13 Mar 2011
11 comentários

Ljubljana

Dicas de Viagens, Eslovenia

Ljubljana é a capital da Eslovenia e a porta de entrada do pais pra quem chega de avião. Ainda que acidade não seja a principal atração do pais, Ljubljana sem duvida, vale a parada.

Você não vai precisar de muito tempo pra conhecer a cidade, mas garanto que vai gostar doque vai ver.

No nosso caso, escolhemos Eslovenia jutamente porque queriamos um fim de semana tranquilo… romantico até! Ljubljana não vai roubar o posto de cidade mais romantica do mundo nem tão cedo, mas ainda assim a cidade praticamente tem esse significado literal.

Aparentemente, Ljub é derivado da palavra Alemã Liebe, que significa amor. E os casais estão por todos os lados, seja nos cadeados na ponte com juras de amor eterno (os casais prendem os cadeados na ponte e jogam a chave nas aguas do rio), a Igreja principal cor de rosa, e a arquitetura super detalhada, que exige que o turista não passe desavisado, olhe pro ceu e admire a cidade em seus minimos detalhes.

O castelo medieval no topo da colina no ponto mais alto da cidade, lembra imediatemente historias de princesas e principes heróicos, sob ameaça dos muitos dragões que decoram a cidade.

Os principais são os 4 dragões (e varios mini dragõeszinhos) que guardam a ponte Zmajski Most, que foi uma das primeiras estruturas de ferro maçico construida na Europa, em 1901 para comemorar o o 40º Jubilee do Imperador Austro-Hungaro (que dominava a região na epoca), e que tem os 4 dragões que guardam a entrada e saida  da cidade.

Diz a lenda local que sempre que uma virgem passava pela ponte, os dragões balançavam sua cauda.

Mas a principal ponte a cruzar o rio Ljubljanica é a Tromostovje, a ponte tripla de arte barroca, com arquitetura inspirada nas pontes e predios de Viena e Praga, e que fica exatamente em frente a catedral Franciskanska Cerkev, que é a igreja cor de rosa, e cartão postal da cidade.

No alto de tudo esta o Ljubljanski Grad, o castelo medieval que já foi sede do governo, prisão e hoje em dia funciona como museu e pracinha, com restaurantes e cafés bem simpaticos e com otimas vistas da cidade e dos Alpes (em dias claros).

Mas oque eu achei mais legal na cidade foi a mistura de influencias. Aquela coisa Eslava do leste Europeu, ao mesmo tempo que vc tem um clima Mediterraneo com areas Alpinos. A lingua complicada cheia de acentos em Ss e Zs, mas voce jura que esta na Italia!

Nos tentamos e tentamos achar um restaurante de comida tipica Eslovenia, e tudo que achamos foram pratos italianos e pizzas de morrer!! (acabamos comendo DUAS vezes na pizzaria Ljubljanski Dvor, que tem nada menos que 100 tipos de pizza no menu, com uma media de preços de 6 Euros!)

Ljubljana me lembrou uma cidade que seria uma mistura de Bratislava com Praga. Ao mesmo tempo que é uma cidade pequena, sem grandes atrativos (como Bratislava), é daquelas cidades em que a beleza esta nos detalhes (cmo Praga), e a cada esquina é uma praça, uma estatua, uma porta trabalhada, ou uma varanda cheia de detalhes…

Definitivamente 1 dia foi mais que suficiente pra conhecer a cidade, que acaou nos servindo como base pra conhcer outras partes do pais.

 

Adriana Miller
Siga me!

Adriana Miller

Sobre a Autora at Dri EveryWhere
Adriana Miller, Carioca. Profissional de Recursos Humanos Internacional, casada e mãe da Isabella e do Oliver.
Atualmente morando em Denver, Colorado, nos EUA, mas sempre dando umas voltinhas por ai.
Viajante incansável e apaixonada por fotografia e historia.
Adriana Miller
Siga me!

Latest posts by Adriana Miller (see all)

Adriana Miller
11 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
11 comentários
  1. Mariana Ribeiro - 13/03/11 - 12h42

    Dri, linda cidade, amei conhecer! E curiosidade.. vocês colocaram um cadeado lá também? Beijos!

    Responder
  2. Conexão Paris - 13/03/11 - 16h59

    Citaram seu blog no Conexão Paris. Prazer em conhece-la. Gostei do Dri Everywhere.
    Abraços
    Lina

    Responder
    • Adriana - 13/03/11 - 21h57

      Que honra! Seja bem vinda Lina!

      Responder
  3. Lu - 13/03/11 - 18h07

    Lina,

    Vc acabou de descobrir um dos melhores blog que conheço, juntamente com Conexão Paris. Ambos absolutamente necessários e complementares. Não perco nenhum post dos 2!

    Dri, eu como sempre “viajando” junto com vc! Indico seu blog a todos que conheço, adoro a forma como vc escreve e a sua história de vida!

    Bjos

    Responder
    • Adriana - 13/03/11 - 21h56

      Que legal!! Muito obrigada Lu!!

      Responder
  4. myiska - 13/03/11 - 23h04

    Oi

    Blog citado no Conexão Paris – tb mto bom – mas sou addict mmo neste.
    Mto linda c esta roupa, adoro os óculos escuros q usa.

    Abçs

    Responder
    • Adriana - 14/03/11 - 09h46

      Obrigada Myska!

      Responder
  5. Henrique - 14/03/11 - 02h57

    Oi Dri,

    o post tá ótimo e vim fazer uma consulta, mas após lê-lo resolvi fazer duas…
    Tenho vontade de ir a Croácia, mas a Eslovenia é tão pertinho e pelos seus post… Acha que dá pra combinaros dois países?

    De qualquer forma, preciso perguntar: meu próximo destino é a Espanha: basicamente 6 noites em Madrid e algumas em Barcelona. Li o seu post de cidades satelites, no entorno de Madrid, mas como tenho muitas dúvidas:
    – Dessas seis noites poderia destacar 2 noites para rodar de carro e ir à duas cidades: segovia, e Salamanca, p.e.? Ou muito curto?

    Bjs

    Responder
    • Adriana - 14/03/11 - 09h44

      OI Henrique, eh verdade os dois paises sao bem pertinho, mas na verdade as cidades sao longe umas das outras, e por causa da geografica da Croacia, pelo que ja ouvi falar, viajar la dentro eh bem dificil. Mas daria pra combinar Ljubljana com Zagreb, por exemplo – ai eh saber se vale a pena ir ate Zagreb…. O bom da Croacia eh a costa, e as cidades e ilhas do sul do pais (Split, Dubrovnik), que ficam bem contra mao a partir de Ljubljana. mas pra falar a verdade, nunca investiguei em detalhe esse tipo de viagem…

      Quanto a pergunta sobre a Espanha, eu acho que 6 noites em madrid eh ate demais, entao seria mesmo otimo se vc pudesse viajar pra outras areas. Quanto a juntar Segovia e Salamanca, nao me lembro se elas estao geograficamente “pro memso lado” da Madrid… Sei que Salamanca fica pro Oeste de Madrid (na direcao da fronteira com Portugal), mas nao lembro a direcao de Segovia. Se as cidades estiverem em direcoes contrarias, por causa da maneira que as estradas sao organizadas na Espanha (Madrid eh o “ponto zero” do pais, entao caso vc queria visitar uma cidade no leste e outra no oeste, vc tera que obrigatoriamente passar de novo por madrid, oque atrapalha os planos de fazer duas cidades num mesmo “pacote”.

      Responder
  6. Zarela Díaz - 12/02/15 - 18h22

    Vale a pena, sim, conhecer Zagreb, e também Zadar, com seu órgão marítimo. Hvar também é uma ilha paradisíaca, imperdível. Pena que não deu para conhecer Dubrovnick. Mas fiz tranquilamente essas cidades (inclusive Split) andando de ônibus e curtindo cada uma.

    Responder
  7. Laiz - 05/06/15 - 01h31

    Vou passar 3 dias na Eslovenia, vindo de Zagreb e indo para Frankfurt. Estou na dúvida se passo as tres noites em Ljibljana – fazendo bate e volta para Bled num dos dias – ou se vale a pena dormir em Bled uma noite. Chegarei de trem vindo de Zagreb. Mas nao sei qual a melhor forma de ir para Frankfurt, se de Bled por trem ou Ljibljana, voando. O que voce me aconselha? obrigada

    Responder