24 Sep 2014
1 Comentário

The Banqueting Hall – Palácio de Whitehall

Atrações Turisticas, Dicas de Londres, Dicas de Viagens, Inglaterra

Quando fomos visitar o Horse Guards no Open House do ano passado, o que mais me chamou atenção foi a história e tradição da cavalaria real, e o fato de que os cavalos ficam de frente para o lado oposto do Buckingham Palace, justamente por que a tradição, que é muito mais antiga do que o palácio real de hoje em dia, manda que a cavalaria fique eternamente de frente ao palácio Whitehall, soberano da realeza Britânica.

IMG_2439

O palácio de Whitehall foi construído no começo do século 16, por encomenda do recém coroado Henrique VIII, que queria uma residência a altura de seu reino, e altura de sua nova religião, cuja sede era logo ali, do outro lado do rio Tâmisa.

IMG_2441

IMG_2457

Um dos salões principais do palácio era o salão de banquetes, o Banqueting Hall, com arquitetura inspirada nas obras de Vasari e o Palazzo Uffizi de Florença, e com destaque para sua principal atração: o teto inteiramente pintado por Rubens, que consiste em duas canvas de peça inteira, e uma das poucas obras pintadas in situ por ele.

IMG_2443

O teto do salão foi tão estimado e admirado por reis e rainhas nos séculos seguintes, que o Rei James ao fazer seu ultimo pedido antes de ser decapitado, foi olhar para o teto do Banqueting Hall uma ultima vez antes de perder sua vida.

IMG_2440

Porém o palácio Whitehall teve uma vida curta, e foi praticamente todo destruído por um incêndio, menos de um século depois de sua construção – e a única ala sobrevivente foi o Banqueting Hall e a pintura de Rubens.

IMG_2449

Hoje em dia o salão ainda é considerado um dos Palácios Reais do Reino Unido (que inclui Hampton Court, Kew Palace, Windsor Palace, Tower of London e Kensington Palace), mas é mais utilizado como pano de fundo para grandes festas e eventos (por exemplo, os desfiles mais prestigiados da London Fashion Week acontecem por lá).

IMG_2453

 

O Banqueting Hall é aberto a visitação ao longo do ano, e fica exatamente em frente a entrada do Horse Guards, na avenida Whitehall.

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
1 Comentário
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
1 Comentário
  1. Betinha Carvalho - 24/09/14 - 12h48

    Que sonho de pintura !!!!!!! Sou louca pela história desse país e fico grata e admirada pelo empenho que existem nessa terra em se manter tudo muito bem conservado, preservando sua própria história…

    Responder