19 Jun 2012
23 comentários

Tunisia

Dicas de Viagens, Tunisia

Essa viagem pra Tunisia na verdade soh acabou acontecendo com mais de um ano de atraso.

Talvez alguns de voces lembrem que originalmente nos tinhamos planejado conhecer a Tunisia em Fevereiro do ano passado (em 2011 quando acabamos indo pra Ilha de Chipre) – ja tinhamos passagem comprada e hotel reservado, quando mais ou menos 1 semana antes da viagem foi aquele boom da revolucao da “Primavera Arabe“, que se iniciou justamente em Fevereiro de 2011 no Norte da Tunisia.

Entao ao longo de 2011 eu fui ficando de olho em como estava a situacao politica na Tunisia, e a medida que 2011 foi acabando, as coisas pareceram estar melhorando por la.

Ate que em Dezembro, antes mesmo de embarcar pra Asia eu tomei coragem e marquei nossas passagens pro feriadao em Maio desse ano.

Mas, Tunisia?!!? Mundo Arabe? Revolucao?!! Voces sao loucos???

E eh com o maior prazer que confirmo que nao, nao somos nem um pouco loucos e a Tunisia foi uma incrivel surpresa!

Por um lado, por mais que estivesse com vontade de conhecer a Tunisia ha muitos anos, eu sempre imaginei o pais sendo uma coisa baguncada e estressante meio Marrocos-com-Egito, e agora, pra piorar ainda ia rolar uma certa pitada de tensao pos-revolucao a la Bahrain.

Tanto que nossa viagem foi propositalmente restringida ao norte do pais, nos arredores de Tunis, reservamos um resort bacana na beira da praia, e se por acaso o estresse da viagem fosse demais, nos refugiariamos na beira piscina ate segunda ordem.

Mas nao!

Apesar de termos visto pouquissimo do pais, a Tunisia que nos recebeu eh bonita e super arrumadinha, com pessoas educadas e super respeitosas (completamente o oposto dos vizinhos Marrocos e Egito!) – achei que na verdade a Tunisia eh muito mais uma mistura de sul da Espanha-com-Grecia, mas com um sotaque Frances bem charmoso!

Andamos de onibus entre as cidades, pegamos taxi no meio da rua, passamos horas passeando em souks e mercados e isso soh me fez adorar ainda mais o pais e sua populacao!

Fomos muito respeitados e bem tratados, sem aquele comportamento tipico de tratar turista de otario. E um outro detalhe bem bobo, mas que mostra bem como se senti confortavel por la: ate tive coragem de usar short e saia acima do joelho para passear pelas cidades (sem me sentir ofendida, nem ofendendo!)!

A Tunisia eh uma otima opcao para um estica a partir da Europa, com varias cias areas com voos direto para Tunis (a capital do pais), com a media de duracao do voo entre 1 e 2 horas.

Desde de Londres nos voamos British Airways e chegamos la em cerca de 2 horas e meia, num voo direto.

A moeda eh o Dinar, que na epoca (Maio de 2012) estava valendo 2 pra 1 com o Euro. Nos trocamos nosso dinheiro diretamente na casa de cambio do aeroporto em Tunis, e nao tivemos dificuldades em achar caixas eletronicos (que aceitem cartao internacional) pelas cidades. E lembre-se, eles NAO aceitam Euros nem Dolares, entao lembre-se de trocar sua moeda.

Europeus, Brasileiros, Americanos e afins nao precisam de visto para entrar na Tunisia para permanencia ate 3 meses.

Nós ficamos hospedados no hotel Phebus, que tem uma piscina deliciosa e em frente a praia – sem falar na ótima localização (uma meia hora do aeroporto de Tunis e 10/15 minutos de Abu Said e Carthage)

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
23 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
23 comentários
  1. Isadora - 19/06/12 - 11h39

    Oi Dri! Quantos dias você passou em Tunis? Acha que foram suficientes pra conhecer a cidade? Só pra ter uma ideia mesmo…
    Ah! E por favor diga que comprou uma daquelas bijuterias maravilhosas da foto no seu post! hahahaha

    Responder
    • Adriana Miller - 19/06/12 - 12h31

      Na verdade dispensamos totalmente Tunis, pois o pouco que vimos eh uma cidade bem sem graca. Dedicamos todo nosso tempo (3 dias inteiros e 3 noites) no Golfo de Tunis, no Cabo de Cartago – Sidi Abou Said e Cartago, que serao os proximos posts.
      Mas se voce nao conhece outras cidades da regiao e fizer muita questao de conhecer Tunis, acho que 1 tarde basta, ja que a cidade soh tem a area do mercado “Souk” e um pequeno museu.
      E sim, fiz muitas otimas compras por la!!! :-)

      Responder
  2. Luiza - 19/06/12 - 12h59

    Ola! Eu e meu marido vamos para a Tunisia em Setembro e estamos empolgadissimos! Vai ser nossa primeira viagem mais exótica! Vamos ficar 6 dias em Sousse e talvez ir a Hammamet. Vc sabe dar mais info sobre o transporte lá entre as cidades? É muito difícil de conseguir passear entre elas, é tudo em árabe ou tem alguma tradução pro inglês? Obrigada!

    Responder
    • Adriana Miller - 19/06/12 - 13h26

      Nos nao fomos pra essa parte mais sul do pais, pois achei que o Norte era mais interessante e historico.
      Pelo menos nos arredores de Tunis onde ficamos, foi tranquilo andar de taxi e onibus sozinhos, mas todas as placas e informacoes sao em Arabe ou Frances.
      Nos hoteis e mercados turisticos eles falam ingles super bem, mas na rua soh o Frances salva. Por sorte meu Frances da pro gasto e nos viramos numa boa. Mas nao conte com Ingles em todos os lugares nao.

      Responder
    • Viaje com Pedro - 26/06/12 - 23h23

      Dri, te peço licença pra responder aqui… :-)

      Oi Luiza, entre Tunis e Sousse há um trem que demora mais ou menos uma hora e meia pra fazer o trajeto. O trem é muito baratinho, e assim sendo, um pouco precário. Mas ainda assim é super seguro, e um experiência interessante. Entre Sousse e Hammamet também há trem, mas não sei quanto tempo demora. As praias de Soussa são meio normaizinhas. Um passeio legal seria ir a El Jem, onde há um coliseu bem melhor preservado que o de Roma. Vale mesmo viajar, e em setembro, se você der sorte, você ainda pega o festival de verão, com muita música clássica. Dá pra ir de táxi compartilhado (sim!).

      Responder
  3. Nathalia T. - 19/06/12 - 13h10

    Adorei… fiquei com vontade de conhecer desde uma exposição de fotos que vi aqui no Rio.
    Agora você me deixou ainda com mais água na boca.

    Beijos

    Responder
    • Adriana Miller - 19/06/12 - 13h28

      Aproveita e ja coloca na listinha! :-)

      Responder
  4. Mirella - 19/06/12 - 13h38

    Hey Dri, que bom que saiu a viagem de vocês para a Tunisia :)
    Não rolou dar uma esticadinha para o meio da Tunisia? Foi a parte que mais gostei… se bem que ainda acho que está turbulento para aqueles lados. Para os fãs de Guerra nas Estrelas, tem vários sites para visitar, rola até um gostinho de Saara…
    Quero um dia voltar a Tunisia por conta própria, acabamos pegando um tour 4×4, só nós dois, mas tinha guia e motorista… sabe como é, né?! Por mais que a gente tenha liberdade de ir e vir, tem sempre os horários e essas coisas eheheh
    Estou lendo seus posts sobre Bali, estamos indo em Agosto.
    bjos

    Responder
    • Adriana Miller - 19/06/12 - 13h42

      Pois eh, nao deu. Nem tinha muita vontade de ir no deserto nao (e muito menos no set do Guerra nas Estrelas, que nunca nem assisti nenhum filme), mas queria muito ter ido pra pontinha sul, ver as ruinas Romanas e Fenicias.
      Mas a regiao ainda esta meio tremida, tinhamos pouco tempo e nao queria fazer excursoes, que realmente parece ser uma das unicas maneiras de viajar tranquilo pela Tunisia.

      Voces vao se sentir em casa em Bali – soh tem Australiano por la! :-)

      Responder
  5. UmOlharViajante - 19/06/12 - 15h01

    Olá Dri,
    ao longo do seu post você compara muito a Tunisia com Marrocos e o Egipto.. de qual dos 3 você gostou mais?

    Responder
    • Adriana Miller - 19/06/12 - 15h29

      Eles sao bem diferentes pois oferecem aspectos culturais bem diferentes!
      O Egito eh incomparavel pela historia, mas eh um caos e um dos lugares mais dificies de se viajar!
      Marrocos tem aquele clima de exotico, mas eh sujo, confuso e inseguro.
      Ja a Tunisia tem um toque de historia e exotismo Arabe, mas eh um lugar super “civilizado” e facilimo de se viajar! A Tunisia nao oferece tanto turisticamente quanto seus vizinhos no Norte da Africa, mas eh um otimo “ponto de partida” pra quem quer explorar a regiao, pois eh uma boa introducao ao mundo arabe…

      Responder
  6. Simone - 19/06/12 - 16h01

    Dri, eu estudo com um rapaz da Tunisia super inteligente, e eu sempre pergunto sobre a Tunisia. Bem legal o post.

    beijos

    Responder
  7. Dudu Frato - 19/06/12 - 17h07

    Adriana, sobre o pedágio urbano de Londres, gostaria de tirar umas dúvidas, como é feio a cobrança de quem anda de carro na área de central? Os moradores dessa área, Mayfair, por exemplo, pagam também o pedágio ou são isentos por morar no local?

    Responder
    • Adriana Miller - 19/06/12 - 18h26

      Não sei exatamente como é feita a cobrança, pois não tenho carro aqui (Justamente por esse motivo), mas acho que funciona como um imposto que vc paga adiantado, e em alguns pontos funciona como um pedagio eletronico>
      Mas sim, todos pagaos, inclusive (e principalmente) moradores.
      E por isso mesmo a maioria das pessoas que moram em Central London não tem carro, pois teriamos que pagar o Congestion Charge mesmo se o carro ficasse na garagem.

      Responder
  8. Milena F. - 20/06/12 - 10h26

    Acredita que antes de morar na França eu nunca nem tinha prestado atenção que a Tunísia existe! Mas pelas ruas sempre encontramos pessoas dessa origem, e é um destino muito apreciado pelos franceses. Ainda quero ir, mas assim como vc não para Tunis, que aparentemente é bem mais desorganizada e mais “armadilha para turista”. Mas pelas suas fotos do outro post, achei tudo lindo, muito parecido mesmo com a grécia e cidades meditenâneas!

    Responder
    • Adriana Miller - 20/06/12 - 10h42

      Exatamente!
      Na verdade me senti na Grecia – soh que uma Grecia mais organizada e arrumadinha! :-)

      Nao acho que Tunis seja desorganizada em armadilha nao, apenas achei a cidade bem sem gracinha… meio “modernizada”, mas de uma maneira feira e sem atrativos turisticos, entao nao achamos que valia a pena gastar nada do nosso tempo por la, ja que o norte da Tunisia tem tanta coisa interessante e bonita!

      Responder
  9. Marta FG - 20/06/12 - 23h13

    Seus posts sobre este país estão bons mas voltar à Tunísia nunca mais. Aliás foi um dos poucos países que nunca iria repetir. Bj

    Responder
  10. Deise - 01/07/12 - 18h08

    Cada foto linda neste post. Parabéns :)

    Responder
  11. Leandro - 03/08/12 - 22h52

    Oi Adriana. Eu e minha esposa vamos para a Tunisia no fim do ano. Queremos ficar em Sidi Bou Said. Qual foi o hotel em que voces ficaram por la? E como foi o transporte entre o aeroporto e a cidade? Foi fácil? Muito obrigado!

    Responder
    • Adriana Miller - 05/08/12 - 08h00

      Nao fiquei hospedada em Sidi Abou Said, conforme esta indicado nos posts – o hotel que ficamos e os demais detalhes estão nos posta sobre a Tunísia, com tudo explicadinho :-)

      Responder
  12. Joana - 15/10/12 - 08h35

    Oi Adriana,
    Eu e o marido (o Leandro que comentou aí em cima) fomos pra Tunísia no fim de Setembro. Seguimos algumas dicas suas, mas fizemos uma viagem um tantinho diferente (a gente tava numa de curtir uma praia, já que eu somos expats cariocas na Alemanha).
    Me diverti super e queria agradecer pelos seus posts. Eles foram úteis pra gente!
    =)

    Responder
  13. Chris - 13/04/13 - 22h22

    Olá! Fiquei encantada com seu blog. Que fotos lindas!
    Cheguei aqui por que vou para Tunisia em junho, juro que revirei os posts mas não achei a infomacao e onde vc ficou hospedada. poeia me ajudar?

    Valeuu!

    Responder
  14. Ilma ramos - 07/08/14 - 23h41

    Gostaria de viajar! Tunisia e outros país.Aqui conheci um pouco.Obrigada

    Responder