19 Jun 2015
26 comentários

E o novo emprego, como vai?

Pessoal, Trabalho

Uns anos atras, da ultima vez que tinha mudado de empresa eu escrevi um post com um titulo parecido . Uma avaliacao geral da mudanca e uma reflexao sobre recomecar. Meu ultimo emprego foi uma grande mudanca de carreira e foi uma das melhores decisoes e experiencias que poderia ter tido na vida!

Dessa vez, a mudanca foi mais uma mudanca decisiva. Não foi intencional… Consultoria não era exatamente uma “meta”, mas quando a oportunidade bateu na minha porta, não pude deixar passar.

640dd7760933f5ffdb005bba47ffd9a0

O engracado eh que tecnicamente, no dia a dia do trabalho, nada mudou. Continuo fazendo exatamente oque fazia em meu antigo emprego, e fui recrutada justamente por causa desse conhecimento e “talento”.

Mas por outro lado, ter saido do ambiente de RH interno de um empresa e ter passado pro lado da consultoria, faz um mundo de diferenca!

A decisao foi tomada pensando no longo termo e futuro da minha carreira. Nas possibilidades de crescimento e ganhos potenciais. A curto prazo, a consequencia imediata eh que aceitei regredir. Foi uma daquelas decisoes onde damos um passo pra tras, já de olho em poder dar mais dois ou 3 passos la na frente.

Mas como assim?

Bem, eu passei de um cargo alto, titulo corporativo de encher a boca, gerenciando um departamento inteiro dentro de um dos maiores bancos do mundo. Gerenciava processos especificos em 25 paises em 3 regioes. Tinha uma equipe de 8 pessoas reportando diretamente a mim, e varias regalias confortaveis (hospedagem no Ritz de Paris? Quem não gosta, certo??).

Mas sou realista e RH eh um departament interno, de back office. Eh uma area que apenas “custa” para empresas, e geralmente não eh uma area que tenha muito destaque como um todo. Num momento de crise, geralmente são departamentos como RH, Marketing e outras firulas, que passam a ser dispensaveis, e não essenciais.

Entao apesar de que estava numa otima posicao, feliz e satizfeita, eu sabia que estava perto do “fim”. Talvez ainda subisse mais 1 ou 2 niveis ao longo da carreira e so! Não eh que eu ache que deveria ser CEO ou algo do tipo, não eh isso. Mas eu tenho 35 anos e 15 de carreira (10 em RH) e era meio desesperador pensar que ainda tenho pelo menos mais uns 15 ou 20 anos “uteis” de carreira, mas o fato de estar num departamento “interno” ia acabar me embarreirando e iria passar muitos, e muitos anos encalhada, fazendo a mesma coisa (JAMAIS conseguiria ser funcionaria publica gente!).

Entao essa ultima mudanca, e “cruzar a fronteira” pra consultoria, me abriu todo um leque de opcoes e possibilidades!

Apesar de que tecnicamente estar fazendo a mesma coisa (igual!) que fiz nos ultimos 2 ou 3 anos, o “mind set” eh diferente. Numa consultoria o que eu produzo, eh o que a empresa vende. Meu conhecimento gera vendas, gera lucro. Não eh que RH não gere lucro; mas eh um ganho dificil de contabilizar num departamento “interno”, em RH tradicional. Dificil explicar por 2 + 2 que as acoes e atitudes de RH de uma empresa possam vir a ter impacto imediato nos resultados da mesma. Pois esses resultados não são imediatos e nem diretos.

E apesar de continuar trabalhando com projetos de Recursos Humanos, eu não sou mais RH, não sou mais parte daquele departamento interno, que cuida dos pepinos dos funcionarios! Agora, sou expert de um conhecimento e “talento” especifico, e a cada novo projeto eu gero uma receita e um lucro especifico para a empresa, e isso eh sensacional! Pode parecer bobo pra quem esta de for a, mas faz uma diferenca incrivel pra auto estima!

Mas me rebaixei em titulo corporativo, já não gerencio minha propria equipe e acho que as mamatas serao drasticamente reduzidas.

Mas por outro lado, as possibilidades de crescimento interno e de ganho$ aumentou consideravelmente, e agora vejo todo um novo mundo de possibilidades na minha carreira, que antes, num departamento “interno” simplesmente não existiriam.

E claro, teve o lado pessoal tambem.

A remuneracao eh melhor, a flexibilidade de horarios tambem, e voltei a ir pro escritorio andando! Pura qualidade de vida!

E nunca pensei que ia gostar TANTO de não ter uma equipe tao grande pra gerenciar! Nossa, como eu gastava tempo, energia e saliva tentando administrar os problemas e o trabalho alheio! Isso vai mudar nos proximos meses, e voltarei a ter uma equipe, mas pelo menos por agora, estou adorando tanto tempo”livre”!

Mas enfim. Foi sem duvidas uma mudanca grande, e mais um grande passo na minha vida e carreira e estou muito feliz e orgulhosa de mim mesma!

Foi um grande risco, ainda que tenha sido um risco bem “confortavel” e facil, comparado com outras mudancas de rumo que já tomei no passado.

Mas nunca tive medo de reinventar, recomecar e mudar os rumos da vida, e esse foi apenas mais um!

E quem sabe? Talvez não tenha sido o ultimo!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
26 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
26 comentários
  1. HELO - 19/06/15 - 12h04

    GANHOS AUMENTOU- PARA QUEM E’ TAO INTELIGENTE COMO VOCE, NAO ENTENDI A FRASE..

    SUGESTAO : OS GANHOS AUMENTARAM? OU OS GANHOS AUMENTOU?

    Responder
    • Adriana Miller - 19/06/15 - 12h09

      Por favor, interpretacao de texto, ok?
      “A possibilidade de ganhos aumentou” – a concordancia esta com a “possibilidade” e nao “ganhos”. E tambem o “$” no lugar do S fazendo trocadilho porque eu sou engracada assim mesmo! Hahahaha

      E ainda tentando usar perfil falso da Helo eh sacanagem heim?! Quer uma pia de louca pra se ocupar? La em casa ta cheio pois nao tenho saco pra louca suja nem gente chata! (nao eh possivel que voce nao tenha nada melhor pra fazer ai em Oxford!)
      HAHAHAHAHAHA

      Responder
      • Inês - 19/06/15 - 12h16

        Parabéns! Melhor salário, mais tempo livre, do lado de casa, isso é o sonho de qualquer um! Ahahah, melhor ainda se se sente realizada fazendo esse trabalho. (É tão bom que logo surgem os haters, oh gente com tempo sobrando…)

        Responder
      • Pedro - 19/06/15 - 16h45

        gargalhei LITROS com a sua resposta pro tal do ‘helo’…HAHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAh

        enfim…arrasou! boa sorte nessa nova fase :)

        Responder
      • Marina - 19/06/15 - 20h17

        Dri,
        parabéns pelo novo emprego, pela coragem e, claro, pela “A possibilidade de ganho$ que aumentou” (hahahahahahahaha… muita inveja implícita rolando em Oxford…).
        Sucesso sempre!

        Responder
    • Helo (for real) - 19/06/15 - 18h32

      Oi xará!

      Responder
  2. Roberta - 19/06/15 - 12h19

    Parabéns ….e para aquelas que a julgam e acham que sua vida é puro glamur isso só prova que, na verdade, isso é o resultado de muita dedicação, estudo e comprometimento …coisas boas acontecem para quem corre atrás e faz por merecer….que você voe ainda mais alto!!

    Responder
  3. Livia - 19/06/15 - 12h34

    Oi Adriana. Acabei de conhecer seu blog. Também moro em Londres e por isso já fiquei hoooras por aqui lendo vários posts sobre esse e outros assuntos rsrs
    Adoro ouvir histórias como essa sua, de gente que não tem medo de mudar e, principalmente, de andar um pouco pra trás pra conseguir o que quer lá na frente. Me mudei pra cá faz pouco tempo e precisei dar uns passinhos pra trás também, e histórias assim me servem de inspiração.
    Parabéns pela mudança e pelo blog, adorei. Sucesso!

    Responder
  4. Clarissa - 19/06/15 - 12h37

    Que legal. Há anos acompanho seu blog e adoro o conteúdo. é engracado acompanhar e ficar feliz pelas suas conquistas e realizações sendo que nem a conheço (pessoalmente). que o novo emprego possa te trazer mtas coisas boas.

    Responder
  5. Frederico Mattos - 19/06/15 - 12h55

    Adriana, parabéns pela visão de mercado, perfeita e incomum. Tento passar essa idéia de mão de obra produtiva e de background pra todos meus amigos, mas poucos assimilam. Abrs

    Responder
  6. Luana - 19/06/15 - 13h20

    Dri, parabéns pelo emprego novo, pela coragem para encarar o novo e pela resposta muito bem dada a essa pessoa desocupada ai de cima. Como sempre seus posta servem de inspiração para mim nessa vida nova aqui em Londres que tanto amo! Muita sorte e sucesso na sua nova empreitada! Você merece!!

    Responder
  7. Maria helena - 19/06/15 - 13h23

    Dri, isso é a mais pura verdade… às vezes temos que dar um passo para trás ou permanecer no mesmo degrau já pensando nos ganhos futuros! Fico feliz em saber que vo cm está realizada com o novo trabalho e cheia de boas expectativas com a sua carreira. Que seja sempre assim!!

    Responder
  8. Renata - 19/06/15 - 13h23

    Oi Adriana!
    Já acompanho o blog há algum tempo e nunca comentei.
    Queria te parabenizar por mais esse passo na carreira, fácil é se acomodar, mas admiro vc que pensa mais em longo prazo e juntamente conseguiu adicionar uma qualidade de vida melhor pra vc e consequentemente pra sua família por ter esse horário flexível.
    Parabéns, e aproveite esse tempo agora pra dar uma relaxada!
    Te desejo tudo de melhor, bjs!!

    Responder
  9. Celeste - 19/06/15 - 13h41

    Oi Dri, de acompanhar seu blog há algum tempo já desenvolvi um carinho enorme por vc e por sua família e por isso vou dizer, não exponha tanto sua vida pessoal, existem pessoas chatas e invejosas e vc não precisa se expor a isso só pra dar satisfação de sua vida aos outros. #prontofalei

    Responder
  10. Carol G - 19/06/15 - 15h00

    Como uma boa carioca diz: mandou bem, garota! :) Dri, você é um exemplo. Uma das características que mais admiro em você é essa: a de se reinventar. Você não se acomoda, está sempre mexendo aqui e ali, evoluindo e pouco a pouco conquistando tudo o que sempre quis. Vá em frente! Ao infinito e além! ;)

    Beijos e sucesso no novo emprego!

    Responder
  11. ana - 19/06/15 - 16h13

    Drieverywhere, voce é drieverything :)
    pura inspiracao!! sucesso !! parabens!!
    to amando as semanas com milhoes de posts..
    e dá umas meias para essa moça lavar.. ou sei lá.. indicacao de uma terapeuta… deve estar com ciumes kkkk

    Responder
  12. Gabriela.O - 19/06/15 - 21h03

    Nossa! Vc é muito corajosa e aprecio isso. Não entendi como vc teve que se rebaixar se a remuneração aumentou e se tem mais flexibilidade :D Só o lado positivo parece já superar esse rebaixamento de título. Boa sorte e obrigada pir compartilhar. Meu perfil é mais de servidor público mesmo e sou muito feliz por ter realizado meu sonho :) Bjs

    Responder
  13. Ana Julia - 19/06/15 - 22h56

    Depois de ter passado por algumas empresas entendo bem o que vc quer dizer com area interna.. especialmente HR, lembro-me bem da minha epoca de souza cruz em SP, era consultora na area de HR (mas suporte SAP) e a area vivia constantemente passando por cortes (inclusive de headcount e nao so custos gerais), ja que nao gerava renda, mas apenas ‘ dava gastos’ (absurdo) .. por outro lado, o SAP que continha as financas e vendas sempre tinha mais consultores, mais budget para projetos e para atualizacao dos sistemas (ate os servidores do HR eram piores e viviam sempre com problemas e caindo)
    Eh preciso mesmo coragem e determinacao para mudar de ares, muitos no seu lugar se deixariam levar pela inercia e veriam a vida passar.. como aquariana tb sei perfeitamente que nao podemos fazer isso.. nem pensar numa vida de 35 anos na mesma empresa, fazendo ‘ carreira’ (ainda que isso signifique ficar estagnada) como se era tao valorizado antigamente.. parabens!

    Responder
  14. Luciana Rangel - 20/06/15 - 00h13

    adoro esses posts pessoais/emprego/vida real em londres! principalmente sua positividade! parabéns e mto sucesso no novo emprego!

    Responder
  15. Michelle - 20/06/15 - 00h25

    Parabéns Adriana pela coragem e todo sucesso que vc merece nessa nova etapa de sua carreira!

    Responder
  16. Mariana - 20/06/15 - 21h38

    Dri, li e reli esse post, pq, como sempre, esses são os meus preferidos e os acho muito inspiradores.
    Sou fã assumida e dá uma alegria enorme ver alguém que a gente admira feliz e encontrando um caminho tão bom na vida.
    Já disse isso outras vezes, mas o que mais gosto em vc é que vc é real e não faz questão de passar a imagem que tem uma vida perfeita, que tudo sempre está maravilhoso com vc e que a louça tá sempre lavada (hahaha). É mulher de verdade, que acorda cedo pra batalhar pelo que tem na vida, pois nada caiu do céu ou veio pronto. Quem te vê hoje trilhando um caminho de sucesso pode até pensar que foi fácil, mas quem te conhece ou te lê há muito tempo sabe que certamente não foi. E é incrível essa sua capacidade de se reinventar, de mudar, a sua falta de medo em correr riscos, falhar e tentar outra vez. Você é uma pessoa de sorte sim, mas a sorte só aparece pra quem trabalha duro e está preparado para recebê-la.
    Então, parabéns! É muito bom ler que vc está feliz no novo emprego. A gente fica do lado de cá torcendo por vc e desejando o seu melhor.
    beijo grande

    Responder
  17. Ernesto, o pato - 20/06/15 - 23h15

    Parabens! Não ter medo de desafios e coragem para mudar e um dos segredos da fecilidade. Também já fiz isto na minha vida profissional algumas vezes.

    Responder
  18. Ana Paula Macklin - 21/06/15 - 02h05

    Tinha feito um comentario mas acho que a conexão caiu na hora de enviar e perdi. Vamos la novamente… rs

    Primeiramente parabens pelo novo emprego. :)
    As vezes e necessario regredir um pouco mas trazer coisas boas no futuro.
    Quando o Dave recebeu a oportunidade de transferencia aqui pra Hong Kong foi dficil porque ele iria ser promovido naquele mesmo ano (o que significa aumento de salário + bonus e, pelo menos na EY, vc não pode ser promovido no ano da sua transferencia) mas achamos melhor regredir um pouco para colher la na frente. Acabou que ele recebeu a promoção no ano seguinte e por conta da experiência em International Tax (sim meu marido e nerd, hahaah), quando voltarmos pro USA ele vai entrar pelo menos 2 anos mais cedo no partner track. O que no final das contas era o objetivo dele.
    Boa sorte e vai dar tudo certo!
    PS: O sem nocao mandou lembranca aqui embaixo, ne? Paciencia.. oremos! hahahah

    Responder
  19. Marília Lucena - 25/06/15 - 03h15

    Dri, vc arrasa e ponto final. Como existe gente chata e arrogante, né? Aff. Sei que você fara um trabalho excepcional nesse novo cargo. Te admiro demais!! Big fan! Beijão

    Responder
  20. Z. Mendes - 12/04/16 - 14h54

    Oi Adriana,
    Sei que o post já tem quase um ano, mas estou no ultimo ano de faculdade e decidida a entra na area de RH.
    Mas lembrei deste post e surgiu uma curiosidade, como uma profissional que já esteve dos 2 lados (rh interno e consultoria) , voce acredita que ingressar primeiramente no rh interno te da uma visão mais geral da profissão e a consultoria se torna mais interessante com a experiencia?
    Obviamente inicio de carreira é inicio de carreira e imagino que em termos práticos as funções em ambos ramos seriam parecidas,e como consta no post mudanças são necessárias e muitas vezes bem vindas!
    O seu blog já me ajudou diversas vezes e sento que ja li ele inteirinho justamente por passar confiança e ser tão “vida real”!
    Beijos!

    Responder