17 Jun 2011
18 comentários

Bucareste

Bucareste, Dicas de Viagens, Romenia

Bucareste foi a grande surpresa da viagem a Romenia, pura e simplesmente porque a) eu não sabia nada da cidade; b) tinha uma pessima imagem da cidade, e c) consequentemente nem sequer fiz questão se pesquisar nada.

Na minha cabeça, antes de ir, era que Bucareste seria um mal necessario, pra conseguir entrar e sair no pais e chegar até a Transilvania.

Anda bem que errar é humano, né?! Já na noite que chegamos no pais, tarde da noite, no caminho até o apartamento que ficamos ficamos meio boquiaberto nos entreolhando com aquela reação de “Bucareste é ASSIM e ninguem sabe disso?!”

Os predios suntuosos iluminados, as praças floridas, arquitetura neo-classica… e então descobri que Bucareste em sua fase pre-comunismo que quase destruiu o pais, era na verdade conhecida como a “Paris do Leste”. Mas eu já comentei aqui que não gosto dessas comparações, né? Sempre acho que a cidade que tenta ser a “não sei oque” de “não sei onde” acaba não tendo direito a uma identidade propria e vira o nada de lugar nenhum…

Mas realmente eu imaginava Bucareste uma cidade cinza, feia, com aqueles predios do bloco comunista de puro concreto (uma coisa assim meio BudapestemeetsTallin em versão pobrinha), sem atrativos turisticos e com ruas cheias de pedintes, cigamos e cachorros abandonados.

Tudo bem, tudo bem que a cidade ainda tem muita roupa suja pra lavar, monumentos pra limpar e calçadas a consertar (e alguem tem que dar um jeito naquele bando de cachorro faminto pelas ruas!), mas o centro historico é muito bonitinho, assim como todo o resto da Romenia!

E por outro lado, justamente por ainda n~åo ter recebido esse “banho de loja” da comunidade Europeia que faz com que a cidade seja ainda mais charmosa e cheia de caracter.

Então vimos partes de Bucareste nas indas e vindas dos passeios pela Transilvania e então resolvemos de apesar de não termos planejado passar tempo nenhum na cidade, mudamos os planos, encurtamos o passeio a Snagov pra poder ter pelo menos uma ultima tarde por lá.

Talvez oque tenha mantido Bucareste tão fora do circuito turistico até agora (além das outras cosias que já comentamos por aqui) é o fato que apesar de ser uma cidade super bonita e “Europeia”, Bucareste não tem um landmark, um simbolo, ou um predio ou monumento que represente a imagem da cidade e atraia turistas.

Aliais, eles tem sim um predio que é simbolo da cidade, mas ele não é exatamente o orgulho da nação…

O Palacio do Parlamento de Bucareste, ou o “Palacio do Povo” é um monstrengo de proporções descomunais, que nada mais é o segundo maior edificio do mundo (em m2 e volume de ocupação) e só perde pro Pentagono nos EUA.

O Palacio é fruto do ego do ex-ditador comunista Nicolae Ceauşescu que queria mesmo construir um palacio que fosse a altura de seu poder (ego) e autoridade (ego).

Para construir o Palacio, Nicolae mandou destruir, demolir e desocupar cerca de 6% da cidade na decada 80, e era tão ineficiente e estupido, que no ano de sua inauguração (1984) meio expediente de funcionamento (cerca de 4 horas) consumia mais energia eletrica doque toda a cidade de Bucareste por um dia inteiro (24 horas)!!! Para sua construção e alargamento da avenida Bulevardul Unirii (que ele queria que fosse reconhecida como mais longa e mais larga que a Champs Elysee em Paris) ele mandou desalojar cerca de 30.000 fmailias, destruiu 19 igrejas Ortodoxas, 6 sinagogas e incontaveis praças e monumentos historicos.

Hoje em dia parte do predio esta aberto a visitação e hospeda um museu no primeiro andar.

Mas o legal mesmo de fazer em Bucareste é andar pelo centro historico, descubrir suas igrejinhas escondidas e os predios historicos.

Em uma tarde conseguimos fazer bastante coisa, mas não deu tempo de fazer tudo – eles até tem um “Arco do Triunfo” na entrada da cidade (que passamos de carro algumas vezes e é bem bonito, apesar de ser copia de Paris…)

 

Romania na Pratica:

– Chegando lá:

A Romania ainda não entrou no circuitão turistico, então a oferta de voos para o pais são bem limitados. Alem disso, por estar bem no Sudeste do continente, a viagem é longa (3,5 horas saindo de Londres) com 2 horas de fuso, que faz com que se perca muito tempo na viagem.

Saindo de Londres, as unicas low cost que voam pra Romania são a Polonesa WizzAir e a Remena BlueAirWeb, e os horarios não são dos melhores. Então aproveitamos o fim de semana prolongado pra voar sexta a tarde e voltar segunda de manha.

E a recomendaçnao que recebemos (e comprovamos!) de todo mundo: nunca, em hipotese alguma pegue taxi de rua na Romenia e não se assuste com a quantidade de picaretas esperando turistas na porta do aeroporto. Nós reservamos translado com os irmãos Adrian & Valentin do mesmo apartamento que alugamos (e que foram nossos motoristas-guias na Transilvania) e que nos cobraram 14 Euros. (entre em contato com eles pelo e-mail barynni@yahoo.com)

– Hospedagem:

Foi dificil achar hospedagem em Bucareste, pois é uma cidade sem meio termo. Ou voce fica no hotel de rede internacional 5* e paga uma fortuna, ou fica num muquifo afastado da cidade.

Nosso apartamento era super central, mas caia na categoria “muquifo” – realmente o “estabelecimento de familia” da viinhança foi uma pessima primeira impressão. Mas a qualidade do apartamento (por dentro) e o serviço dos irmãos compensou o susto (sem falar no preço, logico).

Minha reserva foi feita pelo Booking.com.

– Onde comer:


Nós comemos super bem na Romenia, que tem uma culinaria bem tipica do leste Europeu: muita batata, muita carne, repolho e cerveja!

A dica dada pelos irmãos foi o restaurante Cara’cu Bere que é um dos restaurantes mais antigos e tradicionais da cidade, que servem comida tipica Romena (e cerveja de fabricação propria) num predio lindo, bem no meio do centro historico!

 

 

 

 

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
18 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
18 comentários
  1. Carol - 17/06/11 - 11h14

    Oi Dri, tudo bem?
    (sou a Carol que estava no encontrinho de londres com a Lu).

    Minha passagem por Buchareste tambem foi uma supresa boa! estava em Istambul e tinha planejado ir de trem da Turquia ate a Alemanha, e Buchareste era uma das paradas no caminho. A viagem eh um pouco demorada – sao 22 horas de trem de istambul a buchareste. Mas vale muito a pena! o trem eh incrivel, super antigo e a paissagem muito muito muito interessante (cruzando o interior da Bulgaria). Pra quem tem um tempinho de sobra, e adora trens, eu definitivamente recomendaria ir de trem. (eh possivel tambem ir de budapeste a buchareste, mas o trem nao eh tao cheio de personalidade quanto o que vem de istambul).
    Tambem fiquei impressionada com a cidade, e gostaria muito de voltar lah daqui a algum tempo.

    Beijos,
    (Quanto aos cachorros, imagine meu desespero, pois viagei com uma amiga que parava pra “conversar” com todos os cachorros da rua, todos! hahahaha)

    Responder
  2. José Luiz - 17/06/11 - 11h43

    Linda cidade mesmo!!

    Se eu vejo um ponto negativo pelas fotos é a fiação elétrica exposta!! Um dos meus sonhos de turista é um dia não existir mais fiação visível!!

    Responder
  3. Wanessa - 17/06/11 - 11h58

    Achei a cidade linda! Mas esses dias ensolarados têm muito a ver com essa impressão, né?
    Esse prédio do parlamento me lembrou uma outra herança comunista que vi em Varsóvia, o Palácio da Cultura e da Ciência. Lá, o monstrengo era vertical, mas tinha essas mesmas pretensões megalomaníacas que o de Bucareste. Foi um presente da União Soviética para a cidade de Varsóvia, e o povo já quis demolir. Mesmo o prédio não tendo nenhum significado para mim, achei ele meio assustador!

    Responder
  4. Josi - 17/06/11 - 14h31

    Dri, lindo o lugar. Prédios bem legais.
    Fiquei curiosissíma sobre o quarto :-)
    Não tirou foto dele?
    Essa semana vc está, viajante ao máximo hein :-)

    Responder
  5. Gabi N. - 17/06/11 - 15h01

    Guria, que LINDA a cidade! Fiquei muito impressionada!
    E aquele restaurante lembra um pouquinho as cervejarias alemãs (Hofbräuhaus e Löwenbrau em Munique) né?!

    Não vejo a hora dos posts sobre a Islândia!!!!

    Responder
  6. Marta F - 17/06/11 - 19h57

    Olá…gostei muito do seu post (pra variar) sobre esta cidade que nunca imaginaria que fosse assim. Foi pena não ter conseguido ver seu video sobre a Transilvania. Será k vc não consegue colocar outra vez? Obrigada.

    Responder
  7. Igor - 18/06/11 - 17h53

    Minha cidade preferida do Leste europeu (I <3 Bucuresti).

    Poxa, faz mais posts sobre essa região, tem tanta coisa nessa área… Plovdiv, Veliko Turnovo, Timisoara, Cluj-Napoca.A lista é gigante. :)

    Responder
    • Adriana - 20/06/11 - 19h07

      Realmente, tem um monte de cosias, mas infelizmente nao conheci o pais todo :-)
      Só escrevo sobre os lugares que conheci e posso recomendar.

      Responder
  8. thays - 18/06/11 - 19h52

    Dri,

    as fotos ficaram ótimas. E você está cada dia mais profissa quanto aos vídeos. Estão ótimos! Ia lhe fazer uma pergunta pelo BeautyEveryWhere mas achei que por aqui seria mais rápido. Qual o modelo desse seu óculos de sol? achei lindissimo. Se for possível envia pra mim o modelo (thaysdantas5@gmail.com)
    beijo e até mais

    Responder
    • Adriana - 20/06/11 - 19h06

      OI Thays, esse oculos é Chloe, mas não sei se o modelo tem um nome especifico não…

      Responder
  9. tukinha - 18/06/11 - 21h37

    Teus posts sobre a Romenia só aumentaram minha curiosidade.
    Lindas fotos!!

    Beijos

    Responder
  10. Luciana P - 19/06/11 - 02h15

    Oi dri!
    Bem interessante essa sua viagem a Romenia. Bastante fotos legais, valiosas informações e mais uma vez vídeo excelente. Muito bom! Parabéns!
    Ah! Fazendo um comentário rapidinho: Lindo aquele colar que você usou com a blusa azul. Ficou uma combinação muito elegante.Bj!

    Responder
  11. CarlaZ - 01/07/11 - 00h06

    Que bom aparecer uma cidade no caminho pra te surpreender hein! Ainda melhor assim, sem esperar muito do lugar.
    E pelo que me pareceu esse hotel que ficou tbmfoi um achado, te ajudaram com varias coisinhas de viagem. Boa dica!

    Responder
    • Adriana - 01/07/11 - 15h41

      Foi um super achado! Apesar de bem muquifao, valeu a pena!

      Responder
  12. […] Europeu tem uma Catedral Ortodoxa pra chamar de sua (por exemplo em Tallin, em Helsinque, Sofia e Bucareste, para citar algumas), mas nenhuma delas eh tao colorida e espalhafatosa quantos as igrejas de […]

    Responder
  13. Marihelen - 07/11/13 - 19h01

    Viajei 2 vezes para a capital da Transilvania, Cluj-Napoca, e à trabalho! Também me surpreendi com o pais, com a cidade e com Brasov, para onde fomos em um final de semana alugando carro com a cara e com a coragem! Foi uma viagem inesquecível!

    Responder
  14. Jaqueline - 09/12/15 - 10h56

    Olá Dri! Estou indo pra Bucharest na sexta, e já anotei várias de suas dicas!
    Acabei de enviar um e-mail para os irmãos Adrian e Valentin para quem sabe fazer um giro na Transilvânia. Você comentou que pagou metade do valor normal no passeio privado com eles, poderia me dizer os valores por dia? A princípio eu penso de fazer mais ou menos o seu roteiro da Transilvânia do primeiro dia. Abraços

    Responder
    • Adriana Miller - 09/12/15 - 11h13

      Oi Jaqueline,
      Nao lembro dos valores!
      E foi ha tanto tempo atras que imagino que os precos tenham mudado um pouco, e so eles poderao te informar os valores atualisados.

      Responder