14 Dec 2011
22 comentários

München Christkindlmärkte: O mercado de natal de Munique

Alemanha, Dicas de Viagens, Mercados de Natal, Munique, Natal

Depois de passar algumas horas de nossa tarde na Hofbrauhaus, fizemos uma ultima parada em Munique: O mercado de natal!

Apesar de ter absolutamente adorado o mercado de natal de Salzburgo, ninguem nesse mundo sabe fazer feiras e mercados de natal como os Alemaes!

E na Bavaria entao, o clima de festas parece ser sempre permanente!

Nao sei explicar o porque, mas acho que apesar da “feira” em si não ser tão natalina e “focada” como os mercados Austríacos (em relação a enfeites e tal), os Alemães sabem criar o cenário perfeito, e da pra ver o quanto eles levam isso a serio, e nada é considerado decorado ou iluminado demais!

Talvez seja por serem mais populares (tanto com locais quanto com turistas) oque cria uma sensação maior de “calor humano”. Talvez sejam os corredores mais apertados. Mas acho que é mesmo a decoração.

Na Alemanha nao basta apenas levantar uma barraca e colocar meia dúzia de enfeites. Eles sao temáticos, sao exagerados, usam presépios, “vilas” do Polo Norte, trenzinhos e boneco que se mexem… as barraquinhas de Gluhwein entao, deixariam muito set de filme holywoodiano no chinelo!

E em Munique em particular, o cenário ajuda, né?

O mercado de natal fica espalhado por todo centro da cidade, mas tem seu foco principal nos arredores da praca Marienplatz, no mesmo local onde o mercado começou no seculo 14!

E as comidas?

Pra começar que eu acho que estou desenvolvendo um serio vicio em Gluhwein… ou talvez seja um vicio em guardar as canequinhas coloridas e diferentes de todos os marcados que ja fomos ao londo dos anos!

Apesar de nao comer muitas das “iguarias” da culinária Alemã, adoro os biscoitos de gingerbread, as frutas cobertas em chocolate ou caramelo!

Nao foi uma parada planejada, mas adorei conhecer o mercado de Munique, que entrou facinho no meu top 5 mercados na Europa! (ainda bem que ainda faltam muitos pra conhecer!)

E claro, oque seria um mercado de natal sem uns enfeites neh?

 

Entao comprei um bem bonitinho de Munique, que eh uma mala de viagem…. mas ai o Aaron avistou numa das barraquinhas o enfeite mais absurdamente maravilhoso da minha colecao (que pena que a materia da revista ja esta publicada!)!

Um mini Castelo de Neuschwanstein, que nao fomos dessa vez, mas visitamos em nossa viagem a Munique em 2006!

Ainda bem que ano que vem tem mais!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
22 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
22 comentários
  1. Claudio Motta - 14/12/11 - 09h55

    Munique é sensacional no verão, mas esse post me fez desejar visitá-la no Natal tb! Lindas fotos!

    Responder
  2. Mirella - 14/12/11 - 12h29

    Nossa, que enfeite mais lindo. Tbm me deu vontade de sair do calor do Brasil e ir direto a Munique…rss
    As fotos estão lindas, da vontade de visitar, de comer a maça do amor…e a tua pele está INCRÍVEL.

    Responder
  3. Sara - 14/12/11 - 12h48

    Neste tipo de cidades é quase obrigatório visitá-las no inverno, né? Sei lá. tem outra magia, outro ambiente…
    Uma das minhas resoluções pra 2012 é viajar, só não sei pra onde ainda mas, como o Natal do próximo ano ainda está longe, vou fazer um balanço de cidades e escolher qual a melhor. E tenho a certeza que o seu blog vai ser muito útil.

    Responder
  4. Camila Carvalho - 14/12/11 - 14h23

    Oi Dri,
    Mudando um pouco do assunto, essa faixa que vc esta usando no cabelo, serve para proteger do frio também? Aonde vc conseguiu compra-la?

    Responder
    • Adriana Miller - 14/12/11 - 14h35

      Isso! É uma faixa tapa-orelha de fleece, super quentinha.
      Como tenho muito cabelo, as vezes fico agoniada de usar gorro, então uso essa faixa com rabo de cavalo. Não esquenta tanto quanto usar um gorro, mas protege as orelhas, que é o principal.
      Não lembro onde comprei a minha não… já tenho ha MUITOS anos (já apareceu por aqui em outras fotos… outros invernos…), e na verdade tenho duas (essa da foto tem um fecho de velcro a tras, que eu prefiro e tenho uma outra que é uma faixa mesmo).
      Mas por aqui é facil encontrar… em lojas de material de inverno ou até mesmo camelos nas ruas.

      Responder
  5. Carla - 14/12/11 - 17h22

    Ja tinha vontade de ir para Minuque, depois desse post eu preciso ir. Tambem adoro mercadinho de natal. Acabei de voltar de Cracovia, imagina aquela praça lo-ta-da dessa barraquinhas, e era bem tradicional mesmo. Amei! Acho que por enquanto foi o maior e melhor mercadinho de natal que ja fui. Ano que vem certeza que sera em Munique.

    Responder
  6. Rômulo Wagner - 14/12/11 - 19h13

    Olá Adrina, qual era a temperatura média que vocês pegaram em Munique e na Áustria?? Só para ter uma ideia do inverno nessa região…

    Responder
    • Adriana Miller - 14/12/11 - 19h22

      Esse ano não pegamos frio não, acho que fez uma media de 10 graus (positivos) durante o dia, e caiu um pouco a noite. Tem sido um dos invernos mais quentes nos Alpes oque esta atrapalhando a temporada de Ski esse ano.
      Mas como sempre digo, todo ano é diferente (esse ano nesse epoca até Londres estava soterrana em neve, oque é bem raro por aqui), e a cada semana a temperatura pode virar totalmente!

      Responder
  7. myiska - 15/12/11 - 03h31

    Fotos lindas, gostei mto das bolas p árvores, as frutas caramelizadas, os doces!!!

    Responder
  8. Helena - 15/12/11 - 05h54

    Olá Dri, td bem? Meu nome é Helena. Lendo o que vc escreveu e vendo o seu video, fiquei com muita vontade de conhecer Munique, mas só poderei ir no reveillon – se td der certo… rsrs Você sabe me informar se os mercados de Natal duram até lá e ainda, tem alguma sugestão a fazer?!! Desde já lhe agradeço!

    Responder
    • Adriana Miller - 15/12/11 - 09h51

      Oi Helena,
      Infelizmente nao. Os mercados de natal geralmente acabam nos dias que antecedem o natal, ou entao no ultimo fim de semana nates do natal, e com certeza nao duram nem se estendem ate o ano novo em janeiro…
      Entao eles so funcionam ate semana que vem.

      Responder
  9. Deiatatu - 18/12/11 - 15h25

    Oi Adri

    Já q vc expressou o seu „vicio „ ao Glühwein ai vai a receita do mesmo para vc e seus leitores se esbaldarem . É super fácil de fazer e eu faco sempre no inverno nao só na época natalina.

    Glühwein

    1 litro de vinho tinto
    Meio litro de chá preto ( eu uso o Earl Grey )
    150-200 gr de acucar
    2 cravos da India
    Um pedaco ( cerca de um quarto ) de canela em pau
    Sumo de 4/5 laranjas
    ¼ litro de rum
    Para dar um gosto especial ou para adocar, pode se adicionar suco de maca.

    Colocar no fogo médio o vinho, as especiarias , o sumo das laranjas e o acucar mas nao deixar ferver, assim q comecar a fazer espuma tirar do fogo, retire os cravos e a canela e acrescente o chá preto e o rum. Suco de maca a gosto no final.

    Prost!

    Responder
  10. Liliana - 19/12/11 - 07h53

    Engracado que achei exatamente o contrario. Achei a feira de Munique bem mais focada no Natal, com enfeites bem mais legais do que a de Salzburgo.E como sao caros os enfeites… Mas eh uma experiencia maravilhosa mesmo as tais feiras natalinas alemas! bjs

    Responder
    • Adriana Miller - 19/12/11 - 10h31

      Realmente a feira de MUnique, esteticamente falando, eh muito mais bonita e “Natalina” como todas as feiras Alemaes. Mas como eua doro os enfeites propriamente ditos, na Austria como um todo (tanto em Slazburgo quanto Viena) as opcoes sao muito mais bonitas e diferentes!
      mas sempre recomendo que para os “marinheiros de primeiro christmas market” as Alemaes sao imbativeis!
      E por isso tive que dar um jeito de incluir Munique do roteiro de Salzburgo!
      Que bom que vc gostou da viagem! :-)

      Responder
  11. Camila Silveira - 19/12/11 - 22h23

    Dri! Nao sei se vc já foi ou nao pra Esslingen (dei uma olhada no menu ao lado e nao encontrei)…
    Caso nao, gostaria de te dar uma sugestão já que vc adora mercados de Natal da Alemanha (acredito até que alguém já deve ter te dado essa dica… Entao to aqui so pra reforcar… Hehehe)…
    Em Esslingen tem um mercado de Natal medieval… É muito legal! Eles se vestem com roupas de época, dão o preco das coisas em uma outra moeda que nao é o euro (deve ser a moeda de antigamente), tem umas brincadeiras pra apostar em qual casinha o ratinho vai entrar, tem arco e flecha, tem até uma tina gigantesca de madeira onde é possível tomar banho coletivo….
    Enfim, vc simplesmente se sente em um filme do Robin Hood..
    O nome da cidade é Esslingen am Neckar e fica pertinho de Stuttgart.
    Beijos
    Camila

    Responder
  12. Monica - 08/09/12 - 02h31

    Por favor ate que dia e que horas acontece o mercado de Muniche. E o que podemos fazer na noite do natal. Obrigada

    Responder
    • Adriana Miller - 09/09/12 - 07h49

      Você tem que conferir no site da prefeitura de Munique os dias e horários do mercado de 2012, pois eles mudam todos os anos.
      Os mercados sempre fecham antes do dia de Natal, por volta dodóis 20 a 22, dependendo do dia da semana.

      Responder
  13. Daniela - 28/11/12 - 18h46

    Adoro seu site e sempre antes de uma viagem dou uma passada por aqui. Peguei dicas preciosíssimas sobre Londres e Paris há 2 anos.
    Queria sua ajuda. Pois estou pesquisando sobre viajar pela alemanha(rota romntica)/ Austria e Suiça em novembro do ano que vem e não consigo nada claro sobre o tempo. Não me importo com o frio o que me incomoda é a chuva. Vi queo onibus entre as cidadezinhas da rota deixa de rodar em novembro. Isso é sinal que não daria pra usar um carro? neva já nessa epoca?

    Responder
    • Adriana Miller - 28/11/12 - 19h53

      Sim, a neve nessa regiao dos Alpes e Bavaria pode começar ate mesmo em Outubro (e mesmo quando não neve as estradas ficam cobertas de neve).
      Voce ainda pode alugar um carro e dirigir, mas é importante saber dirigir na neve/gelo e ter pneus especiais pra isso.

      Responder
  14. […] E tem também a mini Igreja Ortodoxa da Ucrânia. (com os enfeites de Mônaco, Noruega e Portugal e a malinha que compramos no mercado de Munique ano passado!) […]

    Responder
  15. Paula - 06/12/14 - 22h30

    Dri, eu estou indo pra Munique daqui a uns dias. É a primeira vez que vou ver os mercados e, assim como você, eu também sou fissurada em coisas de Natal hehe Li todos os seus posts sobre mercados até decidir por Munique, mas confesso que vendo suas fotos agora no instagram bem que queria ir pra Stuttgart também!! Depois vou pra Londres e já anotei as dicas do post mais novo (que ficou muito bom!)sobre o que fazer em dezembro na cidade, vai ser quase uma peregrinação natalina :-)
    Bom, queria te perguntar qual é a média dos preços dos enfeites no mercado. Imagino que varie muito dependendo do material, se é feito a mão e tal, mas queria ter uma ideia de quanto reservo pras comprinhas de Natal.
    Beijos e obrigada!

    Responder
    • Adriana Miller - 08/12/14 - 09h53

      O mercado de Munique eh muito bom!
      O melhor que tinha ido ate agora…. ate conhecer Stuttgart e Esslingen! :-)
      Mas todos sao incriveis! Berlin tambem eh muito bonito…. enfim, na Alemanha nao tem como errar!

      Sobre os precos, como da pra imaginar, varia demaaaaais – tem enfeite de 2 Euros e tem enfeite de 100 Euros!
      Mas diria que os enfeites “interessantes” geralmente custam entre 20 e 30 Euros.
      Vale lembrar que nos mercados de natal quase todos sao feitos a mao, e eh a arte e folclore local, entao sao mais bonitos, mais delicados e consequentemente mais caros que os enfeites que compramos em caixas no supermercado.
      E por isso eh tao legal ir colecionando aos poucos, ver sua arvore evoluindo e mudando ao longo dos anos, em vez de comprar um pacotao ja pronto na loja!

      Responder