26 Dec 2010
12 comentários

26 de Dezembro – Boxing day

Aleatorios, Compras, Dicas de Londres, Dicas de Viagens, Inglaterra, Natal, Tradicoes Inglesas, Vida na Inglaterra

Dia 26 de Dezembro é o feriado conhecido no Reino Unido e nos paises do Commonwealth (Australia, Canada, Africa do Sul e Nova Zelandia) como Boxing Day.

A historia do feriado celebra o dia de Saint Stephen e entre varias formas de celebração, a tradição que permaneceu por varios seculos na sociedade Inglesa era a abertura oficial da temporada de caça as Raposas vermelhas – um dos animais “selvagens” mais abundantes do Reino Unido. A caça foi proibida em 2004, mas a tradição (sem morte das raposas) continua, e hoje em dia é possivel ver raposas em tudo quanto é canto! (já levei varios sustos com raposas revirando latas de lixo em pleno centro de Londres!).

Mas hoje em dia o Boxing Day é conhecido por uma tradição completamente diferente!!

Dia 26 de Dezembro – dia seguinte do Natal – inaugura a maior temporada de promoções do comercio Britanico!

Fila na porta da Lacoste e Apple

Uma boa comparação é que o Boxing Day esta para os Britanicos como o Black Friday esta para os Americanos.

Fila e confusão na porta da Top Shop

Na verdade não chega a ser tão louco quanto a versão Americana, até porque os descontos nao sao tao generosos, e as pessoas não chegam a passar a noite acampados na porta das lojas….

Mas ainda assim as filas em frente as lojas mais populares são de virar o quarteirão!

Multidão eserando a Zara abrir as portas

Os descontos variam na media dos 50% sendo que algumas lojas são mais “agressivas” que outras. E o Boxinha Day inaugura a temporada de promoções de inverno, que geralmente dura todo mes de Janeiro – é a epoca que as lojas querem se livrar dos estoques encalhados do Natal antes que as novas coleções de primavera verão inundem as vitrines.

A medida que os estoques vão diminuindo e as semanas vao passando, os descontos ficam maiores e mais tentadores!

Selfridges

A confusão organizada da Selfridges

Como foi a primeira vez que passei um Boxing Day em Londres e o dia esta otimo (sol e temperaturas com digitos positivos!) resolvemos nos juntar a massa consumista e fomos ver oque é que o Boxing Day tem!

Nao precisa falar que Oxford Street estava uma loucura!

Estacionamos na porta da Selfridges só pra assistir a abertura das portas (um dos “points” mais tradicionais da inauguracao das promocoes) com direito a policiais a cavalo, as badaladas do sino da fachada historica e as centenas de Londrinos e turistas batendos palmas e dando gritinhos de felicidade!

httpv://www.youtube.com/watch?v=mIfGBElSjx8

O Aaron depois de ter sucumbido as tentações!

Outra loja que vale a pena visitar durante a temporada de promoções é a Harrods! Apesar de ser uma loja ultra luxo o ano todo, eles tem 2 vezes por ano uma das melhores temporadas de promoções que já vi na vida! E já achei altas barganhas com descontinhos na casa dos 90%!!

Mas na verdade (e não faço a menor ideia porque) a Harrods nao inaugura sua promoção no Boxing Day, e sim, sempre no dia 27 – depois que a loucura e corredia pos-Natalia já passou!

Adriana Miller
12 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
12 comentários
  1. […] This post was mentioned on Twitter by Mariana Trevisani. Mariana Trevisani said: RT @DriMiller: Uau! Selfridges acabou de anunciar q hj bateu seu recorde MAXIMO de vendas! Oque é boxing day? http://tinyurl.com/2c3sddg … […]

    Responder
  2. Danybc - 27/12/10 - 15h07

    Que delicia, desconto, desconto. As vezes e melhor dar um presentinho no Natal e usar os gift cards depois pra ir as compras, com Tudo pela metade do preco. Dia 25 fui dar uma volta e tinha algumas lojas abertas. Entrei na BCBG dei uma olhada, acabei nao comprando. A noite resolvi dar um double check numas pecas que gostei e surpresa, tudo muito barato, inclusive vestidos para o ano novo, festas e afins por $49. Da uma olhada la!!!

    Responder
  3. Andrea - 05/01/11 - 08h29

    Oi Adriana!!
    nooosssaaa.. adorei seu post!!! eu enfrentaria na hoora a fila gigantesca por promoção…
    mas.. me tira uma duvida, pleeeeaseee!!!
    acho que vc eh a unica pessoa no mundo q pode tirar essa duvida pra mim =DD
    bom.. provavelmente no final do ano estarei em Londres, por isso gostaria de saber se essa promoção, principalmente da selfridges, é promoção MEEESMO… tipo assim, meu sonho é uma bolsa da mulberry (sim, a famosa alexa).. essas coisas mais caras (tipo mulberry, chanel, dior) entram na promoção tb??? sei q maquiagem, acessorios mais basicos entram, mas bolsa, sapato e roupa dessas marcas, da pra encontrar promoção???
    hehehe
    obrigada por dividir sua experiencia com a genteee!!!
    bjooos!!

    Responder
    • Adriana - 05/01/11 - 09h35

      Nao….
      Quer dizer, na verdade ate entram na promocao, mas claro que sao soh os modelos menos populares (tipo, a Alexa nunca vai estar em promocao, porque mesmo na colecao normal tem fila de espera pra comprar…), e mesmo assim nao sao todas as marcas (as mais premium, geralmente nao entram na onda).
      Mas muitos outros acessorios, algumas marcas de sapato e principalmente roupas, eletronicos etc entram na promocao.
      E como disse no post, mesmo no boxing day, as promocoes nao sao como nos EUA, que sao arrebatadoras, e raramente passam dos 50%.
      Entao digamos uma Chanel que custa 2 mil libras, com um desconto de 10% nao chega a ficar necessariamente acessivel, neh…

      Responder
  4. Viviane - 21/02/11 - 13h12

    Oi Adriana,
    Estou indo pra Londres na semana que vem commeu marido, e pretendemos ir a muitos musicais. Gostaria de saber que roupas as pessoas costumam usar nessas ocasiões? Tanto homens quanto mulheres.
    Grata,
    Viviane

    Responder
    • Adriana - 21/02/11 - 13h16

      Na verdade voces podem usar oque quiserem. Para musicais nao existe um codigo especifico sobre oque vestir nao.
      Vemos tanto os turistas de calca jeans e tenis, e pessoas mais arrumadas, de terno e vestido longo.
      Londres eh uma cidade bem ecletica, e a nao ser que seja um evento que seja bem especifico sobre oque vestir (como por exemplo o Cha da Tarde de hoteis como o Savoy e o Ritz), todo mundo pode usar oque quiser.

      Responder
  5. Viviane - 21/02/11 - 13h43

    Oi Adriana,
    Obrigada pelo seu retorno. E o frio? Está muito intenso nesses dias?
    Grata
    Viviane

    Responder
  6. […] Comprando eletrônicos> Ganhe de volta o valor do impostoExperiência da Dri no Boxing Day> Leia as percepções no Dri EverywhereLeia mais:Compras em LondresTop 7 lojas de departamento em LondresGuia para comprar roupas em […]

    Responder
  7. […] – Nao se engane com a conversao da Libra pro Euro ou Real, pois Londres tem algumas das lojas mais legais e mais cheias de desconto do mundo! E nao esqueca que todos os anos, no dia 26 de Dezembro comeca a maior temporada de promocoes do Reino Unido! Entao acontece oque acontecer, nao perca as barganhas do Boxing Day! […]

    Responder
  8. Carmen - 05/11/12 - 18h19

    Estarei em Londres dias 24, 25 e irei para Paris de eurostar dia 26/12/2012.o que fuciona nestes dias? Dia 26 conseguirei pegar um taxi ate a estação de trem?
    Obrigada.
    Carmen

    Responder
    • Adriana Miller - 05/11/12 - 19h28

      Oi Carmen,
      Dia 24 quase tudo abre na cidade, mas com horarios restritos (quase tudo fecha na hora do almoço), e no dia 25 absolutamente tudo na cidade esta fechado, até mesmo transporte publico.
      No dia 26, é friado, mas as coisas começam a voltar ao normal – mas se você quiser um taxi, é bem reservar com bastante antecedência, pois a disponibilidade é baixa nesse dia.

      Responder
  9. […] Como eu já contei em outros anos, o dia 26 de Dezembro é feriado nacional no Reino Unido e conhecido como “Boxing Day“. […]

    Responder