O histórico Hotel Danieli é um hotel palazzo em Veneza e foi dos principais Palazzi da “realeza” Veneziana do seculo 14, e o prédio, que oficialmente se chama “Palazzo Dandolo” foi construído pela família de mesmo nome, tendo sido um dos principais endereços para festas e reuniões da alta sociedade da finada Republica Veneziana do seculo 14 e 15.
Com o fim dos estados independentes e a unificação da Itália, Veneza caiu no descaso, e a família Dandolo aos poucos se dividiu e viu seus bens se dissiparem ao longo das gerações, ate que no comecinho do seculo 19 (1824) foi transformado num hotel pelo (igualmente rico & poderoso) Giuseppe Dal Niel, que era conhecido em Veneza como Danieli (por causa de seu sobrenome), e então para dar sua marca registrada, nomeou o novo hotel (e um dos primeiros desse molde da cidade) de Danieli. Nome que a propriedade mantem a hoje devido a seu prestigio!
O hotel é pura historia e tradicao e já hospedou nomes ilustres como Goethe, Wagner, Charles Dickens, Lord Byron, Harrison Ford, e Steven Spielberg, além de ter servido como cenário para o filme “O Turista” com Angelina Jolie e Jonny Depp em 2010.
A localização então não poderia ser melhor – exatamente na esquina da Praça São Marco, de frente para o Grande Canal e com vistas invejáveis da cidade.
Veneza é um lugar super difícil de se hospedar, coisa que ja comentei em outros posts sobre a cidade, mas essa foi nossa 3′ visita, e como o proposito foi justamente planejar uma viagem sem a Isabella, num clima bem de lua de mel e especial mesmo, queríamos que fosse um hotel ultra especial! E o Hotel Danieli foi a escolha perfeita para nossa viagem a Veneza!
Da ultima vez que estivemos na cidade ficamos hospedados em Mestre, que é a cidade “base” de Veneza, e onde estão as melhores opções custo-beneficio da região, e foi ótimo. Os hoteis em Mestre são maiores, mais limpos e modernos, e incrivelmente mais baratos – e claro, mais fáceis de achar! Nada mais desesperador do que assistir turistas arrastando malas nas ruazinhas de paralelepípedos e pontes sem iluminação da cidade tentando achar seus hotéis, numa cidade sem “ruas” e sem transporte.
Então ao escolher um hotel Veneziano, a localização foi essencial! Tinha que ser pertinho de San Marco e tinha que ser no Grande Canal. Todo o resto eh resto e não estávamos dispostos a esse perrengue (nosso voo chegava super tarde e sabíamos que as opções de transporte eram nulas fora do eixo do Grande Canal).
Alem da localização nota 10, o Hotel Danieli também leva serio essa coisa de fazer parte da historia da cidade, com muitos moveis originais do seculo 18 e 19, quartos minuciosamente decorados e todos os lustres, candelabros e abajures do hotel são feitos em vidro Murano, seguindo a tradição da família Dandolo!
No terreo, logo na entrada do hotel esta um bar e café que funciona o dia todo – perfeito para uma pausa e café a tarde ou uns drinks antes de jantar a noite, alem de terem sua propia entradinha lateral para um canal, onde eles organizam taxis e góndolas para transportar os hospedes pela cidade (achei o máximo!!).
Mas a atracao principal mesmo eh o terraco do hotel, com um bar e restaurante, com uma vista incrivel do Grande Canal e das torres e igrejas da cidade!!
Batemos ponto la em cima todas as manhas e todas as noites, porque realmente nao dava para resistir tomar café da manha coma quela vista, e a posicao super privilegiada para asistir o por do sol!
Durante os meses de primavera/verão (de abril a Setembro), o bar e restaurante da cobertura também são abertos a não hospedes, e sao perfeitos para quem quiser um jantar especial na cidade, com a melhor vista de Veneza!
Nos fomos no inverno e demos azar com o clima (pegamos chuva e nevoeiro todos os dias), mas debe ser o máximo jantar ou tomar um aperitivo coma quela vista a seus pês! (mas o efeito eh igualmente maravilhoso curtindo a vista de dentro do bar/restaurante interno!)
Riva degli Schiavoni 4196, Veneza
(exatamente em frente a estacão de Vaporetto “San Marco – San Zaccaria” e não tem como errar!)
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Dri, o que você achou do passeio de gôndola? É worth the hype apesar do preço facada no coração?
Beijos
Ah, quer saber? Adorei! Se vale mesmo os 80€ que pagamos, ai já são outros 500…. heheheheh
Mas é aquele tipo de coisa que tem que fazer sabe? Já foi minha terceira vez na cidade, e sinto que agora sim, finalmente “fiz” Veneza, porque é uma experiencia tão unica!
Hum, viagem especial!!
Olá! Na última visita à Veneza, ficamos em Pádua. Gostaríamos de ficar em Veneza na próxima Oportunidade. Desculpe a pergunta, mas qual a faixa de preço das diárias? Tem grande diferença para os outros hotéis na cidade? Obrigada!
hotel bem baratinho não?
Oi Dri! Conheci seu blog ano passado e estou amando! Ja peguei varias dicas de equipamentos e de compras, pois moro aqui em Londres também! Me avisa quando tiver outro encontro que vou adorar participar.
Achei a ideia de fazer um post sobre seguro de viagem (que alguém sugeriu) muito boa! Estou no aguardo! Boa semana xx
Dri, li em algum lugar que as regras de fiscalização nos aeroportos na união européia estão bastante rígidas por conta das ameaças de atentados terroristas. Você percebeu algo nesse sentido nas suas últimas viagens?E aí em Londres, há alguma recomendação especial em relação à segurança nos pontos turísticos e metrô?
Beijos!!!
Bem, aqui em Londres a fiscaliza,cão nos aeroportos nunca deixou de ser super rigida, pois a cidade e o pais nunca deixaram de ser um possivel alvo de ataques.
mas não acho que isso afeta o dia a dia não, e nem afeta demais a vida dos viajantes tambem não. mas claro, sempre é necessário seguir direitinho todas as regras e leis (por exemplo, de liquidos na mala de mão), pois realmente não existe “jeitinho” pra nada!
Mas de resto, a vida segue e não percebi nenhuma mudança em nada não.
Bellissima sua escolha de hotel , nota 1000 , bj