A Torre de Londres é um dos monumentos mais antigos da cidade e do país. Apesar do nome (traduzido do Ingles “Tower”), ela eh muito mais que uma simples “torre” – eh um castelo, Fortaleza e monumento imponente!
Foi aqui que a cidade de Londres, como conheçemos hoje, foi fundada há mais de 2 mil anos pelos romanos.
Posteriormente, a mesma estrutura romana foi utilizada como base para a construção de uma fortaleza que tinha como objetivo proteger a entrada da cidade via Tâmisa (parte da muralha original dessa “Fortaleza” Romana ainda eh visivel na City, e principalmente no Museu de Londres!).
Ao longo dos séculos a Torre serviu como fortaleza, residência, prisão e cenário para incontáveis episódios na história do país. Hoje em dia, é um museu e dos mais visitados da cidade – entre suas muitas atrações estão os míticos “Corvos Reais”, os “Beefeaters” (que são os guardas aposentados, que fazem as tours guiadas pelo castelo totalmente uniformizados – e são um patrimônio histórico a parte!) e claro, as jóias reais. É no subsolo da Torre, protegidas por grossíssimas paredes de aço e guardas sempre a postos, que estão as jóias da realeza e da Rainha Elisabeth II, e quando não estão sendo utilizadas por ela, ficam expostas na Torre, para deleite dos turistas!
Eu raramente classifico passeios ou atracoes turistas como “tem que fazer”, mas sem duvidas alguma a Torre de Londres eh uma das atracoes imperdiveis da cidade! É o berco de Londres, juntando historia, realeza e arquitetura!
Vale a pena dedicar boa parte de seu dia por la (diria que pelo menos uma manha ou tarde inteiras), e se voce se garantir no Ingles, a visita guiada (gratis) conduzida pelos Beefeaters eh super interessante e cheia de detalhes e curiosidades de insiders e apaixonados pela Torre!
(mas se o Ingles nao estiver tinindo (a maioria deles tem sotaques bem forte) da pra aproveitar bastante mesmo assim, pois a torre e as areas visitadas eh bem auto explicativa). Apesar de que Londres tem muitas atracoes com entrada franca, a Torre de Londres eh paga, e voce pode comprar seu ingress no dia da visita direto no guiche de entrada (sempre tem fila pra comprar e entrar, mas raramente lota), ou entao voce pode comprar seu ingress antecipado aqui pelo Blog!
Clique aqui para acessar nossa lojinha de ingressos de Londres, e aqui para ir direto na pagina de compra para a Torre de Londres!
– Tower Bridge:
Ao contrário do que muita gente imagina, a Tower Bridge (ou “Ponte Torre”) não é tão antiga assim – construída apenas no final do século 19, sua função sempre foi de ligação entre as duas margens do Rio Tamisa.
A medida que a cidade crescia e se desenvolvia, mais pontes eram necesárias para conectar o lado norte do Tâmisa com o lado sul da cidade.
A ponte pode ser cruzada a pé, mas muitas vezes é fechada para a passagem de barcos: O vão central é uma ponte levadiça e por si só uma atração a parte!
Também é possível visitar a casa de máquinas da ponte, que também abriga um pequeno museu contando sua história – a entrada da atração fica no lado sul da ponte.
A ponte, obviamente eh livre e de graca e pode ser visitada (ou avistada!) a qualquer horario do dia ou da noite. Porem, para visitar a casa de maquinas, ou a nova “experiencia” (onde eh possivel subir nas torres da ponte e atravessar uma plaforma entre elas) voce pode comprar ingressos antecipados AQUI.
Tanto a Torre quanto a Ponte de Londres sempre sao “termometros” de eventos e acontecimentos especiais pela cidade.
Em 2012, durante as Olimpiadas de Londres, a Tower Bridge exibiu os arcos Olimpicos e foi coadjuvante na cerimonia de abertura do jogos, quando se “abriu” para dar passage a tocha Olimpica que seguia pela Tamisa em direcao ao Estadio Olimpico.
E em 2014, para celebrar os 100 anos da Primeira Guerra Mundial, a Torre de Londres sediou um jardim de Papoulas de ceramica (as Papoulas sao o simbolo Britanico que homenageia Veteranos e vitimas de Guerra e membros das forcas armadas Reais), que decoraram o fosso do castelo durante varios meses, com muitos eventos e perticipacoes especiaias dos membros da familia Real.
Planejando sua viagem para Londres?
Alem de todas as dicas para aproveitar o maximo de Londres que voce encontra aqui no Blog, planeje tambem sua viagem com servicos e recomendacoes testadas e aprovadas:
- Compre nosso Guia de Viagem de Londres aqui:
- Pesquise e reserve seu hotel em Londres aqui:
- Compre ingressos para as atracoes em Londres aqui:
- Reserve seu translado com motorista Brasileiro aqui:
- Compre seu passe semanal do metro de Londres aqui ou entao para comprar Oyster Card London clique aqui:
- Compre passagens de trem no Reino Unido aqui:
- Compre seu Seguro de Viagem aqui:
- Alugue seu carro aqui:
- Reserve excursoes e passeios por Londres e Reino Unido aqui:
- Registre sua viagem a Londres com um book fotografico profissional aqui:
E nao perca as dicas de Pubs e Restaurantes, o Calendario de Eventos para saber o que rola de mais interessante ao longo do ano e todas as demais dicas uteis para curtir Londres como um Londrino!
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Que delícia abrir o seu blog pra me atualizar e me deparar com a Tower Bridge. Amo tanto esta cidade e seus inúmeros marcos St. Paul´s Cathedral, Big Ben e Houses of Parliament etc, mas a Tower Bridge é o mais magnífico pra mim e o lugar/ponte q fiz questão de ir quando desembarquei aí pela primeira vez. Na segunda vez, antes de caminhar pela Queens Walk, fiquei sentada não tão longe da ponte, admirando tudo em volta. É magnífico! Visitei a Torre de Londres e gostei muito! Poste mais e mais sobre Londres, ainda que tenha lugares incríveis pelo mundo, mas essa cidade é única.
[…] região da Tower Bridge, nas margens do rio Tamisa, eh uma das partes mais turísticas de Londres, e não é a toa! Aliais, […]