05 Aug 2010
48 comentários

Alugando carro na Inglaterra (e UK): tudo que voce precisa saber

Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Viagens, Dicas Uteis, Inglaterra, Transporte, Viagens pelo UK

Eu já escrevi posta sobre como viajar de trem, de onibus e de barco pela Inglaterra e Europa, e sempre considerei alugar carro por aqui uma das piores opções de viagem – as ruas são do lado errado, o volante e a marcha ficam do lado errado e as leis e regras de transito são diferentes. Isso sem falar que a grande maioria das cidades são milenares, com ruas e ruelas que não foram construidas para carros, oque torna tudo ainda mais complicado, estacionamento é caro, dificil de achar e tal.

Mas as vezes não dá pra evitar, e algumas viagens e passeios só são viaveis (ou se tornam muito melhores) quando feitos de carro. Além de que viajar de carro dá a liberdade de um slow travel, de parar onde voce quiser, de passar mais ou menos tempo em cada atração turistica e descobrir mais cantos escondidos.

Um bom exemplo foi nossa viagem pela região The Borders na Escocia, que seria impraticavel se estivessemos viajando de trem ou onibus. Pra completar estavamos viajando com o sogro que é americano e gosta de dirigir pra tudo que é canto!

Antes de sequer cogitar essa possibilidade, saiba que a idade limite pra alugar carro no Reino Unido é de 25 anos, e apesar de que a carteira de motorista internacional não seja obrigatoria, ela ajuda, caso voce tenha algum problema; Caso voce não tenha, nem pretenda ter a carteira internacional (porque o Detran é um pesadelo), basta andar com seu passaporte com voce no carro o tempo todo (sua carteira de motorista não-Europeia só é valida acompanhada pelo passaporte).

E não me canso de repetir: esteja psicologicamente preparado pra fazer tudo ao contrario… dirigir é um ato bem instintivo, e enquanto estiver dirigindo por aqui terá que lutar contra seus instintos cada segundo do dia! Claro que quem vem morar aqui e acaba comprando um carro se acostuma facil, mas no caso de um carro alugado numa viagem rapida,  o ato de dirigir por aqui é cansativo!

Em nossa viagem pela Escocia por exemplo, o sogro não conseguiu encarar o carro, e depois de um quase acidente na saida da locadora, foi sua esposa que dirigiu o tempo todo! E ela nao parava de repetir pra si mesma “pela esqueda, pela esquerda”, pois entramos na contra-mão diversas vezes! Na hora foi engraçado e demos altas risadas de nossos sustos, mas potencialmente poderia ter virado um acidente.

Mas vamos ao que interessa:

Onde alugar e locadoras:

Todos os aeroportos e muitas das estações de trem principais da cidade tem balcões de locadoras onde voce pode alugar um carro automaticamente. Porem nesse caso sempre acaba saindo ridiculamente mais caro.

A melhor opção, além do preço, é sempre deixar seu carro reservado e escolhido on line, e assim voce conseguirá otimos descontos e não corre o risco de não ter carros disponiveis ou não ter o carro que voce quer/precisa.

Minha recomendação de site é o Travel Supermarket, onde voce pode selecionar a data, cidade, bairro, tipo de carro etc, e o site faz uma busca em todas as locadoras do pais tentando achar as melhores barganhas. E assim voce pode comprar os preços oferecidos versus os adicionais: ar condicionado, seguro, numero de portas, tamanho do bagageiro, etc, etc.

Escolha a melhor opção que se encaixe na sua situação e a reserva já é toda feita on line mesmo.

Outros links para locadoras que operam no Reino Unido:

http://www.avis.com

https://www.europcar.co.uk/

http://www.hertz.com/

http://www.enterprise.co.uk

http://www.dollar.com/

http://www.budget.co.uk/

Entre varias outras….

Dirigir do lado “errado”:

Mais uma vez repito – esteja preparado(a) mentalmente pra adpação; não é o fim do mundo e todo mundo consegue, mas não dá pra negar que é dificil sim!

Quando o trajeto é numa auto estrada com 2 ou mais pistas a coisa fica mais relaxada pois os carros não estao vindo na direção contraria colados no seu lado direito, mas mesmo assim é bom prestar atenção em regrinhas basicas como a pista de alta velocidade é a pista de dentro, que nesse caso é a pista da direita.

Já em estradas menores e periferais os carros vão estar coladinhos e o grande erro dos motoristas não Britanicos é tentar compensar demais no lado esquerdo da rua, oque sempre acaba em mini acidentes com os pneus do lado esquerdo esbarrando no meio fio (foi isso que aconteceu com o sogro, e tiveram que de cara acionar o seguro e trocar de carro).

Pra facilitar sua vida, de preferencia a carros com marcha automatica, pois assim vc nao precisa ficar tentando entender como passar marcha com a mão esquerda e no sentido contrario – a marcha aqui funciona igualzinho, porém ao contrario! Como se fosse um espelho da marcha “normal”.

Mas não se preocupe – os pedais funcionam exatamente iguais!

Seguro:

Sempre, sempre pague pela opção de seguro! Dirigir num pais ou cidade diferente já tras seus riscos normais, e quando tudo é tão diferente os pequenos acidentes são ainda mais provaveis. E de preferencia opte por seguro total e nacional, pois sao grandes as chances de voce estar no meio do nada quando alguma cosia acontecer com seu carro alugado!

GPS e seguindo placas:

Pra quem gosta de alugar carro o GPS foi a melhor invenção do mundo! As marcas mais comuns por aqui são Garmin e Ton Ton, mas acho que mesmo se voce tiver um no seu carro em casa, dá pra baixar os mapas do Reino Unido e usar seu GPS por aqui.

Mas se por acaso vc quiser dirigir “a moda antiga”, com mapas na mão as placas funcionam mais ou menos como no Brasil (e bem diferente de outros paises na Europa e/ou EUA) e portanto vc tem que ir procurando no mapa qual a proxima cidade na direção que voce quer ir e assim ir seguindo o caminho até seu destino final.

Em momento algum as placas vao mostrar se voce esta indo na direção norte, sul, leste ou oeste da rodovia X. Esse processo pra mim foi facil de entender, mas estar num carro com 3 Americanos foi complicado pois eles sempre se sentiam perdidos, por nao saber se estavam indo na “direção” certa da estrada.

Roundabouts / Rotatórias:

As rotatorias estão em tudo quando é canto nas estradas Britanicas e sempre que duas ou mais estradas se cruzam, em vez de ter viadutos, cruzamentos e sinal de transito, eles usam as rotatorias.

A regra é simples: entre na rotatoria sempre pelo lado esquerdo e caso sua saida seja logo a primeira a esquerda, permaneca no lado esquerdo. Caso contrario, se sua saida for a 2ª ou 3ª ou 4ª etc permaneça na faixa de dentro (direita), vá rodando a rotatoria atá sua saida aparecer e ai sim voce pode passar pro lado de fora, na pista da esquerda e pegar sua saida.

Posto de gasolina e areas de serviço:

Pra quem esta acostumado a dirigir nas grandes cidades Brasileiras ou alugar carro nas ferias nos EUA, as areas de serviço são bastante frequentes. Seja pra parar e esticar um pouco as pernas, comer, ir ao banheiro, reabastecer o tanque do carro.

Já aqui a coisa é bem diferente.

As areas de serviço existem claro, mas são bem mais espalhadas e distantes umas das outras, e raramente estão bem na beira da estrada. Geralmente as placas de aviso para areas de serviço na verdade te levam pra uma cidadezinha nos arredores daquela autoestrada e lá vc encontra postos de gasolina, hoteis, cafe, restaurante, etc.

E caso voce esteja dirigindo nas estradas menorzinhas, aproveite a oportunidade pra parar onde der vontade! As cidades e vilarejos estão muito proximos uns dos outros e se por acaso voce passar na porta de um Inn, Bed & Breakfast ou Pub com uma pinta simpatica, pare por lá!

Ponto de recolha e retorno:

Como falei acima a maioria das cidades grandes do Reino Unido não são muito apropriadas para carro, então a melhor opção é sempre recolher seu carro nos arredores da cidade (no aeroportos por exemplo, em vez de recolher na estação de trem central).

Algumas cidades, como Londres por exemplo, cobram taxas altissimas pra quem quiser dirigir em sua area central (a Congestion Charge de Londres atualmente custa 10 Libras por dia, e se por acaso vc não pagar, a taxa sobe pra 50 Libras por dia), mas muitas ciades oferecem a opção “Park & ride“, que são parques de estacionamento nos arredores da cidade onde voce pode estacionar seu carro e de lá mesmo pegar um onibus que te leva direto ao centro da cidade – evitando ter que lidar com o transito no centro da cidade, onde achar estacionamento, pagar congestion charge, etc.

Estacionamento:

Mas se mesmo assim voce for corajoso(a) e resolver entrar com seu carro alugado no centro das grandes cidades, saiba com antecedencia onde estao os pontos de estacionamento, pois como a grande maioria das ruas foram criadas muito antes da existencia dos carros, estacionar na rua/calçada é praticamente impossivel, correndo serio risco de ter seu carro rebocado (eles usam uns tratores de reboque que literalmente levantam o carro como se fosse um brinquedo e levam embora!).

Para achar areas de estacionamento na cidade mais proxima, cliquei AQUI ou AQUI.

E não esqueca que estacionamento é sempre pago, mas não temos frentistas nem flanelinhas, então não esqueça de passar na maquina “Pay & Display” para pagar seu ticket (de acordo com quanto tempo vc vai ficar naquele lugar, ou quanto tempo é permitido ficar por ali).

E como o proprio nome já diz, pague e mostre, então não esqueça de deixar seu ticket visivel no parabrisa do carro.

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
48 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
48 comentários
  1. Hilda - 05/08/10 - 19h33

    Dri,
    Otimo post, bem explicadinho! Nunca aluguei carros aqui, mas sempre uso o park and ride (especialmente em Oxford e Cambridge) e dirigir no comeco eh saco mesmo, mas depois voce se acostuma. No comeco eu vivia na contramao e confundia as marchas. rs
    Soh faltou uma coisinha sobre os roundabouts: a preferencia eh sempre de quem estah a direita. E em roundabouts muito grandes (com varias saidas) eu continuo achando as faixas super confusas.
    bjs

    Responder
  2. Beta - 05/08/10 - 19h33

    Eu achei super estranho alugar carro no EUA e só saber que eu estava na inter estadual sentido norte, e as cidades que eu estava passando?! rsrs Mas enfim chegamos! A volta foi bem mais tranquila.
    .-= Beta´s last blog ..Novidades! =-.

    Responder
    • Adriana - 06/08/10 - 06h11

      Pois é, isso pra gente é mais instintivo, mas pros Americanos foi uma doidera, pq a gente ia seguindo placas pra “Edinburgo” e a mulher do meu sogro ficava “mas estamos indo Norte ou Leste?!” – na minha cabeça eu pensava “obvio que estamo indo norte, pois Edinburgo fica no norte” – mas acho que é uma questao de costume mesmo.

      Responder
    • Diogo Silva - 19/06/13 - 12h45

      O post do blog é sobre o Reino Unido, sabe disso né? rs

      Responder
  3. PatriciaUk - 05/08/10 - 20h18

    Legal ver isso por um outro lado! Como eu aprendi a dirigir aqui e dirijo ha 14 anos, eu nao sei mais dirigir no Brasil, do outro lado, pode?? Meu irmao me deu o carro la no Brasil e pediu para mim parar depois de 5’….perigo!! Falando nele, ele disse que nos primeiros dias a mente dele ferveu, mas ele aprendeu e dirigiu aqui em 2 dias. Dica nas Rotundas: sempre de a mao para quem esta vindo da direita. Bjos x

    Responder
  4. Lucia - 05/08/10 - 23h59

    Eu sou como seu sogro, nao vivo sem o meu carro e mal me lembro da ultima vez que peguei qq onibus, trem ou metro. Mas voce esqueceu de comentar uma coisa: Sao carros de marcha ou automaticos que alugam ai? Qual eh o predominante, ou mais popular, pois voce deve saber que aqui sao os automaticos. bjos

    Responder
    • Adriana - 06/08/10 - 06h09

      Aqui é como no Brasil e os carros mais comuns sao os de marcha – por isso que quem quiser alugar carro com marcha automatica tem que especificar isso na reserva do carro.

      Responder
  5. Pedro Puma - 06/08/10 - 03h24

    maneiríssimo novamente, este blog está demais!

    só uma pequena observação (não aguentei) señorita brit-madrileña (leia com a lingua presa hehehe) rotunda é um termo comum no idioma hispânico. No jargão portugûes o nome sempre usado é rotatória. Fique à vontade pra editar esta parte do comment se quiser. abs!

    Responder
    • Adriana - 06/08/10 - 06h07

      HAHAHAHAH!
      Obrigada pelo toque.
      Acho que devo estar virando esses Brasileiros sem noção que falam errado e acham que tão tirando onda de “to esquecendo o Portugues…”
      HAHAHA! Vou consertar!

      Responder
    • Pedro - 25/05/15 - 15h16

      Em português de Portugal é mesmo rotunda e não rotatoria.

      Responder
  6. Margarida - 06/08/10 - 22h05

    Olá Adriana

    Gosto imenso do seu Blog!!É óptimo,cheio de fotos fantásticas e fala de Londres que eu adoro!
    Conduzir em Inglaterra é sempre uma aventura para nós…hehe…apesar de que já fizemos grandes viagens de carro na Irlanda,País de Gales e na região de Cotswolds.Agora estamos a preparar-nos para ir á Escócia dia 15,mas desta vez vamos viajar de comboio entre as cidades grandes e deixamos o carro para as aldeiazinhas!O seu post sobre viajar de comboio em Inglaterra também me foi muito útil…
    Bjs

    Responder
  7. Alexandre Zanin - 21/08/10 - 19h31

    Olá Adriana!
    Fiquei impressionado com sua boa vontade de nos mostrar um pouco dessa situação de brasileiros alugando carros no Reino Unido. Estou com viagem marcada com meus sócios para Londres, Dublin e Edimburgo em março de 2011 e estávamos na dúvida se era realmente possível ou se valeria a pena. Você acaba de me dar as respostas no seu blog. Hehehehe…
    Além de empresário, também sou professor de geografia, apaixonado por viagens e gostaria de linkar seu site ao meu (ainda em construção), se vc não se incomodar. Tudo bem?
    Já estive em Londres por três oportunidades. Desta vez, vamos usar a cidade apenas como passagem para Irlanda e Escócia. Você sabe se há algum inconveniente sobre seguir de carro para Dublin? Sabe se é tranquilo pegar uma balsa com o carro para lá e de lá para a Escócia?
    Mais uma vez, parabéns pelo blog!
    Abraço

    Responder
    • Adriana - 22/08/10 - 13h24

      OI ALexandre, pode linkar, sim, claro!

      Sobre sua viagem, como vc deve saber, Dublin fica numa ilha diferente da Inglaterra e Escocia, entao eu sinceramente acho que nao vale a pena a complicacao, tempo e custo de levar seu carro alugado de barco pra Irlanda. Mas que eu saiba não existem balsas conectando a Republica da Irlanda com a Escocia nao, pois ficam relativamente longe uma da outra (talvez soh a Irlanda do NOrte, que fica mais proximo da Escocia eh faz parte do mesmo pais)
      Minha recomendação seria alugar um carro pra viajar pela ilha princial (Inglaterra, Escocia e Pais de Gales), pegar um avião até a Irlanda e lá alugar outro carro.

      Responder
  8. Dirigindo pela Europa - 20/01/11 - 23h03

    […] uns meses atras eu fiz um post sobre alugar carro / dirigir no Reino Unido, mas a expriencia é tão diferente, que resolvi fazer outro […]

    Responder
  9. […] posts sobre o transporte em Londres (ja falei aqui sobre as bicicletas de aluguel, onibus, metro, aluguel de carro, taxi e trem) uma outra maneira muito legal e eficiente de se transportar por Londres eh usando os […]

    Responder
  10. […] distâncias são relativamente curtas e as estradas boas. Se você preferir alugar um carro também pode ser uma boa (não esqueça de alugar um […]

    Responder
  11. José Carlos Martins - 14/05/13 - 17h50

    Oi Adriana!
    O seu site está espetacular! Parabéns!
    Eu sou português e vou fazer uma visita relâmpago a Londres! Saio no aeroporto de Stansted, pernoito em Bishop’s Stortford e depois vou alugar um carro para ir a Londres. No entanto, não queria levar o carro para o centro e queria saber se me pode indicar um sítio para deixar o carro (fora da cidade) e depois apanhar algum transporte público ou então ir mesmo a pe para Londres!

    Bj. José Carlos.

    Responder
    • Adriana Miller - 15/05/13 - 13h13

      Bem, com certeza não vá de carro pro centro de Londres. Além de ter que pagar o Congestion Charge (um pedagio urbano), ainda tem o problema do transito e impossivel achar estacionamento (não é possivel estacionar nas ruas do centro).
      Melhor opção no seu caso é não alugar um carro, e sim ir pra Londres de trem e utilizar transporte publico pela cidade ou andar a pé pelo centro turistico.

      Responder
  12. […] se sua viagem envolver um carro alugado você deverá levar sua própria cadeirinha de carro, ou então solicitar uma cadeirinha de aluguel […]

    Responder
  13. […] alugamos um carro (como contei aqui), se seguimos pelo caminho mais longo, pela estradinha costeira “Causeway […]

    Responder
  14. Alexandre - 06/12/13 - 17h40

    Pra ir de Londres até Windsor e Stonehenge não há aquela taxa “congestion charge”, se eu sair da Victoria Station com o carro? Obrigado! Já comprei seu guia! Muito bom mesmo!!

    Responder
    • Adriana Miller - 06/12/13 - 17h50

      Oi Alexandre, acho que precisa sim. Se você sair com o carro na rua em horário comercial em que se aplica a congestion charge, terá que pagar a taxa (mas melhor se informar com a empresa que alugar seu carro).

      Responder
  15. Vitória - 23/12/13 - 11h15

    Olá, gostaria de saber se há uma página oficial declarando que não é necessário tirar a licença internacional para dirigir no Reino Unido como turista. Estar imune é sempre bom.

    Aguardo
    Obrigada

    Responder
  16. giba - 12/01/14 - 20h47

    parabéns pelo blog
    gostaria de saber se alugam na Inglaterra carros normais?
    quero alugar carro na Inglaterra e ir para França e roma
    é possivel?

    Responder
  17. Alice - 24/01/14 - 12h12

    Uma vez aluguei um carro pra dirigir de Barcelona até Madri, porque eu queria conhecer lugares no caminho. Nas estrada foi Ok, mas pra chegar no hotel em Madrid (eu só devolveria o carro na manhã seguinte), quase me desesperei com aquele trânsito e ruazinhas tão pequenas…rs E recentemente aluguei um carro em Paramaribo e quando cheguei na locadora o rapaz me perguntou se eu sabia que lá no Suriname é mão inglesa… What? Foi difícil no comecinho, mas depois me acostumei.. O mais difícil foi me acostumar com o carro automático, porque cada vez que eu procurava a embreagem na verdade acabava indo pro freio (helloo não tem embreagem) e aí sim é perigoso alguém atrás bater.

    Responder
  18. Carol Akemi - 05/02/14 - 12h10

    Oi Dri!
    Daqui a pouco completo 1 ano morando em Londres e após esse período as locadoras não aceitam mais a carteira de motorista do Brasil. Eles geralmente não checam, mas melhor ter tudo regularizado.
    Por isso, gostaria de saber se você conhece algum instrutor ou escola boa para eu ter aulas antes do teste (que é bem diferente do Brasil). Você conhece alguém para recomendar, por favor?
    Pois já me disseram que o instrutor faz toda a diferença. Conheço gente que já falhou várias vezes nos testes (principalmente o prático).
    Obrigada
    Bjos
    Carol Akemi

    Responder
    • Adriana Miller - 05/02/14 - 13h25

      Não, não conheço não… até porque eu nunca cheguei a tirar a carteira aqui, e todo os “não Ingleses” que eu conheço fizeram aulas com escolas e instrutores diferentes.
      Mas é verdade, o exame é dificílimo, e na verdad eu não conheço NINGUEM que tenha passado de primeira no teste prático, então é bom mesmo se preparar pra fazer várias vezes… (muita gente passa na segunda tentativa, mas a média é a terceira prova!).

      Responder
  19. Silvia - 18/03/14 - 01h49

    Oi Adriana! Adoro o seu site! Vou prai final de abril e to querendo alugar um carro pra ir ate Escocia, Irlanda do Norte e Irlanda c/ 1criança e 1 bebe. Primeiro gostaria de saber se vc pode me indicar o melhor lugar para pegar o carro pra ir em direção à Cambridge e o melhor lugar pra deixar o carro voltando por Oxford. Outra coisa é o que vc acha melhor fazer? Levar a cadeirinha e o bebe conforto daqui do Brasil ou alugar esses equipamentos na locadora ou comprar ai?

    Responder
    • Adriana Miller - 18/03/14 - 14h42

      Pra falar a verdade, os melhores lugares pra pegar carro alugado sao justamente fora de Londres (a nao ser que voce seja muito craque de dirigir na mao inglesa. Caso contrario evite o transito no centro da cidade a todo custo).
      Entao se voces ja estarao por LOndres mesmo, minha recomendacao seria ir de trem ate Cambridge, e alugar um carro a partir de la. Na volta a mesma coisa: devolva seu carro em Oxford e volte para Londres de trem.
      Em Maio nos vamos explorar a regiao da Cotswolds (oeste da Inglaterra) de carro e vamos fazer justamente isso: pegar um trem ate Oxford, dirigir por la por uns dias, devolver o carro em Oxford e voltar de trem pra Londres.
      Quanto a cadeirinha do carro, pra mim o decisivo eh sempre o custo. Quando acaba saindo beeeem baratinho alugar a cadeirinha, eu prefiro nao levar a minha e usar uma alugada (e evitar viajar carregando o trambolhao). mas a verdade eh que geralmente alugar acessorios “extras” (cadeirinha de crianca incluso) acaba saindo muuuuuuito caro (as vezes tao caro quanto o valor do carro todo), entao nesse caso prefiro levar a minha mesmo.

      Responder
  20. Rosanw - 28/05/14 - 06h50

    Dirigi em Los Angeles e San Diego e adorei o carpool e os postos de combustíveis self service.
    Tenho habilitação internacional e os desafios me estimulam. Seria bom para exercitar o cérebro dirigir no Reino Unido, mas minha filha adolescente prefere trem e bus mais por medo de ficarmos perdidas ou não ter como estacionar e levar multas…

    Responder
  21. […] Então a única maneira eficiente mesmo de se chegar ate lá é de carro. […]

    Responder
  22. Marcos Vinicius - 13/09/14 - 04h41

    Boa Noite Adriana,por favor uma sugestão sobre onde retirar o carro. Vou alugar o carro de viajar para a regiao de Manchester. Retirar no aeroporto de Heathrow ajuda ou deveria ser ainda mais longe do centro, a fim de evitar os transtornos? Obrigado. Marcos

    Responder
    • Adriana Miller - 14/09/14 - 00h44

      Se você vai chegar por Heathrow e não vai passar pelo centro de Londres, então pegue logo no aeroporto.
      Se você for ficar uns dias em Londres antes de ir pra Mnchester, então vale a pena procurar uma pnto de entrega/estação de trem que seja meio termo, tipo no meio do caminho, no norte de Londres, para fugir de ter que dirigir no centro da cidade.
      mas se você for passar uns dias em Londres antes de seguir pra manchester, não vale a pena pegar o carro em Heathrow, pois fica muito fora de mão, e você dará voltas e mais voltas a toa.

      Responder
      • Daniel - 09/02/15 - 00h51

        Estou viajando com minha sogra e esposa e cada um carrega um mala média/grande. Do aeroporto do Heathrow até nosso hotel que fica na Sussex Gardens (próximo ao Hyde park) qual seria a melhor opção?? Vale a pena alugar um carro e entregar lá perto? Pelo que vi sai mais barato que um taxi….

        Responder
  23. Cláudia Giestas - 17/11/14 - 20h32

    Cara Adriana,
    Antes de mais nada, parabéns pelo blog!
    Estou planejando uma viagem de carro pela Europa e tenho algumas dúvidas sobre a locação do veículo e sobre as restrições de tráfego com o veículo e, talvez, você possa me ajudar.
    Minha viagem terá início e fim na Inglaterra e eu irei percorrer, também, a França, a Suíça e a Itália. Dessa forma, pretendo retirar e devolver meu carro no Aeroporto de Heathrow, em Londres. O veículo terá, portanto, mão inglesa.
    Minhas dúvidas são:
    1) Há restrição de tráfego na França, Suíça e Itália para transitar com veículo de mão inglesa?
    2) As locadoras permitem que eu saia da Inglaterra com um veículo de mão inglesa e transite pela França, Suíça e Itália?
    Um abraço!
    Cláudia

    Responder
    • Adriana Miller - 17/11/14 - 21h01

      Oi Claudia, eu nunca passei por essa situação, então só confirmando diretamente com as locadoras de carro mesmo. Pode ser que cada uma tenha suas regras.
      mas no geral, carros “pessoa fisica” podem transitar livremente por todos os paises da comunidade Europeia.

      Porém eu nao recomendaria que vocês façam isso – melhor alugar um carro pra rodar na Inglaterra, devolver o carro, pegar o trem ou avião pra ir pra França e de lá alugar outro carro pra percorrer o resto da Europa.
      Dirigir um carro na mão Inglesa, pra quem esta acostumado, ja é complicado, e dirigir na mão Européia mas com carro Ingles é até mesmo perigoso!

      Sim, mas tem bastante gente que faz isso, mas estnao acostumados com o carro, com as estradas e as leis de trânsito… acho muito, muito arriscado para turistas de carro alugado dirigindo por estradas de paises que não estão habituados e com leis e linguas que não dominam.

      Responder
  24. Daniel - 09/02/15 - 00h46

    Oi Adriana, chego na terça (10/02) no aeroporto de Heathrow às 13:30. Cotei um taxi p/ meu hotel que fica próximo ao Hyde Park e ele cobrou £ 40,00. Notei que alugar um carro sairia quase a metade do preço e que o Windsor Castle fica bem próximo ao aeroporto. Pensei em alugar o carro, ir até esse castelo e de lá ir ao meu hotel e devolver o carro por lá, no mesmo dia a noite, já que devo encontrar dificuldades p/ estacionar e não irei precisar mais do carro p/ andar pela cidade. O que vc acha??
    Nos demais dias (3) pensei em comprar o London Pass…
    Agradeço desde já pela resposta!
    Abs, Daniel

    Responder
    • Adriana Miller - 09/02/15 - 10h01

      OI Daniel,
      Nao acho que vale a pena alugar um carro so pra chegar ate o hotel. Alem do preco do carro voce tem que levar em consideracao o custo da gasolina e do “Congestion charge” que eh o custo do pedagio para entrar de carro no centro do LOndres. Alem disso voce tera que pagar estacionamentos perto do hotel e em Windsor, que em LOndres nao sao baratos.
      Mas o principal fator a meu ver eh o conforto e tempo.
      Voce estara recem chegado de uma viagem longa e cansativa, e ja ter que dirigir numa cidade grande e diferente como Londres, com leis de transito que nao sao familiares, alem de ter que dirigir no “lado arrado” da estrada serao bem estressantes pra enfrentar logo no primeiro dia da viagem.
      E ainda tem o tempo desperdicado… retirando o carro na locadora do aeroporto, depois procurando estacionamento na vizinhanca do hotel (pra deixar as malas), depois procurando posto de gasolina pela cidade, ter que devolver o carro num ponto especifico, e o engarrafamento que so parece pior quando nao sabemos direito como dirigir e nao conhecemos a cidade.

      Ou seja, a principio alugar um carro pode ate parecer ligeiramente mais economico, mas eh o classico exemplo do barato que sai caro.

      Responder
  25. Daniel - 09/02/15 - 00h49

    Estou viajando com minha sogra e esposa e cada um carrega um mala média/grande. Do aeroporto do Heathrow até nosso hotel que fica na Sussex Gardens (próximo ao Hyde park) qual seria a melhor opção?? Vale a pena alugar um carro e entregar lá perto? Pelo que vi sai mais barato que um taxi….

    Responder
  26. Andreza - 14/08/15 - 19h29

    Dri… existe pedágio aí na Inglaterra?
    Tem algum site que mostra o valor?

    Responder
    • Adriana Miller - 17/08/15 - 09h22

      Sim, existe.
      Mas depende da Estrada e do trajeto. Como todas sao privatizadas, nao tenho conhecimento de um site que reuna informacao sobre todas…. alem disso os preco variam de acordo com o ponto de entrada e saida (trajeto, distancia percorrida, etc) de cada auto Estrada.

      Responder
      • Andreza - 17/08/15 - 12h58

        Muito obrigada pela resposta, Dri.

        O percurso, a princípio, será Londres – Cambridge – Manchester – Leeds – Londres.

        Responder
      • Mauricio - 06/12/16 - 15h28

        Bom ponto… e como funcionam os pedágios aí? Auto atendimento ou igual no Brasil com atendentes?
        Estou certo que há sistemas de pagamento automático com Tag, carros alugados costumam ter esta opção?
        BTW, de Londres para o Highclere Castle, pela M4, tem pedágio?
        Tks

        Responder
  27. Adelino dos Santos Pereira - 06/03/16 - 16h57

    Olá
    Gostaria de saber se posso alugar um carro na Irlanda e entregar na Escócia ou na Inglaterra e Vice e Versa.
    Obrigado

    Responder
    • Adriana Miller - 06/07/16 - 15h25

      Poder, pode. Mas os países estão em Ilhas diferentes, então você terá que pesquisar ferries que aceitem carros para fazer a travessia entre as ilhas.

      Responder
  28. Francinea - 04/08/17 - 15h24

    Muito bom essa orientação como dirigir em London obrigada

    Responder
  29. Marcelino - 08/08/17 - 23h27

    Boa noite, tudo bem ? Uma dúvida, vamos desembarcar em Bruxelas e lá locar um carro pois somos em 5 e achei ser a opção mais viável, o fato é que vamos sair de lá e ir para, paris, Londres, depois voltar a Bruxelas, Amsterdam e se der tp um pouco da Alemanha, ainda estou planejando, estaremos de dezembro para janeiro, será que carro trafega bem nesse período? Será que pode cruzar esses países com tranquilidade ? A hertz diz que não existe problemas em cruzar as fronteiras mas sabe como é, o que complica é entrar com carro ‘normal’ na Inglaterra com a mão inglesa, será isso possível! Obrigado

    Responder
  30. Carolina Ely - 07/09/17 - 11h56

    Oi estarei viajando com um cachorro e estou achando que a melhor opção de conhecer Londres é ir de carro (o trem da Eurostar não aceita cachorros). Porém não acho nenhuma locadora que aceite pegar o carro em um país (França ou Itália por ex) e devolver em Londres. Sabes se isso não é mais possível? Obrigada desde já, Att. Carolina

    Responder