20 Sep 2012
39 comentários

Quinto mes (Agosto)

Baby Everywhere, Gravidez

Semana 17 (1/8)

Como o tempo passa rapido! 17 semanas ja eh coisa pra caramba!!!

Mas confesso que ainda assim a ficha ainda nao caiu! Volta e meia alguem vem me dar os parabens, e eu demoro algumas fracoes de segundos pra me dar conta pra que raios eu mereco parabens de pessoas aleatorias no escritorio…!

Outra reacao “garota enxaqueca” da semana eh que to ficando de saco cheio com essa historia de “deixa eu ver a barriga” pra la, “mostra a barriga pra ca”. Apesar de ja estar sem cintura e com o torso rolico (mais culpa da comissao de frente do que mais nada!), a tal da “barriguinha de gravida” ainda nao ta com cara de gravida – e o pior de tudo eh que to amando isso!

DE-TES-TO esse clima “gravidinha” (assim como tambem criei pavor do mundo paralelo das “noivinhas” quando casamos…), e sei que muitas mulheres adoram curtir, empinar a barriga etc mas eu nao. To gostando mesmo eh de ir levando a vida normalmente, usando minhas roupas de sempre e sem ter que ficar respondendo perguntas intrometidas dos outros.

Alem disso, quanto menos esticar, menos trabalho terei pra voltar pro lugar depois, certo?! :-)

(nao entendo porque todo mundo acha que eu quero ter um barrigao de 45 meses as 17 semanas de gravidez…! Ah me deixa!)

Aff, desabafei. Pronto, ja passou.

Mas ainda no topico de “seguir a vida normalmente” durante essa 17a semana fiz uma viagem incrivel com as amigas para o sul da Franca, que foi sensacional!

20120920-111244.jpg

Passamos horas na praia, comidas incriveis, muita gargalhada e otimos papos! Elas foram as primeiras amigas que fiz em Londres e sao minhas melhores amigas ate hoje!

E oque nao faltou foram motivos pra comemorar, ja que uma de nos (que nao foi) acabou de ter um menino, eu e mais outra estamos gravidas, e outra vai casar em Setembro! Aproveitamos pra enfiar o pe na jaca e curtir demais o tempo juntas, pois sabemos que daqui pra frente, muita coisa vai mudar!

Update – dia 6/8 (17 semanas e 5 dias)ACHO que senti o bebe se mexer pela primeira vez!! Muito estranho… ainda nao cosigo saber com certeza… Eu estava numa conference call e bebendo um cha, quando senti um “borbulho” no cantinho direito da minha barriga. Meu coracao parou de susto! Sera?! Sera?! Mas so durou uns segundos.

Uns minutos depois, ainda durante a mesma reuniao, eu troquei de posicao na cadeira e minha barriga ficou espremida contra a mesa – e ai sim senti varios “borbulhos” onde a mesa estava apertando! Como se fosse um espasmo muscular bem de levinho!

Se essa sensacao continuar nos proximos dias ai sim eu saberei com certeza se foi o/a baby ou nao!

 

Semana 18 (8/8)

O quinto mes trouxe um alivio muito bem vindo: menos inchaco ao longo do dia!

Ainda da pra perceber como a retencao liquida varia ao longo do dia, mas isso ja nao se traduz em variacao no peso – oque foi um pouco assustador no primeiro trimestre! Ver a balanca subir, mesmo sem “engordar” foi um conceito que meu corpo (e cabeca) nao estava costumado!

Mas nas ultimas 4 semanas nao engordei nada, com pouquissima variacao de uma semana pra outra (coisa de gramas), oque segundo meu medico mostra que me corpo esta “catching up” com as variacoes do comecinho e se beneficiando e aproveitando do aumento no volume de sangue, liquido, gordura, etc. Eba!

E claro, o fato de que a fome voltou a niveis normais no ultimo mes e ja nao sinto nada de enjoo/mareo (que me fazia imediatmente querer comer alguma coisa) tambem ajudam a manter a alimentacao ultra saudavel e retomar os exercicios na intensidade normal de antes. Yummy mummy aqui vou eu! :-)

20120920-111326.jpg

Ainda no ritmo das Olimpiadas que ainda estao rolando em Londres, vomos assistir mais um evento ao vivo – a final do futebol feminino! Fomos com um casal de amigos Americanos, e na falta do time Brasileiro na final, me senti na obrigacao de torcer pro Team USA – afinal dentro de mim vive uma pessoa que eh 50% Americana(o), certo?!

20120920-111400.jpg

E no fim de semana fomos pra Albania! A viagem foi rapidinha, mas super relaxante e cultural!

E reparei que cheguei naquele ponto onde a panca ta comecando a ficar com cara de gravida, e basta uma estufadinha de leve que barriga fica redondinha!

20120920-111427.jpg

 

Semana 19 (15/08/)

Agora já nao há sombra de duvidas de que o bebe esta se mexendo, e MUITO na minha barriga!!
Que sensação engraçada!
E logo no comercinho da semana 19, um dia em casa sentada no sofá, coloquei a mão no Aaron na minha barriga e ele tambem conseguiu sentir os chutes!!!!!!!
Foi emocionante!!

E pra manter o ritmo animadíssimo do nosso verão, aproveitamos que eu tinha que ir pra Suíça por uns dias a trabalho e resolvemos nos encontrar em Genebra no fim de semana.
A principal desculpa era fazer uma tour na CERN, que o Aaron estava querendo fazer há anos (que até que foi bem interessante), e o fim de semana fui super romântico!

20120920-111506.jpg

Comemos foundue, passeamos em volta do Lago Genebra, passamos o dia em Lousanne… foi uma delicia!

 

Semana 20 (22/08)

Tcham, tcham!! Metade do caminho!!

Uau! Dificil acreditar que ja se pasaram 20 das 40 semanas da gravidez! E eu ainda nem acredito que estou mesmo gravida! E o pior… daqui a 20 semanas serei a MAE DE ALGUEM!!!!!

E essa foi a semana mais esperada de todas, pelo menos pra mim! Fizemos a ultra das 20 semanas, que confirmou que nosso bebe eh fisicamente saudavel e perfeitinho e que teremos…. uma MENINA!!! (olha so que perfil mais LINDO?!??! Hahahahaha!)

20120920-111528.jpg

Acho que daqui pra frente as coisas vao se tornar mais reais… poderemos comecar a comprar coisas pra ela, montar um quarto e “incorporar” essa nova pessoa na nossa familia!

E como ja contei, o nome eh segredo de estado ate ela nascer! Nao que seja um nome super exclusivo e de outro mundo, muito pelo contrario… mas o Aaron quer manter segredo e ter uma supresa final pra familia quando ela nascer. Eh dificil segurar, mas ate que estou gostando desse nosso segredo!

E para fechar a semana 20, aproveitamos o fim de semana prolongado de Agosto pra ir passar o fim de semana em Compenhagem na Dinamarca!

20120920-111553.jpg

E foi la tambem que compramos a primeira roupinha cor de rosa!

Alem dos programas turisticos, tambem passeamos por lojas de roupinhas de bebe e de brinquedos, e comecei o treinamento do Aaron pai-de-menina: ele foi apresentado as diferentes Princesas, Barbies, roupinhas e acessorios!

20120920-111619.jpg

 

Semana 21 (29/08)

A semana 21 foi bem calma em comparacao com as anteriores…

Eh incrivel oque alguns dias de gravidez fazem com a gente – de uma hora pra outra a barriga deu uma esticada e esta ficando cada vez mais dificil conseguir camuflar meu estado!

E tal como imaginava, saber o sexo da nossa baby e finalmente decidir o nome teve um efeito psicologico gigantesco! Imadiatamente passei a me sentir “gravida”, e ja consigo imaginar como sera nossa vida com uma menininha nos acompanhando.

Passo horas do meu dia fantasiando como ela sera? Calma como o pai ou animadinha como eu? Vai gostar de matematica e historia (como nos dois)? Loira? Morena? Olhos claros como o Aaron e meu pai? Ou castanho escuro como o lado Portugues? Meu nariz, ou dele? E o dedao do pe?!?!?

Tantas coisas!!!

(a minha aposta pessoal eh que ela sera 100% galeguinha: morena de olhos castanhos – como eu e minha irma e a vovo Almerinda! E vendo aquele monte de criancinhas Portuguinhas no casamento so reforcou a ideia de que o DNA Tuga eh forte e dominante! Hahahah)

20120920-111650.jpg

E essa semana fizemos a ultima viagem da nossa temporada de verao: um fim de semana em Coimbra, Portugal para o casamento de uma amiga Portuga.

E claro, nao resisti a homenagem do DNA 25% Portugues que ela tera, certo?

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
39 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
39 comentários
  1. Sara - 20/09/12 - 12h23

    De facto, não tem nada como a primeira gravidez né? Todas as sensações e descobertas são novidade, uma pessoa nunca sabe o que esperar… E o melhor de tudo é poder partilhar tudo isso com o pai, certo?
    Acho lindo essa coisa de começar a sentir o bebe a mexer e ao mesmo tempo, estranho. A verdade é que eu nunca estive grávida (mas sonhei essa noite e foi horrível) e uma pessoa não cresce com o hábito dessa sensação de ter alguém dentro de alguém, mas imagino que seja uma coisa maravilhosa e única.
    O tempo passa a voar e logo, logo a Baby Everywhere vai estar cá fora para cumprimentar o mundo e dizer “Cheguei!” :D E nós vamos estar aqui para felicitar a princesinha e os pais lindos que ela já tem :) Seja com o DNA essencialmente tuga ou com pinta de americana, vai ser linda de qualquer jeito!

    Responder
  2. Helo Muller - 20/09/12 - 12h50

    Incrível como é bom ler esse seu “diário” de uma bela grávida. Eu acompanho o blog há alguns anos e fico muuuito feliz por vocês. Será uma família linda!

    Continue nos contanto suas aventuras de futura mamãe, eu estou adorando, pelo fato de esperar que isso aconteça comigo daqui uns dez anos! rsrs

    Beijos

    Helo Müller

    http://www.blogheloisamuller.com/

    Responder
  3. Flávia - 20/09/12 - 13h07

    Dri, muito legal vc curtir no blog a sua gravidez. Olha, as pessoas querem ver a barriguinha, mas é carinho! Não fica chateada não. E se vc tem ou não barriga, é assim mesmo. Eu não tive nenhuma, praticamente. Muita gente nem notava que estava grávida. No entanto…o baby era tão grande que num imprevisto, nasceu 2 semanas antes, e enorme, com 55 cm. Ou seja, mostra curtindo a barriguinha sim, mesmo que ela não apareça tanto. Dri, 17 semanas, vc tá entrando na melhor fase da gravidez. Continue curtido esse seu momento! bjks.

    Responder
  4. Jackie - 20/09/12 - 13h43

    Mt fofo esse seu diário, Dri. Até na fase “desabafo” seu texto é mt engraçado rs E tá super certa, cada um tem que viver seu momento como quer. O povo adora mesmo cagar regras.
    Vc tá linda e é mt mtmtmtmtmtmtmtmmtmtmmtmt (repete aí mt muitas vezes) bom ver grávidas tendo uma vida normal, ou seja, continuando sua vida como era antes. Dá mais estímulo pra quem ainda está decidindo, planejando.
    Há uns 2 anos eu cheguei a dizer que não queria filhos, pois os exemplos que eu tinha de gravidez só me desanimavam. Sei lá, parecia que a pessoa morria e agora era só mãe, ou só um corpo carregando um bebê.
    Mas agora tneho vários exemplos de grávidas saudáveis, felizes, ativas e sim, mães carinhosas e zelosas e também amigas próximas já com bebês que me mostram que pode ser tudo diferente.
    beijos!

    Responder
  5. Priscila Sanches - 20/09/12 - 14h02

    Estou emocionada com este momento lindo que vc está passando. Esta sim será a viagem da sua vida, a viagem para o mundo das mamães! E tenho certeza que vc saberá conciliá-la muito bem com esta sua forma despojada de lidar com a vida e vai ensinar tudo isso a sua filhinha. Já consigo imaginar vc relatando as suas viagens pelo mundo acompanhada da pequena. Muita felicidade e saúde para a família!!!! Vcs me inspiram!!!

    Responder
  6. Kely - 20/09/12 - 14h18

    Que demais Dri! Muito legal as roupinhas que você comprou para ela, e como o tempo voa. Amei a frase “e comecei o treinamento do Aaron pai-de-menina” imagino a cena hehehe, desejo tudo de bom para vocês que ela nasça com muita saúde! Bjo

    Responder
    • Adriana Miller - 20/09/12 - 15h55

      Confesso que ele ainda nao sabe quem eh quem (entre as princesas da Disney…. heheheh Ele continua confundindo a Rapunzel coma Cinderela e a Bele Adormecida!), mas ele vai ter muito tempo pra aprender! :-)

      Responder
  7. Dany - 20/09/12 - 14h18

    Ai que fofura, minha aposta e que seja moreninha com os olhos do Aaron, ja imaginou??

    Responder
  8. Priscila - 20/09/12 - 14h28

    Nossa Dri como ja comentei antes,a sua forma de levar tudo é mt legal, minhas amigas gravidas me desanimaram mt em ter filhos pq faltava exatamente isso levar uma vida normal, logico q é algo magico, mas a vida continua e tem q tentar ser levada mais normal possível e mt obrigada por querer dividir isso com tudo mundo parabens.
    ps: eu tb tenho horror dos comentários do povo, tipo cade a barriga, ta mt pequena, ta mt grande, td eles tem q falar afff tem q abstrair.

    Responder
  9. Dani - 20/09/12 - 15h02

    Essa menina esta conseguindo te deixar ainda mais linda e especial. Eu sempre achei que nao terei filhos, e com a gravidez de todas as amigas, desanimei ainda mais, amo minhas amigas, mas é dose agüentar o mono assunto. Você esta certíssima de encarar a gravidez dessa forma. Estou adorando ler esse diario da gravidez. Beijos pra vocês três.

    Responder
  10. Mayra Silva - 20/09/12 - 15h39

    Ok, estou me convencendo que existe vida pós-maternidade!
    Brigada Adriana!
    Bjsss

    Responder
    • Adriana Miller - 20/09/12 - 15h53

      Eu espero que sim! :-)
      No minimo pretendo continuar tendo uma vida “normal” – basta saber se adaptar e abrir espaco pras mudancas (que sao inevitaveis) sem nos perdermos de nos mesmos!

      Responder
  11. Carla Pancha - 20/09/12 - 17h01

    Adoro a sensibilidade pés nos chão dos seus relatos de gravidez: emocionantes, sem afetação. Você realmente é uma pessoa incrível. Que tudo continue correndo super bem! :-)
    Beijocas
    Carla Pancha

    Responder
  12. Josi - 20/09/12 - 18h53

    Uma coisa e verdade. As maes que eu conheco me desanimaram totalmente com a maternidade. Afff so porque vc e mae vc perde a Identidade? Nao! Aquela coisa chata, ahh gente agora eu sou mae nao posso mais mandar um email pra uma amiga, agora eu sou mae nao posso ter cabelos longos, agora eu sou mae nao posso usar salto… Ou o pior quando vc for mae vc. vai ver oque estou falando. Affff mil vezes, tenho alergia!!!!!!
    Pois bem eu vou ser mae e vou provar para as minhas amigas que eu terei uma vida normal sim!

    Responder
    • Adriana Miller - 20/09/12 - 22h16

      Acho o fim…
      E o pior? As pessoas que vem que vc leva uma vida normal (trabalha, viaja, passeia, sai com as amigas, etc) e ainda ficam repetindo “Aproveita mesmo, pois quando ela nascer essa vida boa vai acabar”…
      Sentença de morte?!?!

      Responder
  13. Luciana Bordallo Misura - 20/09/12 - 21h11

    Eu acho que a mulherada aqui nos EUA é mais pé-no-chão e encara a gravidez com mais normalidade do que no Brasil. Imagino que na Inglaterra deve ser como aqui. Não conheço americana nenhuma que parou de levar uma vida normal por causa da gravidez…todo mundo trabalha, viaja, faz exercício, tudo o que fazia antes…mas acho que isso vem mudando no Brasil também…Com certeza ainda sinto muito mais a vibe de “grávida é frágil” vindo do BR.

    Responder
    • Adriana Miller - 20/09/12 - 22h15

      Com certeza!
      Aqui estar ou não gravida, ser ou não mãe é um acontecimento da vida como outro qualquer e não te faz “especial” e muito menos “fragil” (a não ser que vc tenha um problema de saude – mas ai o tratamento seria o mesmo como para qualquer outro problema).
      E acho isso otimo.
      E as pessoas respeitam muito mais a privacidade e intimidade dos outros. Muito raro alguem perguntar, dar opiniões e tal. Encostar na barriga entao! Aqui nunca aconteceu, graças a deus! No Brasil, mesmo sem barriga ne-nhu-ma todo mundo metia a mão na minha barriga sem nem pedir/perguntar! Uma tia até abriu minha calça no meio de uma festa!!! Hahahha
      E quando eu fechei o botão e dei bronca nela, ela ainda ficou indignada com minha reaçnao! “Ué, mas você tá gravida!!’ – como se minha gravidez desse acesso livre pros outros!
      Não consigo entender isso!! Hahahahahh

      Responder
      • Lilix40 - 21/09/12 - 14h25

        Gente, como assim sua tia abriu sua calça?! Não sei se rio ou se fico espantada. Acho que se fosse comigo eu ia ficar tão chocada que nem teria reação, hahaha!

        Sempre achei meio bizarro esse negócio de grávida ser meio que “propriedade pública” aqui no Brasil. Quero só ver o dia que uma gestante revoltada revidar agarrando comissões de frente e bumbuns, já pensou que barraco? Quem sabe assim neguinho parasse de meter a mão na pança alheia :O

        Responder
  14. Luisa - 20/09/12 - 22h19

    Dri, andei lendo os primeiros posts/anos do seu blog e você tinha mais ou menos a minha idade hoje. É engraçado e interessante ver como as coisas vão mudando na vida né? Agora você será mãe! hehe

    Responder
  15. Debora - 21/09/12 - 04h29

    Oi Adriana, primeira vez que comento seu site, mas não resisti. Quando estava gravida da Alice (que vai fazer 4 anos, mês quevem) eu odiava as pessoas passando a mão na minha barriga, querendo ver (ou até beijar). Tipo ninguem fica passando a mão na barriga de ninguém e não é pq tem um baby aqui que isso te dá o direito. Pessoas querendo identificar o sexo pelo formato da barriga então me matava de catapora.
    Outra coisa que temos em comum é isso, levar uma vida normal (eu fiquei tão burra no final da gstação que minha sócia me proibiu de trabalhar) e mesmo com a chegada da Alice nossa vida mudou MUITO e ao mesmo tempo pouco, passada a fase de adaptação, retomamos nossa vida. Qdo ela tinha 6 meses fui viajar sozinha com meu marido e é algo que mega recomendo e já fizemos isso mais 3 vezes. Além disso, Alice já esteve em 8 paises, incluindo uma mochilada na Escandinavia. Moro em Sp Brasil e vc deve imaginar como as pessoas estranham isso, como acham diferente. Eu costumo dizer que é azar da Alice que nasceu nessa familia. Ela se adaptou a gente e não o contrario. A maternindade é tão deliciosa quanto pesada e vejo que aqui no Brasil as mulheres tendem a complicar ainda mais. Parabéns pela baby, aproveite a barriga (grande ou pequena) sentirá falta dela. Abraços, Debora

    Responder
  16. PatriciaUk - 21/09/12 - 10h26

    A Luciana Missura tem razao…. vi nas noticias do Brasil falando mal da Umma Thurman por ter saido com o bebe de 2 dias! Nossa, eu dei a luz numa quarta, tava em casa na quinta, marido foi jogar Hockey e na sexta sai para passear e no coffee morning do meu group do NCT!rsrs E nao, palpite eh raro e no meu caso, todo mundo respeita as suas escolhas tipo mamadeira/peito rotina/livre demanda ficar em casa/baba….

    Aqui gravida nao tem fila especial e nada, e nao eh muito medicalizado – 2 filhos 2 partos depois eu ainda nao vi um obstetra. Gracas a Deus, eles existem sim, mas para quem realmente precisa com gravidez/parto de risco.

    Eu fui ao Brasil pela primeira vez qdo ele tinha 6 meses e o choque foi tremendo com os pitacos!! meu Deus! A minha mae foi otima e respeitou o meu jeito de fazer as coisas mas o resto…..

    Se a vida muda muito?? Quando eles eram pequeninos ate que nao, mas agora que estao mais grande, estou achando a mudanca maior!!

    Estou amando os diario a bordo!! Vc vai adorar reler tudo isso mais tarde!

    xxx

    Responder
    • Adriana Miller - 21/09/12 - 13h06

      Por enquanto estou adorando o sistema aqui na Inglaterra!
      É tudo tão tranquilo, tão respeitoso, tão cada um na sua… adoro isso.
      Gravidez ão é doença, então porque ser tratada como uma pobre coitada que nao sabe oque esta fazendo, certo?!

      NO meu caso o processo esta sendo um pouco diferente pois estou fazendo tudo particular pelo meu plano de saude e nao pelo NHS, então desde o primeiro teste positivo de farmacia tenho tido visitas regulares com um ginecologista e obstetra, e só começo a fazer acompanhamento com as midwives no ultimo trimestre. E no hospital particular, os Obstetras sempre acompanham o primeiro parto, seja de risco ou não, entao sei que terei meu obstetra comigo no dia D, caso seja preciso.

      Mas ainda assim, mesmo me consultando com medicos “de verdade” to achando tudo super tranquilo, sem bitolações e sem pressões. Hoje mesmo tive um antenatal appointment e conversamos sobre opções de parto, de anastesia, de posições etc sem nada ser imposto.
      Ele apenas me deu as opções para que faça uma escolha informada, sabendo que na hora tudo pode mudar, e quais serao minhas opções no dia do parto. E só.
      Nada disso de bebe grande, bebe pequeno, risco disso ou daquilo, faz cesarea assim ou assado, marca pra esse dia ou aquele, etc, etc.

      Responder
      • Neyara - 22/09/12 - 17h35

        Nossa, é impressionante a quantidade de pitacos que a gente ouve aqui! Parece que o fato de estar grávida abre precedentes pra TODO mundo poder se meter na nossa vida (e perguntar e se horrorizar quando a resposta não é a esperada…) Ai, ai. Minha barriga também não cresceu ainda e espero que demore um pouquinho, porque acho que vou sair dando patada em quem for metendo a mão no meu “buchinho”, hahahaha!
        Beijos

        Responder
  17. juliana gois - 21/09/12 - 14h47

    Minha tia teve dois filhos. O primeiro quando ainda morava no Brasil e a segunda quando já vivia na Califórnia. Ela sempre diz que o brasileiro é muito paranóico com essa história de gravidez… Que a vida nunca mais será a mesma, que tudo mudará, que se a pessoa não estiver preparada, será um grande choque… Gente! Gravidez não é algo natural, normal?! Sou da filosofia que mais é menos. A gravidez exige cuidados sim mas não é algo tão extraordinário tbm… Acho muito mais interessante quando se é levada com naturalidade, o que de fato é.

    Responder
  18. Marylia - 21/09/12 - 20h51

    Oi Adriana, tenho uma dúvida: qual foi sua melhor viagem, ou não teve ainda?

    Responder
  19. renata - 21/09/12 - 23h12

    Dri, estou CHOCADA!!! Desde que minha baby nasceu que perdi o pique da minha leitura de blogs (e lá se vai um ano…), e…
    1 – chocada em saber que vc tá grávida de 20 semanas já
    2 – chocada em perceber que não visito seu blog a tanto tempo, qdo pra mim parecia muuuuito menos…
    PARABÉNSSSSSSSS e seja bem vinda a esse universo maravilhosooooooooo que é a maternidade. Também sou mãe de menina e posso dizer que não tem nada melhor!!!!
    Minha Malu vai com a gente pra tudo que é canto (colocamos ela na “mochila” e vamos embora). Já veio do Brasil pra Moçambique, váááárias vezes pra África do Sul, já fez 2 safaris, já foi pra Europa.. Enfim, não temos frescura com ela e ela já está acostumada desde pequena com os rolés. Vc vai ver como as viagens ficam ainda mais deliciosas!!!!
    Mil beijos,
    Re

    Responder
  20. Luna - 22/09/12 - 04h26

    Parabéns pela gravidez Dri e parabéns como você tem encarado tudo tranquilamente, sem parar de ter sua rotina normal.

    Muito estranho perceber que seu feto já viajou muuuito mais do que eu =P

    Beijos :)

    Responder
  21. Luciana - 23/09/12 - 00h21

    Ola Adriana! Moro aqui na Inglaterra e penso em engravidar. Oq me preocupa um pouco e fazer tudo pelo NHS e especialmente nao ter “meu medico” pra acompanhar do comeco ao fim, inclusive no parto, como de costume no Brasil. Acho meio estranho e um tanto “frio” nao ter um profissional de saude do seu lado nessa fase tao importante e que a gente tem tantas duvidas e receios. Li que esta fazendo td pelo convenio,mas vc tem alguma informacao sobre o NHS?
    Muita paz!

    Responder
    • Adriana Miller - 23/09/12 - 00h40

      Algumas, mas nao muitas.
      Tenho feito o acompanhamento particular desde o principio estão nem sequer tive nenhuma consulta no NHS.
      Meu pre Natal e parto será no Portland Hospital, que é aberto a todos, mesmo que vc nao tenha um convênio particular que cubra maternidade (é só pagar…).

      Ainda assim (no particular), nao espere um acompanhamento 100% como no Brasil nao.
      Eu dei sorte de ter bons médicos q já me consultava antes mesmo de engravidar, mas a “filosofia” obstetrícia aqui é bem diferente.

      Já no NHS então, é outro mundo.
      Assim q vc desconfiar q esta gravida, tem que ir no seu GP e fazer um exame de sangue pra confirmar.
      Depois, dependendo de onde vc mora, e se sua “surgery” é boa/ruim, lotada/vazia, lá pras 8 ou 10 semanas de gravidez vc tem a primeira consulta com uma das parteiras do hospital local.
      As 12 semanas vc faz a primeira ultra (translucencia nucal), e com 20 semanas faz a segunda e ultima ultra. (com 20 semanas vc pode decidir se quer saber o sexo do bebe ou nao).

      Alguns hospitais (NHS) podem vir a recomendar uma terceira ultra com 32 semanas, mas isso é bem raro.

      No ultimo trimestre vc passa a ter consultas com as parteiras (a equipe do hospital, então cada consulta será alguém diferente) mensalmente, e no ultimo mês, as consultas sao semanais.
      Quando vc entrar em trabalho de parto, o parto será (sempre) normal (a nao ser que seja uma gravidez de risco) e o parto será feito pela equipe de parteiras de plantão.
      Caso ocorra alguma emergência, o obstetra de plantão será chamado, mas possivelmente será um medico que você nao chegou a conhecer, já que o pre Natal é sempre feito pelas parteiras.

      É um sistema que funciona. Tem gente que ama, e tem gente que odeia.
      Eu ouvi muitas (DEMAIS) historias trágicas de partos no NHS de amigas e conhecidas por aqui, então nunca nem cogitei a possibilidade, e fui direto pro particular.
      Mas milhoes de bebes nascem pelo NHS todos os anos, então sei que nao é um sistema tão ruim assim…

      Se vc esta considerando engravidar aqui, a melhor coisa a fazer é ir no seu GP fazer uma consulta pre Natal e investigar como funcionam as coisas ai no seu bairro.

      Responder
  22. Celina - 23/09/12 - 17h14

    Ai Dri, ri muito e me reconheci lendo esse desabafo! Eu ficava absolutamente revoltada de ter virado propriedade pública na gravidez. A família do então marido era portuguesa e eram gritos de Ai Jesus! e apertavam até os seios para se certificar que eu daria conta de amamentar! Num dia de fúria, decidi que seria uma grossa mas não deixaria que tomassem conta da minha gravidez e muito menos do meu filho! Mesmo assim, tive que dar muitos foras em pessoas estranhas que tinham um pitaco ou crítica sem terem sido solicitadas ou autorizadas!
    O importante é que você está ótima, linda e sua menininha também. E sim, o perfil dela é lindo!

    Responder
  23. Natalia - 24/09/12 - 08h47

    Sou mais uma leitora caladinha, mas nao podia deixar de comentar desta vez. AH! Parabens pela pequena, muita saude pra voces e continue assim, pois nao tenha duvida que depois do parto tudo vai seguir tranqüilo. Desejo a voces 3 bom aprendizado a cada dia e boas mudancas tambem.
    Mas vamos ao que interessa, como voce e muitas que comentaram, tambem engravidei fora do Brasil (na Alemanha), foi otimo, NINGUEM encostou na minha barriga (só o marido e o medico, claro:-D), que por sinal só veio a aparecer no 7 mes e nao ouvi muito pitaco tambem. Segui a vida tao normal, que só lembrava que estava gravida, quando a barriga empacava em alguma lugar, como no dia que fui montar o quarto da nossa filha e quase fiquei presa no armario, mas tudo bem faz parte.
    Quanto a sair e viajar com crianca, pra nós nunca foi impedimento, primiero que aqui nao temos familia entao tudo tem que ser feito com nossos pacotinhos, nossa filha nasceu no inverno, entao era empacotar bem e vamos resolver a vida.
    Pra terminar digo: – Gravida nao é boneca de porcelana e o bebe muito menos. Cuidados devem ter, claro, mas se ambos estao com saude, pra que complicar a vida?
    Mais uma vez parabens aos tres e boas viagens tambem.
    Abraco pra voces

    Responder
  24. Cristina - 24/09/12 - 16h51

    Oi Adriana!
    Grávida é imã de conselho, ne?
    Então vou dar um: relaxe, aproveite e siga sua intuição!

    Você vai achar rapidinho um jeito de incluir a pequena nos programas, viagens e etc. No início eu não queria sair muito com o meu bebe então saí pouco. Depois de uns 2-3 meses deu vontade e saí bastante! Viajei com meu Bebe de 3 meses e meio. E foi bom assim. Tudo de bom! A gente tem fases.

    Conte sempre as novidades aqui, estou adorando!
    mil beijos!

    Responder
  25. Natalia - 25/09/12 - 16h37

    Dri, acompanho seu blog há muito tempo e acho tudo isso o máximo. Você parece ser uma pessoa muito feliz e realizada, com seu marido, suas viagens e agora com seu bebe! Com certeza, você é uma inspiração para muitas mulheres. Quando revelou que estava grávida, eu e uma amiga, que também é sua fã, ficamos derretidas “ooowwwww!!”, imaginando como iam ser fofas as fotos de suas viagens com sua babyeverywhere! Resolvi deixar esse comentário, então, para expressar meu carinho e admiração. Adoro o blog! Tudo de bom!!

    Responder
  26. André Luis - 25/09/12 - 17h05

    Legal será quando ela ler isso daqui a alguns anos.
    ;-)

    Responder
  27. Joana Ferrão (@JBritoFerrao) - 26/09/12 - 12h18

    Olá :) Eu fui acompanhada pelo NHS em Edimburgo e não tenho razão de queixa; muito pelo contrário. A minha gravidez foi bem tranquila e o parto maravilhoso. Foi totalmente diferente daquilo que eu pensava, mas não pela negativa.
    Em relação ao facto daqui se encarar a gravidez com mais naturalidade que em Portugal, nem se fala. Eu nunca saí tanto para fazer programas como agora que o meu filho tem 7 semanas. Tudo é child friendly e ninguém sente que perde nada só porque decidiu aumentar a família. Quanto à privacidade me lembro de estar com a minha família no skype e de estarem uns tios afastados, com quem não tenho mto contacto, lá na altura. Minha tia falou: “levanta e mostra a barriga!”. Eu fiquei tão chocada que até me deu vontade de chorar. Não sei porque reagi assim, mas o facto é que embora grávida, o corpo continua sendo meu, então… pelo amor de deus!! Aqui as pessoas são bem mais contidas, sim!
    Adriana, espero que você esteja adorando sua gravidez e mantenha a sua convicção de que ter um filho não te impede de fazer nada. Se isso acontece com algumas pessoas é pena, mas o bom é que não contagia.
    Tudo de bom!

    Responder
  28. TT - 26/09/12 - 15h30

    Dri, já pensou onde vai comprar as coisas da baby? A moda no Brasil agora é ir as compras nos EUA. E trazer tudo. Até lencinho umedecido. Fiquei impressionada com a quantidade de malas que minha amiga conseguiu trazer. Fora carrinho, cadeira disso, cadeira daquilo. Não sou mãe ainda então não sei se é exagero de grávida ou se é realmente uma vantagem. Estou adorando seus posts. Eles estão realmente me ajudando a quebrar meus tabus sobre ser mãe. Ver a sua disposicão me mostra um outro lado sobre gravidez que eu não conhecia. Pq aqui no Brasil além da “grávida frágil” tem uma coisa que me incomoda mais que parece ser moda tb: as “mães dondocas” que precisam de babás o tempo inteiro e mal ficam com seus filhos…

    Responder
    • Adriana Miller - 26/09/12 - 18h11

      Vou comprar tudo aqui em Londres mesmo, que tem lojas otimas com preços otimos.
      O mercado aqui é bem compravel com o dos EUA, e não existe essa modinha de viajar pra Miami pra comprar enxoval.
      Aqui se encontra de tudo, e mesmo se uma coisa ou outra for um pouquinho mais caro, não vale a pena pagar avião, hotel e afins só pra fazer compras.
      Estou preparando um post com dicas de onde comprar enxoval em Londres!

      Responder
  29. Lu Francesa - 28/09/12 - 02h30

    Muito legal os posts falando sobre este momento especial que estão vivendo :)
    Vai ser interessante ler sobre as viagens a 3!
    Beijocas,Lu.

    Responder
  30. FC - 30/09/12 - 11h38

    Olha que engraçado. Levei um susto quando vi a foto em Coimbra, aqui ao lado de casa, na paróquia de Santo António dos Olivais! Acompanho o blog há algum tempo, desde que decidi aproveitar que vivo aqui há tantos anos para viajar pela Europa. Achei piada ver-te, uma figura para mim virtual – e que me habituei a ver ao redor do mundo, num cenário tão próximo do meu cotidiano.
    Como praxe, envio os parabéns duplo ou triplo: pelo blog, pela gravidez e pela paciência para manter isso tudo a funcionar.

    Responder