Quando a gente pensa em bairros de Londres, um dos primeiros nomes que vem a cabeça é Notting Hill – eu sei que é clichê, e já perdi a conta de quantos e-mails recebi de leitores de malas prontas pra Londres e que sonhavam em morar no Bairro.
O filme homônimo com a Julia Roberts definitivamente fez do bairro um dos mais famosos do mundo, mas Notting Hill vai muito além do Hugh Grant, e sem dúvida é um dos bairros mais charmosos da cidade!
Duas atrações são clássicas do bairro – a feira de antiguidade semanal “Portobello Market” e o carnaval caribenho que acontece todos os anos em Agosto “Notting Hill Carnival” – mas Noting Hill tem muito mais a oferecer!
Quem estiver em Londres num sabado de manhão não pode deixar de ir no Portobello Market – mesmo que você não goste de antiguidades e seja averso a multidão. O mercado é uma daquelas experiências tipicamente Londrinas, alem de servir como uma ótima desculpa pra fazer um tour pelo bairro.
Começando pela Portobello Road, logo ali depois da saída do metrô Notting Hill Gate – aliais, aproveita que vocie esta ali e passa da “Recipease“, uma loja de produtos de cozinha e culinária do Jamie Oliver, que é uma delicia! Além de vários ingredientes deliciosos, acessorios pra cozinha de babar e um café bem gostosinho na Sobreloja (perfeito para um Brunch pré mercado – mas tem que reservar!!), eles ainda dão várias aulas de culinária – é só escolher seu estilo culinário preferido e marcar seu horário.
Seguindo pela Pembridge Road, você vai passar por várias lojas de souvenir e roupas… “diferentes” (lembra um pouco as lojas de Camden Market), e é por ali que estão também as casinhas coloridas típicas do bairro, e nas ruas paralelas não deixe de espiar as ruas residenciais e suas casas Victorianas lindas.
Quando você chegar na Portobello Road, não tem erro – os turistas se multiplicam, e se for dia de mercado então…!
Logo logo as barraquinhas começam a aparecer, e sabado é o dia que é garantia de ver todas as lojas da rua aberta!
Algumas lojas que valem a pena conhecer são a “Alice” e a “Print and Map Shop”, que é minha preferida! (uma galeira inteira só de mapas – antigos e atuais!).
O mercado se estende por toda a rua, mas depois do cruzamento com a Westbourne Grove o mercado fica mais com cara de feira, com comidas, frutas e tal. Então você pode seguir seu passeio por lá mesmo e já aproveitar pra comer alguma coisa por lá, ou então trocar de ambiente e seguir pela Westbourne Grove, que apesar de já não ter mercado, tem algumas das lojas mais legais de Londres, com muitas multimarcas e designers conteporâneos, como “All Saints of Spitafields”, Maje, Sandro, The Kooples e afins.
Já a Notting Hill Bookshop (aquela do filme!) fica fora desse circuito, na 13 Blenheim Crescent (W11 2EE) – para os fãns do filme, vale a pena estender o passeio até lá.
E falando em filme, porque não conhecer outros cenários famosos do bairro?
Logo na saída do metrô de Notting Hill fica o Cinema Coronet, que é o prédio redondo do outro lado da rua – foi ali que Hugh Grant assistiu o filme em que Julia Roberts era a atriz principal.
E sabe as ruazinhas paralelas que mencionei ali em cima? Foi numa dessas ruas (no Rosmead Gardens) que a irmã de Hugh morava, e ele levou a Julia Roberts pra jantar com eles.
E já o personagem do Hugh Grant morava num flat ali na Westbourne Grove, em meio as várias lojas da rua.
Planejando sua viagem para Londres?
Alem de todas as dicas para aproveitar o maximo de Londres que voce encontra aqui no Blog, planeje tambem sua viagem com servicos e recomendacoes testadas e aprovadas:
- Compre nosso Guia de Viagem de Londres aqui:
- Pesquise e reserve seu hotel em Londres aqui:
- Compre ingressos para as atracoes em Londres aqui:
- Reserve seu translado com motorista Brasileiro aqui:
- Compre seu passe semanal do metro de Londres aqui ou entao para comprar Oyster Card London clique aqui:
- Compre passagens de trem no Reino Unido aqui:
- Compre seu Seguro de Viagem aqui:
- Alugue seu carro aqui:
- Reserve excursoes e passeios por Londres e Reino Unido aqui:
- Registre sua viagem a Londres com um book fotografico profissional aqui:
E nao perca as dicas de Pubs e Restaurantes, o Calendario de Eventos para saber o que rola de mais interessante ao longo do ano e todas as demais dicas uteis para curtir Londres como um Londrino!
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Eu não sei se já perguntei isso ou não Dri, por isso vou-me atrever a perguntar outra vez. Quais são assim, os bairros “melhores” para morar que não sejam tão caros mas que também não sejam muuuiiito afastados do centro? (mais afastado = mais cara a viagem de metro). Eu sei que quanto mais perto mais caro fica. Em princípio, em Junho, vou morar em Londres pelo menos dois meses mas adorava ficar por muito mais tempo. Neste momento estou meio aflita porque não faço a menor ideia de onde vou morar :S (debaixo da London Bridge deve ser um bairro chique! :D). Mas se tiver que alugar quarto, vai ser um pesadelo para mim.
O problema é que sao muitos bairros ótimos, e muitos bairros ruins. E em Londres todo bairro bom tem áreas ruins, e todo bairro ruim tem áreas boas…
Então é impossível dizer que lugar X é melhor que lugar Y.
As coisas que vc tem que levar em consideração sao a localização da sua escola, quais linhas de trem/metro passam por lá, e quais bairros ficam mais ou menos próximos (sem muitas conexões de metro/trem/ônibus e afins por exemplo), e começar a visitar os flats uma vez que vc já esteja aqui.
(Concelho de amiga: em hipótese alguma alugue um apartamento ou quarto sem visita-lo pessoalmente, conhecer os possíveis flat mates etc. Tem MUITA roubada por aqui).
Então quando vc começar a ver apartamentos, leve em consideração distancia dos transportes, se tem supermercado por perto, etc.
Isso é que define onde é um bom lugar pra morar, e nao necessariamente o bairro X ou Y…
O meu problema é que a minha escola fica em plena Oxford Circus (quase), Numa paralela à Regent Street, ou seja, é muito central e eu imagino que morar no centro de Londres fique muito caro (se é que existem casas/quartos para alugar). Estou mesmo muito perdida…
Em ultima instância, a London Bridge está lá :D
O metro é outra coisa que me faz muita confusão. Eu li os posts que tem aqui no blog mas confesso que me baralhou o cérebro mas…uma coisa de cada vez. Primeiro preciso de um tecto!
Então nesse caso diria que suas melhores opções estarão ao longo da linha Central (vermelha) e Bakerloo (marrom).
Mas como essa área é super central, com muitos ônibus e afins, é fácil de se chegar a partir de praticamente qualquer bairro! (Oque nao facilita sua escolha, eu sei, mas quando vc chegar aqui, tudo começa a fazer sentido…)
Nossa, seu blog é viciante! Descobri a um mês programando uma viagem e simplesmente viciei! Li posts de todas as épocas, sobre praticamente todos os assuntos. Inclusive um antiigo em que vc se pergunta se alguem lia o blog inteiro hahaha
É notável a evolução do espaço ao longo dos anos e claro, como vc foi crescendo.
Parabéns pela dedicação de anos e por criar um guia incrível sobre grande parte o mundo :)
Obrigada Maíra!!
Dri, esse texto sobre Notting Hill me fez relembrar o passeio que fiz por lá, num sábado de manhã, como vc disse ,e tinha lido que era O DIA para ir lá. Não acredito que vc falou da All Saints. Eu fui com a minha prima e compramos coisas muito legais lá. A loja é bem moderna, tem um design descolado. Amei! Muito bom lembrar da Print and Map e da Alice. Acho que é obrigatória essa foto da Alice para quem andou por Notting Hill. Tirei uma como a sua. Em maio voltarei pra Londres para uns dias de férias recém aprovadas. Pensei em conhecer outro lugar, o que vou acabar fazendo, eu espero, mas não resisti não ir a Londres de novo, quase um ano e meio depois, rsrs.
Londres é mesmo um vicio! :-)
aahhhh… adoro o filme e com certeza qd for a Londres vou nesses lugares todos que vc falou!! Sonhooooooo!! Beijão
Dri, estou com uma viagem a Londres marcada pro começo de junho. Vamos ficar 10 dias na cidade porém eu e meu namorado já fomos a Londres 3 vezes, já fizemos todos os city tours e sightseeing possíveis (embora ainda acho que tem MUITA coisa para ser vista) e estávamos pensando em fazer um bate-volta para Dublin. Minha sogra sugeriu Paris mas queríamos Dublin pq não conhecemos. Vc acha que dá certo? Estamos pensando em ir no primeiro vôo do dia e voltar no ultimo. Mas estou com medo de ser cilada, tipo muito cansativo pq os aeroportos são bem longe, tem que chegar cedo pra fazer check-in, as companhias atrasam os vôos… medo de que não sobre tempo para fazer/ver nada lá. Queria uma opinião sua! bjuus
Quando eu fui a Dublin, fui num esquema assim tambem – primeiro vôo e ultimo vôo.
Então da pra fazer, mas é aquela coisa: voces vao ficar exaustos por acordar MUITO cedo pra chegar nos aeroportos (afastados do centro) a tempo do check in do primeiro vôo, então fica mais puxado pra curtir a cidade, e ai sobra menos tempo pra passear com calma por Dublin (mas que pra falar a verdade nao tem tanta coisa pra fazer lá nao), e depois ainda ter que voltar pro aeroporto relativamente cedo prantear o vôo de volta.
Se vale a pena, so voces que sabem… Se a vontade de conhecer uma outra cidade for taaaanta assim, porque nao?!
Eu ainda acho que vale mais a pena ficar em Londres ou explorar algumas das cidades e castelos aqui por perto! :-)
Eu também era mais uma leitora de mala pronta que sonhava com mudar para London e ir morar em Notting Hill :-) Mudei mas moro em Surbiton e nao troco por nada, adoro ver o Thames river todos os dias, pena que e uma área tao cara quanto Notting Hill.
Pois é, o problema é que ta cada vez mais difícil de achar uma área que nao seja cara pra morar em Londres…
Nem de propósito..com fds marcado para Abril, com certeza que Notting Hill estará nos planos! Planos que vou fazendo com suas maravilhosas e inestimáveis dicas!! Obrigada! Já agora, chove muito em Abril? Será que a expressão Abril- águas mil tb se aplica aí? …aposto que sim…..infelizmente….
bjka p si e isabella!;)
Oi, Dri. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
Dri, seu blog é tão viciante quanto Londres(na verdade os dois são)! Leio eles há anos e gosto cada vez mais!
Conheci da primeira vez que fui a Londres e estou revendo todas as dicas para a minha próxima ida em junho – e desta vez vou carregar boa parte da família para conhecer a cidade mais apaixonante que conheço!
Adoro ler sobre todas as cidades que você visita, mas quando o post é sobre Londres fico ainda mais animada :)
Obrigada por dividir essas preciosidades conosco!
De nada!!
[…] que estamos falando sobre Notting Hill e toda aquela area de Londres, eu não poderia deixar de falar sobre o Kensignton Roof Gardens […]
Dri, eu adoro esse bairro e a feirinha é uma delícia mesmo, aliás todos os seus posts foram fundamentais para eu me apaixonar por Londres! Mas acho válido alertar as pessoas que nos dias do carnaval fica muito confuso! Eu e meu marido ficamos hospedados na regiao no ano passado e, para nosso azar, nos dias do carnaval. Saimos para jantar perto do hotel quando nos supreendemos com uma multidao de gente, alguns restaurantes de portas fechadas, ruas e estaçoes de metro lotadas! Claro que nao se compara com a confusao do carnaval no Brasil, mas para o turista que nao quer ir para a festa, pode atrapalhar sim! Sei que a gente vacilou em nao se informar antes, mas nesses dias eu nao recomendo ficar no bairro. Até porque, na minha opiniao, se eu quisesse carnaval, bastava ter ficado no Brasil né? Beijos para vc e para sua filhota linda!
Verdade!
Fui no carnaval de Notting Hill no meu primeiro ano em Londres, pra nunca mais!!!
O bairro realmente fica um caos e intransitável!
Eu leio teu blog há aaanos e acho que nunca comentei. Shame on me, já que também tenho blog (linkei o teu um dia desses, inclusive, hehe. Num post sobre Genebra) e adoro comentários. É que sempre leio pelo Google Reader, aí sabe como é… Mas dessa vez, ver esse post enquanto tou programando minha segunda visita a Londres pra daqui a duas semanas, não podia deixar de vir aqui. Primeiro pra dizer que comprei o ingresso pra o estúdio de Harry Potter porque você deu a dica (eu morria e não sabia que existia esse tour tão legal), segundo pra comentar sobre a coincidência desse post (tava agora mesmo montando o roteirinho e tinha acabado de incluir o Portobello Market) e terceiro pra dizer que eu amo o blog e te admiro muito pela garra e otimismo que você sempre demonstra, desde o comecinho, quando veio pra Espanha e tal :) Muita felicidade pra você nessa nova fase, com a filhota. E longa vida ao blog! Beijos
Que legal!!
Muito obrigada Luísa!!
PS: a tour do Harry Potter é sensacional!! :-)
Olá Adriana
Gostaria de parabenizá-la pelo excelente blog que você tem. Suas dicas foram preciosas quando fiz minha primeira viagem a Londres em dezembro do ano passado. Desde então, sempre acompanho para ver as novidades. Amei Londres de paixão e adoraria passar alguns meses por aí aperfeiçoando meu inglês. Aliás, sofri muito para entender o povo falando. Fui a Notting Hill também e adorei. Sua filha está cada dia mais fofa. Tudo de bom para vocês.
O Portobello Market foi o meu primeiro passeio em Londres, a primeira cidade da minha primeira viagem sozinha! E ainda dei a sorte de pegar um dia lindo de sol, perfeito. Tenho ótimas lembranças. Volto a Londres em breve, mas não passarei um sábado inteiro na cidade para refazer o passeio. Já estava arrependida de ter feito o roteiro desse jeito, e o seu post ainda me deixou com mais vontade de voltar a Notting Hill! Mas felizmente Londres tem uma infinidade de opções e já escolhi outros mercados pra ver no domingo. Aliás, de ontem para hoje, revi muuuuuitos dos posts sobre Londres aqui do blog – parei no da sua despedida de solteira, quando me dei conta que já estava lendo os posts de 2008! Adriana, quanta informação você já publicou sobre essa cidade! Seu blog é o maior guia de Londres em língua portuguesa. Já reuni programação para mais umas 3 viagens… Parabéns!
Oi Dri, tenho lido bastante o blog, mas é a primeira vez que comento…organizando nossa viagem a Londres em abril, queria saber se Notting Hill pode render um bom passeio também no domingo…é que vamos chegar sábado de noite e sairemos de Londres na quinta-feira, então dessa vez não vai ter nenhum sábado….desde já obrigada pela resposta! Um beijo e parabéns pela filhote linda!
Sim, claro! Notting Hill é uma delicia qualquer dia da semana!
A única coisa que vc vai perder é o Portobello Market, mas vai conseguir curtir o bairro ainda mais, sem tanto tumulto!
Oi Adriana tudo bem? Vou passar 2 dias em Londres em um “bate e volta” em Agosto pois estarei em Paris, gostaria de comprar Camisas da Abercrombie aí,por ser mais barato que na França, saberia me dizer a média de preços e aonde encontro?
Obrigado.
Você encontra essas informações no site da própria loja.
Poxa Dri obrigada por responder sobre Notting Hill, mas só pra esclarecer….o market e as lojinhas abrem domingo, só não tem a feira? Ou é tudo fechado e o passeio é só mesmo pra conhecer o bairro. Consegui reservar o almoço no babilônia como vc surgiu pra o domingo, então pensei em passear por nh…bjs
Ola adriana, td bem??
Mto boas suas dicas e seus comentários….eles realmente nos ajudam mto.. agora estou morando este mês aqui em Notting Hill e esse é meu primeiro dia aqui…gostaria de saber se vc tem sugestões de coisas para fazer a noite??
bjs… e grata desde já!!
Oi Natasha,
Da uma olhada na categoria “Bares e Baladas” que tem varias sugestões!
Vc sabe me dizer até que horas no sábado tem movimentação? Chego em Londres no próximo dia 12, passo pouco tempo e queria, se der tempo, dar uma passada por lá logo que deixar as malas no hotel
Hum… Diria que até depois do almoço, tipo umas 2 da tarde…
[…] O restaurante & loja de Notting Hill fica na rua Westbourne Grove, a dois quarteirões de Portobello Road, e é uma ótima opção pra café de manha ou brunch pré marcado ou passeio pelo bairro, ou […]
[…] As vezes um brunch pode ser o passeio especifico e programada daquela manha, ja que provavelmente seu hotel nao tera cafe incluido, ou entao – como eh o caso de Notting Hill – um brunch num cafe fofinho eh a desculpa perfeita pra explorar um bairro bacana da cidade que nao tem “atrativos” especificos propriamente ditos (minha sugestao de roteiro em Notting Hill esta aqui!). […]
Oi, Adriana! Tudo bem? Vou passar 6-7 dias em Londres em junho/15 e estou tentando organizar o que fazer por aí (sou “aloka” dos roteiros também)! Bem, minhas dúvidas vão surgir à medida que for organizando cada dia… Algum problema se eu fizer perguntas “picadas” nos seus posts (de acordo com o tema)? O que der para você responder já vai ajudar bastante!
Então, começando por Notting Hill no sábado (com o Portobello Market): eu poderia fazer esse roteiro com mais algum mercado também no sábado? Qual seria o melhor logisticamente? Ou seria melhor seguir para Kensington Gardens/Hyde Park (ou então outra região)?
Muitíssimo obrigada por manter seu blog, que é di-vi-no! :)
Pode perguntar sim!
Melhor deixar cada pergunta no respectivo post, e assim as dúvidas já ficam arquivadas para futuros leitores…
Sobre sábado, o problema é que todos os mercados só funcionam pela manha, então não dá pra fazer 2 ao mesmo tempo (o único outro mercado que rola aos sábados – pela manhã também – é o Borough.
Então sua melhor opcão é mesmo seguir para os parques e fazer o roteirinho de Notting Hill (que já vai tomar boa parte do seu dia).
Ok! Muito obrigada! ;)
[…] no parque depois do Broadway Market, ou um almoço ou drinks no Kensignton Roof Gardens depois do Portobello Road Market e um Brunch ou assado de domingo no Roast, o restaurante dentro do Borough […]
Essa região é uma graça mesmo e um passeio imperdível para quem gosta de cinema.
Fiz um tour cinéfilo por Notting Hill, com dicas para quem quer viajar pelos cenários do filme Um Lugar Chamado Notting Hill