04 Mar 2010
27 comentários

Como se vestir em Dubai

Dicas de Viagens, Dubai, Emirados Arabes

Entre os paises do Golfo, Dubai é considerado o mais “liberal” e ocidentalizado, e portanto historias de que mulheres tem que se vestir usando abayas, se cobrindo dos pés a cabeça e afins sao pura lenda.

Mas nao dá pra negar que Dubai realmente é “liberal” – a maioria da população que mora no Emirado nem sequer é muçulmana.

Porem, respeito e bom senso na hora de se vestir caem muito bem obrigada!

Teoricamente falando turistas podem usar oque quiserem, e vimos muitos turistas batendo perna por lá exibindo mais oque deveriam.

A população local esta sempre bem coberta - por abayas ou não

Eu pessoalmente sou o tipo de pessoa que gosto de me vestir um tanto quanto conservadora em situações assim. Apesar de nao ter achado os”Dubai-enses” nem um pouco agressivos, como por exemplo os Marroquinos ou Turcos, volta e meia rola um olhar de desagrado. Os homens sao educados e no pouco contato que tive com estranhos do sexo oposto, todos foram extremamente respeitosos, mas convem nao abusar da boa hospitalidade local. Por uma questao pessoal, prefiro nao chamar atenção nem virar atração de lugar nenhum (se voce é o tipo de mulher – ou homem – que gosta de ser o centro das atenções e sempre chegar chegando, boa sorte!).

Como regra geral em Dubai a boa educação pede que voce sempre se vista cobrindo joelhos e ombros, e nunca, jamais demonstre muito afeto em publico (ou seja, nada de beijos, abracos e maos dadas em lugares publicos). Alem disso, nao importa o quão quente esteja do lado de fora, a cidade inteira é uma bolha de ar condicionado, e se voce nao se protejer, o frio do arcondicionado – sempre no maximo – te pega de jeito!

Politica de Cortesia

Na maioria dos dias eu usei calça jeans + camiseta + sandalia + uma jaqueta ou casaquinho na bolsa. Nos dias que pesseamos por lugares “turisticos” (exemplo, nos hoteis Atlantis e Madinat), eu usei uma bermuda jeans larguinha sem problemas (sempre com ombros e colo cobertos).

Bermuda e camiseta

Bermuda, camiseta, sadalia e jaqueta

Para entrar na mesquita, ombros, pernas e cabelos cobertos

Na praia, o sol estava demais e tirei a jaqueta!

Mesmo para passear no hotel, preferi uma saida de praia mais comportada. Biquine apenas no mar ou na piscina.

Não tem misterio na hora de fazer a mala pra uma viagem pra Dubai. Apenas evite abarrotar a mala com mini-saias, mini-shorts e decotoes, a nao ser que voce nao tenha a menor intenção de sair de seu hotel ou nao se importe de receber atenção indesejada do sexo oposto.

Nao precisa se “fantasiar” de safari nem nada do tipo. Eu usei o mesmo estilo de roupa que usaria no Rio de Janeiro, Chile ou qualuqer outra cidade Europeia – apenas com um pouco mais de moderação e modestia na hora de ficar “mostrando pele”.

O mesmo vale para os homens. Mas se voce estiver morrendo de calor, nada de resolver tirar a camisa no meio da rua! Joelhos e ombros sempre cobertos, por puro respeito aos “anfitriões” e para seu proprio conforto (conforto social de nao ter que ficar recebendo olhares indignados, e conforto no ar condicionado sempre no maximo!).

Pernas e braços cobertos - e de quebra ainda proteje do sol do deserto.

Para passeio 100% turistas, bermuda e camiseta

No caso do Aaron, por causa da sua pele super clara, ele preferia sempre se cobrir o maximo possivel (calça e mangas compridas sempre que possivel) para evitar “destoar” demais dos locais. Se a tecnica anti-gringal foi eficaz ou não, eu tenho minhas duvidas, mas com certeza fez com que ele se sentisse bem mais confortavel consigo mesmo o tempo todo. E na verdade isso é tudo que importa!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
27 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
27 comentários
  1. Jacq - 06/03/10 - 17h48

    Oi Dri, minha pergunta não tem nada a ver com o post, mas será q vc poderia me dar uma info??
    tem alguma opção de trem do centro de Londres ao aeroporto Gatwick que seja mais economica do que o Gatwick express?? Vi no site do Gatwick que a ida até o centro de Londres custa 16,90 e a volta 28,80 !!! Achei meio carinho mas… visto que vira e mexe você nos relata o quanto Londres é cara, pode ser que esse seja o normal e eu não saiba! rsrs…
    obrigadão

    Jacq

    Responder
    • Adriana - 06/03/10 - 20h43

      OI Jacq,
      Tem sim!
      Voce pode pegar os trens normais, que nao sao “express” (entao em vez de chegar no aeroporto em 30 minutos, voce chega em 40 minutos… nao muda muito), e por exemplo pegando um trem normal na espacao de London Bridge pra Gatwick custa 18 Libras ida E volta (+- 9 libras cada perna).
      Vale muito mais a pena, e acho que nesses anos todos, nunca peguei o Gatwick express!

      Responder
  2. Carol - 07/03/10 - 04h41

    Oi Dri!!

    Onde vc comprou sua jaquetinha cinza? Eu comprei uma mto parecida, soh a cor diferente! Agora tenho umas ideias sobre como usa-la. Dri esse eh meu blog preferido ever, eu adoro as dicas, ficar olhando as fotos, tudo tudo! nunca comento pq nao gosto mto, mas saiba q vc eh uma inspiracao! quando eu crescer (hahahhaa) quero ser igual a voce! kkk

    obs: poooor favor volte a postar no beauty!
    beijao!

    Responder
    • Adriana - 08/03/10 - 11h45

      Oi Carol,
      Minha jaqueta eu comprei na Primark, uma loja super baratinha aqui em Londres!

      Os posts do Beauty vao voltar em breve, soh falta tempo de colocar as ideias num post!

      Responder
  3. catia - 07/03/10 - 22h32

    Dubai realmente lindo e que arquitetura. Lindas fotos!

    Responder
  4. Marília Lucena - 08/03/10 - 03h51
    Responder
    • Adriana - 08/03/10 - 10h08

      Tomara que sim!!! Hahhaah

      Responder
  5. Syurikas - 26/07/10 - 15h22

    Ola Adriana , estou indo para la dia 01/08, um calor imenso , vi em seu blog que tudo tem ar , o casaquinho é imprescendivel. Blusas de alcinhas nem pensar entao !! è melhor levar U$$ ou EUR ? Vc acha que da para usar vestidinho polo da Lacoste ?? ou nem vale a pena levar..sandalias sao permitidas ate nas mesquitas ? Se puder me responder ..obrigada !!

    Responder
  6. IVETE - 21/08/10 - 15h59

    Adriana
    Bom dia. Quero parabeniza-la pelo site e belissimas fotos, voce tem bom gosto mesmo.Estive em visita tecnica em Dubai e Doha. PARABENS e continue.
    Ivete – Ivetur Turismo – http://www.ivetur.tur.br

    Responder
  7. eloisa ribeiro prudent silva - 30/10/10 - 13h35

    adriana,
    preciso de sua ajuda!
    embarco para dubai na proxima semana e as duvidas são grandes! ombro de fora é complicado?
    tem facilidades para trocar dolar la? ou seria melhor euro?
    caso tenha uma dica , favor passar
    aguardo suas repostas

    obrigada!!!

    Responder
    • Adriana - 30/10/10 - 13h39

      Isso mesmo! Ombro de fora nem pensar! Se vc mostrar os ombros ou estiver muito decotada em lugares publicos vao te chamar atenção e podem até te pedir pra se retirar. Isso é coisa serissima por lá.
      Eu acho melhor levar dolares pra qualquer lugar que seja fora da Europa, mas nao imagino que vc teria problemas pra trocar euros tambem.

      Responder
  8. eloisa silva - 03/11/10 - 14h08

    Adriana,
    olha eu aqui de novo!
    Vc está de parabéns com suas dicas!!
    Dúvidas:Para os jantares tem a necessidade dos homens usar blazer?
    em relação a transparencia, calças tipo fuseau , bermudas no joelho e vestido um pouco acima do joelho? estou super confusa no que levar na bagagem para usar em Dubai devido ao calor, pois qdo penso em alguma roupa mais fechada em cima o comprimento é curto. é suportável usar calça jeans?aguardo suas respostas, obrigada!!

    Responder
    • Adriana - 03/11/10 - 14h49

      Sobre os jantares, isso depende de onde vc pretende jantar, e o dress code varia de acordo com cada estabelecimento. Se vc ja tem uma boa ideia doque pretende fazer por la, eh melhor consultar direto com eles e ver se eles fazem alguma exigencia – mas no geral, os lugares mais chiques e caros, pedem terno para homens e proibem terminantemente tenis e jeans por exemplo.

      Quanto a comprimentos, transparencias e tal, no geral eu diria que eh melhor evitar tudo isso. Mas eu por exemplo usei bermuda um dia pra ir no shopping. Na parte de cima estava totalmente coberta, mas resolvi usar uma bermuda larguinha no meio da coxa. Ninguem disse nada, mas eh impossivel ignorar que as pessoas ficam te olhando torto e com cara feia, oque me deixou super desconfortavel. Entao foi o primeiro e unico dia que usei roupa curta.
      Quanto a usar calca jeans, quando eu fui (em fevereiro) ate que peguei um friozinho em alguns dias, entao calca jeans nao teve problema. Mas em outros dias sofri com o calor, e nao ha nada que possamos fazer. Essa eh a cultura local e ponto final.
      Voce pode achar que porque esta calor, isso justifica usar um vestido que mostre seu joelho, mas nao esqueca que o resto da populacao local esta coberca com uma abaya de tecido preto da cabeca aos pes. Entao parta do principio que se eles aguentam, voce tambem tem que aguentar.
      E alem disso, como realmente faz muito calor, TUDO e TODOS os lugares tem ar condicionado no maximo (ate ponto de onibus tem ar!), entao por mais que estaja fazendo 52 graus na rua, dentro do shopping vai fazer uns 17 graus!

      Responder
  9. Franciele - 24/11/10 - 15h50

    Adriana,
    Vou pra lá no próximo mês, e tenho algumas dúvidas.
    Quanto ao biquíni, em piscinas, ou na praia, é permitido o uso?
    Obrigada.

    Responder
    • Adriana - 24/11/10 - 15h57

      Sim, mas apenas em praias particulares (de hoteis por exemplo). Mas na verdade quase todas as praias em Dubai sao particulares, entao nao tem problema. A unica praia publica que fui, foi na Jumeirah Beach park (ao lado do BUrj Al Arab) e nao tinha NINGUEM “na praia”, de biquine e tal, pois nao eh permitido.
      E mesmo na praia/piscina do meu hotel, muitas mulhres estavam de burca – eu me senti desconfortavel e preferi focar de tunica/saida de praia o tempo todo, mas estava cheia de turistas de biquine pra cima e pra baixo, entao nao tem problama – eh mais de cada um mesmo.
      Mas em areas publicas nem pensar! Pode dar ate cadeia!

      Responder
  10. ROSIMAR DE SOUZA - 13/12/10 - 19h19

    OLÁ, MINHA CARA ADRIANA! POR FAVOR ME ESCLAREÇA COMO VESTIR A MIM, E A MEU MARIDO, 2 FILHAS (15 E 10) E MEU SOBRINHO (14) ANOS. VOU FICAR NO ATLANTIS, NATAL E REVELLION DE GALA, MEU PROBLEMA É COMO ANDAR NA RUA!???? OBRIGADA. ROSI.

    Responder
  11. Sahar - 26/01/11 - 19h00

    Adriaaaana!!!

    Preciso tirar várias dúvidas que aqui não caberão.
    Se puder por gentileza m add no msn.
    Obrigada
    saharsafa@hotmail.com

    Responder
    • Adriana - 26/01/11 - 20h59

      Nao uso MSN, melhor perguntar aqui mesmo.

      Responder
  12. […] vez eu nao tive tantos dilemas pra fazer minha mala, quanto tive quando fui a Dubai, pura e simplesmente porque vim a trabalho; e roupa social eh aquela cosia meio universal no mundo […]

    Responder
  13. larissa - 14/01/12 - 11h07

    Oi Adriana, tudo bem? Suas dicas são de grande valia! Será que você poderia compartilhar o nome e o preço do hotel que vc ficou? e em relação a comida, é facil achar um fast food por lá?
    desde já, agradeço a atenção.

    Responder
    • Adriana Miller - 14/01/12 - 13h11

      Oi Larissa,
      Eu escrevi um post inteirinho sobre o hotel we ficamos. Da uma olhadinha nos outros posts de Dubai.
      Sobre comida e restaurantes você vai encontrar de TUDO por lá, inclusive muitíssimas redes de fast fios e restaurantes Europeus e Americanos que nem sequer existem no Brasil ainda.

      Responder
  14. […] coisa que reparei bastante em Dubai por exemplo é que mesmo as lojas de roupas e marcas “ocidentais” vendiam suas peças […]

    Responder
  15. nilce ferretti - 29/03/12 - 14h15

    Ola Adriana, se possivel gostaria de uma informação, que roupa usar no dia que se faz o passeio no deserto? irei dia 01/06, epoca quente né?

    Responder
  16. Tunisia | Dri EveryWhere - 19/06/12 - 07h16

    […] Fomos muito respeitados e bem tratados, sem aquele comportamento tipico de tratar turista de otario. E um outro detalhe bem bobo, mas que mostra bem como se senti confortavel por la: ate tive coragem de usar short e saia acima do joelho para passear pelas cidades (sem me sentir ofendida, nem ofendendo!)! […]

    Responder
  17. Catharina - 25/06/12 - 10h18

    Olá Adri!
    Que ótimas dicas, estou morando em Abu Dhabi, cheguei à sete dias e me senti desconfortável mesmo em relação ao bíquini, mas ninguém me falou nada, mas ficaram olhando, achei que fosse por eu e minha filha sermos loiras, que loucura isso. E agora, comrar bermuda e camiseta de bamho?!
    Bj, adorei o poste!!!

    Responder
  18. ALEXANDRA - 15/05/13 - 11h04

    Olá Adri,eu gostaria de saber como me vestir em PORTOFINO em Italia ninguem me pode ajudar??? Adorei seu poste,valeu as dicas .

    Responder
    • Adriana Miller - 15/05/13 - 13h10

      Oi Alexandra,
      Portofino é uma cidade balneária na Europa, e portanto sem grandes misterios de como se vestir.
      Se voce for no verão, leve muitos biquines e saidas de praia e roupas mais arrumadinhas pra sair a noite, já que Portofino é famoso por suas baladas e festas de verão.

      Responder