13 Mar 2011
11 comentários

Ljubljana

Dicas de Viagens, Eslovenia

Ljubljana é a capital da Eslovenia e a porta de entrada do pais pra quem chega de avião. Ainda que acidade não seja a principal atração do pais, Ljubljana sem duvida, vale a parada.

Você não vai precisar de muito tempo pra conhecer a cidade, mas garanto que vai gostar doque vai ver.

No nosso caso, escolhemos Eslovenia jutamente porque queriamos um fim de semana tranquilo… romantico até! Ljubljana não vai roubar o posto de cidade mais romantica do mundo nem tão cedo, mas ainda assim a cidade praticamente tem esse significado literal.

Aparentemente, Ljub é derivado da palavra Alemã Liebe, que significa amor. E os casais estão por todos os lados, seja nos cadeados na ponte com juras de amor eterno (os casais prendem os cadeados na ponte e jogam a chave nas aguas do rio), a Igreja principal cor de rosa, e a arquitetura super detalhada, que exige que o turista não passe desavisado, olhe pro ceu e admire a cidade em seus minimos detalhes.

O castelo medieval no topo da colina no ponto mais alto da cidade, lembra imediatemente historias de princesas e principes heróicos, sob ameaça dos muitos dragões que decoram a cidade.

Os principais são os 4 dragões (e varios mini dragõeszinhos) que guardam a ponte Zmajski Most, que foi uma das primeiras estruturas de ferro maçico construida na Europa, em 1901 para comemorar o o 40º Jubilee do Imperador Austro-Hungaro (que dominava a região na epoca), e que tem os 4 dragões que guardam a entrada e saida  da cidade.

Diz a lenda local que sempre que uma virgem passava pela ponte, os dragões balançavam sua cauda.

Mas a principal ponte a cruzar o rio Ljubljanica é a Tromostovje, a ponte tripla de arte barroca, com arquitetura inspirada nas pontes e predios de Viena e Praga, e que fica exatamente em frente a catedral Franciskanska Cerkev, que é a igreja cor de rosa, e cartão postal da cidade.

No alto de tudo esta o Ljubljanski Grad, o castelo medieval que já foi sede do governo, prisão e hoje em dia funciona como museu e pracinha, com restaurantes e cafés bem simpaticos e com otimas vistas da cidade e dos Alpes (em dias claros).

Mas oque eu achei mais legal na cidade foi a mistura de influencias. Aquela coisa Eslava do leste Europeu, ao mesmo tempo que vc tem um clima Mediterraneo com areas Alpinos. A lingua complicada cheia de acentos em Ss e Zs, mas voce jura que esta na Italia!

Nos tentamos e tentamos achar um restaurante de comida tipica Eslovenia, e tudo que achamos foram pratos italianos e pizzas de morrer!! (acabamos comendo DUAS vezes na pizzaria Ljubljanski Dvor, que tem nada menos que 100 tipos de pizza no menu, com uma media de preços de 6 Euros!)

Ljubljana me lembrou uma cidade que seria uma mistura de Bratislava com Praga. Ao mesmo tempo que é uma cidade pequena, sem grandes atrativos (como Bratislava), é daquelas cidades em que a beleza esta nos detalhes (cmo Praga), e a cada esquina é uma praça, uma estatua, uma porta trabalhada, ou uma varanda cheia de detalhes…

Definitivamente 1 dia foi mais que suficiente pra conhecer a cidade, que acaou nos servindo como base pra conhcer outras partes do pais.

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
11 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
11 comentários
  1. Mariana Ribeiro - 13/03/11 - 12h42

    Dri, linda cidade, amei conhecer! E curiosidade.. vocês colocaram um cadeado lá também? Beijos!

    Responder
  2. Conexão Paris - 13/03/11 - 16h59

    Citaram seu blog no Conexão Paris. Prazer em conhece-la. Gostei do Dri Everywhere.
    Abraços
    Lina

    Responder
    • Adriana - 13/03/11 - 21h57

      Que honra! Seja bem vinda Lina!

      Responder
  3. Lu - 13/03/11 - 18h07

    Lina,

    Vc acabou de descobrir um dos melhores blog que conheço, juntamente com Conexão Paris. Ambos absolutamente necessários e complementares. Não perco nenhum post dos 2!

    Dri, eu como sempre “viajando” junto com vc! Indico seu blog a todos que conheço, adoro a forma como vc escreve e a sua história de vida!

    Bjos

    Responder
    • Adriana - 13/03/11 - 21h56

      Que legal!! Muito obrigada Lu!!

      Responder
  4. myiska - 13/03/11 - 23h04

    Oi

    Blog citado no Conexão Paris – tb mto bom – mas sou addict mmo neste.
    Mto linda c esta roupa, adoro os óculos escuros q usa.

    Abçs

    Responder
    • Adriana - 14/03/11 - 09h46

      Obrigada Myska!

      Responder
  5. Henrique - 14/03/11 - 02h57

    Oi Dri,

    o post tá ótimo e vim fazer uma consulta, mas após lê-lo resolvi fazer duas…
    Tenho vontade de ir a Croácia, mas a Eslovenia é tão pertinho e pelos seus post… Acha que dá pra combinaros dois países?

    De qualquer forma, preciso perguntar: meu próximo destino é a Espanha: basicamente 6 noites em Madrid e algumas em Barcelona. Li o seu post de cidades satelites, no entorno de Madrid, mas como tenho muitas dúvidas:
    – Dessas seis noites poderia destacar 2 noites para rodar de carro e ir à duas cidades: segovia, e Salamanca, p.e.? Ou muito curto?

    Bjs

    Responder
    • Adriana - 14/03/11 - 09h44

      OI Henrique, eh verdade os dois paises sao bem pertinho, mas na verdade as cidades sao longe umas das outras, e por causa da geografica da Croacia, pelo que ja ouvi falar, viajar la dentro eh bem dificil. Mas daria pra combinar Ljubljana com Zagreb, por exemplo – ai eh saber se vale a pena ir ate Zagreb…. O bom da Croacia eh a costa, e as cidades e ilhas do sul do pais (Split, Dubrovnik), que ficam bem contra mao a partir de Ljubljana. mas pra falar a verdade, nunca investiguei em detalhe esse tipo de viagem…

      Quanto a pergunta sobre a Espanha, eu acho que 6 noites em madrid eh ate demais, entao seria mesmo otimo se vc pudesse viajar pra outras areas. Quanto a juntar Segovia e Salamanca, nao me lembro se elas estao geograficamente “pro memso lado” da Madrid… Sei que Salamanca fica pro Oeste de Madrid (na direcao da fronteira com Portugal), mas nao lembro a direcao de Segovia. Se as cidades estiverem em direcoes contrarias, por causa da maneira que as estradas sao organizadas na Espanha (Madrid eh o “ponto zero” do pais, entao caso vc queria visitar uma cidade no leste e outra no oeste, vc tera que obrigatoriamente passar de novo por madrid, oque atrapalha os planos de fazer duas cidades num mesmo “pacote”.

      Responder
  6. Zarela Díaz - 12/02/15 - 18h22

    Vale a pena, sim, conhecer Zagreb, e também Zadar, com seu órgão marítimo. Hvar também é uma ilha paradisíaca, imperdível. Pena que não deu para conhecer Dubrovnick. Mas fiz tranquilamente essas cidades (inclusive Split) andando de ônibus e curtindo cada uma.

    Responder
  7. Laiz - 05/06/15 - 01h31

    Vou passar 3 dias na Eslovenia, vindo de Zagreb e indo para Frankfurt. Estou na dúvida se passo as tres noites em Ljibljana – fazendo bate e volta para Bled num dos dias – ou se vale a pena dormir em Bled uma noite. Chegarei de trem vindo de Zagreb. Mas nao sei qual a melhor forma de ir para Frankfurt, se de Bled por trem ou Ljibljana, voando. O que voce me aconselha? obrigada

    Responder