07 Apr 2015
0 Comentários

A Grande Mesquita de Abu Dhabi

Abu Dhabi, Dicas de Viagens, Emirados Arabes, Oriente Médio

Muitas coisas nos Emirados Árabes Unidos são de impressionar qualquer visitante; os Emiratis não poupam esforços nem verbas na hora de bater recordes mundiais, e principalmente nas áreas de arquitetura e construção, os Emirados lideram a lista.

Mesquita de Abu Dhabi

Dubai por exemplo lidera a lista com o prédio mais alto do mundoseu hotel 7 estrelas em formato de vela.

Já Abu Dhabi, a capital do EAU, não fica atras, e tem como sua principal construção megalomaníaca: a Grande Mesquita Sheik Zayed.

Não é que ela seja a maior mesquita do mundo, não é isso, mas suas estatísticas são de impressionar:

A mesquita é toda construída de mármore branco e ouro amarelo, e custou mais de meio bilhão de Dólares para ser construída ao longo de 9 anos.

Mesquita de Abu Dhabi

Eles também possuem o lustre mais caro do mundo, feito sob medida na Alemanha, com mais de 40 quilos de ouro 24 quilates maciço e cristais Swarovzky.

E sem falar no tapete, o maior e mais pesado do mundo, que utilizou o trabalho de mais de 2 mil artesãos que ao longo de 2 nos, pontearam cada nó do carpete, a mão.

Mas realmente é o impacto visual da mesquita que realmente é impressionante, com suas mais de 1.000 colunas intrinsecamente decoradas e em perfeita simetria e harmonia.

O chão, também de mármore branco, também é decorado com mosaicos em pedras semi preciosas (outro recorde superlativo pra mesquita: seu piso externo leva o titulo de maior mosaico do mundo!).

Desde sua inauguração em 2007, a mesquita tem se tornado o principal simbolo turístico do país, atraindo milhões de turistas todos os anos, e pra muita gente, a desculpa perfeita pra esticar uma viagem a Dubai, até Abu Dhabi.

Porem, uma das grandes vantagens de visitar a mesquita, estando hospedados em Abu Dhabi, é a possibilidade de visitar a mesquita no fim do dia.

Alem de calor mais ameno e luz menos agressiva (para os fans de fotografia de plantão: já que a luz forte do meio dia refletida no mármore branco não é o melhor ambiente para boas fotos), é a partir das 4 ou 5 da tarde que os grupos de turistas e ônibus de excursão provenientes de Dubai vão embora, e a Mesquita fica praticamente só sua!

Esse horário é tão especial, com o sol de ponto por trás dos minaretes da mesquita, que o local oferece uma “tour do pôr do sol”, gratuita, todos os dias as 17:00 para seus visitantes (aliais, eles oferecem tours gratuitas, de 1 hora de duração, em vários outros horários durante o dia).

Para entrar nao custa nada, a visitação é completamente franca e de graça, mas é preciso obedecer certas regras de comportamento e vestuário.

Para mulheres, o corpo e cabelos devem estar totalmente cobertos. Eu fui de vestido longo e que cobria meus ombros, e levei um lenço na bolsa para cobrir os cabelos, mas ainda assim não foi suficiente.

Mas a própria mesquita fornece as Abayas para as visitantes de sexo feminino, cobrindo todo o corpo e um lenço para cobrir os cabelos.

Para os homens as regras seguem o bom senso: pernas e bracos cobertos, por respeito de entrar numa estabelecimento religioso.

Por acaso vimos um casal sendo barrado justamente pois o homem estava de bermuda e camisa regata, enquanto que sua namorada/esposa estava de saia comprida, blusa de manga comprida e e lenço cobrido os cabelos – ou seja, o respeito é imposto aos dois sexos.

O interior da mesquita é tao impressionante quanto seu exterior, pela suntuosidade e tamanho, e claro que tem excesso de riqueza que exala por todos os cantos!

Além das tours diárias que explicam um pouco mais sobre a mesquita e sua construção, eles também falam sobre o Islamismo, seus pilares e verdadeiro significado, bem parecido com o programa “Portas Abertas” de Dubai.

A mesquita esta aberta todos os dias entre as 9:00 e 22:00, menos às sextas feiras, que é o dia sagrado do Islam, e a mesquita fica fechada a não fiés, reabrindo apenas no fim do dia, entre as 16:30 e 23:00.

 

Grande Mesquita Sheik Zayed

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)

 

 

Adriana Miller
0 Comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!