12 May 2015
69 comentários

SAL: Como da tempo de fazer tudo?!

Dia a dia, Pessoal, S.A.L.

Recentemente eu tenho recebido muitos emails, comentarios e perguntas sobre administracao de tempo e como “consigo fazer tudo”.

A pergunta geralmente vem de leitoras mae-esposa-profissional-amiga-bombril-mil-e-um-utilidades que de alguma forma tem a impressao de que eu consigo fazer tudo, tenho muito tempo de sobra e sou alguma especie de ninja da administracao de tempo :-)


A minha reacao instintiva eh sempre a mesma: “oi?!?!?” porque eu SEMPRE me sinto correndo atras do tempo, com mil pendencias ao mesmo tempo e fazendo mil cosias em paralelo. Sempre me sinto deixando a peteca cair e com aquela sensacao de “ah se eu tivesse umas horinhas a mais…”.

Mas claro, entendo que as midias sociais são traicoeiras, e por mostrar uma pequena amostra da vida das pessoas (geralmente a parte bonita/legal/divertida/glamuroa #quemnunca) geram essa falsa impressao de que “como ela(e) consegue e eu não?!”.

E a vida real não eh assim. Mesmo.

A da Beyonce, da Hilary Clinton, da Ivank Trump nao sao assim. E por que não, a minha. E a sua tambem.

E entre umas trocas de e-mail aqui, outros bate papo ali, uma leitora me pediu “dicas”, e citou como exemplo um post onde falo sobre alguns “rituais” de beleza, e como acaba fazendo varias “tarefas” ao mesmo tempo, pra otimizar determinada coisa.

E ai isso estalou uma auto analise, uma reavaliacao sobre o que eu realmente acho que faco bem. E a conclusao foi o fato de que não eh uma questao de fazer as “coisas” bem feitas, e sim o fato de que ao longo dos anos aprendi a priorizar, a aceitar que não da pra fazer tudo, nem tudo bem feito, e entrei num acordo comigo mesma de simplesmente ficar de bem com isso.

E acho que a palavra chave aqui eh justamente essa: priorizar.

Entre as 300 tarefas que voce tem que fazer por dia/semana/mês/ano, e consequentemente as tarefas que devem ser feitas entre casa/trabalho/familia/voce mesma, faca uma auto analise em relacao a o que realmente eh importante. Uma lista mesmo. De 1 a 10 (ou 1.000!).

O que voce não abre mao (ou não pode abrir mao, tipo, passar 8 horas no escritorio!), o que seria o ideal, e o que voce aceita viver numa boa sem fazer (ou sem fazer bem feito).

Entao algumas aprendizagens e conclusoes minhas foram:

– Aceitar comigo e para mim mesma quais são minhas prioridades. Aquelas que são importantes pra minha vida e de mais ninguem. Não aquelas coisas que a sociedade “espera” ou “exige” que voce faca.

Por exemplo:

Trabalhar. Pra mim eh uma prioridade. Uma satisfacao e realizacao. Minha carreira me faz feliz.

Não eh a mais glamurosa ou bem sucedida, mas sinto uma satizfacao enorme de ver tudo que eu conquistei com muito trabalho, anos de estudo e dedicacao.

Isso significa que pra trabalhar e priorizar minha carreira significa que eu abro mao de outras cosias, como por exemplo, me dedicar mais ao blog, ou passar mais tempo com minha familia.

Não quer dizer que uma cosia seja mais importante que a outra, não eh isso. E sim uma conjugacao entre o que TEM que ser feito e o que eu GOSTO de fazer.

Blog. Meu hoby e passatempo há 11 anos. As vezes blogar vai parar la na ultima posicao da lista de prioridades, e já aconteceu varias vezes ao longo da vida do blog onde eu passei varias semanas e ate meses sem escrever nem uma linha.

Mas eh uma cosia que eu AMO fazer. Gosto de registrar minhas experiencias e minhas impressoes – sobre a vida, lugares, experiencias.

Mas por outro lado, não eh uma coisa que eu queira priorizar tanto a ponto de abrir mao de outras coisas, como por exemplo, ter uma carreira “vida real”. Entao isso significa que eu abro mao de oportunidades (evento de impressa as 2 da tarde numa terca feira? Obrigada, mas não obrigada. Festinhas para blogueiros as 11 da noite? Eh, não vai dar. Viagens patrocinadas sem minha familia? Fica pra proxima), e muitas delas que poderiam gerar frutos monetarios-carreira (no caso, uma carreira on line), mas que eu opto por não priorizar, pois não eh um “objetivo” de vida e de carreira pra mim por enquanto.

Isso tambem significa que por ser um hobby, nao tenho tempo pra me dedicar 100%, no sentido de conseguir editar todas as fotos sempre com mntagens lindas dignas de revista, publicar textos com pontuacao, gramatica e sintaxe perfeitamente-perfeitas (vide esse post mesmo: escrevi na hora do almoco no escritorio, num laptop sem configuracao pra ascentos nem corretor ortografico em Portugues), e muito menos responder todos os e-mails que recebo.

Entao blogar eh uma coisa que eu adoro fazer, esta no topo das minhas prioridades, mas que eu simplesmente aceitei que pra conseguir fazer, não da pra conseguir fazer perfeito.

Cuidar de mim mesma. Eu a-do-ro!

Me relaxa, me faz sentir bem comigo mesma, e eh um escape para outras atividades de estress.

Entao eu gosto de treinar de manha. Isso significa que raramente consigo ficar acordada muito depois das 10 da noite!

Tambem adoro fazer longas sessoes de spa em casa – cuidos dos cabelos, faco as unhas, depilacao e seja la o que mais. Mas tudo num clima “multi-tasking” fazendo tudo-ao-mesmo-tempo, e fazendo eu mesma.

Para fazer as unhas, tiro a cuticula num dia, e pinto no outro (motivo que faz fazer as unhas uma prioridade: sou roedora compulsiva, e se não estiver com as unhas feitas, acabo roendo os cantinho tao ferozmente que me prejudica em outras areas). Mas não vejo como “obrigacao”, e odeeeeeeeio esses papos machistas de que “mulher tem que estar com tudo em dia”.

Se voce nao gosta e não quer gastar seu tempo fazendo as unhas, pintando o cabelo, e afins, entao porque meu deus?! Deixa pra la e faca outra coisa que te deixe mais feliz.

Outro exemplo muito, muito bom eh televisao; para pra pensar: Quantas horas por dia voce gasta, joga fora da sua vida vendo televisao?!

Eu simplesmente decidi que nada passando na TV eh mais importante do que determinados itens na minha vida, entao não lembro a ultima vez que “acompanhei” um programa. Eu prefiro usar esse tempo pra curtir minha familia em casa, ou sair com as amigas ou escrever no blog, ou tomar um banho demorado com crème no cabelo, ou planejar a proxima viagem, ou seja la oq ue tiver que fazer naquele momento da vida.

A noite, quando chego em casa do trabalho minhas prioridades são: curtir e brincar com a minha filha, cuidar dela (brincar, dar janta, dar banho, colocar pra dormir). Depois ficar com meu marido; conversar, trocar ideias, jantar, tomar um vinho. E por fim, em vez de sentar na frente da TV, ligo o computador e pesquiso viagens, respondo e-mails, escrevo no blog. E as vezes isso acontece sentada no sofa com o laptop no colo e a TV ligada de pano de fundo, e tudo bem.

E se tiver alguma coisa na TV que quero muuuuuito assistir, OK tambem. Não sou radicalmente contra TV, e nossa regra eh que sexta e sabado a noite, se estivermos em casa de bobeira, são os dias que assistimos filmes, programas gravados na TV a cabo, Netflix etc.

Mas quantas horas por dia uma familia gasta por dia em frente a TV? 2? 3 horas?

“Ah, mas não vivo sem ‘minha novela’!”

Otimo. Entao a novela pulou uns 3 niveis na lista de prioridade. E tudo bem. Eh uma coisa importante pra voce, que voce optou por fazer no seu dia a dia em vez de fazer outras coisas.

E eh simples assim:

Não eh a formula magica pra ter tempo de fazer TUDO na vida, e sim a consciencia de que ninguem vai conseguir fazer tudo, e nem conseguir fazer tudo super bem sempre.

Entao a fulana consegue passar 4 horas por dia malhando, mas com certeza abriu mao de uma carreira (no sentido “tradicional” da coisa) e um contra cheque no fim do mês. Ou nao. So ela(e) sabe de suas prioridades e oque vale mais a pena durante as unicas 24 horas disponiveis de seu dia.

A amiga que tem aquela casa perfeitamente arrumada, organizada e limpa, de repente prefere cuidar da casa e ter uma decoracao de revista em vez de, sei la, gastar seu dinheiro viajando.

Entao acho que esse eh o moral da historia, nessa coisa louca de “todo mundo tem que fazer tudo, o tempo todo e tem que ser perfeito e “instagramavel” o tempo todo”!

Ja rolaram outros papos no forum, aqui pelos comentarios do blog e nas redes sociais, sobre como organizo minha rotina e a vida familiar.

Ja ate brinquei varias vezes de que nao lavo louca. E ponto final. Uma pia cheia de louca no fim do dia nao me incomoda o suficiente a ponto de abrir mao de fazer outra coisa da vida.

Sim, eh uma brincadeira, e obvio que lavo a louca (ainda nao inventaram uma maquina de lavar louca que se auto carregue e arrume tudo depois nos armarios! Hehehhehe!), mas volta e meia, se nao der tempo e se nao estiver a fim, nao me torturo por isso.

Mas tem muita gente por ai que discorda, e deus-me-livre-guarde dormir com a cozinha suja. OK, gente. Vai lavar a louca e ser feliz :-)

Ou nao. A “louca suja” aqui eh apenas uma metafora para ilustrar o ponto sobre as prioridades da vida e do dia a dia. O que fazem a vida fluir mais feliz. Ou nao.

Uma outra coisa que funciona muito bem la em casa eh a organizacao que eu e o Aaron temos na nossa rotina (nao na organizacao no sentido de “arrumacao”! hahahahhaha! E sim na divisao de tarefas e o papel de cada um de nos na familia e no dia a dia da casa).

E me irrita muito, mas muito mesmo quando ouco que so faco isso ou aquilo pois “seu marido AJUDA em casa”.

AJUDA?? Ele nao ajuda, pois ajudar implica qu a obrigacao eh minha e ele apenas faz um favor de dar uma maozinha pois eh gente boa.

Nao moramos na mesma casa? Somos pais da mesma crianca? Ambos trabalhamos o dia todo e pagamos as mesmas contas?

Entao ningum ajuda ninguem, apenas dividimos as tarefas e responsabilidades igualmente.

Um dia ele cozinha e arruma a casa, enquanto eu brinco com a Isabella e coloco ela pra dormir. No dia seguinte, eu cozinho e arrumo tudo, enquanto ele cuida da Isabella.

Roupa suja, e roupa pra passar? Cada um cuida das suas.

Entre os intervalos semanais da faxineira, tiramos uma horinha no fim do dia durante a semana, e juntos, damos aquela geral na casa.

Uma vez comentaram que parecia que eramos “room mates” dividindo a casa. Mas oras, nao eh isso mesmo? Dividimos a casa, a vida, a familia, o relacionamento, e pra mim esse eh o segredo da coisa.

E sao apenas alguns exemplos de pequenas acoes no dia a dia que contribuem muito para aliviar as “obrigacoes” da vida, e fazer com que os dias (e as horas disponiveis por dia) sejam mais bem aproveitadas, sem deixar aquela impressao de que voce nao aguenta mais e esta a ponto de afundar.

Mas enfim, essas sao algumas das adaptacoes que dao certo na minha vida, e na minha rotina. Se eu nao trabalhasse fora de casa, talvez isso fosse diferente.

Se morassemos no Brasil e tivesse acesso a empregada/cozinheira/passadeira e afins, esse dia a dia tambem seria diferente.

 

Ou seja, esse post acabou ficando levemente “garota enxaqueca” de ser, e nao tem a pretencao de ser bula da formula perfeita para conseguir fazer tudo. Porque nao, ninguem consegue fazer tudo, nem fazer tudo perfeito.

E ok. Eh normal. Todo mundo eh assim e nao tem o menor problema!

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
69 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
69 comentários
  1. Rebeca Sena - 12/05/15 - 11h27

    Disse tudo!!! Seu blog é um dos únicos que transmite para os leitores um nível de reflexão tão forte e motivador. Adoro!!!
    Bjos

    Responder
  2. Kely - 12/05/15 - 13h13

    Ótimo post Dri!
    Já tinha lido outra vez sobre como você e o Aaron dividem as tarefas o que acho perfeito e completamente certo.
    E também como realmente cada pessoa precisa definir suas prioridades. Ainda moro com meus pais, mas como eles viajam com frequência acaba ficando só eu e meu irmão em casa, o que deixa minha mãe louca porque para mim não é prioridade deixar a casa 100% arrumada e coloco meu irmão para ajudar o que também minha mãe se surpreendeu um finde desses que ela estava em casa que ele lavou a louça, tipo hello?
    Eu defini o que é prioridade para mim e não vou ficar me comparando com as fotos dos outros, cada um vive com as suas prioridades.
    Parabéns pelo post! Obrigada por compartilhar essas palavras

    Responder
  3. André Luis - 12/05/15 - 13h41

    Eu achei engraçado e não enxaqueca.

    No início do post, lembrei automaticamente de um relato antigo seu que falava sobre lavar louça, e vc acabou mencionando isso no final kkkk.
    As mulheres já são multi-tarefas por natureza e nós homens temos que correr atrás rsrs.

    Obs.: para computadores estrangeiros basta add outra língua lá do lado do relógio (Windows). E no MAC em preferencias.
    Abraços a família!
    :-)

    Responder
  4. Adriana - 12/05/15 - 13h43

    Dri, sabe uma coisa que acho que faz uma diferenca grande? As criancas irem dormir cedo. A minha vai dormir as 8:30, 9 da noite no maximo (ela tem quase 3 anos), mas todas os filhos das minhas amigas vao dormir super tarde. Eu saio do trabalho as 17:30, passo na escolinha, pego a Fernanda, chegamos em casa, tomamos banho, jantamos e ela vai dormir. Ai tenho tempo de dar uma arrumada na casa, de conversar com o marido, tentar o baby number 2!!! Tenho amigas que ficam em frente a tv com os filhos ate meia noite, uma da manha. Ai nao da! E realmente temos que tentar priorizar as coisas. Eu vi que nao dava mais pra treinar na academia que eu gostava que era do outro lado da cidade, blz, arrumei uma academia do lado do trabalho e vou la no horario de almoco. Nao me lembro da ultima vez que fiz as unhas, mas nao morro por causa disto porque eu nao me incomodo. E tambem o marido participar da rotina da casa faz muita diferenca. O meu eh quem faz as compras de supermercado, lida com toda a roupa pra lavar , faz o jantar.

    Responder
    • Adriana Miller - 12/05/15 - 13h48

      Super!! A Isabella dorme entre 7:30 e 8 horas e faz muita diferenca mesmo, porque tenho tempo de curtir ela, mas depois ainda tenho tempo de fazer o que me der na telha – ou entao, nao fazer nada!

      Gracas a Deus hoje em dia vejo que a maioria das familias “jovens” tem maridos igualmente ativos na criacao dos filhos e com a administracao da casa. Mas ainda me assusto quando ouco que tenho “sorte” porque o Aaron “ajuda” tanto.
      Sorte e Ajuda o escambal! Ela nao faz mais que a obrigacao, afinal moramos na mesma casa e temos papeis iguais como parte da mesma familia! Neh nao?!

      Responder
      • Liliana - 19/06/15 - 08h19

        Que horas ela costuma acordar ? :)

        Responder
        • Adriana Miller - 19/06/15 - 08h59

          Depende do ritmo da semana e de que horas ela foi dormir.
          Mas geralmente soh tiro ela da cama as 7:30, mesmo que ela ja tenha acordado antes.

          Responder
    • Beta - 12/05/15 - 21h23

      Deus-me-livre-e-guarde de crianças que dormem tardíssimo. Lá em casa é parecido: treino de manhã (3xs), ainda dá tempo de tomar café com elas (são 2), volto do trabalho conto história e coloco as na cama, as 20:30 (e viva o Nana Nenê). O que me dá tempo de ter um momento de adulto com meu marido ou as vezes um jantarzinho com as amigas durante a semana. Que renovam a alma!

      Responder
  5. Celeste Ferraro - 12/05/15 - 13h44

    Como antigamente as mulheres nao tinham carreira fora de casa, tudo era obrigação da mulher, lavar,cozinhar,passar,cuidar dev filhos, etc ainda carregamos esse ranço dessa herança maldita do complexo de Amélia! Aqui em casa meu marido cozinha pá para ele isso é um hobby é ele ama então eu nem sei o que temos na geladeira ! Em compensação demais tarefas que eu prefiro ficam por minha conta, simples assim. É claro minha sogra é inconformada com isso kkkkkkkkkkkkk

    Responder
  6. Angela Machado - 12/05/15 - 13h53

    Excelente reflexão ! Aqui em casa so meu marido trabalha fora (eu precisei abrir mão de trabalhar para poder cuidar do meu filho que tem algumas necessidades especiais) e mesmo estando em casa grande parte do meu dia, ainda assim nao dou conta de tudo, ja me senti culpada por isso, mas hoje ja tirei essa neura da cabeca, prefiro gastar meu tempo com algo que realmente me de prazer. Nao espero e nem solicito a colaboração do meu marido nos afazeres domésticos , ate pq nao acho justo nessa minha realidade , afinal ele trabalha cerca de 12hs diarias, então chega em casa muito cansado! Ja com nosso filho ele assume seu papel de pai, da banho, faz dormir, fica sozinho com o menino para eu sair com amigas, então para mim esta perfeito assim!

    Responder
  7. Tânia Barreira - 12/05/15 - 13h57

    “AJUDA?? Ele nao ajuda, pois ajudar implica qu a obrigacao eh minha e ele apenas faz um favor de dar uma maozinha pois eh gente boa.”

    Não podia concordar mais, mas infelizmente ainda muita gente não percebe isto!

    Responder
  8. Ji - 12/05/15 - 14h00

    Adorei o post, Dri. Uma das coisas que mais admiro em vc é sua praticidade. Gosto de gente sem mimimi! Beijos!

    Responder
  9. Mi - 12/05/15 - 14h10

    Concordo com vários pontos, e adicionaria q a maioria das mulheres foca demais no q “não fez” do que no que fez e tá funcionando bem.Tipo, vc tá aí de boa brincando com filho e marido e se martirizando pq não fez bolo pra levar na escola? Poxa, aproveite seu lazer, compre bolo no super e vá ser feliz! Cada dia vc tem q ser focada e prática, menos drama minha gente! Também acredito que isso é uma questão de maturidade, qto + jovem vc quer fazer td, n perder um segundo. A medida q os anos passam vc vê q dá pra ter td e curtir a vida na boa desde q vc foque nas SUAS prioridades, como vc falou.

    Responder
  10. Danielle - 12/05/15 - 14h14

    E isso ai. O lance é priorizar sempre. E quanto a questão do homem “ajudar” isso ainda é pensamento de sociedade machista e de sociedade que terceiriza esse tipo de função. Qd morei no Canadá logo no início o que mais me chamou atenção foi justamente ver como os pais eram presentes e participativos na criação dos filhos. Buscava minha enteada na escola e quando chegávamos no parquinho no caminho de casa sempre via vários pais com os filhos. Qd fui assistir a palestra no centro de saúde do meu bairro sobre a introdução alimentar, na época em que minha filha estava começando a comer, a turma era composta de umas 9 mães e 1 pai que estava de licença “maternidade”.

    Responder
  11. Rebeca - 12/05/15 - 14h15

    Dri, você disse T-U-D-O!!!

    Não tenho filhos, mas moro com meu marido, que cozinha tanto quanto eu (só que melhor!), faz tudo o que eu faço em casa, quando estou mais ocupada, ele faz mais coisas, quando ele está mais ocupado, eu cuido mais da casa, e assim vai…

    E continuo besta com os comentários do tipo “nossa, que gracinha, ele te ajuda tanto, né?!”… OI?!

    Temos que trabalhar pra mudar essa cultura de que o homem não tem obrigações em casa, concordo em gênero, número e grau com o que você disse: ambos não fazemos mais que a obrigação!!! A casa é dos dois, as coisas são dos dois, a comida e as contas são dos dois! “Gracinha” o caramba kkkkkk é HOMEM, e ponto!

    Como sempre, você demonstra muito equilíbrio e muita leveza pra levar sua vida. Me inspiro muito em você (e o marido sabe kkk)

    Beijos!

    Responder
  12. pedro - 12/05/15 - 14h20

    zerou a vida com esse post! arrasou! parabens!

    Responder
  13. Aline - 12/05/15 - 14h25

    Esse posto foi ótimo!! Administrar o tempo é uma tarefa difícil pois existem tantas distrações… se não tivermos disciplina perdemos valiosos momentos da vida real no mundo virtual. E este é um dos meus objetivos: estabelecer horários ou momentos do dia para acessar internet e redes sociais, para fins pessoais. Eu sou o tipo da pessoa que entra para ver o email e quando vejo passou 1 hora e estou vendo algo nada a ver. Uma coisa leva a outra. Esse é o meu problema. E realmente está me incomodando. Outra coisa que estou fazendo são listas de tarefas e organização do calendário do celular para me dizer tudo o que tenho que fazer. Um grande beijo!!

    Responder
  14. Paula - 12/05/15 - 14h36

    Oi Dri!
    Nossa, primeiro parabéns pelo teu blog! Sou viciada confessa! Uma das minhas prioridades na semana é definitivamente dar uma olhada nele e me inspirar.
    Parabéns pelo post também, sério, o que tem de gente na internet querendo passar a imagem de que a vida é perfeita, de que a família nunca briga, a casa tá sempre arrumada, de que dá dinheiro pra fazer absolutamente tudo que se quer (inclusive comprar uma casa em Londres) e, principalmente, de que tem tempo pra tudo, é muito frustrante! Sério, porque, a verdade é: não dá tempo pra fazermos absolutamente tudo que queremos. É mesmo questão de prioridades. Aprendi isso com a minha mãe e acho que tu passas muito bem essa imagem no texto.
    Super legal!

    Responder
  15. Luciana Rangel - 12/05/15 - 15h05

    arrasou no post reflexão! pensei que preciso imediatamente pensar nessa minha listinha de prioridades tb e o resto é o resto! demorei um pouco nessa evolução mas finalmente estou chegando à conclusão que tentar fazer tudo perfeito é impossível e ainda dá uma culpa danada. adoro esses seus posts!!!

    Responder
  16. Mariana - 12/05/15 - 15h16

    Como não amar? Dri, é isso aí. Cada um sabe das suas prioridades e do que te faz feliz. Ninguém tem o direito de julgar as prioridades alheias, nem de se intrometer.
    E vida que segue, bora que todo mundo tem muita coisa pra fazer!
    beijos

    Responder
  17. Gabi - 12/05/15 - 15h39

    Ah, adoro esse seu jeito sem mimimi!
    E seus comentários sobre a divisão das obrigações diárias entre homem X mulher são músicas para os meus ouvidos! haha!
    Aqui no Brasil a cultura do “homem ajuda” ainda é absurda de forte.

    Responder
    • Adriana Miller - 12/05/15 - 15h45

      O que nao me conform mesmo eh ouvir as mulheres da minha geracao/idade reclamando dos maridos que “nao ajudam”, mas ai quando tem filhos meninos propagam essa cultura, achando que homem nao tem que fazer isso ou aquilo, que homem nao pode brincar com panelinha nem cozinha e a mamae eh que tem que fazer tudo!

      Responder
      • PatriciaUk - 12/05/15 - 17h04

        com certeza! Como eu tenho 2 meninos, tenho consciência que é preciso cria-los para o mundo moderno, depois da janta eu fico la sentada na mesa acabando com o meu vinho equanto eles tiram a mesa e colocam tudo na maquina e muitas outras coisas. as vezes seria mais facil eu fazer eu mesma mas eles tem que aprender. Qdo saio viajo sozinha o pessoal pergunta: com quem vc deixou os meninos? Ora, o pai deles! Gosto que vou tranquilha ja que ele se vira com tudo, faz projeto de escola melhor que eu!

        Responder
  18. Paula Machado - 12/05/15 - 15h49

    Muito bom o texto e adoro ler os comentários para ver as ideias das outras pessoas também. ADORO aprender com a experiência alheia! :)

    Eu sou dessas super caseiras, curto cuidar da minha casa, cozinhar. Aprendi a gostar disso porque vi minha mãe ser uma excelente dona de casa amando tudo que fazia, sempre com cuidado e carinho. Como tenho minha própria empresa, não faço tudo em casa, mas tenho uma diarista que é um anjo e respeito imensamente.

    Em relação ao marido, brinco com o meu que eu nunca teria casado com um que não assumisse essa responsabilidade! Hahahaha! Chance zero mesmo. Nós nos ajudamos, é assim que funciona e pronto. Então cozinhamos (ele AMA) e cuidamos da casa igualmente; e com os filhos será do mesmo jeito. Mas temos alguns acordos: por exemplo, eu não gosto de dirigir e cuidar de carro, então ele assumiu isso; ele não gosta de cuidar das roupas, então eu assumi (mas não passo de jeito nenhum, hahaha!) e por aí vai…

    Mas cada um (ou cada casal ou família) tem que saber mesmo o que é prioridade e em qual momento. A vida (e a gente) muda tanto, né? Faz parte nossas prioridades irem se ajustando!

    Responder
    • Adriana Miller - 12/05/15 - 15h53

      Nossa, com certeza! Tambem nao teria casado de jeito nenhum se rolasse um “cade minha roupa limpa? Cade meu jantar? cade meu sie la o que?”
      Voce tem tantas maos e tantos neuronios quanto eu. Vai la e faz :-)

      Claro que rola uma divisao de tarefas tambem. Tem certas coisas que um de nos dois nao faz bem ou simplesmente nao gosta de fazer (eu odeio levar o lixo pra lixeira do predio! Morro de medo! hahahaah), mas pra mim o importante eh nao rolar uma expectativa de que certa coisas eh obrigacao do outro, puramente baseado em genero, ou por ser “marido” ou “esposa”.

      Responder
      • dani - 14/05/15 - 20h51

        Meu marido e pessimo com coisas de casa e acho que dificilmente alguma coisa vai muddar. Nao sabe cozinhar, nem lavar, nem nada. Por outro lado e um super pai. Me surpreendeu totalmente. Desde que nosso filho nasceu ele faz tudo com ele e isso alivia muito meu lado. Eu acho otimo esse equilibrio, ja que nao da pra ter tudo na vida ne? Realmente a cultura americana e outra. Tenho amigos que moram fora e no inicio estranharam, mas depois entraram no esquema. Ano passado me hospedei na casa de amigos nos Estados Unidos e fiquei de queixo caido. A casa tinha nada mais nada menos que 8 quartos, piscina, jardim, etc, etc…e sabe quantos empregados? Zero.
        De tempos em tempos uma faxineira ia la dar uma geral e so. Ai tentei entender o milagre da limpeza e me explicaram tudo: como era so um casal na casa (mas que sempre recebiam filhos, netos, amigos, etc), nao cozinhavam la. Compravam praticamente tudo pronto e a cozinha era um brinco. Para as loucas, maquina direto, para as roupas uma lavanderia maravilhosa com lavadora e secadora e depois descobri que as roupas la ja sao feitas pra nao precisar passar tanto, o que ja ajuda muito. Ninguem entrava de sapato na casa, que era toda de carpete e ar condicionado central, enfim, uma serie de coisas que facilitava muito manter a limpeza. Ate mesmo os produtos, a maioria descartaveis (ninguem usava pano de prato por exemplo, era um mega papel toalha que ficava a disposicao para limpar e secar tudo), e por ai vai….Fora o que voce disse, quem sujou limpa, quem abriu fecha, etc….A dona da casa foi extremamente gentil e carinhosa conosco, mas nao ficou de baba de ninguem nao.
        Acho otimo toda essa independencia, ensino meu filho a ser independente tambem. Acho esse um presente que os pais devem dar pros seus filhos.
        bjs,

        Responder
  19. Maria helena - 12/05/15 - 16h28

    Tô nem aí para a louça suja no fim do dia, da pia ela não passa! Kkkkk.

    Responder
    • André Luis - 12/05/15 - 17h00

      Cuidado que pode cair.
      kkkkkkkkkkk.

      Responder
  20. carolina - 12/05/15 - 17h19

    Finalmente achei alguém que se irrita tanto quanto eu quando falam que o marido ajuda. hahahaha
    Sempre digo que ele não ajuda, que dividimos as tarefas de limpeza e responsabilidades. Quem chega antes do trabalho faz a janta, ele põe a roupa pra lavar, eu passo, fazemos a faxina da casa juntos.
    E sobre tentar ser perfeita. Meu maior conflito interno é a decisão de quando decidir ser mãe e ter que deixar um pouco de lado a minha profissão. Todos dizem que quando o filho nasce, tudo muda, mas o meu maior problema é a melhor época pra permitir que tudo isso aconteça. Porque ainda não inventaram uma máquina que substitua a mãe e tantos momentos chaves da vida do bebê.
    Mas… Respira fundo e vai, né…

    Responder
    • Adriana Miller - 13/05/15 - 10h14

      Sim, muda. Mas eu encarei mais como uma “adaptacao” a uma realidade difernete do que uma “mudanca” propriamente dita.
      Porque as pessas poe tanta enfase nagativa na “mudanca”?! Mudar eh bom gente! Sacode a poeira!
      Assim como sair da casa dos meus pais tambem foi uma mudanca, morar em outro pais foi uma mudanca, morar com o namorado foi uma mudanca e casar foi uma mudanca.
      Todos esses passos me ensinaram a me adaptar a uma nova realdiade de vida, e a “crescer” como pessoa. E ser mae foi mais uma dessas situacaoes.
      Uma mudanca, uma adaptacao. Que nao significa que necessariamente tenha que ser pra pior.

      E sobre estar prota, voce so estarah pronta quando acontecer, quando seu bebe nascer. Ate entao nada te prepara para essa “mudanca” e “adaptacao” na vida.
      Eu tambem quis esperar bastante tempo antes de engravidar: ja estava casada ha 5 anos, estabelecida na carreira, ja tinha feito todos os cursos e mestrados que queria fazer e que achava que um bebe ia “atrapalhar”. Ao mesmo tempo que fico feliz de ter esperado, sinto que fui mae na hora certa que tinha que ser, apesar de ter resolvido encarar a maternidade sem achar que estava “pronta” pra isso.
      Simplesmente porque me dei conta de que isso nao existe. Ninguem nunca estara pronta para ser mae, ate que a maternidade aconteca.

      Responder
  21. Georgia Sp - 12/05/15 - 17h46

    Adoro esses post e os comentários, Dri! Acho que muitas vezes é ausência de reflexão que faz com que comentários do tipo “seu marido te ajuda em casa” sejam repetidos ainda na nossa geração. Aqui em casa teve muita conversa até chegarmos ao atual estágio de divisão de tarefas e deu mais certo por categorias. Se em algum momento ele/eu se sente sobrecarregado, conversamos para reorganizar as funções. E o melhor, na nossa divisão, eu organizo viagens e ele organiza as revisões/troca/impostos dos carros! :-)

    Responder
  22. Mari - 12/05/15 - 18h03

    Adoro esses posts! Hahaha A unica coisa diferente da nossa rotina é o “obrigação de ficar 8h no escritorio” e pelo que converso com amigos de outras empresas, aqui no Brasil é sempre a mesma coisa. Quem fica apenas 8h tem muita sorte. Trabalho no mesmo lugar que vc trabalhava aqui no Brasil e não sei se ja era assim… Mas o normal é eu ficar aqui 11h, no minimo. Ai, não tem priorizacao que aguente!

    Responder
  23. Flávia - 12/05/15 - 19h21

    Minha sogra criou os três filhos homens muito bem, todos participando das tarefas domésticas. Meu marido me salva, eu odeio descer com o lixo e lavar o banheiro, então ele assumiu essas responsabilidades. Em compensação, ele não é fã de cozinhar e sobrou para mim. O bom é que nada é obrigação, eu não sou obrigada a cozinhar para ele, no dia em que eu não estou afim ele simplesmente se vira fazendo alguma gororoba ou simplesmente compra alguma coisa para comer. O restante das atividades domésticas nós dividimos igualmente e somos muito felizes assim.
    Agora quanto ao tempo realmente tudo é questão de saber dar prioridades e se desapegar. TV em casa só serve para assistir filmes e seriados, eu amo fazer maratona no fds de séries, não gosto de assistir nada pingado. E por ai vai…

    Responder
    • Adriana Miller - 13/05/15 - 10h35

      Pois eh, gracas a deus meus sogros fizeram um otimo trabalho criando os filhos (os dois ne? Porque meu sogro foi igualmente responsavel pelo resultado final; a obrigacao e responsabilidade de “criar bem” ou “criar mal” os filhos nao eh soh da mulher!).
      Meu marido eh 100% responsavel por suas coisas desde os 12/13 anos quando ficou alto o suficiente pra alcancar os botoes da maquina de lavar e secar. Se ele nao lavasse, secasse, estendesse e guardasse as proprias roupas, ia ter que ir pra escolar pelado, e a responsabilidade era so dele e de mais ninguem! Hahahahah
      Ele ficou chocado quando descobriu que eu cresci com empregada em casa e so lavei minha primeira roupa aos 24 anos, quando sai da casa dos meus pais. Isso pra ele eh uma coisa que simplesmente nao da pra entnder, e uma vez me perguntou “mas voce nao tinha vergonha de comentar com os amigos da escolar que uma empregada – ou sua mae! Pior ainda! – cuidava das suas coisas?!”
      Eh realmente uma cultura muito diferente dessa comodidade de “terceirizacao” que temos no Brasil.

      Meu marido cresceu numa casarao bem Americano, e a familia NUNCA teve uma unica pessoa “tercerizada” fazendo nada, e a familia toda sempre foi responsavel por tudo. Cada um cuidava de seus quartos, banheiros e roupas. Meu sogro cuidava do jardim e pintava o exterior da casa todos os veroes. Minha sogra cuidava das compras, cozinha e comida. O Aaron cuidava do andar e comodos do terreo, e minha cunhada cuidava dos andares de cima da casa.
      Tem coisa melhor?!
      Todo mundo participando e contribuindo igualmente, como toda familia deveria ser.

      Hoje em dia temos uma situacao diferente e nao tenho a menor vergonha de admitir que tenho emrepgada, baba e afins pra dar uma maozinha (muitas amigas aqui morrem de vergonha de ter faxineira!), mas vejo que eh nitido o quanto que o Aaron se sente mal com essa situacao! Volta e meia a baba lava as roupas dele, e ele pede desculpas profusamente! Hahahahah

      Entao, estamos criando nossa filha assim, 100% indepentende e auto suficiente. Aos 2 anos ela ja limpa o proprio prato no lixo, depois coloca o pratinho e o copo/mamadeira na pia da cozinha. Depois do banho coloca as roupas sujas no cesto de roupa pra lavar do quarto dela, e recolhe todos os seus brinquedos da sala antes de dormir!

      Responder
  24. luciana martins - 12/05/15 - 20h34

    Dri Parabéns pelo post. Acho que sua boa relação com o tempo vai além, mas é tão natural pra vc que pode passar despercebido, é o que minha professora de ioga chama de estado de presença, sua atitude mental. Vc nao gasta energia mental -e tempo-deprimida remoendo passado ou perfeccionista paralisada pelo futuro .Seu post perrengue qdo foi a trabalho na Russia, ilustra miito bem isso. Muita gente teria se deixado levar mentalmente pelo dia dificil (se perder varias vezes, situação perigo etc). Vc manteve o foco no presente, nas prioridades -não focou no medo nem em reclamar- correu trabalhou, se virou no alfabeto cirilico e ao fim do dia o prêmio: deu de cara com a catedral e o arco-íris. Vc foca no presente. E esse seu posicionamento diante da vida é que é a grande lição que vc pode passar as pessoas, daria um livro (lembra daquele post sobre mapa astral falando de uma missão, pois é talvez seja por aí)

    Responder
  25. Laura - 12/05/15 - 22h56

    Dri,
    Sambou na cara da sociedade com salto 15!! Arrasou! Patriarquismo é um dos cânceres da sociedade atual e tem que acabar! Só quem pode mudar isso é a própria sociedade!

    Responder
  26. Mari - 13/05/15 - 01h48

    Adorei o post Dri!
    Eu era uma dessas pessoas que ficava te perguntando hehehe
    Mas achei muito interessante a colocação da Luciana Martins! Acho que é isso mesmo, sua relação com o tempo vai além…eu mesma tenho muita dificuldade em administrar meu tempo, mas pretendo colocar isso em prática.
    Por mais que você não queira admitir, você realmente tem um dom Dri, já que isso é muito difícil para a maiorias das pessoas.
    Beijos e obrigada por sempre compartilhar suas experiências conosco!

    Responder
  27. Naiara - 13/05/15 - 17h05

    Adorei o post.Uma dúvida,tem planos para ir à Sérvia?

    Responder
    • Adriana Miller - 13/05/15 - 18h57

      Planos, sempre!
      Ainda tem muita coisa que quero conhecer nos Balkans, mas os voos entre o Reino UNido e a Servia sao bem ruins e acaba que nunca consigo encaixar uma viagem pra la!

      Responder
  28. Renata Gomes de Castro - 14/05/15 - 06h51

    Nossa, Adriana! Nada de post garota enxaqueca, ou tb sou uma, hahaha. A melhor parte é sobre a divisão de tarefas em casa. Marido e pai tem q fazer as coisas tb. Mãe é mãe? Pai é pai, oras! Esposa faz isso, marido faz aquilo e tb penso q é assim q tem de ser. Não me casei ainda, mas se isso acontecer um dia, espero q seja assim tb, pq nós mulheres/eventualmente mães temos de fazer tudo? Tenho 32 anos, quase a mesma idade q vc e tb não entendo como pessoas da nossa geração ainda acham q marido “ajuda” e tá bom. Fico indignada quando vejo mulheres fazendo tudo pra marido. No dia das mães vejo minha prima, mais nova do que eu, fazendo o prato do marido dela, aafff, como pode? Só observo, não falo nada, mas imagina? Ele não fez nem o prato que vai comer. Em relação às tarefas de casa, meus pais sempre fizeram com q a gente colaborasse e cuidasse das nossas coisas e da casa no geral. Nunca tivemos empregada, o que não é nada comum no Brasil e em SP, mesmo q pudéssemos. Não sei de onde veio isso no sentido de aqui ser comum e”certo” de acordo com a sociedade ter sempre alguém pra fazer o serviço da casa, mas me sinto feliz da forma como meus pais me educaram, de não deixar pro outro fazer ou ter essa cultura de terceirizar tudo. Mas cada um deve definir as próprias prioridades e o seu modo de levar a vida, como acha que tem de ser e eu procuro não fazer nada como a sociedade, o vizinho etc acham q tem de ser, mas sim, como se adequa ao meu ritmo e à minha rotina.

    Responder
    • Adriana Miller - 14/05/15 - 09h29

      E alem disso, se eu fosse homem acho que se sentiria ofendido de ser marmanjo criado com uma mae ou esposa me tratando como crianca!
      Oi? Fazer o prato?
      A nao ser que a pessao em questao (homem ou mulher) tenho alguma dificuldade fisica, nao tratemos os outros como incapazes!
      E sempre tem a turma do “eh apenas uma gentileza”, “eh cavalheirsmo”… OK, gentileza e educacao vao muito mais alem disso, e de vez em quando na custa nada, mas o que sou radicalmente contra eh essa mentalidade de subserviencia em achar que um ou outr membro da familia (maridos, filhos, etc) devem ser tratados difernetes por causa do sexo, e que exista essa expectative de “homem tem que ser servido”.
      Aff

      Responder
  29. Ana Julia - 14/05/15 - 19h28

    Adorei o post! Tem toda razão quando diz que o homem não esta ajudando, nem fazendo favor, isso seria o óbvio não fosse a cultura brasileira onde homem não faz nada em casa (salvo raras exceções.. meu pai por exemplo que sempre trabalhou em casa, inclusive cozinhava melhor que minha mãe) ou ainda onde sempre teve faxineira (coisa que provavelmente vai mudar um pouco com os novos direitos e tal).. sofro com o meu marido até hj pq vem de uma familia mamãe/faxineira fazem tudo e nunca soube ou teve nem que arrumar a cama, mas como nós, esposas, temos que acabar ‘educando’ os maridos de novo, pós casamento, ele ja aprendeu que tem que colaborar e o faz, sem reclamar.
    Hj procuro ensinar meus dois filhos, meninos, que a tarefa doméstica é de todos (já estão aprendendo na prática).. seria bom que as esposas que reclamam dos maridos hoje ensinassem seus filhos a não serem iguais com suas mulheres no futuro né!
    Eu vi meu pai colaborando em casa a vida toda e faço isso com meus filhos em casa agora.. minha sogra nunca colocou o filho pra fazer nada, nem o marido que até hoje, com mais de 60 anos, ainda tem seu prato de comida colocado por ela.. quer dizer, está muito mais nas mãos das mulheres mudarem isso e educarem melhor seus homens!

    Responder
    • Adriana Miller - 15/05/15 - 10h39

      Gente, acho o cuuuuuumulo mae/esposa/namorada que coloca o prato pro marido/namorado!!
      Hahhahahaha
      Serio, seria tragico se nao fosse tao comico!

      Responder
      • Renata - 15/05/15 - 22h34

        Acho que esse negocio de fazer o prato pro marido deve ser pra controlar a barriga hahaha

        Responder
      • Renata - 15/05/15 - 22h35

        Deve ser para controlar o tanto que o marido come hahahahah

        Responder
    • K - 15/05/15 - 18h44

      Nossa concordo com vc! A culpa é de nós, mulheres, que educamos meninas e meninos diferente. Então cabe a nós mesmas educar as crianças de ambos gêneros igualmente.

      Responder
      • Adriana Miller - 16/05/15 - 09h49

        Não acho que a “culpa” seja das mulheres não! Poxa mais uma culpa nas costas das mães?! :-(
        Acho que a “culpa” e a responsabilidade são de ambos os pais igualmente!
        Mas temos que ser conscientes pra não propagar esse comportamento. Detesto essa cultura de tratar filhos e filhas como “príncipes e princesas”, seres intocáveis e acima de qualquer coisa.

        Responder
  30. Thaila - 14/05/15 - 23h59

    Genial!! Impossível fazer tudo, quando eu vou fazer as coisas de listinhas para fazer, sempre coloco as coisas que eu tenho que fazer e aquelas que se sobrar tempo, seria uma boa fazer. Mas tem que realmente focar no que você quer da vida, o que é importante e o que não é. E se o que você tem que fazer é algo que você gosta de fazer, melhor ainda. To no primeiro ano da faculdade e os professores passam uma avalanche de trabalhos, mas como eu gosto de tudo que eu faço, passar a tarde estudando acaba sendo muito gratificante. A mesma coisa é com execício físico, se você gosta do que faz, vai ser uma motivação de pra fazer.
    Olha, sou uma admiradora mor do seu blog faz uns 3 anos, acho. Faz um tempo que eu to querendo sair do armário e começar a comentar (mas agora que eu comecei, espere me ver muito por aqui viu)(e no insta também, principalmente nas fotos da Isabella pq meu deus, que menina fofa e linda, vivo mostrando pras amigas “Olha gente que coisinha linda). Ano passado ele me ajudou muito pois eu estava na época de vestibular e o meu pai estava me incentivando a fazer universidade em coimbra, eu fiquei muito indecisa por um tempo, porque eu sempre quis morar fora mas eu não sabia se era a hora certa ou o que eu reamente queria, e por ai seguiu um super debate na minha cabeça até ler o seu post sobre morar fora que fez eu tomar a minha decisão (se você quer saber o final da história, continuei no Brasil mas me mudei pra São Paulo, estou muito feliz com a minha decisão).
    Concluindo pq isso já ta uma biblia, seu blog é incrivel, vc é inspiradora, quero ser você quando crescer, genial, prática, sem muito mimimi. E o seu boymagia é tudo. Homem tem que fazer os serviços da casa sim, brasileiro é muito mal acostumado, meu pai nem sabe o que é lavar a louça ou fazer a cama, quero casar com um homem que ajude pq ninguém merece um folgado.
    Beijos
    Thaila

    Responder
  31. Letícia R. - 15/05/15 - 01h39

    Dri, vocês conversaram abertamente sobre “divisão de tarefas em casa/com filhos” antes de se casarem ou morarem juntos? Ou ao longo da convivência você percebeu os hábitos dele e ficou tranquila?

    Responder
    • Adriana Miller - 15/05/15 - 10h36

      Nao, nunca rolou uma “conversa” official, porque as coisas foram aconteceram naturalmente. Quando comecamos a namorar ela ja Morava sozinho (desde que saiu de casa pra fazer faculdade, aos 18 anos) entao ele ja tinha seus esquemas e ja estava mais que acostumado a cuidar de si e de suas coisas. Quando eu ia pra casa dele, ele cozinhava e lavava a louca, obivamente lavava/passava/arrumava suas roupas e ate alguns programas de fim de semana eram adiados volta e meia porque ele tinha que fazer faxina aos sabados!
      Na epoca eu dividia um apartamento com outros amigos entao a gente tinha uma “rota” onde cada um limpava/arrumava a casa numa semana, entao na verdade eu trabalhava (em casa) bem menos do que ele, pois dividia as tarefas com meus room mates (eu e outra menina, e mais 2 meninos, e todo mundo colocava a mao na massa igual!).

      Olha, nao tem afrodisiaco melhor que homem independente!
      Entao quando resolvemos morar junto eu ja sabia que nao tava me metendo em furada nem ia ter que “cuidar do marido” – no meu conceito, homem que eh homem sabe cuidar de si mesmo e nao eh um coitado invalido que precisa de uma mulher tratando ele que nem bebe! Hehehhehe

      Mas se esse for o seu caso, acho que tem que rolar essa conversa sim! Deixar tudo claro antes de morar juntos, antes de casar, ante de ter filhos.

      Responder
      • Letícia R. - 18/05/15 - 03h15

        Não é meu caso… Não mais. Sou casada há quase 5 anos. Quando o conheci, ele morava sozinho e era bem organizado (isso sempre foi), casa limpinha e arrumadinha. Faxineira 1x por semana, até aí eu achava ok. Eu parti do ingênuo pressuposto de que haveria uma divisão de tarefas naturalmente. Quando nos casamos, mal parávamos em casa e ainda contratamos uma diarista pra passar nossas roupas. Não pesava. Mas daí engravidei, fui demitida (nessa ordem… pasmem!) e decidimos que eu não voltaria imediatamente ao trabalho. Com a grana curta, contratamos diarista em vez de empregada e combinamos de dar conta da casa e da bebê juntos. Juro que seria tranquilo… Se não sobrasse tudo pra mim. Nunca me senti tão cansada! A parte engraçada é olhar pra trás e perceber que a paixão é mesmo cega… Como é que eu deixei passar o fato de que ele, quando morava sozinho, almoçava sempre na casa da mãe e pra lá levava as roupas sujas que voltavam milagrosamente limpas e passadas?! Hahaha estou é colhendo os frutos da minha própria leseira… Mas tenho esperança! Antes tarde do que nunca – pra conversar e pra mudar! :)

        Responder
        • Adriana Miller - 18/05/15 - 11h03

          Como minha sogra me disse uma vez, nada como acordar numa segunda de manha e se dar conta que nao tem uma unica cueca limpa e camisa passada pra ir trabalhar pra ensinar a licao de que se ele nao cuidar de suas proprias coisas, ninguem mais vai cuidar… hehehehe

          Responder
  32. Maíra - 15/05/15 - 19h28

    Saí da casa dos meus pais pra outra cidade na mesma semana que o guri que eu namorava. Eu pra uma cidade e ele pra outra. Namoramos um ano a distancia. Nesse tempo, vi o quaanto eu evolui e dividia a limpeza da casa com as meninas com quem eu morava e aprendi que pano de chão não era auto-limpante. Quando eu ia visita-lo via o quanto ele continuava na mesma!! Faxineira toda semana, comida deixada pronta.. Senti um rio passando por nós e previ que se continuássemos juntos eu ia substitui a mãe e depois a faxineira. Bom, foi um grande motivo pra mostrar que não ia rolar.
    Já meu namorado atual tbm já morava sozinho. Lembro bem uma vez que liguei durante a semana e ele estava lavando banheiro. Pronto. era ele! hahahaha Quando fomo morar juntos dividíamos a casa em dois, cada semana um limpa uma parte e sempre deu super certo.

    Responder
    • Adriana Miller - 16/05/15 - 09h47

      Pois é, com meu marido foi tudo tão natural que o relacionamento simplesmente fluiu e evoluiu.
      Não consigo nem imaginar o desgaste que deve ser no dia a dia ter que lidar com marido/namorado/filho folgado e acomodado!

      Responder
  33. Claudia Calvet - 16/05/15 - 06h50

    Cheguei aqui por acaso flanando na internet, e já estou adorando!! Eu vou confessar que via essas coisas de homem abusando da boa vontade da mulher e não levantando uma palha em casa e ficava meio apavorada, e pedi várias vezes pra Deus pra que a pessoa que eu fosse casar no mínimo me ajudasse! Mas na verdade sempre acreditei que o certo seria realmente divisão de tarefas. Acabou que fui morar fora e “importei” meu marido americano aqui pro Rio, e ele é mais do que eu pedi! Não só faz absolutamente de tudo em casa junto comigo como cozinha divinamente!! Ele está tão acostumado a trabalho doméstico que acha desperdício faxineira, e fala, pra que pagar por algo que a gente pode fazer? Ainda não temos filhos, mas ele é super jeitoso com os sobrinhos e cuidava deles direto qdo estava nos Eua…

    Responder
  34. Ana Paula ayres - 16/05/15 - 14h14

    Gosto muito do seu blog!
    Acho que hoje nós nos colocamos mais obrigacoes do que os maridos fazem!
    Queremos ser mães, mulheres, filhas perfeitas e não rola! É fazermos nosso melhor e ok!
    Eu trabalho fora o dia todo e gosto disso mas não abro mão de almoçar em casa com eles para ir ao shopping, fazer as unhas… É uma escolha, prioridade é ponto! Enquanto puder e quiser faço assim. Agora, no meu caso, escolher ir em casa e ficar reclamando que a unha Ta sem fazer eh que não da!
    Percebo que você não tem muito mimimi! Faz do limão a sua limonada e pronto!
    E vendo os comentários percebo as pessoas dizendo, a mas você mora na Europa, mas você tem empregada… Mas acho que se fosse aqui, estaria viajando por este Brasil lindo, visitando cidadezinhas lindas e que acabamos não valorizando! Vamos aproveitar a nossa rotina e as nossas possibilidades. E fazer e buscar novas oportunidades!
    Ficar olhando so para o lado, o do outro, é perigoso e a vida passa…
    E

    Responder
  35. Gabi N. - 17/05/15 - 20h47

    Oi Dri! Adorei esse post e realmente acho que o teu maior diferencial é saber priorizar, e a chave pra saber priorizar é se conhecer: saber onde o calo aperta, o que incomoda e o que dá pra deixar pra lá/fazer meia-boca numa boa.

    Uma coisa que acho curioso é gente que comenta em tom de reclamação “ai, mas eu jamaaais conseguiria dormir com a cozinha suja” ou “ai, eu jamaaais conseguiria morar tão longe da minha família”. Aí eu penso: se você é feliz assim, bom pra você, continue arrumando a cozinha antes de dormir e morando perto da família. Mas se a pessoa fala em tom de reclamação, se isso causa sofrimento, então que procure se libertar dessas amarras! Sei lá, descobrir a origem do negócio, se desapegar, fazer terapia, sei lá. O que precisar! Né?

    E sobre namorados/maridos dependentes, fiquei chocada quando num casamento de uma amiga, toda a mulherada (brasileira) da mesa comentou que ajudava/palpitava intensamente ou até fazia a mala do marido!!! E ainda outra falou que “ia achar meio estranho se ele não precisasse de mim”. Ficaram impressionadas com a independência do meu namorado. Gente!!! Como assim?! Imagina abrir tua mala e não saber o que tem dentro? Hahahah achei bizarro.

    Acho que parte do problema é uma cultura no Brasil que ainda confunde dependência com amor. A maior prova de amor do mundo ao meu ver é passar a vida com alguém porque quer, não porque precisa! E minha maior gratidão aos meus pais é terem me criado pra alçar meu próprio vôo, e não pra ficar embaixo da asa deles…

    Responder
    • Adriana Miller - 17/05/15 - 23h19

      É tipo quem acha que ciúmes é prova de amor!
      Como assim?! Falta de confiança, respeito pelo parceiro(a) e auto estima são equivalentes a amor?!
      Na minha cabeça, não tem cabimento…
      Como uma pessoa que não tem auto estima e não confia no seu próprio taco vai amar realmente outra pessoa e conseguir ter uma relacionante tranquilo e duradouro?
      Ainda me assusto quando ouço mulheres da minha idade tendo que submeter ao controle e ciúmes de namorados/maridos (o tal do “meu marido não deixa/não gosta/vai reclamar”) em detrimento de si mesmas.
      E tão pior quanto são as que acham que ao tentar controlar o parceiro é sinal de amor… Se você não confia nele, e vice versa, estão fazendo o que juntos, meu deus?!
      Volto e meia ouço comentários (na vida real e virtual) do tipo “seu marido viajou sozinho? Ai não sei como consegue, eu viro bicho”, Ou pra piorar “Seu marido DEIXOU você viajar sozinha?!”.
      Sim, confio 100000% nele e ele em mim, se não, NUNCA estaríamos juntos.
      Não ha maior prova de amor do que confiança e companheiro, em tudo – seja na hora de lavar os pratos, ou seja na hora de ter uma vida independente do outro também!

      Querer “cuidar”, ter carinho e afins é bem diferente do que gerar uma dependência e ter esse sentimento de que só esta ali por ser necessária – porque sendo assim, tudo e todos podem ser facilmente substituídos!

      Responder
  36. Camila - 18/05/15 - 19h59

    Sempre acompanho o blog, mas acho que nunca comentei. Em tempo: seu blog não é só o máximo para os amantes de viagem, mas também quase um guia da mulher moderna! Achei o post super certeiro e só posso acrescentar que também é preciso bancar as proprias decisões ou o ranking de prioridades. Se teve que sacrificar a reforma do ap pra fazer aquela viagem incrivel, lembra dos momentos da viagem e não reclama do ap! Não tem coisa pior que gente reclamona que vive a vida como se tudo simplesmente acontecesse, sem se ver como agente da propria vida.
    Quanto à divisão de tarefas domésticas, vou admitir que sou dessas que não dorme de jeito nenhum com a cozinha suja, já meu namorado não se importa com uma baguncinha… Então faço muitas vezes essa limpeza “superflua” sozinha, mas aprendi a aceitar isso afinal é uma necessidade MINHA e algo que é importante pra MIM, então não acho justo fazer a vida do outro um inferno ou cobrar coisas que não são importantes pro outro. E assim a gente vai vivendo, dando o braço a torcer aqui e ali e buscando sempre o equilibrio :)

    Responder
    • Adriana Miller - 18/05/15 - 20h21

      Oi Camila,
      Nossa você acertou o X da questão mesmo!
      Não estou fazendo apologia a todo mundo dormir com a cozinha bagunçada, não é isso! Hehehhehe
      É reconhecer o que é importante pra você e ponto final, e aprender a conviver numa boa com isso.
      Já pensou que saco se você enchesse o saco do seu namorado pra lavar os pretos todas as noites, quando na verdade isso é importante pra VOCÊ enquanto ele prefere fazer outras cosias mais importantes? Haja boa vontade de fazer o relacionamento dar certo, né?! hehe

      Responder
  37. ckappeler - 18/05/15 - 21h28

    Dri, eu concordo plenamente com o que você escreveu. Cada um tem que saber priorizar o que e mais importante para si e não se sentir culpado por isso. Não da pra fazer tudo ao mesmo tempo e agradar todo mundo. Quanto a “ajuda” do marido, também tenho pavor quando me falam isso. Foi meu maior choque quando voltei pro Brasil depois de 10 anos de Europa e USA. Marido não “ajuda” nada, mas sim divide as tarefas igualmente já que a vida

    Responder
  38. Texto bem esclarecedor e deveria servir de inspiração para muitos casais! Aqui em casa também dividimos as tarefas e tb me irrito muito quando me falam que o meu marido é muito bomzinho por lavar a louça, cozinhar (ele sempre faz sobremesas elaboradas). Ele passa a roupa dele e nunca me passou pela cabeça que eu deveria fazer por ele… Se eu estiver passando uma roupa até aproveito e passo algumas camisas dele, mas o mais comum é ele passar os meus vestidos, ja que costuma usar o ferro com mais frequencia. Uma amiga comentou que não deixava o marido se aproximar da cozinha, que era territorio dela, isso me choca pois a “culpa” é entao das mulheres que acostumam os maridos desta forma. E uma vez comentei que sempre que viajamos meu marido esquece alguma coisa, como cuecas, meias, roupa quente quando faz frio ou de verão no calor… E ai as pessoas me perguntavam: “mas não é você que prepara a mala dele?” Ué, por que seria tarefa da mulher arrumar a mala do marido?

    Responder
  39. Michele - planejandoaviagem - 28/05/15 - 19h46

    Adorei o post Adriana! Sou mais uma que acha você uma “ninja da administracao de tempo”.

    Abraços,

    Responder
  40. Karin - 28/05/15 - 20h13

    Arrasou no post! :)
    Sem dúvida um dos melhores que já li por aqui!!!

    Responder
  41. Mônica Almeida - 18/06/15 - 19h19

    Ótimo post, Dri! Nunca tive neura com louça suja e já fiquei o final de inteiro com a dita cuja suja na pia. E acho um absurdo mulher ainda ter que fazer prato do marido/namorado. Uma vez estava namorando um cara e fomos pra um churrasco, Chegando lá fiz meu prato e ele perguntou pelo dele. E eu tipo, oi? Como assim? Você não sabe fazer o seu prato? Nem preciso dizer que o namoro não durou um mês.

    Responder
  42. Marina - 19/06/15 - 19h42

    Dri,
    como a leitora Camila comentou, o seu blog não é só voltado para viagens, é quase um guia de mulher moderna.
    Aliás, não seria uma novidade para você receber este tipo de elogio meu, uma vez que eu ando lotando o seu e-mail com “declarações” e admirações da pessoa (grande mulher!) que você é! ;)
    Obs.: aprendo muito com os posts, mas ainda mais com os seus comentários/respostas (que gentileza!).
    Beijos

    Responder
  43. […] nem ensinando ninguem a fazer nada, eh apenas um exemplo sobre como essa rotina funciona pra mim, e ainda naquele papo sobre “como fazer tudo” onde na verdade, aprendi a maximizar meu tempo do jeito que da, sendo super multi-tarefas […]

    Responder