23 Oct 2011
41 comentários

T.V. EveryWhere: Viajando de Eurostar

Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Londres, Dicas de Viagens, Eurostar, França, Inglaterra, T.V. EveryWhere, Transporte

Ano passado quando fui a Bélgica de trem e fiz um post sobre o EuroStar, explicando mais ou menos as praticidades de como viajar entre a Inglaterra e o continente Europeu. Mas volta e meia ainda aparecem algumas perguntas e duvidas, sobre check in, sobre imigração entre os países, sobre bagagens e sobre o conforto dos trens.

Então aproveitei a viagem a Paris pra fazer um vídeo mostrando todo “processo” de viajar de EuroStar.

httpv://www.youtube.com/watch?v=lGcksIMQdSs

Na verdade, não ha maneira mais simples e fácil de viajar entre Londres e Paris (ou Londres e Bruxelas), basta lever algumas coisas em consideração:

– As passagens:

As passagens EuroStar podem ser compradas on line, por telefone ou direto na Estação de Trem (St Pancras em Londres, Gare du Nord em Paris e Brussele Midi em Bruxelas), mas sempre de preferência pelo ticket eletrônico. Assim você evita ter que pagar taxas extras de envio da passagem pelo correio, e agiliza o processo de check in e embarque, pois você imprime sua passagens com um código de barras em casa e passa direto pelo portão eletrônico de embarque.

– Imigração:

Tenha a mão todos os documentos necessários para entrar/sair de cada pais. Para sair de Londres você tem que passar pela policia imigratória Francesa, e pra sair da França você passa pela polícia de imigração Francesa E Britânica, que são tão exigentes quanto (ou até mais) que em aeroportos.

– Bagagem:

Uma das grandes vantagens de viajar de trem é que você não terá limite de peso de bagagem. Mas por outro lado, sua bagagem não será “despachada” e você terá que carregar cada volume de bagagem por conta própria. Incluindo ter que passar pelo check in, imigração, segurança, embarcar no trem e armazenar suas malas nos espaços específicos do vagão.

Além disso, depois de passar pelo check in e imigração você e suas malas passam pela area de segurança da estação, onde todas as malas, bolsas, casacos e afins passam por raio-x e detector de metais. A grande vantagem é que por ser um trem, você pode levar quantos litros de liquidos quanto quiser em suas malas. Isso vale pra itens de necessaire, mas também pra vinhos, comidas e afins.

– Dentro do trem:

As passagens são vendidas com assento marcado, então procure o vagão certo e sua poltrona.

Os trens são novos e super confortáveis, com tomadas para recarregar laptops, celulares e afins. Todos os vagões tem banheiros (bem limpinhos diga-se de passagem) incluindo lugar pra trocar fralda, e sempre têem também um vagão restaurante, onde você pode comprar chá, café, vinho, sanduíches e etc.

– Chegando no destino final:

Basta recolher todos os seus pertences, sair do trem e voilá!

Todos os procedimentos de viagem já foram feitos antes do embarque, então você não precisa mais passar por alfândega, nem imigração nem nada!

 

P.S.: O vídeo mostra também a area de guarda volumes da estação Gare du Nord em Paris, que é uma duvida comum, pois a gente sempre fica na duvida se entre paranóias de segurança na Europa ainda existem o não os guarda volumes nas estações e aeroportos.

Em Londres, na estação Saint Pancras, o guarda volumes é administrado pela empresa Excess Baggage, mas em Paris Gare du Nord o guarda volumes faz parte da estação mesmo, e fica meio escondido no subsolo láaaa no canto da estação.

Antes de entrar na area do guarda volumes você tem que passar por uma area de segurança tipo de aeroporto, onde você e suas malas passam por raio-x e detector de metais, e lá dentro estão os lockers automáticos, operados com moedas de Euro (mas eles tem umas maquininhas que trocam suas notas (de Euro) por moedas.

O processo é todo automático e simples, mas não tem ninguém lá dentro pra ajudar (seja com as instruções, seja com o peso das malas).

No nosso caso, fomos pra estação bem cedo, antes de começar nosso dia em Paris e deixamos as malas no guarda volumes. Passeamos por Paris o dia todo, e voltamos pra estaçnao antes de embarcar no Eurostar, recolhemos as bagagens e fomos direto pro trem.

Fácinho, facinho.

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
41 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
41 comentários
  1. Nathalia T. - 23/10/11 - 21h30

    Realmente a imigração daí é bem pior… Encrencaram com meu namorado por que o passaporte dele era novo e não tinha nenhum carimbo! Acredita nisso??? Surreal!
    Depois de explicar muito convencemos a moca de que estávamos indo apenas passear em Londres… Ela chegou a pedir pra gente mostrar nossas passagens de volta ao Brasil, por sorte tinha a Xerox delas comigo!
    Mas realmente é um passeio muito diferente e vale a pena!

    Beijos

    Responder
    • Adriana Miller - 23/10/11 - 21h56

      É assim mesmo… o Aaron sempre é interrogado na imigração aqui em Londres justamente porque tem carimbos demais, varios outros vistos vencidos… enfim, um saco.

      Responder
  2. Aline - 23/10/11 - 21h53

    Não consigo ver o vídeo, não está disponível p iPad

    Responder
  3. Vanessa - 24/10/11 - 00h46

    Se você tem disponibilidade de tempo na sua viagem,uma bagagem considerável,vale muito à pena fazer a viagem de trem pela Europa,dependendo do trem da suas comodidades é um pouco desconfortável,mas vale muito à pena passar pelas cidadezinhas do interior principalmente da França!

    Bjos!

    Adriana!

    Responder
    • Adriana Miller - 24/10/11 - 08h55

      Sim! Condordo!
      Adoro demais viajar de trem (e onibus tambem) justamente por causa das paisagens. Mas realmente eh preciso ter bastante tempo pra poder curtir a viagem, ir parando e tal.
      NO meu caso acabo sempre viajando de aviao pois acaba saindo mais rapido e pratico!

      Responder
  4. wilma - 24/10/11 - 01h45

    Ah que bacana o vídeo. No locker deve sair uma senha na nota para dps a porta se abrir, não é? Imagina minha cabeça de brasileira, no trem em Lisboa/Porto, a mala na prateleira perto da saída e eu lááááá longe, kkkkk, mas já deu pra aprender q nada vai acontecer.

    Responder
    • Adriana Miller - 24/10/11 - 08h49

      Isso! O recibinho que sai do locker (que aparece na mao do Aaron no filme) eh onde vem o codigo de seguranca pra abrir o armario e retirar sua bagagem.

      Responder
  5. andria - 24/10/11 - 04h28

    Adriana.. qual é a música do video? hehe :-)

    Responder
    • Adriana Miller - 24/10/11 - 08h49

      Se chama “Island in the Sun”, do grupo Weezer.
      Eh uma musica com um climinha de “ferias” muito bom!

      Responder
  6. Fabiane - 24/10/11 - 09h55

    Oi, seus videos nao estao habilitados para dispositivos moveis (ipad, iphone e afins). Vc poderia mudar suas configuracoes no youtube?
    Obrigada!!!!!! =]

    Responder
  7. Natália Piassentini - 24/10/11 - 12h57

    Olá tudo bem? Encontrei seu blog em outro blog que sigo, e por coincidência esta semana estou com convidadas no meu blog falando sobre a maternidade em outros países.
    Adorei vir aqui e com certeza voltarei sempre…
    Beijão Natália
    http://www.minhapequenamaria.com

    Responder
  8. Claudia Amado - 24/10/11 - 15h03

    Adorei os videos principalmente o de Paris, babei e tudo de tanta saudade mas agora estou em contagem regressiva para Roma. Gostaria de saber se é fácil viajar de trem na Italia nos trechos Roma-Florença e Florença-Genova. Como faz? Comprar a passagem lá é melhor? Ouvi que tem guichê no aeroporto pra comprar as passagens sem precisar ir a Termini.Ficaremos na Via del Corso e pretendo pegar um tàxi no aeroporto. Por favor poderia me dar algumas sugestões? Agradeço desde já a ajuda.

    Sua fã, Claudia Amado

    Responder
    • Adriana Miller - 24/10/11 - 15h12

      OI Claudia,
      A rede ferroviaria da Italia eh otima, e eh super facil viajar de trem por la.
      Eu deixaria pra comprar minhas passagens direto la na estacao, pois eh muito mais simples, vc pode mudar de ideia e nao perder o trem. Nunca comprei passagem on line na TrenItalia, mas ja ouvi dizer que he meio complicado.
      Roma Florenca vai ser uma viagem meio longa (os trens Italianos, em sua maioria, nao sao muito confortaveis nao), mas de Florenca pra Genova deve ser tranqulinho.
      Da uma olhadinha nos posts da Italia que tem varias dicas por la.

      Responder
  9. Claudia Amado - 24/10/11 - 16h40

    Nossa obrigado pela rapidez, vou olhar os outros posts.
    Bjos,

    Claudia Amado

    Responder
    • Fábio - 24/10/11 - 17h07

      Olá Claudia!

      Desculpe minha intromissão, eu fiz o trajeto Roma-Florença de trem, e foi muito tranquilo, todo percurso foi feito em 1h30min em trem super rápidos, parecido com o eurostar. Na época comprei minhas passagens aqui no Brasil pela CI intercambios, pois nao conseguia fazer pelo site, mas siga o conselho da Adriana, compre lá no Termini mesmo, pois além de prático você fica com a liberdade de ir quando quiser.

      O deslocamento do aeroporto a via del corso, eu fiz de trem, que além de barato é muito rápido e você já desembarca no Termini, de lá você decide ir de táxi ou de metro mesmo.

      Responder
  10. Dany Miami - 25/10/11 - 00h31

    Uma pena nao conseguir ver o video pelo ipad? Sera que e so eu?

    Responder
  11. Camila Carvalho - 26/10/11 - 02h20

    Oi Adriana,
    Percebi que vcs sempre levam o tripe para tirar fotos.
    Vcs tem problemas para levá-lo em voos?
    algumas pessoas já me falaram que tem que despachar.
    O que vcs fazem?
    Obrigada.

    Responder
    • Adriana Miller - 26/10/11 - 06h20

      Sim, tem que despachar sempre, se não não deixam passar na segurança, entao nao é sempre que levamos o tripé nao… E quando queremos levar, despachamos a mala com ele.

      Responder
  12. Nicole - 31/10/11 - 10h02

    Oi Adriana! Seu blog é ótimo, sempre passo por aqui. Qual o programa que você usa para editar seus vídeos?

    Responder
    • Adriana Miller - 31/10/11 - 10h14

      OI Nicole,
      Eu uso o iMovies da Apple.

      Responder
  13. Lu - 20/04/12 - 13h31

    Oi Dri!
    Vou chegar em Londres à tarde estarei indo de Paris pela Eurostar, ficarei aí 4 dias e quero participar da promoção 2 for 1 (vc já fez post sobre essa promo?) daí que seria melhor comprar apenas uma passagem de metrô para chegar ao hotel e depois comprar o travel de 7 dias de papel?
    Outra coisa me ajude por favor, como saber quais as zonas de Londres?
    Muito obrigada!
    Bjo!

    Responder
    • Adriana Miller - 20/04/12 - 14h38

      Nunca fiz post esqpecifico da promocao, mas ja falei sobre ela em outrosa posts de Londres.
      Para saber a estacao de metro, distancias, zonas e etc, use o site “Journey Planner” (que eu ja falei sobre no post sobre o metro de LOndres), e eh a melhor coisa pra se achar em Londres!
      Usando esse site vc pode planejar direitinho como ir do aeroporto pro hotel, do hotel pro museu X ou atracao Y, quanto tempo demora, qual linha de metro usar etc.
      Se vc vai chegar de Eurostar, pode comprar seu travel card de 7 dias (no Oyster ou no papel, tanto faz e custam exatamente a mesma coisa, mas o Oyster eh mais pratico) ja direto na Estacao de Saint Pancras (que fica na zona 2, e o travel card sera Zone 1 and 2 de qualque maneira) e nao precisa desperdicar dinheiro comprando ticket de metro avulso no dia da chegada (isso soh vale pra quem chega no aeroporto Heatrow, que fica na zona 6).

      Quanto a promocao 2 for 1, ela soh eh valida pra quem viaja de National Rail dentro da Inglaterra pra LOndres, entao essa promocao nao se aplicara ao seu caso.

      Responder
  14. Victor - 16/10/12 - 13h48

    Sou de menor e se eu for pra Londres, posso pegar o Eurostar e ir à Paris?

    (Estando desacompanhado)

    Responder
  15. Dilma Resende - 21/11/12 - 18h35

    Adorei o vídeo… matei saudades… estive em cada lugarzinho mostrado ali e foi mto bom rever tudo (com vontade de voltar logo)
    Gostei mto de ir de Paris a londres e trem e ficamos 1 dia só, entao em St Pancras pegamos um onibus de city tour e deu pra ver mta coisa. Fica a dica para quem vai passar o dia. Alguem sabe o nome daquela região das pequenas vilas que a gente vê do trem ainda na França…. fiquei encantada.

    Responder
  16. Marlene - 16/03/13 - 14h54

    Adriana, adorei suas informações, mas tenho uma dúvida, vou sair de Paris para Londres dia 8 de maio e volto dia 14 de maio, consigo deixar minhas bagagens nos armários neste período e vc sabe qual o preço, depois saio de paris dia 14 mesmo e volto dia 31 de maio, a mesma dúvida por este perído longo tem como deixar as malas. grata Marlene

    Responder
  17. mari - 29/05/13 - 01h51

    Olá Dri! Estou adorando o site parabéns! Estou comprando as passagens Paris/Londres mas tive uma duvida aparece 2 tipos de acentos os Seat available but direction of travel cannot be guaranteed e Seat available ambos em fileiras paralelas ai eu não entendi o significado! vc sabe o que se passa? obrigada ! bjo

    Responder
    • Adriana Miller - 02/06/13 - 21h04

      Isso acontece porque os trens tem layouts diferentes, entao voce pode selecionar uma preferencia, mas nao quer dizer que aquele vai ser o seu assento no dia da viagem…

      Responder
  18. Marina - 13/09/13 - 01h14

    Olá Adriana, estou adorando o seu blog! Estou tentando comprar passagens pelo site da Eurostar mas não consigo selecionar as passagens(elas não ficam verdes, kkk)! Nas poucas vezes em que consegui o site não finalizou a compra com o banco, deu erro. Estou ficando preocupada, viajarei Londres/Paris em 30/12 com a demanda. Vc compra pelo site da Eurostar mesmo? Vc conhece o site da Raileurope?

    Responder
  19. Celio Azevedo - 25/10/13 - 07h16

    Dá pra ir e voltar no mesmo dia?

    Responder
  20. MACIA - 16/11/13 - 19h33

    Dry, queria saber se a EUROSTAR é a mesm que a EUROTUNEL e onde devemos pegar o trem pelo canal da macha para ir para PARIS?

    Responder
    • Adriana Miller - 16/11/13 - 21h52

      Oi Marcia,
      Eurostar é o trem que vai da Inglaterra a França/Bélgica, e Eurotunel é o túnel que conecta o Sul da Inglaterra ao Norte da França (que passa por baixo do canal de mancha e por onde o Eurostar passa).
      Você pode pegar o Eurostar na estão “St Pancras” em Londres ou na “Gare du nord” em Paris.

      Responder
  21. Gustavo - 04/04/14 - 13h23

    Bom dia Adriana, parabéns pelo post! Tenho uma dúvida. Meu trem Paris/Londres chega em St Pancras às 14:00 e pegarei outro para Edimburgo. Quanto tempo eu gasto para passar pela imigração? Não sei quanto tempo deixo de intervalo entre os dois… tem um que sai para EDI às 15:00, acha que dá tempo?

    Responder
    • Adriana Miller - 04/04/14 - 13h59

      Oi Gustavo, a Imigracao do Eurostar acontece antes do embarque, ainda em Paris (que pode demorar bastante, entao chegue na Gare du NOrd com bastante antecedencia) entao ao chegar em St Pancras no lado INgles voce ja sai direto e nao precisa passar pela imigracao de novo.
      Entao se seu trem para Edimburgo eh na mesma estacao (St Pancras Kings Cross), 1 hora eh mais que sufucuente.

      Responder
  22. Patricia - 28/08/14 - 03h02

    Ola Adriana, parabens pelo blog! Estou devorando ;)
    Vc disse no video que o guarda volumes da Gare du Nord vale por 48 horas…. Vc confirma essa informação? Vou de Paris para Bruges e pensei em deixar uma mala na estação, mas ficarei em Bruges pouco mais de 48 horas… Nao tem como eu deixar minha mala??
    Obrigada!!

    Responder
    • Adriana Miller - 28/08/14 - 12h13

      Nao, nao tenho como confirmar isso.
      Melhor voce tentar encontrar as informacoes atualizadas direto no site da estacao, ou talvez ligando pra la?
      Minha viagem ja foi ha uns aninhos atras, e essas regrinhas podem vir a mudar de uma hora pra outra, entao so eles mesmo poderiam te dar a informacao atualizada.

      Responder
  23. Christiana Romano - 30/09/14 - 18h29

    Acriana, vou para Londres em fevereiro com meu marido e meu filho adolescente. Ficaremos por 1 semana na cidade e em seguida pretendemos ir para Amsterdam de trem. Pensamos sair cedinho e fazer uma parada em Bruxelas para almoçar e conhecer um pouquinho da cidade seguindo para Amsterdam no final da tarde. Qual a melhor forma de comprar a passagem pela Eurostar? Se comprarmos Londres to Any Belgian Station conseguirem sair do trem , guardar 3 malas grandes na estação de Bruxelas , passear e depois embarcar em outro trem no mesmo dia para Amsterdam? No site da Eurostar quando coloco destino final Amsterdam aparece uma mensagem de que não é possível fazer esta operação no momento. Se coloco destinho final Bruxelas a transação completa mas fiquei na duvida se estes tickets dão direito a ir até Amsterdam. No site não tem esta informação, só dizem que podemos fazer isto dentro da Belgica mas não dizem nada sobre a Holanda. Vc poderia me ajudar nessa? Quero comprar logo os tickets para garantir o preço mais em conta.
    Obrigada
    Christiana

    Responder
    • Adriana Miller - 30/09/14 - 21h23

      Não, você não pode fazer isso usando a mesma passagem, apenas dentro da Bélgica, como esta informado no site da Eurostar.
      Se você quiser ir a Amsterdã, terá que comprar uma passagem separada.

      Responder
  24. amanda - 19/10/14 - 16h03

    Ola!! Parabéns pelo seu blog e pelas ajudas e dicas, a nós que vamos realizar um sonho e estamos um pouco inseguros RS
    É minha primeira viagem para europa, falo pouco inglês, e só leio coisas terríveis sobre a imigração inglesa…meu namorado pode passar comigo na entrevista da imigração?? Seria muuuito mais tranquilo já que ele tem o inglês fluente e já fez diversas viagens…
    Muito obrigada!!!

    Responder
    • Adriana Miller - 21/10/14 - 09h59

      Se vocês não são casados, geralmente não podem passar juntos, e cada um deverá ser entrevistado pela imigração individualmente, sem “ajuda” (que faz parte do processo de “seleção” da imigração também…)

      Responder
  25. […] em 1 dia da pra ver e fazer bastante coisa legal em Londres! Seja um bate e volta vindo de Paris no EuroStar, seja um conexão longuíssima a caminho de algum outro canto do mundo. Se voce tem umas 8 horas a […]

    Responder