc, etc, etc

guia londres

Muita coisa mesmo. Praticamente tudo que alguém estiver procurando sobre Londres, eu já falei por aqui. O problema é que estava difícil pacas de achar…

Então re-organizar e agrupei algumas dicas por exemplo por bairros, cobrindo praticamente todos os bairros/regiões do centro de Londres:

guia londres 2

Então por exemplo, você esta procurando dicas de hotel em Londres e esta em dúvida sobre o bairro tal ou o bairro X, é só ir nas dicas do bairro ou região e ir vendo tudo que tem por ali: atrações turísticas, restaurantes, pubs, lojas…

Os hotéis, que ganharam seção e guia exclusivo aqui no blog, também estão agrupados por bairro & região, e então por faixa de preço.

guia londres 3

 

Os restaurantes estão organizados por tipo de culinária ou por atrativos, como por exemplo, os que tem uma vista bacana da cidade, ou que são mais badalados, ou dos chefs-celebridades.

E claro, uma seção especial para aquelas dicas meio aleatórias, mas que são tão úteis pra planejar uma viagem pra Londres (mas que acabam se perdendo no buraco negro do conteúdo do site!) como, como comprar um chip de celular na Inglaterra, onde guardar suas malas nos aeroportos e estações de trem, como calcular as gorjetas, e como chegar de um lugar ao outro e entender que diabos são aquelas letras e números no endereço do seu hotel (dica: é o código postal, sua chave pra chegar a qualquer lugar na cidade!).

servicos em Londres

E ainda separei um menu específico sobre os serviços e dicas de profissionais Brasileiros em Londres, que pretendo ampliar: seja a passeio ou para morar, todo mundo adora uma boa dica de profissionais competentes que falem nossa lingua, que entendam nossa cultura – então vou reunindo aos poucos as minhas dicas de profissionais Brasileiros na terra da Rainha! Já tem motorista e transfer para aeroportos, guia de turismo e city Tour e cabeleireira!

Algumas outras seções ainda precisam ser reorganizadas e mais menus criados, mas como dá trabalho e o tempo é curto, vou fazendo aos poucos!

E se vocês acharem que mais alguma coisa esta faltando, ou determinada categoria ou seção poderia estar melhor, é só avisar! Feedbacks serão muito bem vindos nesse fase!

E aí, aproveitei também pra dar mais destaque aos canais especiais do blog, como o Beauty Everywhere, segredado em dicas específicas de beleza (pele, cabelos, unhas, moda, etc) ou aquelas dicas mais específicas de viagem, sobre necessaire, o que vestir em determinados destinos, e o que comprar nas suas viagens.

O outro canal caçula do blog, é o Baby Everywhere, que só comecei a escrever quando fiquei grávida da Isabella, onde posto dicas sobre maternidade e viagens com crianças – um processo de aprendizado constante e interminável, e vou arquivando e dividindo tudo isso por aqui.

O Fórum foi o outro canal que ganhou destaque, com um menu que facilita na hora de procurar ou postar dicas, sugestões, e pedir pitacos. Tantas dicas ótimas acabam se perdendo nas mídias sociais e caixas de comentários, temos que começar a usar mais o fórum!

forum e shop

E por fim, o lojinha do blog, com link direto para o Guia de Viagem impresso (ou digital) de Londres que lancei ano passado  – e onde disponibilizarei futuros guias e parcerias (os projetos são muitos, mas o tempo é curto minha gente!).

E tem também as seções especiais do site, que agora ficam organizadas na lateral do blog – como o Fotografia Everywhere com algumas dicas simples e práticas para fotografar melhor, o Gui de Hotéis em Londres, o TV Everywhere, etc.

lateral blog

Bem, por enquanto é isso, mas mais seções e menus serão adicionados ou reorganizados aos poucos, e sugestão snao super bem vindas!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
11 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
11 comentários
  1. Ana Sofia - 25/11/14 - 23h06

    Li o post mas só fixei “85 países”. É muita viagem mesmo! :)

    Responder
  2. Mariana Alcântara - 26/11/14 - 00h14

    Adorei o post explicadinho das mudanças da template do blog…

    Já estava bem habituada as novidades, mas uma “tecla sap” (sic) dessa orienta mais as informações na cabeça…

    Aproveito tbm pra agradecê-la pela resposta sobre a tag de mala… acabei perguntando, pq após ler os post das categorias “Dicas (Práticas!) de Viagem/Fazendo as Malas” e não
    identificar nenhuma dica a respeito, resolvi perguntar…

    Agora, já que pediu sugestões, darei os meus pitacos…

    As vezes vou conferir algum link de postagens antigas e elas não existem mais… ou na categoria “Blogs/Dicas de Viagem/Links” (aqui ao lado) não existem mais… valeria a pena conferir esses detalhes, atualizar essas informações… divulgar novidades que anda lendo/seguindo na rede mundial de computadores…

    Att,

    Mariana Alcântara

    P.S.: Minha grande curiosidade é saber a origem/inspiração do nome do blog…

    Responder
  3. Mariana Alcântara - 26/11/14 - 01h02

    Ah… meu primeiro comentário ficou tão lindo, ams acho que ele se perdeu, pois atualizo a página e nada aparece…

    Responder
  4. Mariana Alcântara - 26/11/14 - 01h19

    Adorei o post com as informações da nova template do blog…

    Já estava habituada com as mudanças, mas é sempre bom ter uma “tecla sap” a disposição, pra caso surja alguma dúvida qt as novidades do blog…

    Gostaria de agradecer sua resposta a minha dúvida sobre as informações das “tag de mala”, pois, na verdade eu nem iria perguntá-la, mas como não encontrei a informação nas categorias “Dicas (Práticas!) de Viagem/Fazendo as Malas” e estava com essa dúvida, arrisquei e fiquei mt contente com sua resposta… clareou mt minha confecção da tag para minha primeira viagem internacional…

    Como essa viagem será de cruzeiro, tbm estou lendo (relendo) a categoria “Dicas de Viagem/Estilos de Viagem/Cruzeiros”…

    Agora, já que pediu sugestões, irei dar meus pitacos…

    As vezes, ao reler postagens antigas, observo que os links não existem mais, seria possível atualiza-los?!

    Já nas barras ao lado, “Blogs/Dicas de Viagem/Links”, alguns nem existem mais…

    Outra coisa que sinto falta no blog (algumas categorias parecem abandonadas) são suas receitas… dicas culinárias para o dia-a-dia, tipo “com a barriga no fogão”…

    Espero ter ajudado…

    att,

    Mariana Alcântara

    P.S.: Gostaria de acrescentar uma perguntinha pra S.A.L., qual foi a inspiração para o nome do blog?

    Responder
    • Adriana Miller - 26/11/14 - 09h29

      Otimo feedback, vou dar uma limpada e organizada nos links da barra lateral tambem! Realmente estao super abandonados!

      Sobre o nome do blog, nao teve uma “inspiracao” nao… foi minha amiga (a mesma que me apresentou ao conceito “blog” e me convenceu a criar um!) que sugeriu, e na epoca era parecido com o blog que ela tambem tinha :-) Entao ficamos combinadinhas nos nomes dos blogs… Mas acabou dando certo ne?
      Acho que o blog dela era “Deia Nowhere”, entao o meu virou “Dri Everywhere” e nem sabia uqe uma dia ia viajar tanto e iria a quase mesmo everywhere! :-)

      Responder
  5. Bruna - 26/11/14 - 05h11

    Dri, teu blog é demais! Minha referência sempre que começo a planejar alguma viagem. Agora com essa organização vai ficar ainda melhor! Incrível a quantidade de países que vc já visitou! O melhor é que praticamente qualquer que seja o destino da minha viagem, vou conseguir achar dicas por aqui hehehehe

    Responder
  6. Andre Luis - 26/11/14 - 10h02

    Muito legal a organização mas imagino a dor de cabeça que deve ser o layout funcionar em qualquer navegador. Já desenvolvi sites e sei como é. Por exemplo: os menus do blog não funcionam no iPad mas no Safari do Mac e Chrome estão Ok. Blog show! Abraço para família.
    OBs.: as datas das postagens dos comentários ficam as mesmas para mim, pois o firewall da minha rede bloqueia.

    Responder
  7. Amanda Roth - 26/11/14 - 10h44

    Dri,
    eu havia comentado sobre as mudanças no layout do blog, ficou MUITO mais fácil encontrar os posts!!!

    Só que eu pensava que era alguém contratado que fazia isso nesses tipos de templates mais elaborados :0
    O teu fica hospedado pelo wordpress? Eu apanhei muito para entender o básico, hehehehe.

    Apoio a Mariana Alcântara para o retorno “da barriga no fogão”, já fiz diversas receitas tuas e o xodó do povo aqui de casa é o peru! Me encorajei com a tua experiência e já faz uns 3 anos que eu que sou responsável :D

    Bjks!!

    Responder
    • Adriana Miller - 26/11/14 - 11h02

      Obrigada Amanda!
      Bem, as mudancas mais “esteticas” no design do blog sao feitos por profissionais (uma web designer que fez a arte do layout, e uma programadora que me ajuda com coisa mais “estrtuturais” do WP), mas a “montagem” e ir colocando uma coisa aqui e outra ali, criando categorias, limpando links etc, eh tudo feito por mim mesmo!
      Uma das vantagens de ja ter mais de 10 anos de experiencia online e ja ter passado por varias plataformas e templates… aos poucos fui aprendendo um pouquinho e fui ficando (meio) auto suficiente!

      Responder
  8. Vanessa - 26/11/14 - 15h55

    Parabéns! Melhor blog de viagem e da vida ever! ;)
    Bjos Dri!!!

    Responder
  9. Lais Machado - 27/11/14 - 22h31

    Primeiro, parabéns pelo blog. Sei como dá trabalho a gente ficar registrando coisas só por diversão e imagino o quanto $$ vc tbm não deve gastar, ja que tem muitas visualizações.

    E segundo, a minha opinião sobre o layout: concordo com Mariana, essa primeira barra lateral tem muita informação solta e deixa o layout poluído. Acho que só uma barra seria melhor, ou então organizar essa primeira barra. Espero que não se ofenda, até pq nunca deixei de ler o blog por causa disso.
    Bjos

    Responder