18 Jan 2011
19 comentários

Qual a Temperatura na cidade X no mes Y…?

Aleatorios, Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Londres, Dicas Uteis, Fazendo as Malas, Inglaterra

Uma das perguntas que eu mais adoro aqui no blog são os pedidos de adivinhação de temperatura e se vai chover em determianda epoca do ano…

Porque se eu tivesse poderes paranormais e fosse capaz de prever a previsão do tempo, eu não sairia dando essas dicas de graça! Eu venderia minhas previsões por uma fortuna e a esse momento estaria blogando diretamente a bordo de um Iate 15 estrelas.

Porém eu sei que essa é uma duvida que aflige a muitos turistas, inclusive e principalmente, essa que vos fala. Acho que saber oque esperar em relação ao clima é primordial antes de sequer cogitar um destino para suas ferias, e sempre tento considerar se determinado lugar, vai estar muito frio/calor/chuva/furacão etc em determinada epoca do ano. Ora bolas, eu adiei minha lua de mel por 5 meses só porque cismei que queria ir pra Asia, mas teria que esperar que passasse a epoca das Monções!

Mas então como prever/planejar a temperatura de sua viagem?

Antes de mais nada, lembre-se que em tempos de aquecimento global, qualquer previsão é imprevisivel. Não é porque voce vai pro Caribe na epoca de verão que não vai ter chuva, não é porque voce vai pro Oriente Medio no inverno que vc não vai pegar calor – e ainda pode pegar chuva torrencial na epoca de seca na Tailandia e neve no verao Africano!

Mas é sempre bom ter uma ideia doque é mais provavel de acontecer, então esse é meu processo de planejamento:

Em primeiro lugar, lembre-se das aulas do colegial. As estações do ano são diferentes no hemisferio sul e norte, enquanto as temperaturas são sempre moderadas na linha do equador.

Em segundo lugar, quanto mais alta a altitude de um lugar, mais frio fará, mesmo no auge do verão.

Meu site preferido é o BBC Weather, onde é possivel não só consultar a previsão do tempo imediata (nunca faça as malas antes de verificar a previsão do tempo nas vesperas da sua viagem) mas eles tambem disponibilizam medias anuais, oscilações historicas de tempratura por mes (maximas e minimas registradas), numero de horas de sol por dia, umidade relativa e probabilidade/quantidade de chuva.

E voce pode verificar as medias por cidade (com quase todas as principais capitais mundiais) e por país.

Então, usando o site pra pesquisar as medias de temperatura e chuva em Londres, por exemplo:

Então voce pode ver que se for programar uma viagem para a Inglaterra em Março, as medias de tempratura ficam entre 3 e 10 graus, com oscilações (extremas) que podem ir do -8 ao 21 graus, bastante umidade no ar e chuvas moderadas (media de 11 dias de chuva por mes).

Ou então usando o grafico abaixo, que mostra as oscilações de temperatura e chuva ao longo do ano:

Então dá pra ter uma ideia que ao longo do ano, o clima em Londres é sempre bem mediano: tem sempre uma chuvinha pra contar historia e a temperatura oscila muito pouco.

Mas digamos que voce vai viajar passando por varios paises da Europa, onde independente da epoca do ano, as regiões variam muito entre si. Então como saber qual a melhor epoca do ano para viajar, ou que tipo de roupa levr na mala:

Então nesse site da BBC voce pode comparar, por exemplo, Estocolmo, Paris, Madrid:

Estocolmo:

Paris:

Madrid:

Essas tres cidades são extremos no continente, mas representam a dificuldade de viajar, na mesma epoca do ano, por varias cidades e paises tão diferentes.

Entao nesse caso, nesse roteiro ficticio, antes de sequer planejar sua viagem e muito menos fazer as malas, voce já sabe que, no mes de Agosto, por exemplo, é o mes em que mais chove (em media) em Estocolmo, com temperaturas que variam entre os 15 e 20 graus.

Já em Paris, Agosto é um dos meses mais quentes, mas na media ainda pode chover bastante, com temperaturas ficando na media dos 25 graus.

E no outro extremo esta Madrid, que em Agosto tem seu mes mais seco, com temperaturas medias que ultrapassam os 30 e poucos graus.

Ou seja, pra essa mesma viagem, voce pode vir a precisar de capa de chuva, bota, guarda chuva, biquine e chinelo! Complicado?! Taí uma boa oportunidade pra repensar seu roteiro.

Alem disso, voce pode usar o site para identificar epocas de monções, furacões e tornados e evitar surpresas na sua viagem!

Mas nunca, nunca esqueça, que por mais que seja extremamente util fazer essa pesquisa previa pré-ferias, lembre-se que o clima é louco mesmo, e nunca feche sua mala antes de dar aquela ultima olhadinha na previsão do tempo!

Esse ano mesmo, por exemplo, em Novembro, que é um mes de temperaturas temperadas na Inglaterra, nós tivemos nevascas recorde, e em Janeiro em Madrid, que é um mes que geralmente tem varios dias de temperaturas negativas, eu peguei um solzão e media de 16 graus durante toda semana!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
19 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
19 comentários
  1. Dri - 18/01/11 - 21h14

    Eu também gosto bastante do http://www.wunderground.com que na ferramenta trip planner permite que vc veja como foi exatamente o clima em determinada cidade NOS DIAS ESPECIFICOS que vc quer pesquisar, nos ultimos 5 anos. E ainda faz as estatisticas por vc, te dizendo qual a média de temperatura, qual o % de chance de um dia com temperaturas acima de 32C, abaixo de 32C, chance de chover, de nevar, de ventar etc etc etc. Muito bacana mesmo.

    Responder
    • Adriana - 19/01/11 - 08h45

      Obrigada pela dica!

      Responder
  2. Juliana P. Galvão - 18/01/11 - 23h18

    Dri,

    Obrigada por mais esta dica incrível!

    Eu sou uma que vou precisar de capa de chuva, bota, guarda chuva, biquine e chinelo… kkk

    Bjs

    Responder
  3. Patricia - 18/01/11 - 23h20

    Otima resposta gostei kkkkkkkkkkkkkk e eu sempre checo este da BBC que vc postou!!!

    Patricia :-)

    Responder
  4. Thais Mittmann - 19/01/11 - 13h51

    Adorei a dica desse site!!! Vou usá-lo sempre. Quando eu viajo para o exterior sempre uso o weather channel e funciona direitinho. Aqui no Brasil que sempre fica no furo. bjs

    Responder
    • Adriana - 19/01/11 - 14h54

      Eu tambem uso bastante o Weather Channel, e ate acho mais facil de usar para consultas do dia a dia doque o site da BBC, mas por outro lado, eu gosto dos graficos e das medias anuais que a BBC tem, e uso bastante pra planejamento de viagens a longo prazo mesmo.
      Tipo, antes de decidir ir pra India em Abril eu queria saber se aj era epoca de moncoes, ou pra ver qual a temperatura media na Tunisia em Fevereiro (e portanto se valeria a pena pagar a mais por um hotel na beira da praia ou nao), qual a temperatura media da Islandia em Junho e se seria viavel planjar algumas noites de acampamento etc.
      Pra essas cosias assim mais longo prazo e meio genericas, acho esse site da BBc imbativel!

      Responder
  5. […] This post was mentioned on Twitter by Ana Carla Carvalho. Ana Carla Carvalho said: RT @my_own_mood: https://drieverywhere.net/index.php/2011/01/18/qual-a-temperatura-na-cidade-x-no-mes-y/ boa! […]

    Responder
  6. […] This post was mentioned on Twitter by Adriana Miller. Adriana Miller said: RT @fabi_pe: Muito bom! By @DriMiller: Qual a Temperatura na cidade X no mes Y…? http://bit.ly/fRjovm […]

    Responder
  7. Marília Lucena - 20/01/11 - 03h38

    Dri, tô lendo um blog de viagens e qd vi esse post lembrei de vc!!
    Dá uma olhadinha
    http://pelo-mundo.blogspot.com/2007/07/as-melhores-ferramentas-da-internet.html

    bjuuu

    Responder
  8. aline - 20/01/11 - 19h50

    Adriana,

    nada a ver com assunto… mas sempre leio o seu blog pra relaxar nos momentos de folga do trabalho… fico impressionada como apesar de trabalhar , programar viajens vc ainda consegue tempo para escrever tanto… ultimamente ando tao cansada de trabalho que nem consigo fazer mais muita coisa… vc podia dar umas dicas de administracao de tempo heheh seria muito bom

    beijos

    Responder
  9. JeRomanciuc - 21/01/11 - 11h09

    Suuuuuuuuuuper util hein!
    To me planejando e sou dessas que sempre pegunta do clima X epoca do ano pra galere!

    Responder
  10. Paula - 24/01/11 - 00h44

    Depois de ler esse teu post, me lembrei que uma semana antes de embarcar pra Europa, ano passado, te fiz a pergunta em algum post (não lembro qual) de qual site vc usava pra verificar temperatura/clima, e verifiquei nos que vc me indicou. Deu certo. Lógico que não 100%, mas foi muuuuuuuito útil.

    Falando em madrid em janeiro, mais exatamente dia 03, eu e meu marido pegamos 2ºC as 8 da manhã! pra quem mora na Amazônia Brasileira (Pará) foi uma experiência e tanta…

    Responder
    • Adriana - 24/01/11 - 08h51

      Que bom que ajudou!
      Ainda mais pra vcs que iriam pra temperatura tao extremas!!!

      Responder
  11. […] o bronzeador.Mais chuvaPrevisão do tempo para os próximos diasNesse mesmo link (dica do Dri Everywhere), abaixo da previsão, também dá para conferir a média de temperatura e precipitação durante o […]

    Responder
  12. […] chuvaPrevisão do tempo para os próximos diasMédia de temperaturas ao longo do ano (dica do Dri Everywhere)Londres: Chove apenas em 1/3 dos diasEm Nova York, chove o dobro do que em LondresLeia […]

    Responder
  13. Ana Maria P. Martins - 20/03/14 - 14h07

    Gostaria de saber a temperatura no dia 25-07-1992. Durante o dia e a noite. Por favor.

    Responder
  14. […] como usar a tábua das marés – Praiômetro: Chuva mês a mês em 42 praias do Brasil e Caribe – Qual a Temperatura na cidade X no mês Y…? – Réveillon, Janeiro, Carnaval, Julho: aonde ir x aonde não […]

    Responder
  15. Ingrid.schoen - 01/02/16 - 00h09

    clima em hkf .marco

    Responder
  16. William Santos Pereira - 02/06/17 - 18h59

    Obrigado. Matou a pau. Mesmo sendo um post com mais de 6 anos, achei muito válido. Vou consultar agora mesmo. Obrigado!

    Responder