14 Nov 2017
0 Comentários

Lord Mayor’s Show – Fogos de Artificio no Rio Tamisa!

Dicas de Londres, Europa, Eventos, Inglaterra

Todos os anos, no segundo sábado de Novembro, acontece uma das celebrações mais tradicionais e antigas de Londres, o “Lord Mayor’s Show”!

E difícil explicar do que se trata, sem falar um pouco mais sobre a historia da cidade como um todo – afinal, tecnicamente, a Londres “de verdade” é uma cidade de apenas cerca de 1 milha (1,6 km) quadrada, também conhecida como “The City”.

A City hoje em dia é também sinônimo do centro financeiro e empresarial da cidade, mas eh la que marca a origem histórica da Londres que conhecemos hoje, desde as marcas deixadas pelas fundações do Império Romano, ate a muralha medieval que protegia Londres em seus primórdios (como ja contei em alguns outros posts sobre essa região incrível da cidade!).

Porem, o tamanho e importancia “mini” da Square Mile da cidade de Londres durou pouco, e ano apos anos, seculo apos seculo, a cidade cresceu e se expandiu alem das muralhas da City, e hoje eh a maior metropole do continente Europeu.

E Londres sempre foi uma excessao a regra dentro do Reino Unido – sempre quis se manter independente e autonoma, enquanto cidade comercial, politica e socialmente falando. Entao, em 1215 a cidade ganhou o direito de eleger seu proprio prefeito (que hoje em dia eh independente do prefeito “oficial” da Grande Londres), e assim garantir a independencia da cidade.

O então Rei John aceitou a condição de eleger, anualmente, um prefeito em carácter especial, que teria autonomia sobre a cidade de Londres (The City), desde que, também anualmente, o prefeito recém-eleito, aceitasse fazer uma “viagem publica” entre as cidades de Londres e Westminster, e declarar sua fidelidade a Coroa Britânica.

O engracado dessa tradicao eh pensar que em 1215, Londres e Westminster eram cidades totalmente separadas, com uma dificil viagem entre elas, incluindo uma jornada de barco, e mais uma parte por terra, atravessando os pantanos e bosques que separavam as duas cidades.

Hoje em dia, tecnicamente as duas regiões ainda são cidades/councils separados, mas que ja se integraram como parte da Grande Londres – mas ainda assim, a The City permanece independente, com direito garantido na Magma Carta (documento que oficializou a unificacao do Reino).

Então, todos os anos, chova ou faca sol, o prefeito de Londres (que apesar do titulo “Lord Mayor”, eh um cargo geralmente ocupado por plebeus) reproduz a procissão histórica, incluindo a “flotilla” que navega o rio Tamisa pela manha, o desfile de carruagem aberta, ate chegar no Westminster Hall (hoje, o parlamento britânico).

E uma vez que sua fidelidade a Coroa seja confirmada, as 5:15 da tarde (pontualidade Britânica!), os fogos de artificio no Rio Tamisa, no ponto exato entre as duas cidades (que hoje em dia fica em frente ao Gabriels Wharf e a Oxo Tower), comemoram e comunicam à população que a independência de Londres oi renovada e será mantida por mais um ano (os fogos de artificio atuais, substituem os tiros de canhão medievais!).

Apesar de cer uma tradição anual celebrada a mais de 800 anos, 2017 foi o primeiro ano que de fato fomos assistir os fogos no Tamisa, e realmente a celebração não decepcionou!

E foi tao legal e emocionante presenciar um ritual e tradicao que respeita e inspira o que fez com que Londres seja a cidade que eh hoje!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
0 Comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!