11 Jan 2012
22 comentários

Tim Ho Wan – O restaurante Michelin Star mais barato do mundo!

China, Dicas de Viagens, Hong Kong

Quando três pessoas completamente não relacionadas e que não se conhecem, mas que moram ou moraram em Hong Kong, aleatoriamente te indicam a mesma dica como sendo “imperdivel”, e ao mesmo tempo nenhum guia turístico inclui informações sobre tal lugar, eu sei que TENHO que ir provar tal dica.

E foi assim que começou nossa saga com o Tim Ho Wan, no bairro de Mong Kok em Kowloon.

Eu sabia que ia ser difícil – apesar de não ter encontrado informações no meu guia de viagem, eu me surpreendi de achar tantos artigos gastronômicos sobre esse “pé sujo” Michelin em HK: reportagens da Telegraph, CNN, do Guardian e do New York Times são no mínimo impressionantes… e como pode que um lugar tão escondido e tão anti-glamour ganhe tantos prêmios gastronômicos?!

Pois bem. Saimos do hotel cedo, e já que íamos passear pela área norte de Kowloon, aproveitamos pra caçar o tal restaurante, e ver se dava pra encarar.

A fachada é imperceptível, o nome apenas em Chines… mas a quantidade de pessoas na porta (99.9% Chineses) não passa despercebida!

Enfrentei a multidão, fiz um pouco de mímica pro cara na porta e ele escreveu – a mão – um bilhetinho com um numero, enquanto gritava: “more than 3 hours!” (Mais de três horas).

Alguém ai é fâ de Seinfled? SAbe o episodio do “Soup Nazi”? IGUAL!!

Quando fui expelida da frente do restaurante pela multidão, vimos uma família de Australianos que nos avisaram: isso tudo significa que vocês terão uma pespera de pelo menos 3 horas. O restaurante não tem web site, não aceita reserva, e esta sempre 100% lotado o dia todo, todos os dias do ano, todos os anos.

Bem, fazer que né?

Deixamos pra lá e fomos explorar os mercados de Kowloon e a Nathan Road.

Horas depois, já andando de volta pra casa, resolvemos dar uma passarinha por lá, já que estava mesmo no nosso caminho.

A fila e confusão na porta continuavam as mesmas, mas conseguir espiar a lista de espera das mesas, e vi faltava pouco pra nossa vez, então resolvemos esperar um pouco pra ver que ia acontecer.

E o carrinha da porta não tinha dó nem piedade. Ele ia gritando os numeros/senhas em Chines e Ingles, e quem não estivesse lá na porta pronto pra entrar, perdia a vez!

Também vimos duas meninas (Chinesas) tentando entrar com uma senha falsa e segundos depois de entrar no restaurante, serem expulsas de novo! Incrivel!

Mas finalmente ouvir nosso numero ser chamado e finalmente conseguir entrar naquele muquifo foi quase como terminar uma maratona! Vencemos!

Mas a verdade seja dita que eu não entendo nada de Dim Sum então não sei realmente dizer se o Tim Ho Wan é ou não é o melhor Dim Sum do planeta terra.

Mas alguma coisa ele tem, afinal não é normal que um restaurante daquele tamarinho, sem celebrity chefe pra chamar de seu nem equipe feroz de RP planejando cada campanha consiga ganhar tantas estrelas Michelin ao mesmo tempo… Oque me leva a crear que realmente só pode ser a qualidade indiscutível da comida!

E realmente, estava ótima, mesmo do alto de minha ignorância de Dim Sum.

A única bebida disponível é chá, que eles vão servindo limitadamente na sua canequinha, e você vai marcando numa comanda os pratos de Dim Sum e as quantidades que quer de cada um.

E apesar de que até então minha experiência com Dim Sum tinha sido muito limitada, foi fácil ir escolhendo os diferentes pratinhos (Dim Sum é tipo uma restaurante de “tapas” versão Chinesa, grosseiramente falando…) com os recheios e tipos de dumplings que queríamos.

Mas impressionante mesmo não foi a fila nem o tempo de espera por uma mesa, e sim o fato de que nossa conta, para nós dois, num restaurante com estrela Michelin custou míseros 15 dólares!!

Endereço: 8 Kwong Wa street,Mong Kok, Kowloon

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
22 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
22 comentários
  1. Sara - 11/01/12 - 16h07

    Não sei porquê mas esse tipo de comida chinesa, qualquer coisa enrolada em qualquer coisa de arroz parece-me sempre meio nojenta :S

    Responder
    • Adriana Miller - 16/01/12 - 10h07

      Que nada!
      Quando bem feitas, sao deliciosas!

      Responder
  2. André Luis - 11/01/12 - 17h52

    Pena que nao gosto de comida chinesa.
    Mas uma barbanha é sempre bem-vinda :P

    Responder
  3. Heloísa Muller - 11/01/12 - 19h14

    Loucura, loucura! Mas a experiência parece ter sido incrível!

    http://blogheloisamuller.blogspot.com/

    Responder
  4. Ana - 11/01/12 - 23h32

    eu ouvi uma reportagem dizendo que Michelin tem criterios diferentes no mundo. Muitos tem raiva que eh bem mais facil ganhar um michelin na asia na europa e nos eua. A reportagem mostrou que varios restaurantes na china que possuem 2 ou 3 estrelas nao teriam nenhuma se fossem no ocidente! e inclusive muitos chefes querem que seja feito um criterio mais rigoroso universal e diminuir as estrelas que foram dadas na asia.

    Responder
    • Adriana Miller - 16/01/12 - 10h07

      Capaz…
      mas oque vale eh a comida boa, e o preco baixissimo! :-)

      Responder
  5. Ana - 11/01/12 - 23h34

    na asia DO QUE na europa e eua****

    Responder
  6. Celeste - 12/01/12 - 10h05

    No TripAdvisor ele é classificado como numero 10 entre 3222 restaurantes existentes em HK. Deve ser mesmo por conta da relação qualidade da comida/preço. Eu também não deixaria de conferir a dica e vivenciar uma experiencia tão genuinamente “local” afinal é para isso que as viagens servem, quanto menos “roteiro turístico” melhor para acrescentar valor às aventuras. Obrigada por compartilhar essa experiencia conosco. Bjs!!

    Responder
    • Adriana Miller - 16/01/12 - 10h06

      Exatamente!!

      Responder
  7. Mayra Silva - 12/01/12 - 18h54

    Mas gente, comofás para ter as unhas lindas durante a viagem toda????? Bjsss Adri!

    Responder
    • Adriana Miller - 13/01/12 - 11h15

      AH-rá!!
      Pode deixar que conto o segredo! :-)

      Responder
  8. jaqueline - 15/01/12 - 01h22

    Dri, vc se lembrou do episodio do “nazi soup”, mas ao ler esse post soh me veio a cabeca um que se passava num restaurante chines (coincidencia?) onde a espera por uma mesa foi semelhante a sua!!!! kkkkkkkkkkk …. como nao recordar “seinfeld, four!”???? hahahhahhahaha

    Responder
    • Adriana Miller - 16/01/12 - 09h57

      Muito bom!!
      Esse episodio tambem foi otimo!!
      E foi assim mesmo!

      Responder
  9. Teté - 18/01/12 - 20h59

    que achado gostoso! bela dica!

    Responder
  10. Carolina Vieira - 29/01/12 - 13h08

    Estou amando seu blog e pegando várias dicas para Austrália e Santiago. vou ficar grudadinha aqui para não perder nada.
    Beijos

    Responder
  11. […] que comemos no Tim Ho Wan em Hong Kong, me empenhei a aprender um pouco(quinho) mais sobre essa arte da culinaria Chinesa, e o brunch foi […]

    Responder
  12. Patricia A. - 27/11/12 - 17h14

    oi Dri estou em Hong Kong e fui ao tal restaurante, avisando que ha outras filiais de filas modestas pela city! fica a dica! tem um perto do predio IFC 2. bjs

    Responder
    • Adriana Miller - 27/11/12 - 20h59

      Eu sei, mas só essa tem a estrela Michelin… E esse é o restaurante original, então mesmo com fila, tem que ser esse! :-)

      Responder
  13. Patricia A. - 28/11/12 - 16h08

    :-) Te entendo mas que estava bom estava! hj fomos no aqua adorei o drink Porn Hahaha! bj

    Responder
  14. Ana Paula Macklin - 07/01/14 - 11h34

    oi Dri, enfim hoje fui tentar achar esse restaurante. Peguei um taxi, perguntei mil pessoas, parei em varios lugares e enfim descobri que essa restaurante (nesse endereco) fechou ha um tempo atras. Hoje existe outro restaurante chines la no local mas era bem mais moderno. Uma pena pq estava louuuuuca para testar. Comprei o livro 2014 do Michelin e descobri que agora eles abriram 3 outras filiais, agora vou tentar ir em alguma das outras 3 opcoes. :)

    Responder
    • Adriana Miller - 07/01/14 - 12h17

      Serio??!? Que pena!!
      Mas ele vivia lotado, como fechou??
      Mas na epoca que fomos eles ja tinham um outro endereco em HK< que era ate mais facil de chegar, (nos disseram que) sem fila etc, mas pelo menos na epoca so esse endereco especifico tinha a estrala Michelin, pois era o restaurante (e chef) original, entao preferimos passar perrengue e conhecer o original. Sera que os novos enderecos mantiveram a qualidade e receberam as estrelas tambem?

      Responder
  15. Ana Paula Macklin - 08/01/14 - 11h32

    pois e… tambem fiquei arrasada pq lembro de ler seus post qdo vc veio pra ca e agora que estou morando aqui eu queria mto ir. Eu comprei o Michelin 2014 e parece que as 3 location desse restaurantes estao abertas e bombando (mas sao em enderecos mais turisticos). Vou tentar dar uma passada la ate semana que vem para conferir.

    Responder