31 Jan 2011
78 comentários

Liquidos na mala de mao

Dicas (Praticas!) de Viagem, Dicas de Viagens, Fazendo as Malas

Resolvi escrever esse post hoje pois acabei de presenciar uma cena – que apesar de não ser a primeira vez, e saber que também não será a ultima – sempre me surpreende!

A caminho do Libano, bem na minha frente uma senhora teve sua necessaire praticamente inteiramente confiscada por nao ter respeitado as regras de segurança em relação aos líquidos na bagagem de mão.

Então doeu meu coração quando vi o perfume Chanel, os cremes Dior, o vidro inteiro de shampoo, soro de lente de contato e tudo mais que ela carregava que ultrapassava o limite máximo de 100ml por embalagem, tudo indo pro lixo.

Porque afinal embaixo de qual pedra você estava escondendo se você ainda não sabe que não pode embarcar com líquidos na bolsa de mão?

Mas volta e meia essa duvida volta a aparecer aqui no blog, e então me dou conta que realmente ainda existe muitas duvidas em relação a isso.
Mas as regras são claras. Basta segui-las e você não terá problemas.

Mas se tentar “arriscar” pra ver no que vai dar, pode acabar vendo seus cosméticos e afins indo direto pra lixeira!

De você for despachar bagagem, pode levar oque quiser, quanto quiser.

Mas se for levar bagagem de mão, todos os líquidos, pastas e géis NAO podem, de forma alguma, ter mais que 100 ml.
E oque conta não eh a quantidade de líquido, e sim o tamanho da embalagem.

Então não adianta levar uma embalagem de 200 ml só com um restinho do seu shampoo preferido!

Exemplos de produtos considerados “líquidos”:
– Baton, gloss, protetor labial
– Rimel e delineador
– Desodorante em bastão ou roll on
– Gel em álcool
– Perfume roll on
– Pasta de dentes

Etc, etc, etc

(qualquer produto em spray/aerosol eh terminatemente proibido)

Outra regrinha importante eh que todos os líquidos devem estar num saco plástico transparente (tamanho médio daqueles saquinhos Zip de cozinha mesmo), ou em necessaire transparente (que eh oque eu normalmente uso, pra não ter que ficar trocando de saco plástico toda hora.

Você pode usar um dos saquinhos que distribuem nos aeroportos (mas eh melhor levar o seu pra garantir pois alguns aeroportos cobram por saquinho – e aí vc faz oque se não tiver sobrado troco em Liras Turcas?!?) ou então já usar permanentemente um necessaire de plástico transparente, onde vc guarda suas miniaturas de viagem e já nem tem que se estressar com nada.

Hoje em dia eh super fácil de achar essas necessaires de plástico transparente em lojas de coisas pra viagem, farmácias, free shop e muito frequentemente, como brinde quando vc compra suas miniaturas.

E como parece que essa regrinha veio mesmo pra ficar (afinal já esta em vigor há mais de 4 anos!), cada vez eh mais fácil achar versões mini de seus cosméticos preferidos, seja o creme de barbear da farmácia ao hidratante Creme de lá Mer!

E a regrinha final, que eh tão importante saber quanto lembrar de do levar miniaturas de ate 100ml, eh que todos os seus líquidos juntos NAO podem ultrapassar a quantidade máxima de 1 litro, e o saco de plástico tem que fechar confortavelmente sem estar explodindo (eu já tive coisas confiscada por causa disso… Minha necessaire estava muito cheia).

Então teoricamente você consegue encaixar umas 6 ou 7 embalagens no seu saquinho (um pouco mais ou menos dependendo de vc tem embalagens menorzinhas, tipo miniaturas de 30ml ou 50 ml) que dariam uns 700ml.

Então não veja seus preciosos cosméticos (e afins!) serem confiscado como a senhora no aeroporto hoje!

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
78 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
78 comentários
  1. Fernanda - 31/01/11 - 16h36

    Bem isso que vc falou, o que importa é o tamanho da embalagem. Já vi uma pessoa implorando para o fiscal pois o frasco de perfume de 150 ml estava pela metade…
    Não sei se as pessoas são muio desligadas, ou querem se fazer de desentendidas e ver o que dá na hora H. E já paguei preço de ouro em um saquinho no aeroporto. Melhor levar de casa!

    Responder
    • Adriana - 31/01/11 - 21h42

      Nossa, eu já vi altos bate boca com os seguranças por causa de tamanho das embalagens!
      O pior foi uma cena no aeroporto de Madrid que o cara nnao só queria passar com a mala cheia de potão de 200ml de cremes, perfumes e afins, e ainda ficou falando dos valores de cada item pro segurança, como se ter dinheiro pra comprar perfume caro fizesse dele melhor ou mais especial doque os outros passageirso que viajam com saquinho plastico na bolsa!

      Responder
  2. Josi - 31/01/11 - 17h42

    Obrigadão Dri!
    Vc sempre nos ajudando.
    Era exatamente essa dúvida, que eu tinha.
    Já vi uns confiscados e temia pela minha viagem :-)
    Boa sorte com sua viagem. bjo

    Responder
    • Adriana - 31/01/11 - 21h39

      É só seguir as regrinhas (que são bem simples) e vc não terá problemas nenhum!

      Responder
  3. Renata - 31/01/11 - 19h48

    Olá Dri!!
    Sempre passo por aqui, mas nunca havia comentado.
    Respondeu uma dúvida que tinha há muito… Já tinha lido sobre o saquinho plástico transparente, mas nunca tinha visto uma explicação tão detalhada!
    Agora saberei como proceder em uma viagem internacional para que meus cosméticos não sejam confiscados!
    Parabéns pelo blog!
    Bjo!!

    Responder
  4. g. - 31/01/11 - 22h34

    acho assim…
    a pessoa tem que se preparar para uma viagem… ainda mais de avião!
    em todos os sites de cia aérea tem dados informativos com tamanhos e desenhos!
    não só a respeito de mala de mão como também a despachada! kilos e etc…
    o que acontece:
    – a pessoa pode estar tão alucinada de coisas para fazer e a cabeça em órbita que pode se esquecer e aí já viu… vai para o lixón! ex.: um amigo que veio passar o reveillon aqui… hahahaha louco! deixou todos os liquidos na mala de mão- perdeu tudo, claro. trouxe só 20 euros cash e esqueceu de ligar para o cartão para liberar saque no exterior…(aliás é um post legal de vc fazer -se já não fez…) imagina isto tudo e ainda ter sua mala extraviada por 12 dias numa viagem de 20?! sorte dele: estava com amigos… adendo: ele já viajou mil vezes para o exterior!
    – a pessoa paga para ver, pq acha que com ela não vai acontecer nada e etc e tal… não adianta vai pro lixo tudinho!seja rico ou seja pobre vais passar no mesmo controle de segurança! ex.: uma amiga que viajou comigo … eu expliquei tudo mas ela brigou comigo!!! e não adiantava dizer que não foi eu que inventei as regras e óbvio que tudo foi para o lixo!
    gente doida esta que eu conheço heim…?! estou me dando conta…
    bjs

    Responder
    • Adriana - 01/02/11 - 06h01

      Mas eu já vi gente comentando que iam “arriscar” pois não gostavam de despachar cosmeticos, que tinham medo de roubarem os perfumes ou quebrarem os vidros das maquiagens. Ai vic avisa que o potao de shampoo importado não pode passar na mão, na “frasqueira” dura da Sansonite da decada de 90, mas aí a pessoa nem liga e diz que vai “tentar a sorte”, e pronto. Perde tudo!
      E secretamente vc pensa: Bem feito! :-)

      Responder
  5. Yasmine Mercante - 31/01/11 - 23h11

    Já passeipor isso em Londres… Dói o coração até hj só de lembrar meus cremes indo pra lixeira…

    Responder
  6. Luiz Jr. (Blog Boa Viagem) - 01/02/11 - 02h48

    Aconteceu comigo na minha volta ao Brasil de Lima. Estava tranquilão na fila para a vistoria quando descobri que tinha líquidos acima dos 100 ml na minha mala de mão. Dito e feito. O que tinha mais de 100 ml ( um shampoo e um vidro de AJI ) foram devidamente confiscados, o resto eu tive que colocar no saquinho ZIP que me foi obrigatoriamente vendido pela bagatela de 6 soles pela mocinha que estava ao lado. Sem ele o meu perfume Hugo Boss também estaria apreendido!

    Responder
  7. Aline - 01/02/11 - 10h02

    Oi Dri!
    Mto tempo que não passo por aqui. Também vi isso acontecer demais, e aconteceu com uma prima minha na viagem que fizemos a Londres.
    O pior que eu e meu marido a alertamos, dissemos a ela que não permitiriam e ela achou que daria o “jeitinho” e que no final com mto charminho eles deixariam.
    Além dos frascos, tinha a questão da bagagem de mão que na Inglaterra, bolsa feminina também é considerado como bagagem e entra pra contagem de volumes que é o limite de 1 por pessoa pra levar na cabine.
    Resumindo: Ela levava a maletinha de cabine com as roupas já estourando, a bolsa feminina dela e uma sacola de loja, daquelas de papel, da Body Shop cheia de creminhos….HÁ! Dito e feito…antes mesmo de passar pelo controle, ainda no check-in disseram, “ou você transforma 3 volumes em 1 e descarta o excesso de líquidos ou transforma 3 em 2, despacha um e leva a outra na cabine ou não viaja”. Detalhe: era Easy Jet e o volume pra despachar tinha que pagar. Eu nunca vi uma maletinha e uma bolsa tão atochada de coisas na vida. E era uma bolsa novinha da Banana Rep. adquirida em Londres…parecia que os zíperes iam estourar.
    Resultado: ela despachou uma, encheu a outra de mao pra caber as coisas e foi embora emburrada achando que era pessoal e achando coisas dos britânicos.

    Mas não é pessoal!…regra é regra e se vai na casa dos outros, no país dos outros, tem que obedecer. E isso vale pra qualquer situação, viagens, visita ao visinho ou a empresas…e por aí vai.

    Responder
    • Adriana - 01/02/11 - 11h34

      HAHHHHA!
      Morro de rir dessas situacaoes, porque tb ja vi conhecidos e amigos achando que na hora ninguem ia ver, que dava pra dar um jeito e tal, mas no final sempre se dao mal!

      Ja vi uma moca tentando esconder a bolsa embaixo do casaco, mas mesmo assim foi pega, a bolsa dela nao cabia na mala e logicamente ela cabou tendo que pagar 30 libras no ato pra despachar a bagagem de mao e embarcar so com a bolsa.

      Responder
      • aline - 01/02/11 - 12h00

        pois eh, a pessoa paga pela teimosia. eu lembro q na hora q ela ignorou e falou p mim “a gte da um jeitinho” eu fiquei nervosa, mas deixei…ficou super estressada e sem a menor necessidade pq tinha a gte p avisar. enfim paga pela teimosia.

        Responder
  8. helo - 01/02/11 - 10h17

    oi dri! duas coisas que aconteceram comigo pra complementar:
    – nao aceitaram a necessaire transparente, tive q colocar tudo no squinho de plástico bem fininho
    – meu desodorante aerosol nunca teve problema!!!!!!
    beijos!

    Responder
    • Adriana - 01/02/11 - 11h31

      Sabe que ja tive problemas com a necessaire transparente tambem? Mas foi uma unica vez com um seguranca bem mal amado.
      Mas ai fazer oque, ne? Como essa situacao foi unica, transferi minhas coisas pra um saquinho plastico e pronto. Na volta passei com a necessaire transprente e nao disseram nada…

      Responder
      • g. - 01/02/11 - 12h12

        hahaha!
        este post rende…
        tive problema com necessaire transp. tb…! a mulher disse que tinha que ser saquinho e me deu um… quando eu ia pegando ela me cobrou!!! muito calmamente olhei para as minhas coisas espalhadas peguei meu saquinho transparente que estava com as anilhas despejei e acondicionei minhas coisinhas nela… a chatonilda ficou calada pois não esperava minha astúcia!hahahaha A minha conclusão é que este povo tá querendo fazer uma graninha vendendo saquinhos plásticos!já imaginou quantos eles vendem num dia? e no final do mês? e ao ano então?

        Responder
      • helo - 10/02/11 - 20h31

        pois é, desconfiei q foi azar mesmo, vou tentar de novo na próxima!

        Responder
  9. Fabio - 01/02/11 - 13h20

    Nossa muitas dúvidas. Viajar para o exterior a mulher não pode levar a bolsa e uma mala de mão?
    Eu ia levar uma mochila e minha mulher a bolsa dela e uma mala de cabine, isso não pode?
    ótimo post, tem gente que acha que já sabe de tudo e que as pessoas que nunca viajou DEVERIAM saber, vc Adriana ajudou muito, nem sempre é claro as regras em sites de empressas aéreas como vc foi.
    Pode ter certeza ajudou e ajudará muita gente. Sempre prestativo seu blog, não dá para descartar nadinha.
    Ah! estamos tão curiosos para novos posts de seu novo lar, oss primeiros nos deixaram de água na boca.
    abraços

    Responder
    • Adriana - 01/02/11 - 13h51

      Oi Fabio, eh isso mesmo, mas depende da cia aerea.
      As cias de Low Cost (Tipo EasyJet, Ryanair, Wizzair, etc) permitem apenas UM volume de mao.
      Ou seja, mulheres nao podem levar uma malinha MAIS a bolsa. Eh um ou outro.
      Homens nao podem levar uma mochila mais uma bolsa de laptop ou camera fotografica. Eh UM ou OUTRO.
      Ou seja, se sua mulher levar a bolsa dela nao podera levar uma mala de cabine. E se levar uma mala de cabine, nao podera levar a bolsa.

      A unica solucao (que eh oque eu sempre faco) eh levar uma bolsa pequena, que caiba bem dobradinha dentro da minha mala de cabine, e assim tenho uma bolsa pra usar quando chegar no destino final.
      Ou entao garantir que minha mala de mao/cabine esta bem vazia, e assim consigo colocar minha bolsa escondid dentro da mala antes de passar pela seguranca do aeroporto.

      O mesmo vale pra sacolas de compras, free shop e afins. TUDO tem que caber em APENAS um volume/bolsa de mao.

      Ja se vc fizer seus voos internos na Europa com as cias tradicionais, tipo BA, TAP, Air France, Luftansa e afins, ai sim, podera levar dois volumes na mao, mas as cias de low cost barram as pessoas na porta do aviao e te obrigam a despachar bagagem e cobram uma taxa de 30 libras (ou 40 Euros).

      Responder
  10. Fabio - 01/02/11 - 14h21

    Ah! nossa viagem será com a TAP, então isso não será um problema. Eu poderei levar uma mochila, minha mulher uma bolsa e a mala de mão. Saindo do brasil assim e na volta de Roma TAP também eles não implicam?
    O homem não pode levar mochila e mala, a mulher pode levar bolsa e mala?
    Muito obrigado pela atenção, vc realmente faz e acontece.

    Não adianta rirem ou se acharem os bambambans, fazendo dos outros uns idiotas, senão fez nada para ajudar ninguém. Vc sempre está de parabéns, sempre leio e nós adoramos seus posts, todos os dias vc está em nossas conversas diárias, a Adriana foi em tal lugar hoje, ou ela fez isso e aquilo, muito legal. Vc parece da família :-)
    Obrigado mesmo.

    Responder
    • Adriana - 01/02/11 - 14h41

      Ah que legal! Fiquei feliz! :-)

      Entao se os unicos voos que vcs vao fazer sao de TAP, entao no tem problema. Cada um pode levar dois volumes (bolsa e mala, mochila – pequena – e mala) e tanto na ida quanto na votla ninguem vai implicar nao. :-)

      Responder
  11. Josi - 01/02/11 - 15h02

    Estou com o Fábio.
    Vc ajuda e muito a todos, suas dicas e a atenção com seus seguidores é importantíssimo, para nós.
    Vc faz parte de muitos lares, muitas conversas diárias.
    Não é só sobre viagens, é também sobre o dia-a-dia.
    Pessoa especial vc é Adriana.
    Linda, inteligente, esperta, etc…
    Os brasileiros sentem muito orgulho de vc.
    Muito sucessooooooo sempre.

    Responder
    • Aline - 01/02/11 - 15h21

      Eu concordo! Adoooro esse blog, leio sempre e me ajuda relaxar mesmo que não viaje porque viajo junto com as histórias e os posts trazem lembranças mto boas da época que morava fora.
      Quando demora pra postar fico na expectativa.
      Chamo de Dri por causa do nome do blog, mas já me sinto amiga, acho que se a encontrasse na rua ia bater o maior papo como se fosse amiga de todos os dias…rsrsrs….

      Está de parabéns!! Bjs

      Responder
  12. Camila - 01/02/11 - 16h06

    Oi Adriana,
    E com relação a remédios. O que pode levar?

    Obrigada
    bjs

    Responder
  13. Luciana - 01/02/11 - 20h49

    não vale levar aquela agua termal de 50 ml (aerosol)??

    Responder
  14. Elisa Hoffmann - 02/02/11 - 13h23

    Ótimo esse post, SUPER útil!

    Bjuss

    Responder
  15. beth - 02/02/11 - 13h47

    concordo c todos!!!!
    mesmo lendo o blog a pouco tempo vc ja faz parte do meu dia e sempre conto pra familia sobre seus post e as vezes leio pra eles…. todos amam!!!
    obrigada por cada palavra escrita e cada ajuda… tenho certeza que nossas viagens não seriam as mesmas sem suas dicas!
    bjosss e muito sucesso sempre!

    Responder
  16. Henrique - 03/02/11 - 02h34

    Dri tenho um post desfio para você no estilo desse… Ainda mais que você é economista:
    que tal resenhar sobre as vantagens e desvantagens de comprar câmbio (a moeda que desejar) em papel moeda, comprar nesses cartões VTM, sacar direto da conta corrente (alguns bancos no Brasil permitem isso) ou sacar direto do cartão de crédito.
    Passei por essa dúvida ontem, ao fechar o câmbio para viajar para os USA.

    O que posso adiantar é que o IOF no câmbio através cartão de crédito é 2,38% (+ juros do cartão) e na hora de comprar Papel Moeda (ou cartão VTM) é 0,38%.
    Que tal?
    Beijos

    Responder
    • Adriana - 03/02/11 - 08h29

      Po Henrique, pergunta de vestibular essa, heim?! Qual’eh?! :-)

      O problema de seu “desafio” eh que to muuuuuito por fora desses esquemas de taxa bancaria, IOF, CPMF, flutuacao de cambio e tals que rola no Brasil… posso falar sobre oque da certo pra mim (como ja falei em outro post), mas numa posicao de economista-nao-praticante que ja mora fora ha 7 anos vai ficar complicado…

      Responder
      • Henrique - 03/02/11 - 11h27

        Dri,
        te propûs um post desafio, mas também não tenho resposta não. Verdade é que eu fiquei com bastante dúvida também. Uma coisa só que vale a pena prestar atenção: não sacar dinheiro do cartão de crédito, pois além dos juros do cartão você paga um IOF mais caro 2,38%. Saquei sem querer na Nova Zelandia e so percebi quando voltei.

        Eu nunca usei o cartão VTM: é um cartão Visa em que vc recarrega de créditos (dólares, euros etc) e saca em todos caixas eletrônicos ou paga em débito automático em shopppings, restaurantes etc. É como se fosse um cartão de débito de uma conta corrente sua. ALgumas vantagens: cotação mais baixa, você não anda com muito dinheiro na mão e você pode reacarregá-lo do exterior.
        Mas não é papel moeda né? Ah o IOF para o VTM e para o papel moeda é 0,38% (Verdade tem que checar esses IOFs, pois muda sempre as alíquotas.)
        Vou utilizar esse VTM pela suganda vez (a primeira foi há uns 11 anos atrás, e foi muito bom).
        É isso aí. bjs

        Responder
  17. Pâmela - 07/02/11 - 03h03

    Olá Adriana..
    é a primeira vez que visito seu blog, encontrei-o quando procurava mais informações sobre bagagens de mão… e achei ele ótimo.. Parabéns..

    Eu ainda tenho uma dúvida que não consegui responder. Vou fazer uma viagem internacional e no site da empresa aérea (air france) estão estabalecidas medidas especificas para a bagagem de mão (tamanho máximo de 55cm (c) x 35cm (l) x 25cm (a)) gostaria de saber se esse limite é rigido ou estando dentro da soma total (que daria 115cm), como é o caso das bagagens de porão, passa tranquilo?

    E então, se eu quiser levar produtos de higiene como shampoo, condicionador e afins com mais de 100ml e colocá-los na bagagem despachada não tem problema, é isso??
    desde já agradeço muito a ajuda.. e sucesso com o blog.
    bjos

    Responder
    • Adriana - 07/02/11 - 10h08

      OI Pamela,

      Sobre o tamanho da bagagem de mao, eu nao sei ao certo o quao rigida a Air France eh, pois ja nao viajo com eles ha um tempinho, mas algumas cias aereas sao sim super rigidas, e pedem para os passageiros colocarem sua bagagem dentro do “modelo” com as dimencoes permitidas pra ver se cabe (se vc der uma olhadinha no post sobre as Cias de Low cost, tem uma foto la de como eh esse “modelo”), e caso a mala/bolsa nao couber confortavelmente eles nao deixam embarcar.
      A Ryanair eh famosa por sua rigidez com bagagem de mao (eles medem e pesam todas as malas que entram nos avioes como babagem de mao), mas quanto as outras cias, isso varia demais de aeroporto pra aeroporto.
      Por via das duvidas eh melhor se manter nsa dimencoes pre-estabelecidas pra nao ter problemas nem prejuizo na hora de embarcar.

      Quanto a cosmeticos e liquidos, voce pode levar oque quizer e quanto quizer na mala despachada: potem de shampoo inteiros, garravas de 1 litros, ou oque mais quiser…

      Responder
  18. Pâmela - 07/02/11 - 23h19

    olá Adriana…

    muito obrigada pelos esclarecimentos..
    Com certeza, na dúvida, melhor não arriscar e levar uma bagagem dentro dos padrões informados.

    Sucesso no blog e mais uma vez obrigada.

    bjo

    Responder
  19. Fatima - 25/02/11 - 16h40

    Oi,
    Primeiro, parabéns pelo blog.
    Uma pergunta. Esses saquinhos “yes ziper slide” que vende em papelaria, normalmente tem 18×23,5. Serve? Ou é muito grande?
    abraços

    Responder
    • Adriana - 25/02/11 - 16h57

      Eh grande, tem que ser o de cozinha mesmo, que eles descrevem aqui como “sandwich bag” pq eh do tamnaho de um zip que soh caberia um sanduiche de pao de forma :-)

      Responder
  20. […] pergunta apareceu quando ha umas semanas atras eu fiz o post sobre as regras para liquidos na mala de mão, e que depois apareceu de novo no post sobre a […]

    Responder
  21. Juliana - 04/04/11 - 03h50

    Adriana…por favor…
    Adoro água termal para espirrar na pela nas horas de voo. E tenho daquelas pequenas de 50ml mas que são em aerosol. Então acha que estas são barradas também???
    Obrigada pelas dicas…

    Responder
  22. […] nesse post aqui, eu também falo sobre as regrinhas para levar liquidos na mala de mão, já que a maioria das […]

    Responder
  23. BEATRIZ AMORIM - 06/04/11 - 00h08

    E só pode ser unico saco transparente ou pode ser mais de um saco transparente que contenha ambos juntos ate 1 litro de liquidos?? E as embalagens de 100 ml precisam ser transparentes tb? Valeu

    Responder
    • Adriana - 06/04/11 - 06h08

      Sim, um UNICO saco transparente por passageiro. Mas as embalagens dos seus cosmeticos podem ser de qualquer cor e qualquer material, e nao precisam ser transparentes.

      Responder
  24. Ana - 07/04/11 - 07h53

    Oie, adorei o post, mas se não me engano ficou um perguntinha em aberto, e como estou me preparando para ir ao Brasil, gostaria de saber o que fazer com agua termal em aerosol, pode-se levar na bagagem despachada?
    No Brasil é tão cara, vários familiares estão me pedindo pra levar e não sei se pode despachar ou não. Eu procurei direitinho na embalagem e não vi sinal de inflamável, então pensei sendo assim acho que pode ué.

    Mas com certeza você tem mais experiência e será que pode me ajudar?

    Parabens pelo blog!

    Responder
    • Adriana - 07/04/11 - 15h13

      Sim, na mala despachada pode sim, quantos vc quiser. Já na mala de mão eu não sei…

      Responder
  25. talita Pires - 18/07/11 - 16h41

    Ola. Amei o post. So gostaria de tirar uma dúvida. Essa regra é so pra viagens ao exterior ou vale para dentro do Brasil tambem?

    Responder
    • Adriana Miller - 18/07/11 - 17h00

      Essa eh uma regra internacional, mas nao sei se o Brasil aplica para voos domesticos.

      Responder
  26. Celia - 11/11/11 - 01h28

    Adorei os seus comentários e gostaria de saber sobre a compra de bebidas no Free Shop, ainda indo para o país de turismo. Fui a Paris e não comprei um kit com 3 bebidas; na volta não encontrei a promoção. Você sabe dizer como comprar na ida se processa?

    Responder
    • Adriana Miller - 11/11/11 - 09h41

      OI Celia,
      Nao sei se entendi sua pergunta…
      Voce pode comprar oque quiser no free shop, tnaot na ida quanto na volta. Porem, ao contrario doque acontece com o Brasil, os aeroportos da Europa nao costumam ter free shop na area de chegada, so partida. Entao se voce vir alguma coisa que gostou antes de embarcar, aproveite e compre logo, pois provavelmente nao tera free shop no aeroporto de chegada, e se tiver, sera bem pequeno e com produtos extremamente limitados (geralmente soh cigarros, permumes mais “comuns” e bebidas mais genericas).

      Responder
  27. lara - 18/01/12 - 12h31

    alguem sbe sebe se pode levar estojo de maquiagem no voo na bagagem de mao

    Responder
    • Adriana Miller - 18/01/12 - 12h50

      Pode, desde que as embalagens dos itens considerados “liquidos” nao ultrapassem 100ml (por exemplo, bases, rimel, gloss, delineador, etc. e caibam dentro de um saquinho transparente.

      Responder
  28. silvia - 15/02/12 - 18h41

    tenho uma pergunta,tenho muita urgençia em saber se posso levar na minha mala de cabine um secador ou prancha de cabelo?vou viajar na tap e na airlains….agradeço muito a quem me possa respoder..obrigada,e parabens pelo blog,esta fantastico

    Responder
  29. Hilton - 28/02/12 - 21h51

    Adriana, mesmo tendo lido as sua úteis informações sobre bagagem de mão, gostaria que complementasse. Em 21 de abril vamos (02 casais) em uma viagem de 25 dias pela Europa. Iniciando em Budapeste e encerrando em Varsóvia, voando Ibéria e várias escalas. Ida, sairemos de Guarulhos/Madrid pela Ibéria, Madrid/Londres-Ibéria, Londres/Budapeste-British Airways e volta Varsóvia/Barcelona-Polish Airlines, Barcelona/Guarulhos-Ibéria. Na ida gastaremos em torno de 36 hs. de viagem entre a saída de casa no Sul de Minas e na volta em torno de 30 horas. O tempo de vôo será longo tanto ida, quanto volta e gostaria algumas dicas como superar isso:
    1-Levaremos 01 mala despachada para cada, o que acha que podemos levar nesta época, inclusive líquidos e tesouras??
    2-Queremos levar cada um, uma bolsa de mão dentro dos padrões e uma pequena mochila/bolsa feminina, é possível nestas companhias estes 02 volumes para cada??
    3-Na bolsa de mão ou mochila ou bolsa feminina, devido ao tempo de vôo, queremos levar deocolônia em spray de 15ml, enxaguante bucal de 100 ml, pasta dental de 100 ml e antisséptico bucal spray de 20 ml, etc…, é possível??
    4-Uso muitos remédios de uso diário e contínuo para coração e diabetes, posso levá-los na bolsa de mão e como proceder???
    5-Como suportar tanto tempo de vôo, sem desgastar a
    saúde ???
    6-Já sairemos do Brasil com quase tudo pago, aéreo, hotéis, city tour, passeios extras, deslocamento entre as cidade por trem, etc…O que voçê acha que fica mais seguro e barato deixar para comprar na chegada e nos hotéis????? Ficaremos em Budapest, Gyor, Praga, Berlim e Varsóvia.
    Mais alguma coisa que julgar útil me informar agradeceria muito.
    Parabéns pela iniciativa e pelo blog, um abraço, Hilton

    Responder
    • Adriana Miller - 29/02/12 - 10h19

      OI Hilton,
      Todos os seus voos serao feitos com cias tradicionais e nao de low cost, portanto as rgras de bagagem sao mais relaxadas.
      Cada um de voces podera despachar uma mala de ate 23 kilos (apesar de que a franquia em voos internacionais no Brasil eh maior, os voos na Europa nem sequer aceitam malas com mais de 23 quilos, mesmo nas cias que nao sao de baixo custo, entao tem que ficar de olho no peso da mala), e mais dois volumes de bagagem de mao pra cada um. Ou seja, voces podem levar uma bolsa feminina MAIS uma malinha de mao dentro do aviao com voces. (mas eh sempre bom confirmar direto com o atendimento ao Cliente da empresa, antes de viajar).

      Nas malas despachadas voces podem levar oque quiserem em relacao a liquidos, alicate de unhas e cuticulas, etc.
      Ja nas bolsas de mao, voces so podem levar liquidos em embalagens de ate 100ml cada, com uma limite maximo de 10 embalagens (ou 1 litro de liquidos dividido por mini embalagens) desde que caibam numa sacolinha tipo Zip de plastico transparente (geralmente nao cabe mais do que 4 ou 5 embalagens de 100ml).

      Quanto a remedios, voce pode lever todos com voces na mala de mao (se forem em forma liquida, tipo charopes e tal, a mesma regra dos liquidos ate 100ml se aplica, mesmo sendo remedio), mas como diferentes paises tem diferentes requerimentos em relacao a medicamentos e drogas e voces estaram vindo do Brasil (querendo ou nao, sempre rola preconceito com America latina) eh bom trazer certificados mesdicos ou a receita do medicamento com voce, tanto para provar sua autenticidade, caso seja necessario, mas tambem para que voce possa comprar os mesmo caso alguma cosia aconteca com os seus.

      Responder
  30. Rebeca - 05/06/12 - 21h05

    Olá Adriana, olha o meu kit de higiene tem os frascos com 105ml, será que eles vão me barrar por isso???

    Responder
    • Adriana Miller - 11/06/12 - 08h59

      Sim, é possivel.
      O limite maximo são 100ml, e geralmente os seguranças podem ser bem chatinhos com essas coisas. Melhor não arriscar.

      Responder
  31. caroline - 19/06/12 - 21h49

    Olá, tudo bom?
    Irei fazer no mês de julho minha primeira viagem internacional, com destino a Orlando. Você poderia esclarecer algumas dúvidas minhas?
    1° Tenho uma necessaire super funcional, com gancho, divisões e que não é transparente, então devo e posso enviá-la na mala despachada (com aqueles objetos proibidos na bagagem de mão)? Ou devo seguir a regra do saquinho zip?
    2° Uso lentes de contato, e quero saber se preciso da prescrição médica para o kit de limpeza dessas lentes e do colírio.
    Adorei o post, parabéns!

    Responder
    • Adriana Miller - 19/06/12 - 22h20

      1) Sua necessarie normal pode ir na mala despachada levando oque vc quiser/precisar. Não ha restricoes.

      2) Se sua lente de contato for na mala despachada vc pode trazer quantas quiser. Se precisar/pretender compra-las aqui, precisará de receita medica. Se sua lente, soro, colirio etc vierem na mala de mao, eles deverão ser menores de 100ml e num saquinho zip, como qualquer outro liquido.

      Responder
  32. Tatiana - 30/11/12 - 01h44

    Dri, por favor, me tire uma dúvida. Vou fazer um mochilão pela Europa, e o último destino é Londres.
    Pode ter na bagagem de mão(desde que respeitado o limite de 100ml):
    – desodorante aerosol?
    – e frasco de vidro? (Ou não pode transportar vidro?)

    Responder
    • Adriana Miller - 30/11/12 - 07h42

      As regras são as mesmas na Europa toda, não faz diferença se LOndres é a ultima, a primeira ou a 14º parada…
      Voce pode levar qualquer tipo de frasco (vidro, plastico, metal, etc) desde que não seja maior que 100ml, e geralmente eles não implicam com aerosois pequenos, mas é contra as regras, então melhor evitar pra não correr o risco de ser confiscado.

      Responder
  33. Gabi - 28/01/13 - 14h39

    Este post é um pouquinho antigo mas queria saber se vc pode me ajudar.
    Vou para a Europa em breve e quero comprar dois perfumes lá (não vou comprar no free shop na volta), cada um tem 100ml. Tem problema trazer os dois na bagagem de mão? Tem que colocar no saco transparente ou posso deixar as embalagens fechadas?
    Obrigada, o blog é ótimo, tem me ajudado mto.

    Responder
    • Adriana Miller - 28/01/13 - 14h43

      Se os frascos forem de até 100ml vc pode trazer os dois na mala – fora da embalagem original (caixa) e desde que ambos caibam dentro do saquinho transparente do aeroporto (se a embalagem for muito grandona – mesmo com menos de 100ml – e os frascos nao couberem no saquinho, melhor envia-los na mala despachada.

      Responder
  34. […] Um dos procedimentos mais óbvios pra quem viaja muito, também é uma das maiores duvidas dos viajantes: afinal quais são as regras para levar líquidos na mala de mão? […]

    Responder
  35. […] afins passam por raio-x e detector de metais. A grande vantagem é que por ser um trem, você pode levar quantos litros de liquidos quanto quiser em suas malas. Isso vale pra itens de necessaire, mas também pra vinhos, comidas e […]

    Responder
  36. Vera Lucia - 15/07/13 - 15h14

    Ótimas dicas,irei para o exterior em outubro e não tinha ideia de não podia levar esses materiais em bolsa de mão.Eu ia colocar tudo na frasqueira.
    Obrigada!

    Responder
  37. Luiz - 20/07/13 - 23h28

    Estava procurando detalhes dos sacos plásticos que vedam, já que só fala sobre isso genericamente nas normas. Encontrei as melhores informações aqui. Obrigado!!

    Responder
  38. MARIANO - 17/08/13 - 02h24

    O saquinho é obrigado a ter 20×20? ou pode ser qualquer medida que não ultrapasse 1litro?

    Responder
    • Adriana Miller - 17/08/13 - 09h10

      Não posso confirmar… apenas sigo as instruções fornecidas pelos aeroportos…

      Responder
  39. juliana - 14/10/13 - 04h59

    Acho que você não irá responder,mas gostaria de saber se posso levar qualquer quantidade de liquidos na minha mala que sera despachada, preciso colocar os frascos em pacotes transparentes?

    Responder
    • Adriana Miller - 14/10/13 - 10h13

      Claro que respondo! :-)
      Na sua mala despachada voce pode levar quanto quiser de liquidos, em suas em balagens originais!

      Responder
  40. yoma correia - 23/01/14 - 17h04

    ola tenho uma duvida, eu sou manicure, faço unhas de gel, e moro e Portugal estou pretendendo ir para o brasil sera!! que eu consigo levar meus material para o brasil???

    Responder
  41. Jeane - 08/05/14 - 13h11

    Oi Dri, estou indo de férias ao Brasil pela TAP,minha dúvida é que comprei roupas pra de presente, souvenir, e minha cunhada me pediu uns cremes ati idade, quero saber se vou ter problemas com isso? Obrigada.

    Responder
    • Adriana Miller - 08/05/14 - 13h24

      Em relacao aos liquidos, se eles estiverem na sua mala despachada, nao terao problema algum.
      Todo e qualquer “liquido” (incluindo, cremes, gel, pasta, etc) na mala de mao deve estar em embalagens menores de 100ml, e num saco plastico tipo Zip.

      Responder
  42. Neuza - 29/07/14 - 22h27

    Muito úteis as informações!!! Mas ainda fiquei com uma dúvida: só é permitido levar (mala despachada) o ÁLCOOL EM GEL ou o álcool normal (líquido) é permitido? Pretendia levar uns 30 ml. (do normal) na mala despachada, numa embalagem em spray. É permitido? Obrigada!

    Responder
  43. Neuza - 01/08/14 - 18h50

    Ops, desculpe, foi falta de atenção!

    Responder
  44. Tábatha - 10/11/14 - 17h01

    Olá Adriana, uma dúvida. Eu posso levar aerosóis na mala despachada? (Sprays de cabelo, unhas, etc) Se sim, tem alguma quantidade máxima? E quanto a cigarro você sabe a quantidade que pode levar?

    Responder
  45. Jéssica - 19/12/14 - 22h05

    Alguém pode me ajudar? Queria saber se é permitido levar prancha de cabelo na mala de mão em vôos low cost. Obrigada!!!!

    Responder
  46. gislene - 27/11/15 - 20h32

    gostaria de saber se é permitido levar 4 litros de líquido para escova progressiva do BR para Espanha?¿ Alguém pode me ajudar respondendo

    Responder
  47. Adriana - 09/05/16 - 01h17

    Olá Dri, adoro suas dicas! Gostaria de perguntar sobre a Tailandia. Posso despachar shampoo na mala? É possível comprar shampoos e trazer ao Brasil? bjos

    Responder
  48. Cristiane Ghisleni - 26/07/16 - 03h37

    Oi Dri!
    Estou com uma dúvida: pó compacto entra na restrição? Precisa estar acondicionado em saquinho transparente?
    Obrigada!

    Responder
    • Adriana Miller - 26/07/16 - 08h46

      Não, pó compacto não é liquido, então não conta nessa “alíquota” de líquidos na mala de mão.

      Responder