27 Nov 2007
21 comentários

Cha das 5

Cha da tarde, Dicas de Londres, Pub & Restaurantes, Vida na Inglaterra
Pra fechar a serie de eventos do finde de thanksgiving, domingo de tarde fomos tomar o tipico cha da tarde ingles, no hotel Savoy

Tomar o cha da tarde no domingo, eh sem duvida uma das coisas mais tipicas que se pode fazer na Inglaterra, e eu sempre morri de vontade de fazer, mas sempre deixava para depois. 

A tradicao do cha da tarde comecou quando a 7° Baronesa de Bedford, Anna comecou a pedir que seus mordomos lhe servissem cha e torradas as 5 da tarde, antes do jantar, pois ela sempre sentia fome no meio da tarde, entre seus afazeres sociais. 

Ao poucos, ela comecou a convidar pessoas da alta sociedade inglesa para tomarem cha com ela, e assim nasceu o costume da alta sociedade “tomar um cha” entre as refeicoes. 

Aos poucos os diferentes tipos de cha trazidos a Inglaterra vindo de diferentes colonias ao redor do mundo (sobretudo India), passou a ser mais accesivel aos burgueses e a classe media, e entao o “cha da tarde” deixou de ser uma exclusividade dos nobres e passou a ser sinonimo de “luxo” para os novos ricos tambem. 

Hoje em dia, nenhum Ingles que se preze dispensa seu “tea”, tomado incontaveis vezes ao longo do dia (se eu ganhasse 1 pence por cada vez que alguem me pregunta se eu “fancy a tea” durante o dia, tava rica), e o costume do “high tea” virou acontecimento social, servido em hoteis chiques espalhados pelo mundo todo. 

 

Pois bem. Tava doida para ir num desses hoteis para tomar o tal do cha, e finalmente umas semanas atrás li uma materia no jornal que o Savoy (um dos “chas” mais tradicionais da cidade) ia fechar por dois anos para obras de renovacao. E isso foi na mesma epoca que a mae do Aaron confirmou que estaria aquí em Londres. Fizemos reserva e ficamos na lista de espera (eh super concorrido!). Uns dias depois recebemos a confirmacao que tinhamos uma vaga de 1 hora e meia para enjoy nosso tea.


Ento domingo de manha, ainda meio entolados com a comilanca de sabado, nos arrumamos com direito a terno, meia fina e sapato alto para nao fazer feio no Savoy e fomos em direcao a The Strand. 

O Savoy realmente eh lindo de morrer, e espero que a reforma nao descarecterize muito o predio… Quando chegamos no restaurante no terreo do hotel, fomos recebidos por uma recepcionista sorridente que pegou nossos casacos, enquanto um garcon frances nos levou para nossa mesa. O restaurante eh todo meio que um “launge”, com sofazinhos e mesinhas espalhadas, um pianista tocando ao vido no centro do salao, garcoes de fraque e luva branca, e muitos turistas com cara de “roupa de domingo” gastando seus pounds e tirando fotos (incluindo nos 4!). 

No menú vc escolhe o tipo de cha que prefere, que eh servido individualmente num bule de porcelana, e que eh muito mais aromatico que um cha de saquinho normal… E depois te trazem uma selecto de “finger food” num “tiered plate” onde vc pode escolher oque quer comer, entre uma variedade de “finger food”: mini sandwiches, mini tortas, mini baguetes, mini bolo, mini cheesecake. 

Um melhor que o outro! E era comia que nao acabava mais. O Aaron jah chegou lah preocupado com o tamaninho das comidas, mas vc ia comendo, e eles iam trazendo mais.

O prato is esvaziando, e eles iam trazendo mais. Uma graca. 

A experiencia eh sem duvida uma delicia, e vale cada centavo. Nao eh dos programas mais baratos que se pode fazer na capital (32 libras por pessoa), mas para uqem esta querendo fazer alguna coisa diferente por aquí, essa eh uma boa opcao! 

 

Outras dicas de hoteis 5 estrelas em Londres onde se pode tomar o high tea tradicional, nesse link AQUÍ.

 

Adriana Miller
Siga me!

Adriana Miller

Sobre a Autora at Dri EveryWhere
Adriana Miller, Carioca. Profissional de Recursos Humanos Internacional, casada e mãe da Isabella e do Oliver.
Atualmente morando em Denver, Colorado, nos EUA, mas sempre dando umas voltinhas por ai.
Viajante incansável e apaixonada por fotografia e historia.
Adriana Miller
Siga me!

Latest posts by Adriana Miller (see all)

Adriana Miller
21 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
21 comentários
  1. Roseane - 27/11/07 - 18h10

    Conheci seu blog agora, atraves do Blog casadinhos. Parabéns, gostei bastante. Visitarei mais vezes.

    Responder
  2. Paulo Soares - 27/11/07 - 19h26

    Adriana
    Oi, tudo em paz? Estou invadindo seu espaço para lhe fazer um pedido, se não for incômodo. Percebi que você é uma pessoa muito ligada e que sempre está disposta a dar uma dica legal para eventuais turistas aí em Londres. A pergunta é: é fácil ir de Londres para a cidade de Chester (que fica próxima a Liverpool e a Manchester) por trem? Se você tem informação, poderia me dizer onde é a estação de trem melhor para se fazer a viagem? Seria em Victoria Station? Eu e minha família vamos chegar a Londres no início de janeiro e gostaríamos de visitar amigos em Chester.
    Muito obrigado e parabéns pelo blog muito divertido e animado.
    Paulo

    Responder
  3. Cátia - 27/11/07 - 19h37

    Que chique! Também quero experimentar! Um dia… quando for à Londres. :)

    Beijos!

    Responder
  4. Flavia - 27/11/07 - 19h45

    Ai que delícia!!! Adoro essas frescuras srsrs. Vou deixar para ir a Londres daqui a dois anos, assim a reforma já vai ter acabado ssrsrs

    beijocas

    Responder
  5. Flavia - 27/11/07 - 19h45

    Ai que delícia!!! Adoro essas frescuras srsrs. Vou deixar para ir a Londres daqui a dois anos, assim a reforma já vai ter acabado ssrsrs

    beijocas

    Responder
  6. Adriana - 27/11/07 - 20h13

    Oi Flavia, pode vir antes, porque oque nao falta sao hotes chiques em Londres servindo “afternoon tea”!

    Oi Paulo, nao sei muito bem onde fica Chester, mas a dica que posso te dar é ir no site do “national rail” e fazer uma busca “from: london; to”chester” e o site ai te dar as melhores opcoes de horarios, distancias, preços etc.

    Responder
  7. Nanci - 28/11/07 - 09h59

    Wonderful blog!!!
    Adorei as suas fotos. Sua sogra se parece muito com americana, aquele rosto de Martha Stuart. lol
    Vc tb é muito bonita com cara de inglesa….quanto tempo faz que vc mora aqui?
    Um abraço and keep up with the good work…

    Responder
  8. Adriana - 28/11/07 - 12h04

    Obrigada Nanci! Taih um adjetivo que nunca ouvi antes…”cara de Inglesa”… hehehehe. Seria isso um elegio?? :-)

    Responder
  9. mi - 28/11/07 - 15h29

    ah !!!!!!!!! eu AMO cha, morro de vontade de tomar um desses autenticos :-))))))))) esta na minha to do list, tomara q de pra fazer logo, hehehehehe

    Responder
  10. Flavia - 30/11/07 - 23h09

    ai, nao sabia que o Savoy ia fechar por 2 anos…

    Responder
  11. michelle - 21/01/09 - 21h50

    amoor eu estou fazendo um trabalho pra escola, cujo tema é : ‘Five O’clock Tea’ e estou desisperada tentando encontrar nomes de chás típicos na Inglaterra, mais não encontro… :( será que voc~e pode me ajudar com nomes de chás?? Ficarei eternamente agradecida :D
    -Ps: ( teu blog foi muito ultil pro meu Trabalho)

    Responder
  12. gabe - 24/10/09 - 00h53

    hi q legel sto a fazar um trabalho decha das cinco
    muito legAl

    Responder
  13. gabe - 24/10/09 - 00h53

    hi q legel sto a fazar um trabalho decha das cinco
    muito legAl

    Responder
  14. The Ritz – London - 15/10/10 - 09h17

    […] E lembra que ha uns anos atras eu contei que o Savoy, outro High Tea super tradicional de Londres ia fechar por uns 2 ou 3 anos para renovacao? Pois eh, […]

    Responder
  15. Talita - 05/01/11 - 04h18

    Oi Dri…

    Descobri o seu blog numa busca de fotos da virada do ano na London Eye e fiquei boba…agora passo horas babando com suas fotos e estou adorando as dicas…meu MAIOR sonho é morar em Londres e pode acreditar que um dia vamos tomar chá juntas e com direito a frescuras…rs

    Eu adorei os posts sobre o Chá da Tarde…aliás semana que vem vou preparar um tipico chá inglês pra uma grande amiga…pra colocarmos o papo em dia…
    Não existe nada melhor que colocar o papo em dia com uma bela xícara de chá…

    Parabéns pelo blog…

    BJS inglesinha…

    Responder
  16. […] ter o design interno que tem, alem de sua direcao limitada, eh por causa da entradinha do hotel Savoy, onde a alta sociedade e Realeza Britanica se encontravam para tomar cha e assistir pecas de teatro […]

    Responder
  17. […] mais disputados sao os high teas de hoteis como o Savoy, o Ritz e o Atheneum, que infelizmente geralmente requerem semanas de antecedencia pra conseguir […]

    Responder
  18. […] como gerente geral e Auguste como Chef, e entre os anos de 1889 e 1897 os dois desenvolveram o Sovoy London que ouvimos falar ate […]

    Responder
  19. isabela - 18/06/12 - 22h28

    Parabéns !!!!
    ESTOU INDO PARA LONDRES E SEU SITE É O QUE TEM DE MELHOR. DICAS MARAVILHOSAS E TODAS VIVENCIADAS POR VOCÊ. QUANTO AO CHÁ DA TARDE. SE TIVESSE QUE ESCOLHER UM, QUAL SERIA ? AMBIENTE ACOLHEDOR E COMIDA, ALÉM DE BONITA, GOSTOSA. IREI COMEMORAR O MEU ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO, ADORARIA UMA DICA DE UM LUGAR INCRÍVEL. ESTAMOS ENTRE O HAKASAM, O ALAIN DUCASE BY DOCHESTER, PEARL E HERTHON BLUMENTAL NO MANDARIM. TEM ALGUMA OUTRA SUGESTÃO ? QUAL VC ESCOLHERIA ?
    DESCULPE O ABUSO, BAIANA È ESPAÇOSA MESMO.
    ABRAÇO.
    ISABELA LAMENHA

    Responder
  20. ana - 24/09/13 - 13h22

    como faco uma reserva para o cha do savoy
    bjs e obrigada

    ana

    Responder