O principal objetivo de nossa viagem pra Austria no ultimo fim de semana foi visitar o mercado de Natal de Salzburg.
Na verdade sao varios mercados e mercadinhos espalhados pela cidade, e onde houvesse uma pracinha, la estavam as barraquinhas iluminadas atraindo a multidao.
Mas o principal mercado, que tambem eh o mais antigo (e mais importante) mercado de Natal da Austria, fica na Dom Platz e Residenz Palace, que sao conectados por uma infinidade de barraquinhas.
Afinal, era ali na mesma praca que os mercados medievais da regiao aconteceiam, e onde, periodicamente os comerciantes da Europa central cruzavam os Alpes pra levar suas mercadorias para serem vendidas na cidade.
Entao nada mais natural doque, no final de 1400 e poucos, a associacao comercial da cidade resolveu oficialmente criar um mercado de natal, que durante o seculo 15 se chamava “Nikolaimarkt”, o mercado de Sao Nicolas, que sempre foi (e ainda eh) um santo muito comemorado na regiao nessa epoca do ano (e nossa viagem coincidiu com o fim de semana onde os Austiacos comemoravam o dia de Sao Nicolau – 5 de dezembro – mas vou falar disso com mais calma daqui a pouco).
Entao junto com os mercados de Advento de Vienna, Nuremberg (Alemanha), Paris e Amsterdam, o mercado de Salzburg se juntou ao quadrilatero de marcados medievais da Europa. Alguns deles, como o de Nuremberg e Vienna ainda existem e tem forte presenca “Natalicia” na regiao, enquanto paris e Amsterdam perderam um pouco o foco.
Eu passei o fim de semana todo Twuitando “ao vivo” sobre o quanto estava adorando o mercado de Salzburgo!
Nao foi o maior, nem o mais bonito que ja vi, mas foi o mais “focado” no Natal (assimc omo o de Viena, que fomos a uns anos atras), e tudo, tudo nas pracas do mercado eram unico e exclusivamente dedicados ao natal.
Foram barraquinhas e mais lojinhas com centenas de enfeites super fofos, criativos e diferentes! Uma tentacao!
Porque por mais que os mercados na Alemanha sejam mais enfeitados e decorados (entao “enchem” mais os olhos), eles muitas vezes sao muito mais “mercado” que “natal”, vendendo um pouco de tudo, e todas as tranqueiras uniteis imaginaveis. E nos mercados Suicos (onde fomos anos passado), apesar da arvore de Natal enorme e tal, o mercado prooriamente dito nao tinham quase nada de natal!
Ja na Austria (Vienna foi a mesma coisa) se voce esta no mercado, eh porque foi atras de coisas natalinas e nada mais! Precisa de uma nova chave de fendas, uma cafeteira ou uma tapete pro banheiro? Melhor procurar outro lugar…
Mas quem gosta de decoracao e natal como eu, foi um prato cheio, porque tudo, tudo gerava em torno disso! O Aaron ficava bebendo gluhwein e comendo pretzels na “pracinha” enquanto eu entrava nos lojinhas e – literalmente – me perdia!
Ainda bem que arvore ja estava montada e eu – subconcientemente – sabia que ja nao tenho mais espaço pra muita coisa! Mas ainda assim foi impossivel voltar de mao abanando!
Mas ai me lembrei que tambem gostei tanto do mercado de Vienna que na verdade nao tinha nenhum enfeite “tematico” de viagem da Austria, pois acabei comprando um monte de cosias lindas e mais tradicionalmente natalinas. Entao dessa vez mantive o foco!
Acabei achando uma bola com a pintura da Dom Platz pintada e coberta de neve (onde foi o mercado!) e depois tambem comprei um outro enfeite pintado a mao com a foto de Mozart e uma partitura musical.
Foi dificil achar espaco na arvore, mas eles ja estao la!
E foi bem legal tambem presenciar a tradicao Auatriaca de Sao Nicolas (der Nikolaustag), o Krampus!
Segundo as lendas Alpinas, eh o Sao Nicolau que da os presentes de Natal para as criancas, e os Krampus, sao uns monstrinhos mitologicos que o acompanham, e ajudam Sao Nicolau a decidir quais criancas se comportaram bem ou mal durante o ano.
Entao todos os anos na vespera do dia de Sao Nicolas, os Krampus saem pela cidade fazendo uma barulheira e assustando as cranciancinhas!
Mas por mais irritante que os Krampus tenham sido (gente que barulheira irritante e que fantasia fedida que nao saia do armario desde dezembro do ano passado sem ver um sabao!) foi tao fofo ver como as criancinhas realmente sentem medo e ficavam repetindo “Eu fui bonzinho! Eu me comportei!” sempre que ouviam o barulho dos tambores ou viam os Krampus chegando perto! Mas logo depois vem Sao Nicolas distribuindo balas, e tudo fica tranquilo de novo…
E sabe oque eu realmente mais gosto do mercados (verdadeiramente) Germanicos? Eh que eles realmente levam a tradicao a serio. Os mercados nao viram meras atracoes turisticas (como por exemplo eh o caso do Winter Wonderland em Londres…).
Entao oque vemos por la sao familias locais que fazem do mercado o “programa” da epoca. Eh onde vao comprar sua arvore de natal e suas decoracoes. Comem as comidas tipicas e confraternizam. As criancas patinam no gelo, e os adultos enchem a cara de Gluhwein e sanduiches de salsichao. como se fosse uma grade festa Junina, so que no frio! (e com guirlandas em vez de bandeirinhas!).
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Ola Adriana, irei para Salzbulg em fevereiro, estou aguardando dicas suas do que fazer pela cidade. Vai rolar outro post sobre a cidade? Acompanho teu blog a muito tempo e o considero um dos meus guias de viagem. Obrigada pelas dicas sempre uteis.
Oi Patricia! Que legal, e pode deixar que vão rolar outros posts sim – vão entrar no ar nos proximos dias, fica de olho!
Peguei varias dicas otimas de coisas pra ver/fazer por lá!
A cidade é linda demais!
Eu minha esposa estivemos aí em dezembro de 2008. Que saudade que bateu agora. E as feiras eram realmente ótimas.
Patrícia, para você a dica vai servir. Para a Dri infelizmente não. Ficamos em um apartamento em vez de hotel. Era esse:
http://www.homeaway.com/vacation-rental/p64909?uni_id=52001
Localização sensacional, um quarteirão da praça principal, onde quase não existem hoteis. E a proprietária, Gabrielle é um amor de pessoa. E ficou bem em conta o preço. 90 euros por noite.
Otima dica Leo, obrigada por compartilhar.
Nos ficamos na Villa Trapp, que eh um hotel/pensao na mansao da familia Trapp (original) que inspirou o filme da Novice Rebelde.
Vou postar sobre esse hotel mais tarde, pois eh imperdivel pra quem vai pra Salzburgo (e que goste desse filme, claro!)
Adorei o post.
Fui a Salzburg alguns anos atrás e o pai da minha cunhada é de lá. Achei tudo tão charmoso.
Fora que como cresci vendo A Noviça Rebelde a cidade ficou ainda mais especial.
Que delicioso mercado de Natal! Fez-me voltar aos tempos mágicos de quando era criança…
Não conheço Salzburg, mas conheci o mercado de Vienna, e achei incrível, não sou viciada em mercado de Natal igual a vc..rss..mas adoro ir e me perder olhando os efeites, tomando um bom vinho quente e comendo pretzel… ahhh poderia ser assim tbm no Brasil, esses mercados deixam todo mundo mais criança.
Mas pelo menos no Brasil temos festa Junina, neh?
Realmente os mercados de natal sao lindos, porque tem essa coisa da decoracao de natal e tal. mas sempre que vou em um, me sinto numa festa Junina no interior de Minas!
Comendo doces tipicos, bebendo quentao… as feiras, luzes, dancinhas e tal. Acho um substituto a altura! :-)
Ai, Dri, sou doida p ir em uma feira de Natal! Aqui na minha cidade, João Pessoa – Pb, só vende aqueles enfeites de Natal padrão, sem muita graça, sabe?? Queria comprar enfeites assim… autênticos, diferentes e especiais!! E comendo pretzel… humm… passeio delicioso!
Beijos
Nossa marilia, voce ia enlouquecer!
Na verdade essas feiras nem sequer vendem enfeites “normais”!
Eh mesmo hipnotizante! Muita coisa bonita e diferente!
Eu nunca visitei Salzburg mas tenho a certeza que ia AMAR esse mercado de Natal…possivelmente ia-me perder e trazer as lojinhas todas comigo :D
Mas o que eu mais adorei particularmente neste post, foi aquele enfeite na sua arvore com os cupcakes. Que coisa mais amorosa!!
Outro dia fui com uns amigos a um café novo que abriu e que é a melhor coisa que abriram nesta cidade (estou à espera de oportunidade de ir lá durante o dia para poder fotografar e fazer um post sobre ele) e quando vi a arvore de natal dele, deu-me uma vontade de pegar e sair a correr com ela debaixo do braço. Tinham uns enfeites que eram aquelas redomas de vidro de guardar bolo, com um cupcake dentro, tamanho mini….nossa, que coisa mais fofa!!
E o seu é igualmente fofo! Adorei! Foi comprado nalguma viagem?
Esse enfeite de cupcakes eh mesmo uma fofura! E comprei aqui em Londres mesmo, na Acessorize, numa liquidacao pos natal, e custou tipo 1 ou 2 libras! (comprei logo 3!)
Sério? Bem que uma vez eu encontrei um mealheiro que era um cupcake e eu achei super amoroso. Mas então vou ter que passar na Acessorize para ver se este ano há mais :D
Ja foi ha alguns anos atras, mas todo ano eles tem uma colecao de enfeites bem bonitinhos. Nao sei se vao ter o de cupcakes esse ano (tenho um outro – do mesmo ano – que eh uma mini Gingerbread house), mas eles sempre tem uns enfeites fofinhos e diferentes.
Que ótima idéia tiveram! Não estive em mercados de Natal, mas amei demais Salzburg q já é um presépio, então imagino nesta época! Senti-me tão bem, sem vontade de ir p qquer outro lugar. Sou hiper apaixonada pela música de Mozart (assisti três vezes o filme da vida dele, tenho dvds,as missas q tb são lindissimas,enfim é o meu compositor preferido. Super gênio!!! Já planejei voltar em época de Natal (quantos concertos ótimos nas Igrejas!), mas detesto a neve, frio demais. Agora o festival de verão em Salzsburg está nos planos urgentes. Ótimo q teremos mais posts. Achei linda a foto em q está de perfil tocando num enfeite.
Abç
Adriana, queria uma dica sua. Eu estou indo pra Londres dia 28 de dezembro e vou ficar uma noite só, já que viajo pra Paris no dia seguinte pela manhã. Como meu voo já chega em Londres 13h, o que vc acha melhor: eu já ficar num albergue mais perto de St. Pancras pra ir a pé pegar o trem pela manhã, ou ficar num hostel mais central e poder sair a noite pra conhecer alguma coisa?
To meio indecisa do que fazer….
Obrigada! Tds os dias entro aqui pra ver se tem post novo!!!
bjos
Ah, depende doque voce prentede fazer, neh?
Se quiser aproveitar essas horas pra dormir e descansar, fique perto da estacao de trem.
Eu, pessoalmente, ficaria numa albergue no centrao da cidade (regiao de Picaddilly or Oxford Street) pra poder aproveitar a noite e passear pela cidade (chegando num voo que pousa a 1 da tarde em Dezembro, voce ja nao vai ver a cidade na luz do dia, mas vai poder ver as luzes da natal da Oxford Street pelo menos).
MInha filosofia eh: ferias nao foram feitas pra dormir! :-)
Vai passear em Londres menina!
Que lindo! Semana que vem vou a Munique e mal posso esperar para ver os mercados de Natal autenticos de perto.É uma vontade antiga! Estou com medo de trazer as feiras inteiras na mala,rs.Ate pensei em ir Salzburgo, mas por falta de tempo ficarei só na Alemanha mesmo. Essas fotos só atiçaram ainda mais minha vontade de ir lá um dia! bjs
Eu adoro esses mercados de natal!Aqui na Holanda eles montam barraquinhas com os doces típicos.
P.S Estou adorando seu blog!
Amei a caneca!!!!! ;)
Bela viagem, faz parte da minha lista…
Adriana, excelente post!
Eu também prefiro os mercados germânicos. Possuem o espirito do Natal, do Advento. Acho que nenhum outro pais comemora esta época como os países de origem germânica, principalmente a Áustria.
O mercado Salzburger Christkindlmarkt é um dos que eu mais gosto, talvez porque ainda tem um toque de cidade do interior…
Uma das lembranças que guardo, é o aroma “ de Natal” que fica no ar. Um cheiro que é uma mistura de biscoitos, pães sendo assados e Glühwein. Um cheiro único.
Eu estive em Salzburg na semana que estavam montando as barraquinhas pra feira de Natal, e já tinha algumas abertas, antecipando que seria o que se vê nas tuas fotos! Muito bacana!
Adriana, moro em Bruxelas e aqui na Bélgica todas as cidades tem a sua feira/mercado de Natal, realmente é um encanto. Mas a Alemanha e Austria, são show de bola! Todas essas feiras nos lembram as quermesses e festas juninas pois é uma das festas, por incrível que pareça, mais européia que nos temos, a quadrilha é de origem francesa, a fogueira vem da tradição cristã européia, etc., é uma pena que não tenhamos no Brasil a comemoração de São Nicolau, esse sim, o verdadeiro Papai Noel!
Ainda nao conheco nenhuma feira de Natal Belga, sera que elas valem a pena?! :-)
Li todos os textos, incluindo os de Munique. Uma vez mais viajei consigo. Obrigada. Embora eu não seja nada natalícia, acho que iria adorar andar por esses mercados, pelo ambiente. Sempre que leio sobre filmes dobrados, congratulo-me de nunca termos tido por cá essa moda. “Música no Coração” em inglês desde sempre…
[…] de ter absolutamente adorado o mercado de natal de Salzburgo, ninguem nesse mundo sabe fazer feiras e mercados de natal como os […]
Adriana nada que se compare aos mercados austríacos e alemães, mas quem não tem cão caça com gato, um beijo e boa viagem!
http://visitbrussels.be/bitc/BE_fr/minisite_winterwonders.do
Oi Adriana, achei o máximo seu blog. Parabens, pretendo montar um roteiro para conhecer no inverno: Viena, Salzburg, Berlim, Colonia, Amsterdam, Praga e Zurique. É possivel fazer esse roteiro de trêm, sem pagar caro ?
Sim, é possivel se voce comprar os passes regionais de trem, e organizar bem seu roteiro “geograficamente” (se voce olhar no mapa, seu roteiro esta fazendo zigue-zague pra cima e pra baixo no centro da Europs).
Esses paises são todos bem caros pra se viajar de trem, com cada um desses trechos podendo chegar a mais de 50 Euros. Então a melhor opção é procurar por passes tipo Eurail regional.