17 Aug 2016
5 comentários

Aguas Calientes – Onde se hospedar e onde comer (e como chegar a Machu Picchu)

Américas, Dicas de Viagens, Machu PIcchu, Peru

Aguas Calientes é a cidadezinha base de Machu Picchu, e é impossível chegar até à cidade Inka sem passar antes por Aguas Calientes, mesmo que você esteja fazendo um bate volta e não pretenda passar tempo nenhum pela cidade.

Machu Picchu não tem acesso direto ao “resto do mundo”, então os trens e grupos de excursões sempre chegam em Águas Calientes, e de lá saem as vans e micro ônibus que te levam até a entrada do parque arqueológico de Machu Picchu.

Nós queríamos tempo por lá, era nossa única exigência, e não quis saber de pacotes nem excursões com propostas de bate-volta.

Então chegamos em Aguas Caliente num fim de tarde e fomos direto pro nosso hotel, o Hatun Inti Boutique, super bem localizado, numa das ruas principais da cidade. Bem do lado do mercadinho de artesanato e 5 minutos andando da estação de trem, e poucos metros de distância dos pontos de ônibus que sobrem até Machu Picchu.

Apesar do nome “boutique”, o hotel era bem simples e rústico, mas achei que combinou perfeitamente com o cenário: nosso quarto era enorme, com direito a lareira, uma banheira enorme e vista para o rio (foi ótimo para dormir!).

Na nossa primeira noite por lá, demos uma voltinha pela cidade e paramos pra jantar num dos restaurantezinhos da Plaza Manco Capac (que é a Praça principal da cidade), com uma varandinha assistindo a vida pacata passar lá em baixo…

Na noite seguinte, já na volta de passar o dia todo em Machu Picchu, seguimos duas recomendações que muita gente nos deu: primeiro fomos tomar uns drinks e aperitivos no “Totos Cafe Bar” (que ficava bem do lado do nosso hotel, e com uma varanda com a vista pro rio bem gostosinha), e depois fomos jantar no “Índio Feliz”, um restaurante de (ótima!) comida Peruana e super-mega cool!

Adoramos a comida, o serviço e o clima do lugar!

A nossa última manha em Aguas Calientes, ainda conseguimos passear e fazer algumas comprinhas no mercadinho de artesanato (vale a pena! Muita coisa fofa e típica #enfeitedenatal, e beeeeem mais barato do que vimos em lojas de souvenir em Cusco e Lima! Tudo que deixei pra depois, acabei me arrependendo e não consegui mais achar), antes de pegar nosso trem para Cusco.

Mas é claro que a cidade vive e respira Machu Picchu, e tudo é voltado para os turistas de passagem pela cidade, a caminho ao Santuário. Não espere luxo nem clima de metrópole em absolutamente nada (muito pelo contrário), mas tudo muito bem organizado e preparado para a enxurrada de turistas diários. E principalmente, nos sentimos muito seguros o tempo todo por lá!

Nós compramos nossas entradas para Machu Picchu on line (esse é o link do site oficial, cuidado com as “agências” que vendem entrada do parque on line), assim que conseguimos reservar o trem (acho que realisticamente não iria esgotar, mas já queríamos garantir e não ter que lidar com isso na última hora – mas se você quiser escalar/trekk as montanhas ao redor de Machu Picchu, é imperativo comprar com bastante antecedência, pois a entrada é limitada, e esgota com bastante antecedência). Existem lojas e pontos de informções turistas espalhadas pelo Peru que vendem as entradas para Machu Picchu, mas hoje em dia já não é mais possível comprar as entradas na porta do parque – apenas compra com antecedência.

Com os ingressos já impressos e em mãos, assim que chegamos em Aguas Calientes, já fomos na estação de ônibus/vans comprar nossa passagem para a manhã seguinte, bem cedinho! (Você precisa apresentar sua entrada para Machu Picchu para poder comprar a passagem de ônibus que conecta Aguas Calientes ao santuário) além de ser necessário um documento oficial (de preferencia passaporte).

Os ônibus que sobrem até a entrada do parque começam a funcionar as 4:30 da manha, e partem a rua central de Aguas Calientes a cada 15 minutos nos horários de pico. Eles vendem passagens na hora também, mas a fila é enorme e os horários passam a não ser tão bons. Quanto mais cedo melhor!

Chegamos na fila um pouco antes das 5 da manha, e a fila já estava enorme – porém eficiente e rápida! Mas mesmo assim, entre ficar na fila, o trajeto em si, mais a fila pra entrar em Machu Picchu, só conseguimos entrar no parque quase as 6 da manhã – bem mais tarde do que havíamos planejado!

No final do seu dia em Machu Picchu, o esquema pra voltar pra Aguas Calientes é o mesmo – uma fila enorme esperando pelos ônibus, mas que chega e sai do mesmo lugar!

 

Mas se você quiser uma experiência mais exclusiva, acesso direto à Machu Picchu e evitar a todo custo os ônibus entre o centro de Aguas Calientes e Machu Picchu, uma ótima opção de hospedagem é o hotel Belmont Sanctuary Lodge, o único hotel no topo da montanha de Machu Picchu!

Apesar de tecnicamente não estar dentro da área de conservação arqueológica, os quartos tem vistas para as montanhas Huayna Picchu, 3 restaurantes, e o melhor de tudo: acesso direto ao santuário!

Quando nós fomos, por ser tão alta temporada, já estava absolutamente esgotado, mas aproveitamos nosso dia super longo em Machu Picchu para dar uma escapadinha, almoçar no hotel e depois voltar pra dentro do parque novamente!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
5 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
5 comentários
  1. Clarissa - 18/08/16 - 22h02

    Olá Dri, que lindas suas fotos, fiquei apaixonada pelo vídeo também, está fantástico. Vi que vcs levaram o tripé para Machu Picchu, tem alguma restrição ou taxa quanto ao uso dele dentro do parque? É outra perguntinha, para os vídeos qual lente vcs utilizaram?
    Muito obrigada.
    Abraços..

    Responder
    • Adriana Miller - 18/08/16 - 22h22

      Não, nenhuma restrição nem taxas extras para tripés.
      Quanto às lentes, foram várias… Difícil lembrar de absolutamente todas :-)

      Responder
  2. Ana - 30/08/16 - 04h14

    Que saudade de Machu Picchu!!! Fui com minha mãe ano passado e queríamos ver o sol nascer nas ruínas. Mas chegamos lá com tanta neblina que não dava para enxergar a um palmo de distância. Com o tempo a neblina foi diminuindo e o sol dava alguns sinais de vida, mas infelizmente a viagem foi o terrompida por um acidente que sofri =/ . Foi um susto grande, mas sinto necessidade de voltar para terminar o que comecei. Passamos 10 dias entre Cusco e Lima e foram dias incriveis. Essa viagem marcou muito, por ser barata, ter comidas maravilhosas e história incrível! Tu não sentiu o mal de altitude Dri?? Eu me sentia mal o tempo todo =/

    Responder
  3. Palloma Pechim - 09/05/17 - 12h47

    Dri, tudo bem?

    Você poderia passar o contato da Ana Karina, o transfer em MP? O link que você colocou não abre a página dela.

    O trabalho dela é bom? é pontual?

    Muito obrigada :)

    Responder