09 Dec 2011
15 comentários

Salzburgo

Austria, Dicas de Viagens, Salzburgo

Apesar de termos ido pra Áustria por causa do mercado de natal, foi impossível também nao passar boa parte do nosso tempo explorando a cidade!

Salzburgo é lindíssima, com bastante coisa legal pra ver e fazer – mas ao mesmo tempo, é uma cidade compacta e facílima de navegar.

Basicamente Salzburgoé dividido em duas partes: o cidade antiga ao sul do rio, e a cidade “nova” (que nem é tao nova assim…) ao norte do Rio.

A maior parte das atracoes (inclusive o mercado de natal, e conseqüentemente, nosso tempo) esta na parte sul, na parte antiga da cidade.

Mas antes de começar a explorar a cidade, nao esqueça de passear ao longo do rio Salzach (na direcao oeste estao as melhores vistas do panorama da cidade! (pelas fotos da pra ver que passeamos bastante pelo rio, tanto durante o dia, quanto a noite!)

Um ótimo roteirinho é começar seu passeio pela Getreidegasse, que eh a principal rua comercial da cidade, e uma atracao a parte!

Eh uma ruazinha super estreita, que começa as portas da igreja Burgerspital e termina jé quase la no Dom Platz, e recheada de lojinhas, cafes e restaurantes.

Mas nao passe todo seu tempo olhado as vitrines! O principal diferencial da Getreidegasse esta no alto, nos letreiros com os nomes das lojas! Para nao descaracterizar a rua historica com as lojas modernas e restaurantes fast food, todo mundo tem que aderir ao estilo “medieval” de letreiro, e que sao a coisa mais fofa!

Da ate pra imaginar as damas do século 16 comprando na Zara e almocando McDonalds! Hahahahaha

E a decoracao de natal e o clima de inverno só ajudaram a deixar a rua ainda mais bonita e alegre!

Mas va com calma, window shopping ou nao, e nao deixe de ir entrando nas ruelinhas e pracas que vao aparecendo ao longo do caminho. Ótimos restaurantes e cafes ficam escondidos nesses pátios internos, alem de umas lojas muito fofas.

La no final, quando a rua acabar, ela se abre na Mozartplatz, que como o nome indica, é a praça que homenageia o cidadão mais ilustre de Salzburgo: Wolfgand Amadeus Mozart!

E nao da pra ignorar que os Austriacos (Salzburguenses?!) sao muito orgulhosos de seu menino prodígio, e ele esta por todas as partes: nome de restaurante, nome de loja, de hotel. Museu disso, teatro e concerto de musica daquilo. O fundo musical que quase todos os lugares que entramos eram Mozart, e realmente eh incrivel imaginar que aquilo tudo foi composto por uma crianca!

Na Praca Mozart esta a escultura da discordia – uma estatua de Wolfgang Mozart que, aparentemente, eh odiada pela populacao local.

Primeiro porque a estatua foi feita para comemorar a data que seria o aniversario de 50 anos de Mozart – mas durante sua instalacao, a prefeitura achou relíquias Romanas no mesmo local, e por isso a inauguração da homenagem foi atrasada em um ano, oque foi considerado um grande insulto!

Alem disso, a estatua tem alguns “defeitos” crônicos. O primeiro eh que supostamente ele nao se parece em nada com a aparência oque acredita-se que Mozart teria, mas principalmente porque ele esta segurando um lapis em sua mao direita – engenhoca que ainda nao tinha sido inventada na epoca que Mozart estava compondo suas musicas!

A Praca Mozart se abre na praca Residenz Palace, onde esta tambem o museu Neugebaude, toda lateral da catedral (Dom) e o Residenz Palace (foi ali nesse praco que estava o mercado de natal, entao nao tivemos uma vista tao “clara” do lugar, apesar de ter passado bastante tempo por la).

Ao cruzar um dos arcos no canto da praca, entramos na Dom Platz, a praca da catedral.

A Catedral de Salzburgo originalmente data de 1628 mas foi parcialmente destruida durante a ocupacao nazista na segunda guerra mundial, e posteriormente reconstruida em 1959.

Ela eh a berta a visitacao e nao se paga para conhecer seu interior, e bem ali na pracinha fica o chafariz Residenz, mas que fica coberto durante todo inverno (assim como todos os fontes e chafarizes da cidade) entao nao pudemos ver muito bem seus detalhes (alem disso, era ali que estava a segunda parte do mercado de natal, tambem oupando todo espaco livre).

E do lado oposto da pracinha, os arcos da catedral a separam da praca Kapital Platz de onde temos uma otima vista do castelo Festung Hohensalzburg.

O castelo Hohensalzburg eh o principal simbolo da cidade e domina a paisagem de onde quer que estivermos. Na verdade o castelo eh um forte, que dava protecao a cidade (permitindo uma visao vantajosa dos inimigos atravessando os Alpes), e esta aberto a visitacao.

Infelizmente demos azar de pegar um fim de semana com nevoreiro e tempo muito nublado, com cum vento frio de matar, e preferimos admirar o castelo soh la de baixo mesmo! Mas se voce der sorte de estar em Salzburgo num dia de ceu aberto, a vista eh linda!

Ja no lado norte da cidade, na cidade “nova” uma das principais atracoes que visitamos eh o jardim e castelo Mirabell (Schloss Mirabell). Esse palacio foi construido em 1606 e pelo Prince-Archbishop Wolf Dietrich von Raitenau (o mesmo que construiu a catedral da cidade) como presente a sua amada Salome Alt.

E ele realmente cumpriu sua funcao: o principe se casou com Salome e o juntos tiveram 15 filhos, que ocuparam o palacio por mais de meio seculo!

Mas quer saber a verdadeira razao porque esse jardim eh famoso?! Por causa do filme “A Novica Rebelde” (The Sounds of Music”)!

Foi ali nos jardins Mirabell que a governanta Maria ensinou as criancas Von Trapp a cantarem a musica Do Re Mi – com direito a coreografia na escada do palacio e correria em volta da fonte de Pegasus e das estatuas gregas! (como aparece nos ultimos minutos desse video).

Duvido voce conseguir olhar essas fotos e nao comecar a cantarolar “Doe, a deer, a female deer. Ray, a drop of golden sun. Me, a name a call myself. Far, a long, long way to ruuuuuuuun!”.

Porque ate hoje essa musica nao saiu da minha cabeca!

Mas uma coisa que me impressionou bastante em Salzburgo, eh que ao olhar no mapa da cidade, a regiao eh toda cercada de palacios e castelos! Entao apesar de ser uma cidade relativamente pequenininha, que pode facilmente ser visitada em algumas horas, a regiao como um todo oferece muita coisa legal para os turistas!

Infelizmente nos nao tivemos muito mais tempo pra explorar a regiao (alem do mercado de natal, que foi o proposito da nossa viagem, ainda pegamos um tempo pessimo, com muita chuva que atrapalhou boas horas do nosso dia), mas afinal, sempre precisamos de uma boa desculpa pra querer voltar, certo?

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
15 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
15 comentários
  1. Clara - 09/12/11 - 23h18

    Alguma sugestão para alojamento? É uma cidade que eu gostaria muito de visitar um dia. Obrigada por me fazeres recordar este desejo antigo.

    Responder
  2. tati- mamãe legal - 10/12/11 - 00h50

    Nossa que lindo !Sou apaixonada por este filme. Vc viu mais alguma por lá do filme?
    bjs

    Responder
  3. Helena M. - 10/12/11 - 01h43

    Salzburg e realmente linda! E realmente respira-se Mozart! Amei a cidade!
    Quando fui la tbem visitei uma mina de sal…acho que 1 hora fora da cidade…impressionante!

    xoxo

    Responder
  4. myiska - 10/12/11 - 20h53

    Fofíssima mmo a rua principal do comercio e o MacDonald perto do Museu de Mozart!… as lojinhas e docerias c as delícias q acabam c o regime! O filme é p ser visto mais de uma vez e vi tb o musical em SP q foi lindo.

    Responder
  5. Solange - 11/12/11 - 19h35

    Lindas imagens!!! Esse jardim… sem palavras (até vi o video por curiosidade).
    Achei um barato o logo do MACDONALD’s todo estilizado!!!

    Responder
  6. Nathalia T. - 13/12/11 - 11h49

    Nossa, me surpreendeu. Não esperava nada dessa cidade e gostei muito.
    Aliás, a primeira foto tá linda!
    Beijos

    Responder
    • Adriana Miller - 13/12/11 - 11h54

      Que nada! Uma cidade linidissima, dessas que parece que foi pintada a mao!
      Um pena que pegamos um tempo muito feio e chuvoso, s enao ainda teriamos a vista dos Alpes cobertos de neve a nossa volta!

      Responder
  7. Tiago - 14/12/11 - 05h15

    Deve dar um forte impressão de estar no século XVIII…

    Responder
  8. […] manter a tradição de nossas visitas a mercados de Natal, fomos passar um fim de semana em Salzburgo e […]

    Responder
  9. Priscila - 08/06/12 - 23h24

    Salzburgo é muito fofa! Parece cidade de bonecas de antigamente. Fiquei hospedada no Sacher hotel e me fartei de tanto comer Sacher tarte. Fui a concertos, palácios e restaurantes ótimos. Adorei o post! Lembrei de uma viagem maravilhosa cruzando todo o Vale do Danúbio de carro que fiz em 2010. :)

    Responder
  10. Raimundo Oliveira - 21/01/13 - 15h54

    Gostei das dicas de estação ferroviária no outro post seu… Aliás seu blog é muito bom! Já viajamos muito e pensamos em colaborar com um desses sites na net. Moramos em Barcelona por 3 anos, em Londres por 1 ano, na França 1 ano, na Itália 8 meses, Nos USA – Colorado, Flórida, NY e Boston por 2 anos e já viajamos por muitos lugares do globo. Estaremos indo agora passar a primavera na Suiça e de Zurique sair de trem para Salzburgo, daí Viena e fazer as cidades imperiais que iremos novamente ver com calma (eu e minha esposa. Obrigado Adriana.

    Responder
  11. Fernanda Guimaraes - 14/11/13 - 12h43

    Oi Dri! Alguma dica de hotel em Salzburg? Bjssss

    Responder
    • Adriana Miller - 14/11/13 - 14h05

      Oi Fernanda,
      Tem sim! Tem um post aqui no blog sobre o hotel gracinha que ficamos!! (Villa Trapp)

      Responder
  12. Fernanda Guimaraes - 14/11/13 - 14h44

    Ah tá! Obrigada Dri!

    Responder
  13. Mónica - 23/10/15 - 12h55

    Olá Adriana. Sigo você há muito tempo mas nunca tinha comentado. Comecei à pouco tempo o meu próprio blogue e queria dizer que as suas viagens são uma inspiração para mim. A minha próxima viagem será para Munique e Salzburgo no início do ano. Agradeço as dicas fantásticas que vou encontrando por aqui.

    Responder