Pra mim e para a maioria dos Ingleses, Pub eh muito mais do que uma boa pint – e olha que eu nem gosto de cerveja! Pubs fazem parte da cultura Britânica e são os bons e velhos “botecos”, e refletem um pouco do estilo de vida dos locais.
Então nada mais natural do que encontrarmos pela cidade pubs que são de fato uma extencao – histórica e de arquitetura – da cidade e das pessoas que um dia o fundaram ou frequentaram.
E esse eh o caso do pub The Blackfriar, bem do lado da estacão de mesmo nome, as beiras do Tamisa.
Aliais, o pub divide sua historia com a ponte e com essa regiao da cidade. Era ali que ficava o monasterio Dominicano dos Frades de “capa negra”, em referencia a cor dos habitos usados por eles, e dai surgiu o nome “Frades Negros” (Blackfriars) que nomeou o bairro, a ponte, a estacao de metro/trem e claro, o pub.
O monasterio original (que nao existe mais) foi construido ali em 1276, e devido a sua grandiosidade e proximidade da Torre de Londres, tambem era muito usado para reunioes de estado e eventos especiais.
Como por exemplo a audiencia de divorcio entre o entao Rei Henry VIII e Catarina de Aragao, sua primeira esposa (o motivo do divorcio foi a paixao do Rei Henrique VIII por Ana Bolina) – o primeiro divorcio oficial da historia da realeza e que uns anos depois levou a reforma religiosa do Reino Unido e a criacao da Igreja Anglicana, que eh a fe numero 1 da Gran Bretanha ate hoje.
O prédio do pub atual eh muito mais novo do que isso tudo, mas a historia de ambos esta diretamente ligada, e nao da para mencionar um sem o outro.
Nao tem como errar o endereço, pois a estrutura triangular bem na esquina na rua parece estar super fora de lugar… e esta, ja que todo resto do monastério original foi destruído ao longo dos anos, menos o pub, que década apos década foi preservado, a pedido de patronos e moradores.
Então a pesar de bem pequenininho, o The Blackfriar eh uma instituição!
Mas a historia do pub a parte, eh uma vez que você esteja la dentro que da para entender porque acho que vale apena a visita!
O interior do pub eh todo de mármore amarelo, madeira talhada e imagens forjadas em bronze, imortalizando a historia dos monges que um dia moraram ali e recebiam e hospedavem peregrinos e hospedes em seu monastério.
A area do bar eh toda de madeira, em formato meia lua e totalmente trabalhado; com imagens dos frdes em bronze “abencoando” o bar por cima, e os vitrais coloridos com imagens dos monjes nas janelas bem em frente.
O resto do pub eh dividido em duas partes – a área dos comuns e a área dos “de berço” (Highborns) (nesse post aqui sobre o Parlamento Britânico explico um pouco melhor como essas coisas funcionam na Inglaterra).
A área dos comuns eh todo de madeira, com mesas pequenas, escondidas em alcovas.
Ja a parte da alta sociedade eh todo de mármore, com espelhos decorativos, lareiras suntuosas, lustres e imagens dos fraques em bronze.
A seleção de cervejas, cidras e comida também eh boa, e vale a visita mesmo que você nem ligue para historia do local!
Aliais, para turistas em Londres a localização do pub eh super conveniente e estratégica, porem meio contra mão o suficiente para afastar as multidões e massas de turistas!
O pub fica bem em frente a ponte Blackfriars, mais ou menos na metade do caminho da Queen’s Walk, entre o London Eye e o Tate Modern – soh que do outro lado da ponte! Ou seja, eh super fácil de chegar e achar, mas como não esta bem ali “no meio do caminho”, a maioria das pessoas que passa pelo Southbank, não tem nem ideia da preciosidade que esta a poucos passos de distancia (aliais, numa area super desprovida de bons pubs!).
Parada perfeita para quem quer curtir um pub bem típico, curtir a historia milenar da cidade, e de quebra ainda comer e beber bem – sem ter que desviar demais do caminho do seu roteiro turístico pela cidade!
174 Queen Victoria Street
Planejando sua viagem para Londres?
Alem de todas as dicas para aproveitar o maximo de Londres que voce encontra aqui no Blog, planeje tambem sua viagem com servicos e recomendacoes testadas e aprovadas:
- Compre nosso Guia de Viagem de Londres aqui:
- Pesquise e reserve seu hotel em Londres aqui:
- Compre ingressos para as atracoes em Londres aqui:
- Reserve seu translado com motorista Brasileiro aqui:
- Compre seu passe semanal do metro de Londres aqui ou entao para comprar Oyster Card London clique aqui:
- Compre passagens de trem no Reino Unido aqui:
- Compre seu Seguro de Viagem aqui:
- Alugue seu carro aqui:
- Reserve excursoes e passeios por Londres e Reino Unido aqui:
- Registre sua viagem a Londres com um book fotografico profissional aqui:
E nao perca as dicas de Pubs e Restaurantes, o Calendario de Eventos para saber o que rola de mais interessante ao longo do ano e todas as demais dicas uteis para curtir Londres como um Londrino!
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Pelo Google Street View dá pra “entrar” no pub. Parece muito bom.
Que interessante! Fiquei hospedada aí bem pertinho e me lembro de tê-lo visto por fora – fui olhar no Google a fachada agora-, mas não imaginava não entrei. Mais um motivo pra voltar.
Lindíssimo! Deu vontade de conhecer!
Oi Adriana, realmente uma dica ótima de pub super histórico. Estive aí há uns dois meses saboreando as cervejas. Com certeza vale muito a pena a visita (e um retorno), mesmo que seja só pra tirar umas fotinhos legais. :-)
Incrível esse pub! Amei! História já é parte desse lugar, mas ainda conseguem preservar pubs, primordialmente, que são para beber e comer, em lugares super interessantes e que também refletem a história do país. A decoração, tanto pelo que vc citou no texto, como pelas fotos, é maravilhosa. Até o prato decorado, tão lindinho, sem ser aquele branco básico, hahaha
Estive em Londres mês passado e inclui este pub para fazer a rota Nicholson. Adorei o ambiente e ficou mesmo um dos meus pubs favoritos. Além de que a vista para o Southbank à noite (quando fiz a rota) compensa muito! :)
muito legal ,lugar muito lindo