Que eu adoro viajar nao eh novidade pra ninguem. E por mais jacoh que seja, eu (ainda) adoro viajar mesmo que pra trabalhar.
O unico problema de viajar a trabalho eh que eu acabo trabalhando mais que o normal, e a nao ser que seja uma cidade que vc ja conhece bem (que meu caso em Madrid), raramente da pra ver nem conhecer nada da cidade onde vc viajou pra trabalhar.
E digo que trabalho mais que o normal, porque alem do dia a dia do trabalho, ainda tem todo o clima de eventos e socializacao profissional que nao acaba!! Sabe aquela coisa de estar morta pra chagar em casa e se jogar no sofa? Entao, geralmente, numa viagem profissional, isso naoa contece, porque depois de um dia todo de reunioes, conference calls e afins, voce ainda tem que sair pra entreter clientes, conhecer fornecedores, ou fazer social com o pessoal do time (e pasar o jantar todo falando de mais trabalho).
Mas volta e meia isso acaba sendo super divertido!
Hoje por exemplo, passei a minha tarde toda com um fornecedor; Algumas reunioes de manha e tal, depois eles nos levaram pra almocar num restaurante tipico.
Ok, ne?! Sempre que venho pra cah, me tratam como uma gringa deslumbrada e tudo que me propoem eh algo super “tipico”. mas dessa vez, realmente eles cumpriram a promessa!
Entao essa dica de restaurante nao eh necessariamente uma dica, pois fica fora do centro de Madrid (e consequentemente, de dificila cesso pra quem esta de passeio pela cidade), mas eh o tipo do lugar, que por si soh, jah vale a viagem!
Entao eles nos levaram ao La Fuencilla, que esta nos “afueras” de Madrid, na cidadezinha de Mostoles.
Ja na entrada voce percebe que aquilo ali nao eh um lugar comum! O dono (o Don Gregorio) eh um viciado em Touradas e a cultura Tauromaquia da Espanha, e como seu sonho de infancia nao se realizou (virar toreiro, que eh uma profissao super tradicional e concorridissima na Espanha), seus restaurantes sao um verdadeiro altar de adoracao a todas as cosias Toradas y Flamenco!
Simplesmente sensacional!
As paredes sao cobertas com fotos dele e toreiros famosos, cantores de flamenco tradicionalissimos, posters “vintage” de muitas das touradas que ele ja assistiu ao longo de sua vida por toda Espanha, e o principal… suas pecas de colecionador: Cabecas de touro!
A tradicao Tauromaquia diz que se um touro matar o toreiro, o touro deve ser morto (e as vezes tambem atam a mae do pobre coitado do touro), entao o Don Gregorio viaja o pais comprando cabecas de touros em leiloes, e depois usa sua cabeca como decoracao de seus restaurantes!
E no canto de maior orgulho esta a roupa do Joselito, que eh um dos grandes astros das touradas na Espanha moderna, e um verdadeiro “Matador” (considerado por muitos como o grau maximo de “maches” entre os machos-latinos-espanholes).
E comida, claro, super tradicional Espanhola, sem frescuras e muito, muito boa! E claro, o fato de ser socialmente aceitavel na Espanha que um almoco profissional em plena quinta feira dure 5 horas e vaaaarias garrafas de vinho Rioja tambem nao cai nada mal.
Enao realmente o La Fuencisla eh bem fora de mao pra turistas, mas mesmo assim vale a pena a viagem (de taxi, ou de trem + taxi) pra quem quiser uma experiencia diferente e ultra tipica em Madrid!
Careterra Extremadura, Km 23,200 (Junto al parque Coimbra)
Mostoles
+34 916472289
- Tulum – Mexico - 25/03/2019
- Roteiro de Chicago – O que fazer em um fim de semana Chicago - 21/03/2019
- Rendezvous Cay – Belize - 20/03/2019
Dri,
Qual foi o prato que você pediu? Fiquei curiosa…rs…
Meu prato nao foi nada demais, ja que nao posso comer a maioria dos pratos tipicos Espanhois…
Mas as especialidades do restaurante sao os pratos com Cordeiro, Coelho e Jamon, alem de pratos com frutos do mar, frango e carne. E muitas, muitas tapas!
Huuummm….cordeiro, jamon e tapas….bom!
Claro que é tradição e tal, um traço cultural fortíssimo, que remonta ao tempo em que era preciso comemorar quando o bando de humanos conseguia abater a caça, ao invés de ser devorado por ela. Mas eu tenho, hoje, total e completa repulsa por esse tipo de “celebração”. Nem mesmo a tourada light do México, ou a farra-do-boi em Santa Catarina eu considero toleráveis. Não sou desses xiitas que acham que camundongo de laboratório devia ser preservado, nada disso. Mas touradas são uma demonstração daquilo que herdamos de mais tenebroso e obscuro dos nossos ancestrais dinossauros, o instinto reptiliano de matar. E o que é pior, aliado ao prazer do triunfo, coisa que não é inata, mas cultural, aprendida e cultivada. Adoraria experimentar a comida de Don Gregorio, mas conseguiria demonstrar minha aprovação a um homem que admira atrocidades como essa.
Bem, cada qual com seu cada um. E vc tem todo direito de nao concordar, assim como o Don Gregorio tem todo direito de ter orgulho de sua cultura.
Eu acho a “tradicao” de ter mulher pelada no carnaval Brasileiro abominavel e vergonhoso (e tao troglodita, machista e “dinissauro” quanto torear), mas respeito que eh a tradicao do pais, e ponto final.
Correção: eu NÃO conseguiria demonstrar minha aprovação…
Oi Dri,
Primeiro quero agradecer pelas suas dicas de viagem para Madrid. Tive coragem de viajar sozinha :D… Atualmente estudo e moro em Portugal, e gosto mto de viajar. No Brasil sempre viajei so, mas aqui fiquei com um pouco de medo, mas crie coragem e fui a Madrid…Peguei suas dicas e lá fui eu..foi invalivel….conheci todos os lugares q vc indicou,a viagem foi ótima , adorei a cidade que bom sinal é mto bonita.Parabéns pelo seu blog, agora tenho q criar coragem para a Londres, e gostaria q vc desse mais dicas de londres!!!
Um gde abraço
Concordo INTEIRAMENTE com você sobre o carnaval. Mau gosto e chauvinismo igualmente inaceitáveis. Só queria dizer que sigo seu blog há meses, admiro profundamente sua opção de investir sua vida em viagens e tenho grande prazer ao ler seu texto de excelente qualidade. Jamais quis ser ou parecer agressivo com meu post, e peço desculpas se isso aconteceu. Espero uma oportunidade pra tecer um comentário mais legal. Talvez quando você visitar Portugal, que conheci e de onde tenho enorme saudade. Um abraço.
Dri… eu tentei copiar a foto da cabeça do touro e não consigo. Como eu poderia pegar a foto ?
OI Carla,
Todas as fotos e textos sao protegidos de copia.
Pra que vc quer a foto?
Que máximo!
Essas dicas restaurantes rípicos são super legais, porque quando a gente viaja sempre fica buscando algo típico da cidade, do país. Só não gostei da cabeça do pobre bicho na parede. Não é papo de vegetariana, não, é gastura, mesmo! rs
beijos
hahahahh!
Sei como é.
Tambem me assustei um pouco, e exagerado demais pro meu gosto.
mas impossivel ser mais tipico Espanhol que esse lugar! E sabe oque me impressionou mais?! Nao tinha NENHUM turista por la! Eu e meu chefe eramos os unicos nao-Espanhois e achoq ue por isso o dono do lugar se empolgou tanto pra nos contar tudo, mostrar tudo etc.
Eu acharia que aquilo tudo era só pra impressionar e atrair os gringos, mas que nada! 100% Español!
Oi Dri, achei o máximo seu blog, li várias coisas já e fiquei impressionada! Em Agosto vou fazer uma viagem pela ci pra alguns lugares ai da Europa e já estou anotando as suas dicas!^^
Li alguns posts do começo do blog e queria saber, quando você foi pra Itália estudar italiano e depois pra Madri fazer a faculdade foi por intermedio de alguma empresa, como foi?!
beijoo
Trê
OI Tre, nao foi tudo independente.
Eu fiz as pesqusias sozinha, decidi onde queria estudar, escrevi pras universidades pra descobrir como funcionava o processo de admissao, matricula, provas e documentacao e tals (no total, esse processo demorou uns 2 anos, de 2001/2001 a 2003), e por fora fazia curso de Espanhol e Italiano.
O curso de italiano na Italia nao estava nos planos originais, mas meu professor de Italiano sugeriu que eu aplicasse pra uma bolsa de estudos atraves do consulado Italiano no Rio (onde eu estudava), e voila! Ganhei dois meses de bolsas de estudo na Italia e adiantei minha viagem um pouco pra poder morar na Italia antes de ir pra Espanha.
E quando fiz intercambio nos EUA em 1999 tambem fiz tudo sozinha, e com ajuda da minha tia, que mora em Miami e me ajudou a achar todas as informacoes que eu precisava.
Adriana,
Eu concordo com o André, e me desculpe, não acho que o fato de ser um costume da região dê a ninguém o direito de cultuar uma prática que nada mais é do que crueldade animal.
E me desculpe, mas acho sua comparação com o carnaval brasileiro sem pé nem cabeça, afinal as moças estão peladas na rua sambando por vontade própria, e antes de participar de desfiles assinam termos com a escola de samba autorizando a publicação de sua imagem na mídia.
O coitado do touro é perfurado por lanças, chicoteado, tem suas genitais comprimidas por instrumentos medievais, e um cretino monta no animal morrendo de dor e outro bando de cretinos acham isso lindo.
Já que o fato de ser um “patrimônio cultural” justifica a crueldade da tourada, vamos então parar de nos manifestar contra os países onde a mutilação dos genitais femininos é costume, ou então o apedrejamento da tal esposa infiel no Irã, afinal também é herança cultural.
Vamos deixar claro uma coisa, antes que a discussão se acalente demais?
Esse post, em momento algum, fez apologia a crueldade aos animais, nem a defesa das toradas. E muito menos eu disse se sou contra ou a favor da pratica.
O post foi apenas para relatar a dica de um restaurante interessante, de otima comida e pouco conhecido por turista, que geralmente (mas nem sempre) buscam por coisas tipicas e estereotipadas nas cidades em que visitam.
E ponto final.
Todo mundo tem direito a opinião, ser a favor ou contra touradas e afins.
Porem nao aceitarei ataques pessoais a mim pois fui levada a um restaurante num almoço de neg0cios e tirei fotos.
Combinamos o seguninte: quem for contra, Otimo. Em sua proxima viagem a España, NAO va ao restaurante e demonstre sua retaliação ao nao apoiar a pratica.
E aproveite para Nao comprar uma camiseta com o desenho do touro, nem tirar foto na frente da Plaza de Touros, nem assistir um show de Flamenco, nem todas as coisas na Espanha que são direta ou indiretamente relacionadas a cultura de Toromaquia.
Adriana,
Esse comentario nao tem nada a ver com oque vc disse, ok?
Publiquei oque vc disse, porque realmente acho que todo mundo tem direito de concordar ou descordar, mas como já apaguei um monte de comentarios malcriados nesse post, aviso que ataques a minha opinião não serão tolerados.
Esse touro me deu medo… Olha que não tive o pesadelo da serra elétrica mas é capaz de ter do touro louco.. hahahah
Bjs
Que nem auela musiquinha de crianca (que ue morria de medo!): Boi, boi boi. Boi da cara preta, pega essa menina que tem medo de careta!
aaahhh, eu morria de medo tb.. quem é que inventou que isso é música pra ninar criança???!!!