29 Jul 2015
0 Comentários

Vinhedo Ackerman – Degustacao de vinho no Vale do Loire

Dicas de Viagens, Europa, França, Saumur, Vale do Loire

Uma viagem a Franca que se preste nao pode deixar que incluir uma sessao de degustacao de vinhos locais…

Quando estivemos na Provenca uns anos atrás tivemos o privilegio de conhecer Chateauneuf du Pape, entao sabíamos que na regiao do Loire queríamos conhecer algum vinhedo igualmente prestigiado e histórico. Apesar de que a regiao eh reconhecida mais por seus castelos, nao poderiamos deixar passer a oportunidade de fazer uma degustacao de vinho no Vale do Loire tambem!

Degustacao de vinho no Vale do Loire

Assim como varias outras regioes da Franca, o Vale do Loire produs vinhos excelentes, e a regiao de Saumur se destaca pelos vinhos espumantes, amadurecidos nas cavernas de calcario no leito do rio.

E o interessante do “vinho espumante” do vinhedo Ackerman eh a historia por tras deles: Eh gracas ao Monsieur Ackerman um Franco-Belga comerciante de vinhos da regiao de Champagne que teve a brilhante ideia de comprar uns terrenos e umas cavernas no Loire e desenvolver sua propia producao.

Wine machine at Ackerman

Sua meta era provar que com as uvas corretas e a metodología correta ele conseguía produzir um vinho ainda melhor do que aquele de seus clientes usuais, ja que ele nao conseguiu se inserir no mercado fechado (e ja estabelecido) da regiao de Champagne.

Ate entao Champagne era conhecida por seu vinho espumante, mas nao existia a denominacao nem area controlada de “Champagne” – entao Ackerman comprava as uvas da regiao, produzia o vinho em Saumur, amadurecia nas cavernas do Loire e produzia um vinho de qualidade superior, por um preco inferior.

Ackerman posters

Bem, tdo mundo ja sabe o final da historia ne? O sucesso de Ackerman enraiveceu os produtores e as familias tradicionais de Champagne, que logo logo entraram com um proceso e estabeleceram a primeira regiao de origem controlada da Franca, e a partir de entao, nenhum vinho espumante produzido fora da regiao geográfica de Champagne poderia se denominar “Champagne”.

Degustacao de vinho no Vale do Loire

A guerra judicial ainda durou mais algumas décadas e outras geracoes de familias (Ackerman e as de Champagne), mas a medida que outras areas de origen controlada foram surgindo na Franca (nao so para vinhos, mas para praticamente todos os produtos Franceses!) e as leis e regulamentacoes ficaram mais restritas, Ackerman perdeu a briga e trocou sua marca e sua imagen para “Vinho branco de Saumur” (bem menos conhecido e reconhecido no mundo!).

Ackerman

O proceso da fabricacao de vinho espumante eh fascinante, com uma tour pelas cavernas originais de Ackerman, instaladas em Saumur e mostrando todo proceso de producao de champagne, e caprichando nas mencoes históricas.

Vimos todo passo a passo de como vinho espumante era produzido no seculo 18 e como eh produzido agora, as misturas permitidas de uvas e o proceso de fermentacao.

Something for everyone

E claro, terminando com uma degustacao completa dos vinhos produzidos pela marca e como misturar certos sabores e aprender a saborear ainda mais cada tipo de vinho, alem de outras linhas de vinhos tintos, brancos e roses, incluindo vinhos produzidos com a uva Chenin, típica dassa regiao sudoeste do Loire (devido ao solo do leito do rio) e considerada uma das melhores uvas da Franca.

Enologia eh uma arte/ciencia fascinante e nunca serei expert em vinhos, mas adoro conhecer novas marcas, regioes e técnicas, e Ackerman nao decepcionou – principalmente com sua lojinha no final da degustacao com todos os vinhos da marca a preco de custo! Oh, la felicte!

Ackerman wine bottles

Degustacoes podem ser agendadas diretamente com eles, pelo website e nao dura mais que algumas horinhas da sua tarde. (fizemos depois de um castelo, e antes de sair pra jantar em Saumur mesmo).

A sede do vinhedo ficava convenientemente a 5 minutos do nosso hotel, e outra boa opcao de caves para degustacao eh a Bouvet Ladubay, o vinhedo original da familia que tambem construiu o palalcio onde ficamos hospedados na cidade (eles fazem um tour-degustacao com passeio de bicicleta pelas cavernas que deve ser o maximo!)!

 

Ackerman

19 Rue Léopold Palustre, 49412 Saumur

 

Planejando uma viagem para o Vale do Loire?

Aqui você encontra todas as dicas e recursos para planejar sua viagem, e podemos cuidar dos detalhes práticos para você:

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
0 Comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!