Semana passada eu dei umas reclamadinhas no Twitter (segue aqui: @DriMiller) e estava meio rabugenta porque ia passar meu aniversario longe de casa, trabalhando em Paris. E a viagem foi super corrida, mal sai do escritorio, e o clima invernal de frio+escuridao+chuva de Paris nao colaborou muito.
Mas nao tem como reclamar demais do dia de labuta quando no final de tudo tenho uma suite no luxuoserrimo Le Meurice me esperando!
O Le Meurice eh apelidado de “hotel dos Reis”, e foi um dos primeiros em Paris a servir uma clientela estrangeira. Ao contrario do tradicionalmente Franceses Plaza Athenee, Ritz e Crillon, o Le Meurice empregava funcionarios fluentes em Ingles e outras linguas Europeias, e fazia um servico de cheuffer entre a cidade portuaria de Calais (onde chegam os ferries vindos da Inglaterra) ate Paris, servindo especificamente a aristrocacia Inglesa.
Rapidinho o servico internacional do Le Meurice cai no gosto de hospedes como o Rei Alfonso VIII da Espanha, Napoleao III, e uns anos depois foi Salvador Dali que chamou o Le Meurice de “casa”, onde morava na suite 106 por um mes inteireiro todos os anos ao longo de quase 30 anos, enquanto buscava por suas inspiracoes…
Para se manter relevante no circuito de hoteis de luxo em Paris o Le Meurice conseguiu como ninguem permanecer um classico, ao mesmo tempo que se modernizou na medida certa.
Os moveis continuam tradicionais, assim como o hotel era quando abriu suas portas e foi decorada tendo como inspiracao o estilo de Luis XIV, Marie Antoinette e os saloes de Versailles.
Mas os quartos tem coontrole central de ar condicionado e aquecimento digital (incluindo calefacao underfloor), banheiro modernissimo, sitema de som da Bose e telona de TV LCD que dubla como espelho.
E o principal responsavel por toda essa renovacao de altisisma qualidade nao podia ser ninguem menos que o designer Frances Philippe Starck (que tambem assina a decoracao de lugares como o Asia de Cuba em Londres, Kong em Paris e Ramses em Madrid) e sua filha, a artista plastica Ara Starck, que assinou a pintura em canvas de 145 metros quadrados que se debruça no teto do restaurante “Restaurant Le Dali”, comandando pelo chef Yannick Alléno, dono de 3 estrelas Michelin.
Tudo isso garantiu que o Le Meurice fosse selcionado para fazer parte de um dos grupos de hoteis mais selecionados e exclusivos do mundo, o The Dorchester Collection (que inclui enderecos como o Plaza Athenee em Paris, Principe de Savoia em Milao e o carro chefe Dorchester em Londres).
Nos ultimos meses o Le Meurice foi pano de fundo para filmes como o “Meia Noite em Paris” de Woody Allen e no filme “W.E.” que a Madonna acabou de produzir.
E pra completar a “cereja do bolo” eh a localizacao do hotel, que fica na Rue de Rivoli, bem de frente para o Jardin de Tulleries, e a poucos quarteiroes da Place de la Cooncorde.
Le Meurice
228 Rue de Rivoli 75001 Paris
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Que chaaaaaaaaato, hein?!?
Magnífico este hotel!!!
Abusando da sua boa vontade, preciso tirar mais uma dúvida com vc…
… ficarei na região de St. James Park e estou com passagem de trem para Paris às 05h40 da matina. Gostaria de saber sobre o serviço de táxi daí. Dá para pedir na noite anterior? Reservo onde, no hotel mesmo? E a que horas mais ou menos eu devo sair do hotel (estou pensando em 4h, por conta da imigração…)?
Obrigada,
Voce pode pedir direto na recepcao do hotel para reservarem um taxi pra voce (peca por um “mini cab” que sai beeeeem mais barato que o black bac de rua), pois com certeza eles teram numeros das empresas de mini cab que fazem servico pelo bairro.
E sim, nao esqueca de reserva na noite anterior pois eh sempre mais dificil achar taxi a essa hora da manha.
Acho que 4:00 ta otimo. Voce vai chegar de St James Park ate St Pancras rapidinho (a essa hora da madruga, talvez uns 15 ou 20 minutos no maximo) entao vc estara na estacao no maximo as 4:30, que da tempo de sobra pra passar pela imigracao (no lado LOndrino eh super organizada, nunca demora mais que uns minutinhos entre imigracao + seguranca) e ainda sobra um tempnho pra comrpar um cafe e um muffin antes de embarcar no trem! (a fila do Cafe Nero sim eh quilometrica e dura hoooooras!).
Linda, obrigada mais uma vez.
Espero fazer tudo direitinho.
Já estou louca (porque não faço outra coisa na vida) de tanto ler seu blog repetidas vezes…
Beijos,
Hahahahah!
Pode continuar!
E se vc vai pra Paris de Eurostar, tem mais dicas de Paris vindo ai! :-)
Continuo sim.
Eu sou fã do seu blog ANOS antes de me imaginar indo para Londres.
Quanto à Paris, vou mesmo de Eurostar, mas para passar apenas 1 dia (já conheço a cidade, quero só revê-la).
Bjs,
Dri, aniversário trabalhando mas com muuuuuuito estilo, né? ;) Eu fui tomar um chá no Dali em 2009 e pirei com o teto. Meu lado brega e tresloucado ADORA Starck :D
Nossa, eu AMO o Starck! Acho o estilo dele super diferente e original!
Sempre que vou a algum lugar que tenha algum ambiente decorado por ele (restaurante, hotel, e tal) sempre faco questao de conehcer!
Adorei a decoração do quarto! E que chato viajar tanto assim né? hehehe
Adoro tudo aqui!
Beijos
http://www.blogheloisamuller.com/
Pois eh, neh? Ossos do oficio :-)
Ai nem da pra reclamar….
AHHH!! que lindo!! e pensar que estou há dias de conhecer pelo menos a Rue de Rivoli,rsrsrs, e você faz parte desse sonho a se realizar, obrigaduuuuuuu!!! Beijos!!
Ah que legal!!!
Paris pela primeirissima vez eh incomparavel!
Divirta-se!
[…] impossivel nao se render aos cliches de Paris… E nessa ultima viagem eu fiquei hospedada no Le Meurice, que por acaso divide o mesmo predio com o Cafe Angelina, ali na Rue de […]
Até que o aniversário não foi mau de todo né? Teve a sua compensação :)
O hotel parece ser super chic e com todo aquele glamour parisiense. Claro que o trabalho do Starck ajuda, embora não seja dos meus designers favoritos, mas sem dúvida que lhe deu um toque especial e faz com que qualquer pessoa que entre no Le Meurice se sinta maravilhado e até “overwhelmed”.
Amei!
Parabens! Eu nao gosto muito do starck, mas gostei da decoração. No quarto a tv nao fica em frente aa cama?
Fica na parede lateral, mas tem um “braco” movivel, entao na hora de domrir vc pode puxar sua tv pra frente da cama. Bem legal!
Essas viagens a trabalho tem vantagens, ficar em bons hotéis (nesse caso bom é até pouco, né)! Só nao pode ficar mal acostumada, hehe
Adriana
Estarei em Londres na primeira quinzena de outubro, mas passarei o final de semana do meu aniversario em Paris. Estava pensando em ficar no Le Meurice. Gostaria da sua opinião, por já ter se hospedado em praticamente todos os grandes de Paris.
Eu adorei!
Otimo hotel, altisssima qualidade de servico, e localizacao perfeita.
Não acho que seja o melhor de Paris, mas é muito bom sim!
Qual seria então, na sua opinião, o melhor hotel de Paris?
Oque eu mais gostei ate hoje foi o Plaza Athenee, sem duvidas.
A localizacao, servico extremamente impecavel, quartos confortaveis. Muito bom mesmo.
[…] primeiro contato com esse nome francês foi quando fiquei hospedada no hotel Le Meurice em Paris, uns anos […]
[…] primeiro contato com esse nome francês foi quando fiquei hospedada no hotel Le Meurice em Paris, uns anos […]