30 Sep 2011
22 comentários

Oque fazer se você perder seu passaporte durante uma viagem?

Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Viagens

Viajar eh otimo, e seja qual for seu estilo de viagem, ninguem questiona isso.

Mas e quando alguma cosia da errado? Alem de ter que lidar com frustracao (afinal sao meses de planejamento, sonho, poupanca e na hora H da zebra?!) de lidar com os imprevistos nos planos, ainda tem o lado chato burocratico de ter que lidar com oque quer que seja.

Pode ser o voo perdido, o voo cancelado, o visto vencido , a mala que nao chegou ou a gripe que te derruba. Alguns podem ser faceis de resolver, outros podem te custar muito $$$ e alguns podem arruinar sua viagem.

Ha umas semanas atras quando minha irma estava em Londres com umas amigas, logo na segunda noite em Londres aconteceu uma das piores coisas que poderiam acontecer nas ferias de alguem: uma das meninas perdeu o passaporte!

Foi uma coisa que parecia saida de um filme tragi-comedia. Antes mesmo de sair de casa ele tirou tudo que era “importante” da bolsa, mas como estavamos a caminho de uma balada, ela deixou o passaporte, pois seria sua unica identificacao. Fomos no taxi tirando fotos e nos divertindo, e quando chegamos na porta da boate, juntamos o dinheiro e ela ficou pra pegar o troco. Assim que ela saiu do taxi, deu aquela paradinha de “acho que estou esquecendo alguma coisa” e na fracao de segundo que caiu a ficha, ja era… o taxi virou a esquina com sua bolsa la dentro!

Ainda tentamos sair correndo e parar o taxi, mas ai o taxi ja tinha virado a esquina e entrado num mar de black cabs extamente iguais numa sexta a noite no Soho Londrino.

la se foram cartnoes de credito e passaporte. E como a situacao foi a pior possivel, isso tudo aconteceu numa sexta feira a noite, na primeira parada de uma viagem que duraria 1 mes e passaria por 5 paises – sendoq ue elas iriam embora de Londres na terca feira de manha.

Bateu o desespero na hora, mas conseguimos resolver tudo relativamente facil e simples, e apesar dos pesares, a viagem nao foi afetada.

Entao para estar preparado para emprevistos do tipo, faca sempre a preparacao basica pre-viagem, e uma tecnica que eu faco sempre eh escanear e mandar por e-mail pra mim mesma, copias do passaporte, vistos, cartoes de credito e oque mais possa ser util num caso desses.

O passo a passo foi o seguinte:

– Primeira coisa a fazer, eh cancelar qualquer cartao de credito, debito, VTM, traveller cheques e afins que tenham sido perdidos ou furtados.

– Segundo passo, e o mais importante no que diz respeito a documentos, eh procurar a delegacia mais proxima e fazer uma ocorrencia.

Se isso acontecer com voce em Londres, o procedimento eh facil, os policiais amigaveis e prestativos. Ligue para o numero 101 da Policia Metropolitana, diga onde voce esta, e eles te indicarao o posto policial ou delegacia mais proxima.

Os policiais vao te fazer algumas perguntas simples, voce tera que preencher uma ficha, assinar e pronto. Tudo foi resolvido em questao de 10 minutos.

– Depois eh descobrir onde fica o consulado ou embaixada Brasileira mais proximo de voce.

O consulado do Brasil em Londres eh super organizado e funcional, e ela conseguiu um passaporte novinho no mesmo dia.

Porem, antes mesmo de ir ao consulado, preencha esse formulario AQUI, o mais completo possivel, com toda informacao possivel.

O parte chata do passaporte Brasileiro eh o tal do comprovante de voto e de servico militar (para homens), afinal quem viaja por ai com comprovante de voto?!

Mas nesse caso, voce pode ir no site da Justica Eleitoral e pedir um comprovante “ficha limpa”, ou simplesmente avisar o consulado que voce nao tem essa informacao.

Nesse caso, o unico problema eh que eles te darao um passaporte de emergencia com validade suficiente apenas pra voce terminar sua viagem – no caso da carla, o novo passaporte tinha validade de apenas 7 meses, ou seja, deixava de ser valido uns dias depois que ela voltasse ao Brasil (ja que quase todo os paises do mundo apenas permitem a entrada para passaportes com minimo de 6 meses de validade), entao uma vez de volta pra casa ela teve que fazer tudo de novo.

Por sorte o cnsulado Brasileiro em Londres, processa passaportes em casos de emergencia, mediante o pagamento de uma taxa extra (que no total somaram cerca de 180 libras) e em algumas horas ela estava com o passaporte novinho nas maos.

Foi um baita susto, mas que por sorte conseguimos resolver sem grandes percalcos.

Em casos super extremos, o consulado tambe pode emitir uma “autorizacao de viagem” para que voce retorne ao Brasil, mesmo sem passaporte – mas essa autorizacao eh passagem de ida apenas, e nao te permite viajar para mais nenhum lugar – entao eh melhor tirar um outro passaporte mesmo.

A licao que ficou foi incrementar um pouco a prepacao pre-viagem:

– Levar outros documentos de identificacao (como identidade ou carteira de motorista), que caso perdidos nao vao impedir o seguimento da viagem. Assim o passaporte so precisa ser usado para voos e olhe la! Se voce for Brasileiro viajando pelo Mercosul, ou Europeu viajando pela Comunidade Europeia, tenha em maos sua segunda identificacao tambem (nesse caso uma identidade), pois pelo menos voce nao precisara do passaporte pra seguir viagem.

– Se os paises que voce for viajar exigirem visto de entrada, de preferencia aos vistos eletronicos ou vistos concedidos na entrada (se disponiveis, claro!), pois caso seu passaporte for perdido ou danificado, pelo menos voce nao perde tambem os vistos.

– Saiba como entrar em contato com a policia local e consulados/embaixadas. A maioria dos livros e guias de viagem impressos teem esse tipo de informacao, mas eh sempre bom estar prevenido.

– Sempre tenha copias (escaneadas) de seus documentos na sua caixa de entrada de um e-mail web (que possa ser acessado em qualquer lugar do mundo, como hotmail, gmail e afins – nao adianta nada ter seus documentos no e-mail do trabalho quando vc viaja de ferias!): passaporte, identidade, CPF, Titulo de Eleitor (Brasil), Cartao do cidadao ou BI (Portugal), alem de vistos, caso vc precisa pedir uma segunda via.

– E sempre tenha me maos sua carteirinha internacional de vacinacao, caso vc esteja viajando por areas tropicais ou de risco, ou caso voce esteja viajando com passaporte Brasileiro (nunca se sabe quando alguem vai resolver te exigir isso).

– Nunca viaje sem um seguro de viagem; nao soh seguro medico internacional, mas principalmente um seguro generico de viagem (quase todos os cartoes de credito de bandeira internacional – Visa, Amex, Mastercard e afins – oferecem esse tipo de extra) e verifique que eles cobrem situacoes de emergencia no exterior, como voos cancelados, malas perdidas, cartoes roubados, dinheiro de emergencia, taxa para emissao de passaporte, etc. Alguns ate cobrem seus bens pessoais, como laptop, cameras fotograficas e gagets do tipo.

– E no meu caso, eu sempre anoto numeros de contato num papelzinho separado, ou deixo registrado na minha conta de Skype (que tambem pode ser acessado de qualquer lugar) ou e-mail. Infelizmente eu perdi o habito de memorizar telefone das pessoas (nem o celular do Aaron nem o numero do meu escritorio eu nao sei de cor!!) entao sempre fico com medo de ficar incomunicavel caso perca meu celular tambem!

E por fim: fique sempre esperto!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
22 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
22 comentários
  1. Gisela B.T. - 30/09/11 - 09h31

    Nossa Dri, super dicas.
    Adorei, vou salvar no favoritos esse post e dar uma lida sempre antes de viajar.
    Confesso q quando li o titulo fiquei preocupada e pensei: putz coitada da Dri ta viajando a trabalho e ainda perdeu o passaporte rs ainda bem q nao foi com vc
    Tks,
    Beijao

    Responder
  2. Rezinha - 30/09/11 - 12h07

    Acredito que quem não domina o idioma local, ou pelo menos o inglês (eu!) se enrole nesse processo todo… a melhor dica que vc deu é “fique sempre esperto”

    Responder
  3. Sara - 30/09/11 - 12h39

    Taí um post super prático e super fundamental… Confesso que quando cheguei na parte “viagem sempre com seguro de viagem” comecei a rir assim meio que envergonhada porque de todas as vezes que viajei, NUNCA fiz seguro de viagem…nem mesmo quando fui de Erasmus e levei a malona grande. Eu sei que devia fazer mas arrisquei e felizmente nada aconteceu… Ufa!

    Responder
  4. Ana Paula - 30/09/11 - 13h07

    Uma dica importante que eu acho ‘e levar remedios q vc possa precisar. Eu agora nos EUA, depois de dias comendo aquelas tranqueiras todas comecei a sentir um enjoo horroroso. No comeco ate pensei q podia estar gravida. Mas depois me toquei que era meu estomago “reclamando”. Nao tinha dor, so mal estar mesmo. Levei uns 3 dias ate conseguir comprar o remedio certo, similar ao que eu tomei algumas vezes aqui no Brasil. Confesso que fiquei com medo de nao melhorar e isso arruinar minha viagem. Da proxima vez levarei uma caixinha de primeiros socorros completa!! rsrsr

    Responder
  5. Fernanda - 30/09/11 - 13h38

    Oi Dri. Parabéns pelo post. Eu sou funcionária de um Consulado brasileiro e queria só complementar algumas informações. O que você escreveu também serve para quem perdeu a carteira de identidade, que é um documento muito utilizado para viajar aqui na América do Sul.
    Outra coisa é que os Consulados têm telefones de emergência. É claro que o telefone de emergência deve ser usado com parcimônia. Embora um documento perdido seja um grande transtorno, o assunto poderá ser resolvido no dia seguinte,NA MAIORIA DOS CASOS. É que emergências são, normalmente, óbitos, prisões, acidentes, etc, até violência doméstica, por exemplo. Eu mesma estou de plantão nesta semana e atendo umas coisas que não são emergências, como uma pessoa querendo fazer CPF às 23h de uma sexta-feira. E aí, é meio como polícia, vai que naquele momento alguma outra pessoa precisa de ajuda por conta de um brasileiro que faleceu…
    E mais uma coisa, a Rezinha comentou que não se sente confortável com a questão do idioma. O Consulado dispõe de funcionários locais que dominam o idioma e advogados locais para resolver os problemas. Então, é possível contar com a ajuda deles para resolver problemas com a polícia, por exemplo.
    última coisa: para quem não vai ter acesso a computador durante a viagem para preencher o formulário, os consulados têm um computador para isso.
    Ah, e como o consulado é uma repartição brasileira no exterior, os requisitos para tirar passaporte são os mesmos daqueles exigidos pela Polícia Federal. Por isso é preciso ter os comprovantes de quitação eleitoral. Mas como você mesma disse, Dri, é mole de tirar o comprovante pela internet no site do TRE (inclusive para ver qual o número do nosso título).
    Desculpas pelo tamanho do comentário e, mais uma vez, obrigada pelas dicas de sempre!
    Abraço, Fernanda

    Responder
  6. Marcia Kawabe - 30/09/11 - 14h17

    Putz, coitada da moça! E tudo foi de certa forma mais fácil porque ainda tinha vc aí que conhece a cidade, em outros casos a gente ainda tem que descobrir como faz pra dar os primeiros passos ainda atordoada com o acontecido. Uma única vez quase esqueci meu passaporte numa pilha de roupas dessas lojas dentro do gate e só ia dar falta do bendito quando chegasse em outro país, hehehe. Dá calafrios só de pensar …

    Responder
  7. Fernanda Klug - 30/09/11 - 18h03

    Nossa, ainda bem que a tua amiga tinha uma pessoa mega agilizada como vc para ajudá-la. Uma vez quase que perdi meu passaporte nos EUA, no caixa da Duane Read!!! Fui me dar conta no dia seguinte, horas antes da viagem de volta. Fiz uma verificação mental e lembrei que havia deixado lá. Voltei e tinham guardado. Foi pura sorte. Será que dá para andar com uma fotocópia do passaporte? Achei excelente a tua dica de escanear os docs, nunca pensei nisso!

    Responder
  8. Noooossa, isso aconteceu comigo na minha última viagem para a Europa. Por sorte só dei falta dele no aeroporto na hora de fazer o check in.
    Estava na Alemanha, e quando ia fazer o check in, cadê o passaporte brasileiro? Passei 20 dias na Europa usando meu passaporte europeu, mas precisava do brasileiro para voltar. Depois de esvaziar duas big malas e uma mala de mão e não achar, resolvi ir até a policia do aeroporto fazer um boletim de ocorrência.
    Para sair de lá, seria fácil, o passaporte europeu daria conta, o problema seria entrar aqui sem o brasileiro.
    De lá mesmo avisei a alguns parentes o ocorrido e pedi que se informassem sobre o que eu deveria fazer enquanto o meu voo vinha da Alemanha. Quando aterrisei estava muito apreensiva com medo de não permitirem a minha entrada (inclusive já tinha até entrado em contato com um amigo advogado. Que drama!). Mostrei para a pessoa o boletim de ocorrencia, o original da minha carteira de motorista, e a xerox do passaporte brasileiro que estava comigo. A pessoa olhou para minha cara, e disse: “Bem vinda de volta!”.
    Simples assim. Quase cai dura!
    Por isso tenho sempre xerox de tudo e um documento original extra comigo.
    A dica do scaner e da xerox dos vistos é ótima, já vou aplicar na próxima viagem!

    Beijosss

    Responder
  9. Camila Carvalho - 30/09/11 - 18h34

    Oi Dri,
    Em abril desse ano em Londres eu e meu marido pegamos um onibus da easyjet do aeroporto para o centro. Descemos em um lugar antes do ponto final, qdo chegamos no metro percebi que tinha esquecido no onibus o HD externo com TODAS as fotos da nossa viagem e mais alguns outros equipamentos.Detalhe que já tinhamos passado por varios paises, Londres era o penultimo. Então tivemos a ideia de ir até o ponto final do onibus, que se não me engano era em picadilly. Meu marido foi correndo até lá, e por muita sorte o motorista ainda estava lá esperando novos passageiros para voltar para o aeroporto. E claro, a mochila estava lá intacta!!!! Foi sufoco tbm mas tivemos muita sorte!! Adorei as suas dicas. Bjs

    Responder
  10. Marta F - 30/09/11 - 20h15

    Muito útil suas dicas neste post! Espectácular…vou por em prática na próxima viagem. Bj

    Responder
  11. Silvia - 30/09/11 - 20h40

    Oi Adriana, esta é a primeira vez que eu comento…
    Outra coisa legal, mas não sei se todo mundo tem paciência (porque antes de acostumar, ele é meio chato) é comprar aquelas pochetes para pôr dentro da roupa (acho que não é uma opção para praia ou lugares quentes, mas como viajei no inverno, foi muito bom).
    Eu deixei meu passaporte nele e só tirava quando precisava, para então colocar de volta imediatamente.
    Dessa maneira me senti segura por ter ele sempre por perto sem correr o risco de perdê-lo.
    Mas a melhor dica mesmo é sempre estar alerta, principalmente no que tange documentos, cartões e máquinas fotográficas. Ao guardá-los sempre prestar atenção para se lembrar claramente a última vez que os viu e sempre checar o local onde ele está, nunca colocando em lugares vulneráveis (exemplo: não jogar dentro da bolsa, mas se precisar colocar lá, colocar em um compartimento com zíper para não correr o risco de a bolsa abrir e o objeto cair sem vc ver).
    Não deixar tb bolsas no encosto da cadeira,”sentadas” nas poltronas de coletivos (exceção se a bolsa for muito grande – mas deixar a mão sempre encostada nela), ou em qualquer outro local fora do seu campo de visão e tato pq você corre o risco de esquecer ou de ser furtada.
    Bjs

    Responder
  12. Ana Silvia Mota - 01/10/11 - 02h24

    Oi Dri! Muito bom este post. Viajarei na próxima semana, aproveitarei todas as dicas! Valeu
    Ana Sílvia

    Responder
  13. Letícia R. - 01/10/11 - 16h16

    Eu costumo deixar meus passaportes bem guardadinhos no hotel e sair com fotocópias… mas uma vez deixei cair o original no chão da sala de embarque em Tel Aviv! Quando percebi que não estava com ele, a sensação foi horrível… corri até a cadeira em que tinha ficado e encontrei o bendito bem debaixo dela, ufa.

    Como a amiga da sua irmã fez com a grana? O que ela tinha em dinheiro vivo era suficiente ou as outras meninas emprestaram?

    Responder
  14. Mariana - 01/10/11 - 17h26

    Tem problema andar só com cópia do passaporte pela cidade? digo, para entrar em lugares e tal…
    E é aceitável usar algum outro documento de identificação (RG ou carteira de motorista) no exterior?
    Beijos

    Responder
    • Adriana Miller - 01/10/11 - 20h57

      Não, problema nenhum.
      Geralmente eu NUNCA saio com meu passaporte, a não ser que isso seja exigência do pais (por example, na Ryssia e na Italia, turistas tem que andar com passaporte o tempo todo, original).
      E eu sempre uso minha carteira de identidade caso precisa de identificação pra qualquer coisa.
      O único lugar do mundo que tive problema em estar com o passaporte arruine foi nos EUA, caso vc queira comprar bebidas alcoólicas ou va a alum lugar que peca identificação. Eles não reconhecem “identidades” de nenhum lugar, só passaportes.
      Uma vez tive que sair de um bar pois estava apenas com minha identidade e não aceitaram.

      Responder
  15. Leo - 02/10/11 - 15h01

    Uma boa maneira de armazenar as cópias digitalizadas é usar sites como o http://www.dropbox.com
    É gratuito e vc pode ainda baixar um programa deles para sincronizar o conteúdo automaticamente com pastas do seu computador, tablets e telefones celulares. Inclusive a versão para iphone e adroid permite ter uma cópia dos arquivos disponíveis mesmo na forma off-line.

    Responder
  16. […] filmes e seriados, e aproveitando pra arquivar tudo que for importante durante a viagem, como copias de nossos passaportes e vistos, confirmações de voos, endereços de hoteis (em Ingles e Chines), itinerários, dicas e […]

    Responder
  17. […] não trabalham nos sábados e nos domingos em Orlando.) Então comecei  a ler em um blog (https://drieverywhere.net/2011/09/30/oque-fazer-se-voce-perder-seu-passaporte-durante-uma-viagem/) quais seriam os próximos […]

    Responder
  18. […] emitir o certificado – Habilitação internacional: precisar, não precisa — mas é bom ter – O que fazer se você perder seu passaporte durante uma viagem? – Seu amigo, o passaporte – Viagem internacional: saiba o que fazer em caso de imprevistos – […]

    Responder
  19. […] táticas usadas e como escapar – Europa: onde mora o perigo? – Manual de sobrevivência na Europa – O que fazer se você perder seu passaporte durante uma viagem? – Os 10 golpes mais comuns praticados contra turistas – Praticando o desapego – Segurança em […]

    Responder
  20. Josi - 19/11/15 - 01h04

    Ola! Adorei as dicas! Algumas delas eu já pensava em fazer. Mas outras eu nem sabia… Onde/como consigo carteira internacional de vacinação?

    Responder