23 Dec 2008
7 comentários

Cartoes de Natal

Natal, Tradicoes Inglesas, Vida na Inglaterra

Os INgleses adooooram um cartao de natal! Nao sei em outros paises tambem eh assim e eu que nunca reparei, mas lembro que desde o meu primeiro natal aqui em Londres fiquei impressionada com essa coisa de trocar cartoes.

E nao necessariamente os cartoes dizem alguma coisa… muitos tem apenas a assinatura do rementente, que denuncia a producao em massa.

Todo ano, quando comeco a receber meus cartoes fico naque de “ah… que legal, deveria ter manda uns tambem esse ano…”. mas depois que o 57o aterriza na minha mesa, e jah nao tenho mais espaco pra enfiar mais nada, e principalmente na hora de jogar tudo fora, dou gracas a deus que nao mandei caratao nenhum, Salvei umas arvores, meu tempo e meu dinheiro.

Concordo que o gesto eh legal, mas sei lah. A nao ser que vc realmente QUEIIRA desejar um feliz natal pra alguem, okay. Mas mandar por mandar, perde um pouco o sentido…

E como sempre, o natal em Londres me surpreende… Como boa Catolica-apostolica-romana nao praticante sei que o natal eh o nascimento de Jesus, paz na terra entre os homens e aquela coisa toda. E por mais que eu nao seja um modelo a ser seguido de cristianismo, respeito a data e seu significado REAL, e nao puramente comercio e presentes.

Sei lah. Por mais que adore decoracao de natal, montar a arevore, etc, tem alguma coisa dentro de mim que sempre se incomoda muito com o Natal, e a falta de importancia que a data virou.

Estou ateh feliz que esse ano vamos passar o natal sozinhos, sem familia nem ninguem, e nao ter que passar pelo ritual comer-ateh-cair e ter que adoraaaaar cada presente.

Estranho eu sei. mas sei lah.

Hoje presenciei o seguinte dialogo no escritorio, entre a fulana e o cicrano.

Fulana pergunta: Cicrano, voce nao vai me dar um cartao de nata?!

Cicrano responde: Nao. Eu nao comemoro natal.

Fulana: Como assim?! Por que nao???

Cicrano: Ue, porque ue sou HINDU! E voce tambem! Porque comemoraria natal?!

Fulana: Ah… sei lah… Eh verdade, esqueci. Ah, mas hoje em dia nao existe mais isso…natal eh epoca de comer muito e gastar muito! nao tem nada melhor!

Entao depois dessa fiquei depre.

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
7 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
7 comentários
  1. Larissa - 23/12/08 - 17h15

    Oi Dri!

    Bota aí um videzinho falando alguma coisa para ouvirmos a tua voz!!! Já te “conheço” há anos e nunca te ouvi!!!
    Outra coisa, as comidas que vc têm mostrado, como por exemplo aquela torta de limão que vc fez outro dia, dá vontade de comer com os olhos!!! Parecem deliciosas… Já tô vendo que daqui uns dias vc vai ter que criar um outro blog, foodeverywhere ou algo assim… Tá me deixando com água na boca…
    Beijão
    Larissa

    Responder
  2. Anathalia - 23/12/08 - 17h36

    Dri, acho que aqui nos EUA o pessoal tb tem mania de cartao. Outro dia fui ao correio e tinha um cara com uma pilha gingantesca! Eu mando pouquissimos, mas de coracao. E como tambem nao recebo muitos acabo morrendo de pena de joga-los no lixo. Totalmente Maria Sucata! hahahaha

    Responder
  3. lucia - 23/12/08 - 19h18

    Mas infelizmente Natal se tornou uma data de comercio. As pessoas ate ficam meio grossas, ignorantes e afobadas, tendo que comprar coisas e se alguem os atrasam um minuto de chegar no mall, nossa senhora…

    Eu nao gosto dessa festa e se fosse por mim, nem a comemoraria mais. Era legal qdo era crianca e pra mim hoje em dia nao tem sentido ou graca.

    Passar o dia com sua familia? Agradecer pelo que tenho? Apreciar os amigos? Eu faco isso todo dia do ano e nao so dia 24/25 de Dezembro, sabe?

    Bjos

    Responder
  4. Virgínia - 23/12/08 - 22h48

    A festa já está sem fronteiras e não é só por aí, não! Tenho famílias amigas que são judias, e comemoram o Natal. Não com o significado nosso, católico, mas como uma festa de final de ano. Para eles era difícil explicar para a criançada que não poderiam participar, não ganhariam presentes, não teria festa.
    Então, agora tem árvore, comida, presentes… mas não pensam em Cristo.
    Acho que temos que exercitar nossa compaixão todos os dias, mas ADORO comprar presentes! É tão bom ver a cara de felicidade do pessoal!
    Bj

    Responder
  5. Elaine - 24/12/08 - 06h01

    Dri,aqui tb eh igualzinho. Os americanos tem mania de mandar milhoes de cartoes p tudo que eh data… tudo. Me da agonia isso. Mas confesso que adoro receber cartoes de Natal daqueles que eu tenho mais intimidade, familia e amigos. Este ano eu resolvi mandar cartoes de Natal, mas apenas p aqueles que considero mesmo, de coracao, pois como eu gosto quando lembram de mim tb achei que fosse legal mandar p aqueles que tenho um carinho especial.
    Com relacao a ser uma data comercial… eh verdade, aqui tb virou um data comercial. Odeio essa coisa de americano dar um monte de presentes e “esperar” tb um monte em troca. P mim apenas a reuniao com a familia, um jantar, um tempo p relaxar e ver todos faria muito mais sentido, assim como no Brasil.

    O pior de tudo eh fazer cara de quem “adorou” o presente… como voce disse. Terei que passar por isso este ano de novo, ai.

    Bom, que o seu Natal e do Aaron seja iluminado, de paz, amor, e sossego. E que 2009 seja repleto de surpresas boas e momentos maravilhosos!

    Beijos Dri

    Responder
  6. Luciana - 24/12/08 - 10h57

    Oi Dri,
    Aqui na Suécia também trocamos cartões, mas sempre fiz isso no Brasil, mas é de coração…
    Tá bom…virou uma data comercial, mas o que importa é que eu tenho para mim o real significado e procuro ficar em reflexão, mesmo que passe o Natal onde as pessoas não se importem muito com isso. Por exemplo, hj vou passar o Natal com a família do marido e eles fazem a comemoração no automatico, mas quando chegar na minha casa quero rezar e agradecer a Deus junto com o maridinho.
    Feliz Natal!! Que o Menino Jesus continue iluminando seu caminho!!
    Beijos carinhosos

    Responder
  7. […] Por fim, outra tradicao que acho SUPER Britanica sao os cartoes de Natal, que ate ja virou post em outro ano! […]

    Responder