01
Apr
2011
London Underground: Absolutamente TUDO que você precisa saber sobre o metro de Londres!
Escrito por Adriana Miller

Eu estou enrrolando meses pra fazer esse post, e sei que sempre é uma das principais duvidas que assolam quem vem pra Londres pela primeira vez.

O sistema de transporte é otimo, eficiente e te levará a cada canto da cidade. Mas por isso mesmo é complexo e pode ser extramamente confuso de pegar a manha!

E já aviso que o post vai ser longo… Vou tentar ser o mais detalhada e completa possivel, com fotos do passo a passo e no final de tudo tem até um filiminho com um “tutorial” de como pegar o metro em Londres!

- Oyster Card ou Travel Card?

As opções são mesmo muitas, e pode ser confuso decidir qual o melhor ticket pra sua situação. Alem disso, ha uns anos atras o Transport for London introduziu o Oyster Card que é um cartãozinho magnetico, que agilizou bastante as filas no horario de rush, mas tambem trouxe muitas vantagens pra moradores e turistas.

Oque muita gente não sabe é que voce também pode comprar um travelcard com seu Oyster, que fica bem mais pratico!

Então os tipos de passagems são: Travelcard de 1 dia, 7 dias, Return ticket e Single Fare, e isso sem falar nas diferenças entre as zonas!

E pra quem vai ficar aqui por muito tempo mesmo, ainda tem os Travelcards mensais, e até mesmo anuais!

Por regra, quanto mais longo for o periodo do seu Travelcard, mais barato cada viagem individual será, mas são as zonas cruzadas em seu trajeto que vão decidir o preço final.

Londres tem cerca de 9 zonas, mas para quem vem fazer turismo, como já comentei em outros posts, todas as atrações turisticas ficam na zona 1 ou 2, assim tambem como a grande maioria dos hoteis, teatros, e etc.

Mas não esqueça que o aeroporto de Heathrow, que é o principal do pais, e onde a maioria dos voos internacionais chegam/saem fica na zona 6 – então cuidado pra não acabar comprando um travelcard de 6 zonas, que será carissimo, sendo que voce provavelmente só vai usar a zona 1 e 2.

Pra evitar esse custo adicional voce tem duas opções: a mais facil é comprar uma passagem de ida do aeroporto até seu hotel (que provavelmente sera na zona 1 ou 2), e deixar pra comprar seu travelcard quando voce chegar na estação de metro proxima ao seu hotel. Ou então, ir no Ticket Desk da estação do aeroporto e pedir exatamente oque voce quer.

Mas o dificil mesmo é saber qual o ticket certo pra sua situação. E isso é facilmente solucionado com matematica.

O Travelcard de 7 dias sempre vai valer a pena se voce vai ficar 4 ou mais dias na cidade.

Essa tabelinha abaixo, disponibilizada pelo site do Transport for London mostra todos os valores das passagens de acordo com a duraçnao, o tipo, e as zonas percorridas.

As passagens em “Cash” são aquelas que voce chega na hora, na maquininha ou no ticket desk e compra um Single Fare (passagem singular) na hora. Essa passagem unica, vai te custar £4.

Mas se voce sabe que voce vai e voltar de algum lugar, entao um Return Fare, ou Day Pass custa 8 libras. Apesar de custar a mesma coisa, um Day Pass te da liberdade total de usar o sistema de transporte de Londres quantas vezes vc wuiser durante aquele dia.

Então se voce for passar 3 dias em Londres, a cada dia de manha, va na estação e compre o seu passe do dia. Vai custar 8 libras por dia (£6.60 nos fins de semana, que são considerados off-peak, pois não são horario de rush), num total de 24 Libras.

(Os horarios de rush são entre as 5 da manha e as 9:30 da manha)

Mas tudo muda se voce for ficar 4 ou mais dias na cidade, e nesse caso, oque vale a pena mesmo é o Travelcard de 7 dias.

O Travelcard de 7 dias custa £27.60 Libras e e dará acesso completissimo a todo sistema de transporte de Londres. E isso significa quantas vezes quiser e precisar, sem limites, nos onibus, DLR (metro de supercicie), e metro.

E onde o Oyster Card entra nisso tudo?

O Oyster é um cartão eletronico que te oferece mais flexibilidade, além de ser mais pratico doque o cartão de papel.

Com ele voce pode carregar seu passe pela internet, voce passa com mais rapidez pelas catracas da estação, e pode deicir quanto quer gastar em transporte.

Eu por exemplo, uso pouquissimo metro no dia a dia. Eu uso trem pra trabalhar, e vou a pé a quase todos os lugares em Londres.

Então o Oyster me permite usar o sistema “Pay as you go” (Uma tradução meio tosca seria “pague a medida que voce usa”) onde e quando preciso.

Com o Oyster cada viagem individual sai muuuuito mais barato , caindo de £4 para £1,90, e o mais legal é que o Oyster tem um “Cap” (teto de uso) que delimita que mesmo que voce use seu Osyter inumeras vezes por dia, voce nunca será cobrado mais que 8 Libras, que é o preço do passe diario.

Então o Oyster é uma otima vantagem pra quem vem ficar poucos dias na cidade e sabe que vai andar pouco de transporte publico – seja porque voce gosta de explorar a cidade a pé, ou esta super bem hospedado e pode chagar a pé em tudo quanto é canto. Assim voce pode ir colocando quantas libras quiser de credito e ir usando aos poucos. Se seu dinheiro acabar, basta colocar mais na maquininha.

Cada vez que voce tocar seu Oyster na catraca da estação seu credito vai aparecer o visor, te mostrando quanto foi descontado (que pode variar de acordo com qual estação voce entrou ou saiu) e seu credito final. Então é bem facil saber quanto dinheiro voce ainda tem no seu Oyster.

E pra comprar o Oyster tambem é facil. O cartãzinho custa £5 e é reembolsavel (voce pode devolver na estação no final da sua viagem e pegar seu dinheiro de volta), e pode ser comprado direto nas maquininhas ou no Ticket Desk de qualquer estação de metro. O Oyster card também pode ser comprado em varias bancas de jornal, mercadinhos, lojas de souvenier, etc espalhados pela cidade.

Mas a dica/truque é ir direto no guichê da estação e comprar seu Travelcard direto no Oystercard, e assim o preço do Oyster já vem incluido e voce não precisa pagar a mais!

Voce pode comprar sue Travelcard ou Oyster com moedas, dinheiro cartão de debito ou credito, e as maquininhas da estaçnao sempre vão indicar que forma de pagamento aceitam. Na duvida, basta ir diretamente no guichê.

- Mas e como sei qual minha estação de metro ou zona? Journey Planner!

Uma das melhores ferramentas oferecidas pelo Transport for London para moradores e turistas é o site (ou App, se vc tiver um Smart Phone) é o Journey Planner que calcula distancias, tempo de deslocamento e te diz exatamente como chegar de um ponto A ao ponto B em Londres!

Voce pode procurar por exemplo pela estaçnao de trem, metro ou onibus, o pelo endereço do hotel ou do restaurante onde voce quer ir.

O sistema calcula exatamente as melhores rotas pra chegar até lá, te avisa de possiveis interrupções nas linhas de metro, ou ruas fechadas por obras (que afetam os onibus) e te dá algumas opções.

E quando voce clica no mapinha, tem uma outra ferramenta chamada “Wizard” que é interativa e mostra todo trajeto sugerido, onde trocar de linha, por onde andar, etc.

É otimo e eu nunca saio de casa sem consultar o Journey Planner!

- Minda The Gap: as regras de uso do metro.

Alem da parte mais “teorica” sobre como usar o metro, tem toda a parte sub-entendida, e as regrinhas que todo mundo que mora aqui conhece que aprende a incorporar rapidinho, e geralmente são esses pequenos detalhes que identificam quem são os moradores e os turistas perdidos pela cidade!

A primeira regra é: tenha pressa! O Londrino é um ser apressado, estão sempre correndo de um lado pro outro, e se irritam se alguém impacar na frente deles.

Sempre tenha seu Travelcard ou Oyster pronto pra passar na catraca (quer irritar um Londrino? Resolve procurar o Oyster no fundo da bolsa já na boca da entrada da catraca! Vão te atropelar!), e passe rapido e decididamente!

Ande pela esquerda, para na direita. Essa é a principal regra do metro de Londres! Voce esta com pressa e quer subir ou descer as escadas rolantes andando? Então fique na “faixa” da esquerda. Cansou, e quer ficar no seu canto até chegar lá em cima? Se parar nas escadas rolantes, fique SEMPRE no lado direito!

E pode ter certeza absoluta que se voce quebrar essa regra, alguem vai te cutucar nas costas e mandar voce andar mais rapido ou sair da frente!

Os trens e tuneis do metro de Londres são antigos e consequentemente pequenos, oque significa que quase sempre estão lotados. Quando chegar sua vez de entrar no metro, deixe as portas desobistruidas, para que quem esta dentro possa sair primeiro, e então voce pode entrar.

E quando voce finalmente entrar no vagão, não empaque na porta, vai direto pro meio do carro, e deixe a passagem livre (se o carro estiver vazio, sente e não se preocupe mais).

- Sinalizações

As estações de metro em Londres são super bem sinalizadas, tanto fora quanto dentro da estação.

Todas as estações tem mapas com todas as zonas e estações de metro, mapas da area (não sabe que saida pegar pra chegar na loja que esta procurando? De uma olhadinha no mapa) e mapas e listagem dos onibus que passam pela região.

Dentro dos vagões também sempre tem mapas e listagens de estações e linhas, então é impossivel ficar perdido!

Mas se por acaso voce se sentir perdido, basta pedir ajuda a qualquer funcionario do metro. Por incrivel que pareça, todos snao super simpaticos e sempre prestativos!

Eu sei que o post ficou gigantesco, mas no outro dia estava no metro e resolvi fazer um filminho! Mostrando todo passo a passo de como usar o metro, quase um turorial, e consegui cobrir quase tudo que falei no post.

Mas ja aviso, o filme foi feito com o iPhone e muito na moita, pra não levar bronca dos guardinhas, então só quando fui editar tudo é que me dei conta de quanto esse video esta chaqualhado, e juro que fiquei até meio enjoada só de assistir! hahahahahah

Mas ficou bem legal pra ilustrar como é o metro por dentro, como usar a maquininha pra carregar o Oyster card, como comprar seu Oyster, as escadas, os mapas, etc.

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Siga me!

Adriana Miller

Sobre a Autora at Dri EveryWhere
Adriana Miller, 34 anos, Carioca. Economista e profissional de Recursos Humanos Internacional, casada e mãe da Isabella.
Atualmente morando em Londres na Inglaterra, mas sempre dando umas voltinhas por ai.
Viajante incansável e apaixonada por fotografia e historia.
Siga me!
Categorias: Conhecendo Londres, Inglaterra, T.V. EveryWhere, Transporte, Viagens
133

133 Comentários em:
"London Underground: Absolutamente TUDO que você precisa saber sobre o metro de Londres!"

  1. karine - 01/04/2011

    O post está fantástico!!
    Só tenho uma observação, o off-peak é o horário depois das 9:30 da manhã até 4:30 da manhã do dia seguinte durante a semana, e o dia inteiro nos fins de semana e feriados. Então como a maioria dos turistas raramente saem antes das 9 dá para pedir um day travelcard que vai custar 6.60 libras. E se tiver o Oyster card e usar depois das 9:30 até as 4:30 do dia seguinte só vão cobrar 6.60.

    Da última vez que estive em Londres o homem do ticket desk foi super simpático e fez uma matemática para eu pagar menos num ticket indo do aeroporto para zona 2 e um day travelcard.

    • Adriana - 01/04/2011

      Isso mesmo!
      Por isso eu sempre digo, na duvida, fale com os funcionarios do metro! Todos sao incrivelmente pacientes, simpaticos e didaticos!

      • rafael diniz - 10/04/2011

        ola adriana!!adorei o post ,foi mais util que meia duzia de guias que já comprei para minha primeira viagem para londres.
        Li no site days out guide que comprando o travelcard ,de papel, em estaçoes de trem vc consegue descontos 2for1 para muitas atraçoes em londres.É só imprimir os cupons para obter o desconto.Vc já ouviu algo a respeito?será que funciona?
        alias, aproveito para agradecer pelo seu post sobre hospedagem.Fiz reservas no travelodge southwark 6 meses antes e consegui diaris de casal em julho por 32 libras!!comece a vender conteudo como faz o lonely planet menina!!;)

        abraços de mais um assíduo leitor!!!

  2. Fabricio - 01/04/2011

    Muito legal esse vídeo sobre o transporte público de Londres.
    Um fato engraçado nessa história toda é quando pessoas acabam tendo seus acessórios – mochila, bolsa, mala, etc – presos nas catracas, que abrem e fecham rapidamente.

    • Adriana - 01/04/2011

      Verdade! Eu sempre me “engancho” com o casaco!

  3. Solange Magalhães - 01/04/2011

    Conheci hoje o seu blog através de um link em outro blog e achei maravilhoso!!!!
    Muito legal mesmo!!!
    Parabéns pelo seu trabalho.

  4. Claudinha - 01/04/2011

    Olá Dri, estou com a viagem marcada para Londres no final desse mês e hoje encontrei o seu site e estou adorando as dicas, os restaurantes os lugares, as compras, TUDO! O seu site é super completo, você está de Parabéns! Estou anotando todas as dicas. E estou ficando muito ansiosa, doida para o dia da viagem chegar logo. Vou aproveitar para te perguntar umas coisinhas :
    No final do mês de abril ainda vai estar frio ?
    Sobre alguns lugares como London Eye, Torre de Londres, você acha que devemos comprar os ingressos antes pelo site, ou existe alguma maneira de comprarmos pelo Hotel, para não enfrentarmos filas? Obrigada pelas dicas e Parabéns pelo lindo site. Bjs Claudinha

    • Adriana - 01/04/2011

      Vamos laH
      Sim, abril ainda vai fazer frio. Voce ate pode dar um ou dois dias de sorte, mas abril sempre faz frio.
      Eh impossivel evitar filas nas atracoes de Londres… todas sao sempre lotadas, qualquer dia e qualquer hora do ano!
      Eu recomendaria nao comprar nada adiantado (eh sempre lotado, mas nunca “esgota”) pois assim vc tera mais flexibilidade. Ai se no dia que vc tinha planejado ir na London Eye esta super nublado e com fog, voce pode mudar seus planos e resover fazer alguma cosia diferente, como um museu ou a Torre de Londres, que sao fechados.

  5. Beatriz - 01/04/2011

    MUITO bom mesmo!
    Não posso reclamar do metrô em SP, mas garanto que se as pessoas fossem tão organizadas como ai o serviço seria mil vezes melhor!

    • Adriana - 01/04/2011

      Realmente so acho que o metro de Londres eh tao eficiente porque (como regra geral) as pessoas respeitam as regras (as oficiais e nao oficiais principalmente), e ainda mais que isso, os Londrinos sao cara de pau, gostam de seguir regras e tem pouca tolerancia com quem as quebra. Entao tudo vai fluindo mais ou menos numa teoria do caos que da certo!

  6. K - 01/04/2011

    To adorando essa ideia dos vídeos!! Adoro seus textos!
    bjs

    • Adriana - 01/04/2011

      Tambem to adorando!
      Nao sei porque ficava tao travada por tantos anos! Agora virao mais e mais videos, pode deixar!

  7. Daiane Tozzi - 01/04/2011

    Este é o melhor blog do mundo.

    • Adriana - 01/04/2011

      Ah…. obrigada!

  8. Nadja Barros - 01/04/2011

    Adriana, abri a janela e fiquei olhando pra tela em branco.
    “E agora, digo o que mesmo?”

    A resposta está no coment acima!! É sim, sem duvida, um dos melhores blogs que já encontrei pela net! E olha que não dá pra ‘classificar’ como blog de ….., é assim, de um tudo e um pouco mais, de sentar e ler até começar a lutar com o sono da madrugada. Tem sido assim há 3 dias (meus filhos q estão pagando com meu sono e mau humor durante o dia, credo!).

    Vamos resumir: fantástico!!! Como são as coisas simples da vida! Escrita irretocável, sincera, alegre, envolvente e fluida.

    Achei: SERENDIPITY!!! É o que seu blog é!

    Parabéns e obrigada por este blog fantástico! Lógico, fui te catar no ‘tuí’, virei fã de carteirinha!

    Bjs, Nadja

    • Adriana - 01/04/2011

      :-)
      Que comentario engracado! Agora fiquei com pena dos seus filhos… heheheh
      Avisa pra eles que nao faco por mal! :-)

      Que bom que voce gostou! Muito obrigada pelos elogios!

  9. beth - 01/04/2011

    vc se supera em cada post!!!
    parabéns pela riquesa de detalhes e ainda nos deu um mega presente esse video heheheheh (aliás está cada vez melhor seus videos)…
    sempre nos ajudando nos pequenos detalhes ehehhehe
    bjinhus

  10. Marília - 01/04/2011

    Nossa estou simplesmente encantada com seu blog e super feliz de o ter encontrado! E olha que ainda não li nada direito, só passei os olhos, o que foi suficiente pra perceber que seu blog vai me ajudar e muito. Tenho duas coisas pra dizer: parabéns e obrigada! :)

  11. Raquel Gilkes - 01/04/2011

    Adriana,
    Post excelente.. sempre qdo me pergunta sobre o tube eu dou dicas mas nao sei ser tao detalhista e perfeita assim..
    Estou de mundança como o meu marido para Londres. Ele e de Banbury, mas agora estamos no Brasil.. queria saber como obter o passe mensal, na verdade e se residentes tem direito ao passe mensal ou tem algum desconto.. Tenho a intenção de fazer college e depois uni. Estudante tem direito ao Oister pgando menos? Vc sabe alguma coisa sobre isso?
    Obrigada e parabens pelo blog. Um sonho, tem uns 3 meses que estou lendo e me deliciando com tudo..

    • Adriana - 01/04/2011

      Voce pode comprar o passe mensal direto em qualquer maquina ou guiche da estacao.
      Quanto ao passe de estudantes, voce pode se registrar no site do Transport of London (eh um tipo de Oyster diferente), mas soh eh valido para estudantes menores de 17 anos (17 anos e 364 dias de vida), que usam transporte publico pra ir e voltar da escola. Acima dos 18 anos todos pagam preco de adulto.
      Se nao me engano, as regras para passe mensal ( e anual) para trens (que nao inclui metro) eh diferente e eles consideram estudantes tambem ate os 25 anos, se vc for residente e estudar numa universidade Londrina.

  12. Flávia - 01/04/2011

    Menina, fico boba com sua disposição e boa vontade em ajudar o povo! Por isso o seu blog faz tanto sucesso!
    Tava lendo os comentários dos invejosos no VnV e quis vir aqui te falar uma coisa: não muda nada no seu jeito de “falar” aqui não. Seu blog é bom justamente porque vc não é uma turista profissional (nada contra a categoria, também acompanho e adoro esse tipo de blog/site), mas o seu diferencial é a não obrigatoriedade de ficar focando apenas no lado prático das coisas, etc, etc. Vc dá dicas incríveis, mas também mostra a visão mais pessoal de um viajante descompromissado que quer conhecer, se divertir, aproveitar… É como se fosse a gente viajando! E continue a falar sobre os outros assuntos também e não apenas de viagens (como foi sugerido lá). Te “visito” há algum tempo e aposto que, como eu, muitas pessoas também gostam de ler sobre seus perrengues, trabalho, estudo, decoração, culinária e tudo mais. Vida longa ao Drieverywhere!

    • Adriana - 01/04/2011

      Pode deixar que isso nao muda nao!
      Isso eh justamente oque mais gosto de blogs, seja qual for o “assunto” – eh conhecer quem esta do outro lado da tela, criar essa empatia e se identificar com oque oque o blogueiro tem a falar. Quantos blogs eu leio e adoro, mesmoq ue o “assunto” principal nao me interesse tanto, mas continuo seguindo pois “vou com a cara” do blogueiro. Enquanto que outros tantos blogues e sites sao tao ricos tecnicamente e tao “focados” num assunto (que segundo o troll do VnV eh meu maior problema), mas blogueiro por tras da tela nao me passa nenhuma empatia, nao temos anada a ver e a leitura nao se torna cativante.
      Entao acho que fica dificil gostar do meu blog sem “ir com a minha cara”, e eh por isso mesmo que eu gosto de blogar.
      Eu brinco dizendo que sou “utilidade publica”, mas no fundo oque eu gosto mesmo eh de registrar minha vida!
      Falar sobre viagens eh mais doque descrever os servicos do hotel, ou falar sobre o preco da passagem de metro, e sim registrar como eh meu dia a dia, mostrar como EU uso o metro e afins.
      Perfeito nao eh (nem tento ser), mas eu adoro e me divirto! :-)

  13. Bé - 01/04/2011

    Dri,

    Sempre 5 estrelas! Óptimo post sobre o metro. Estou a ficar tão mal (bem) habituada!

    Quando fui a London era sobre o que tinha mais dúvidas. Mas correu tudo bem com o Travelcard (minha opção para usar os descontos 2 por um), e as indicações e organização no metro são otimas.

    Bjos

    • Adriana - 01/04/2011

      Boa ideia de post heim Be?!
      Qualquer dia desses vou falar do 2 for 1!

  14. Celina - 01/04/2011

    Olá Adriana, faz tempo que não passo por aqui, andei viajando e estou em Londres agora, e como a Flávia, ontem vi o tititi sobre o seu blog, lá no VnV e lógico, o Riq matou a charada da mega invejosa (deve mulher, hahaha!)que fez vários comentários sob nicks diferentes (todos como o mesmo IP) mas deixando transparecer o tamanho da inveja. Repito aqui o que comentei lá, seu blog é uma gracinha! E agora com vídeos, uau!
    Agora cá entre nós, eu tentei e fotografei varias x o metrô para um post lá no MALA, mas eu morro de medo dos guardinhas também. Esse post foi um feito (quem conhece sabe como eles não gostam nenhum pouco de fotos dentro do metro). Adorei!

    • Adriana - 01/04/2011

      Por isso algumas fotos estao tremidas e o video estao tao chaqualhante! Tive que ser muito NINJA pra conseguir fazer esse video! hahhaa

  15. Luciana - 01/04/2011

    Obrigada Dri!

    Gostei muito deste post e do vídeo demostrando o passo a passo (mesmo com toda a tremedeira rs). Como moro em Salvador-Bahia e aqui ainda não tem metrô ( um atraso de vida!!!), só tenho experiência com o dito cujo quando viajo e suas informações são preciosas pra quem não é muito habituada. Vendo a organização Londrina da forma como você mostrou, tudo parece bem mais fácil. Bj!

  16. Luciana - 01/04/2011

    Obrigada Dri!

    Gostei muito deste post mesmo com toda a temedeira rs. Como moro em Salvador-Bahia e aqui ainda não tem metrô( mil vez um atraso de vida!!!), só tenho experiência com o dito cujo quando viajo. Da maneira como expôs ficou muito mais fácil entender a organização Londrina e também muito mais tranquilizador pra quem viaja e não é muito habituado com esse tipo de trasporte público. Valeu pelos comentários. Bj!

  17. Nathalia Tosto - 01/04/2011

    Mais detalhado impossível!
    Arrasou..

    Beijos

  18. Jackie - 01/04/2011

    Ri da parte em que vc fala: entre e vá pro centro do carro, saia da porta pras pessoas saírem rsrsrs

    Pq parece tão óbvio mas as pessoas nã fazem , né? Aqui no Rio o que mais odeio é qd quer sair e as pessoas me empurram pra dentro de novo rsrs

    Ótimo post, vou passar o link pra quem estiver indo a London =)
    bjs,

    • Adriana - 02/04/2011

      Pois é! To tao acostumada com essas “regrinhas” do metro em Londres, e como tudo funciona tão mais facil por causa de coisas tão simples, que quando vou a outros paises não entendo porque as pessoas empacam na escada rolante, porque bloqueiam as portas, porque nao deixam quem ta dentro sair primeiro antes de entrar…
      E tão simples….

  19. Izabela - 01/04/2011

    Amei o vídeo! Me deu até saudades do metrô.
    Bjos

  20. Thais Mittmann - 01/04/2011

    Ótimo post, Adriana!

    Só quero deixar registrado que embora os londrinos percam a paciência com os “lengas-lengas” da vida, eu e minha mala temos muito a agradecer aos vários londrinos que ofereceram uma ajudinha! Quando eles te vêem no perrengue, eles ajudam! Vários se oferecendo para ajudar a carregar a mala pesada. Nunca vi isso no metro do Rio. Beijos

    • Adriana - 02/04/2011

      Verdade!
      Os Londrinos (e Ingleses em geral) sao super simpaticos e solicitos! Essa coisa de que Ingles é frio e fechado é meio lenda…
      Carrinho de bebe, mala, sacolas… seja oque for, sempre tem alguem oferecendo ajuda nas escadarias interminaveis!

  21. José Vicente - 01/04/2011

    Dri,

    fiquei com dúvida quanto ao seguinte ponto:

    “Mas a dica/truque é ir direto no guichê da estação e comprar seu Travelcard direto no Oystercard, e assim o preço do Oyster já vem incluido e voce não precisa pagar a mais!”

    Isso significa que eu posso comprar um 7 days travelcard por 27,60 pounds junto com a compra do Oyster e aí não pago os 5 pounds do cartão?

    No mais, teu blog é só o máximo !!

    • Adriana - 02/04/2011

      Isso mesmo!!

  22. Linda Viana - 01/04/2011

    Post excelente! Estou adorando seus vídeos! Beijos, Adriana.

  23. Claudia Maria - 02/04/2011

    Adriana, ótimas dicas e fazem muuuuuuuuuita falta pro turista. Quando estive em Londres fui comprar ticket pra metrô num local próximo ao hotel (tipo loja de conveniência) e o dono começou a enrolar e queria vender um que cobria tooodas as áreas, eu sem entender nada de áreas já ía comprando (e achando caroooo) quando um estudante atrás de mim na fila disse que era besteira, que eu só usaria o das área 1 e 2, etc (por incrível coincidência ele era portugues!) o cara da loja então disse que não tinha o das áreas 1 e 2(com cara de poucos amigos,rsrsrs). Fomos então até a estação de metrô mais próxima e já com as dicas das áreas 1 e 2 compramos numa boa. Tem que ficar atento, porque mesmos os ingleses “gostam de levar vantagens”, rsrsrs.
    Outra coisa que me impressionou no metrô de Londres é como são fuuuuuuuuuuuudos!

  24. Carol G - 02/04/2011

    Que máximo! Mesmo não indo para Londres em breve, li tudinho. Agora já sei tudo sobre o metrô. Fiquei impressionada com a organização. I-gual-zi-nho ao metrô do Rio! hahahaha…

  25. Grazi - 03/04/2011

    Muito bom!
    Continue fazendo esses vídeos sempre.

  26. Roberto - 03/04/2011

    Adriana, adorei o post! Super completo. To planejando a ida a Londres em Junho, espero não pagar mico no metrô. A parte onde você fala que as pessoas ficam aguardando as outras sairem ao lado das portas me fez lembrar o metrô do Rio de Janeiro. A pouco tempo eles implantaram diversos avisos na plataforma onde informa exatamente isso, você deve ficar ao lado e aguardar as pessoas descerem para entrar. Lógico que brasileiro não é muito chegado a regras, logo, quando o metrô abre a porta é uma correria/empurra-empurra pra entrar e sair do metrô. Estamos no padrão tóquio de ser!!

  27. Ana Paula - 03/04/2011

    Adriana,

    Excelente post!!!!! De utilidade pública mesmo!!!!

    Ano passado fui à Londres por cinco dias e fiquei bem perdidinha no início para usar o metrô, quando percebi que comprar o ticketp/ 7 dias era mais vantagem, já era tarde de mais, pois só ía ficar mais 3 dias.. rs… Nos últimos 3 dias eu já estava “safa”, mas no início, fui p/ o lado errado, me enrolei toda… Se esse tópico já existisse eu teria me saído bem melhor e ainda teria economizado uma graninha…rs

  28. myiska - 03/04/2011

    Excelente post e vídeo (mmo tremido). super explicativo!!! que organização é o metro dai e q funcionarios bem treinados e solícitos.

    Abçs

  29. Mariana - 03/04/2011

    Maravilhoso o post!!! Que saudade de Londres!!!! Amo seu blog, entro quase todos os dias pra ver se tem novidades, parabéns! Beijos

  30. viviane velez - 03/04/2011

    Excelente post Dri, tó amando o TV Everywhere!

  31. lucas - 04/04/2011

    Adriana,
    vou tentar ser o mais direto possível:
    vou passar alguns meses em Londres estudando inglês então preciso saber:quais são os riscos de andar em Londres?quais os locais que você considera ”barra pesada” para morar ou apenas para estar de passagem?é perigoso andar a noite em Londres?é seguro ir as festas de passagem de ano no centro de Londres?obrigado por tudo,o seu blog está cada vez melhor,principalmente com os videos!

    • Adriana - 04/04/2011

      Não ha o menor risco em andar em Londres, a qualquer hora do dia ou da noite.
      Claro qeu é sempre bom ficar atento e nnao dar bobeira, afinal é uma cidade grande… Mas eu andao sozinha em qualquer lugar a qualquer hora, pego onibus norturno etc, e nunca tive problemas.
      Quanto a areas pra morar, todos os bairros tem as areas melhores e outras piores, então até voce chegar aqui e começar a ver os predios e tal, vai ser dificil de saber.
      Mas eu evitaria algumas areas no sul de Londres, como Elephant and Castle, Brixton, Peckham…

      • Juliana P. Galvao - 05/04/2011

        Eu ia fazer a mesma pergunta que o Lucas, pois sempre rola aquela preocupação de acabar parando num lugar não muito seguro ou de não ser muito seguro andar a noite. Tanto que meu voo de retorno ao Brasil seria as 06 da manhã, mas pedi para trocar com medo de não ser seguro ficar perambulando em Londres de madrugada.

        Em Paris nos mandam tomar cuidado com as tais ciganas… E em Londres, temos que ter cuidado com o quê?

        Bjs

        • Adriana - 05/04/2011

          Em Londres por incrivel que pareça é um lugar super ultra seguro!
          Na viagem pra MOnaco eu e a Tati até ficamos falando sobre isso, como foi estranho nos sentirmos inseguras no trem e andando na rua em Nice de noite, coisa que NUNCA acontece em Londres.
          Eu ando sozinha nos parques de noite, pego anibus e trem a qualquer hora, ando com joias, deixo a bolsa aberta, etc e NUNCA me senti sequer amedontrada!

          E aqui não temos os imigrantes ilegais nem ciganas que são bem conus no sul da Europa. A politica aqui é tolerancia zero mesmo, e até pedintes são rarissimos de ver pelas ruas.

          A unica coisa que em Londres é preciso ter cuidado, são os taxis nao registrados – que até já fiz um post sobre isso no outro dia.
          Os taxis pretos são tranquilissimos a qualquer hora do dia ou da noite, mas nunca pegue os “mini cabs” na rua (de dia ou de noite).

          De resto, em LOndres vc pode fazer oque quiser e andar por onde quiser, a qualquer hora que vc quiser.
          Alguns bairros são mais “suspeito”, como Elephant & Castle, Brixton e Peckam, mas ainda assim conheço gente qu emora por lá e nunca tiveram problemas.

  32. Clarissa - 05/04/2011

    A informação é ótima! ;)

  33. Isis - 08/04/2011

    Amei Dri! Pena que não chegou a tempo da minha viagem!! ahuahauhau Digo q a única coisa q não me dei bem em Londres, foi o metro!
    Na verdade, achei q ficaram faltando 2 dicas: passe o cartão pra entrar e sair(isso nos custou agumas libras, pq acostumadas com o metro de SP que só passa na entraada gastamos a mais até aprendermos essa lição) e algumas linhas fecham ou mudam alguns dias e nos finais de semana.
    Claro q se vc olhar no Journey antes de sair vc nao terá surpresas, mas se fizer como a gente, q nao sabia disso e fazia a rota pelo mapa do metro, tivemos alguns contratempos… Nada q não fosse resolvido rapidamente pq as informações são abundantes e os funcinarios realmente simpaticos e prestativos (como todos em Londres).

    No mais, relamente é impressionante como as regras são respeitadas e por isso tudo funciona! Aqui em SP, vc morre xingando o bando de mongo q para na porta, fica do lado errado da escada rolante, procura o bilhete na frente da catraca…

    Seu blog é tudo de bom!

  34. Junior - 15/04/2011

    Olá Adriana tudo bem?
    Nossa eu tenho lido mto a respeito de Londres e de seu sistema de transporte e cada vez que leio fico mais confuso!
    Gostaria de uma luz sua para me auxiliar, se possível…
    Resumidamente minha situação é a seguinte: Dia 1º de maio chego em Londres para um período de estudo de 6 meses. Minha escola fica em Highgate ( zona 3). Ainda nao tive a confirmação do local da moradia em casa de família que passarei o 1º mes( mas a moça me falou que será até a zona 3, a mesma da escola). Considerando isto, devo comprar um Oyster mensal?
    Vou morar e estudar na zona 3, mas vou querer ir sempre aos pontos turisticos e sair a noite e etc..para as zonas 1 e 2.

    Ah e só mais uma coisinha hehe.. vc falou que a dica é comprar um travelcard direto do Oyster , mas para isso então preciso carregar o Oyster com uma quantia X e ir descontando desse valor os meus travelcards?

    Obrigado!

    • Adriana - 15/04/2011

      A melhor opção é vc esperar até saber exatamente onde vc vai morar, a distancia da sua casa pra escola (provavelmente vai ser mais facil ir de onibus, por exemplo) e ter uma ideia melhor de como será sua rotina.
      Ai voce pode comprar um passe mensal apenas da zona 2 e 3 (de metro, de trem ou de onibus, depende oque for mais pratico pro seu dia a dia – metro nem sempre é a solução).
      Então os dias que vc quiser passear na zona 1, basta colocar credito no seu Oyster (pay as you go) ou comprar um “complemente” da zona 3 para a zona 1 (que sai bem mais barato).

      Sobre comprar o travel card com o Oyster junto, é isso mesmo. O Travel card mensal não é um valor especifico, entao voce pode usar quantas vezesquiser durante um periodo especifico (de um dia, uma semana ou um mes). A catraca só mostra a dedução do valor para quem usa “pay as you go”. Basta ir no guiche da estação e falar que vc quer comprar um “monthly travel card” para a zona X com um Oyster, e pronto!
      Fica tranquilo que é bem simples!

  35. Junior - 18/04/2011

    Obrigado pelas dicas Adriana!
    Nesses dias que antecedem a viagem vai ficando mais complicado a ansiedade e vc esta me ajudando bastante! Eu vou ter só um dia para me virar na cidade ate o começo das aulas, por isso ja estou querendo chegar em Londres sabendo o máximo possível sobre como proceder para que nao me atrase no 1º dia de aula.

    Acho que entendi melhor agora, só fiquei com uma dúvida.. nao compensa ja chegar e comprar o Oyster mensal para as zonas 1,2 e 3 do que comprar o pay as you go? Se eu nao usar tudo no mês ele vai acumulando nao é?

    Se eu comprar pras zonas 2 e 3 e quiser ir pra 1 eu nao posso? Preciso necessariamente comprar antes um credito pra zona 1? Ou é descontado a mais do valor que ja estiver carregado?

    DESCULPE as perguntas novamente, mas estou tentando me antecipar ao máximo pois nao terei tempo a perder devido à minha agenda.

    • Adriana - 18/04/2011

      Se compensa ou nao, ai depende de voce fazer as contas e ter uma ideia de quantas vezes ao longo do mes pretende ir pra zona 1. Se vc for muitas vezes durante a semana, entao compensa. Mas se for para eventuais passeios em fim de semana, por exemplo, eu jah nao acho que compense.

      Mas atencao com uma coisa: O passe mensal eh apenas uma “passagem”, que te da direito a viajar durante um certo periodo de tempo (nesse caso um mes), e nao corresponde a um valor monetario. Logo oque voce nao usar NAO acumula, pois o passe mensal NAO eh um CREDITO e sim uma passagem com periodo pre estabelecido.
      Ou seja, se voce comprar o passe semanal (7 dias) por exemplo, mas resolveu viajar aquela semana e portanto nao usou seu passe por 4 dias, nao importa. Voce pagou por 7 dias e no fim do 7o, seu Travel card perde a validade, e nao importa se vc usou apenas 3 dias dos 7 pagos.
      O Travel Card eh atrelado a um periodo de tempo, e nao VALOR do mesmo.

      Porem se voce usar o metodo “Pay as you go”, ai sim nada mais eh que adicionar creditos no seu cartao Oyster, e se vc quiser passer 3 anos com os mesmo 5 pounds iniciais, nao tem problema. oque vc nao usar, voce pode usar quando quiser.

      Mas se comprar TRAVEL CARDS, seja de 1 dia, 1 semana, 1 mes, 1 ano, etc, essa passagem eh apenas valiada por aquele periodo de TEMPO e nao tem nada atrelado ao valor pago.

      Se vc tiver um passe para zona 2 e 3 e tentar ir pra zona 1 sem ter comprado uma extencao primeiro, a cataraca da zona 1 nao vai aceitar seu passe, o guardinha vai ter que abrir pra voce e voce tera que pagar um multa, que varia entre 20 e 50 libras.
      Eles sao SUPER estritos com essa coisa de “fare evasion” e mesmo erros honestos nao sao perdoados (eu ja cometi um erro desses, simplesmente nao sabia que a estacao que eu estava indo era zona 3, e meu passe era apenas 1 e 2, e tive que pagar, no ato, 20 libras. Se tivesso comprado uma extensao antes de viajar, teria me custado apenas 1,5).

  36. Junior - 19/04/2011

    Ah tá! Esclareceu agora pra mim! hehe
    Muito obrigado msm!
    Nossa, tava vendo aqui seu blog, como é rico de informações.. estava planejando um roteiro aqui pra viajar pela Europa mas nem vou mais fazer.. meu roteiro vai ser seu blog! hehe
    Vou pegar todas as dicas de viagens pela Inglaterra e pela Europa!

  37. rafael diniz - 27/04/2011

    oi adriana!!desculpe repetir a pergunta, mas nao sei se vc viu minha mensagem lá em cima(acho que postei errado..;)).
    Vc poderia me dizer algo a respeito da promoçao 2 for 1 (entradas para atraçoes)para quem compra o travelcard de papel em estaçoes de trem?

    um grande abraço!!

  38. Danielle Bispo - 01/06/2011

    Adriana
    Primeiro gostaria de parabenizar pelo blog: leio todos dos dias!!!
    Agora estou planejando minha viagem p Londres em julho estou com uma duvida será que vc pode me ajudar? Qual o App que você usa no seu iPhone? London planner journey Ou journey pro ou qualquer outro. Baixei o journey pro mas nao tem a configuracçao do site do tube. Estou receiosa de pagar outro e tb nao ser. Aguardo sua resposta
    Dani Bispo

    • Adriana - 01/06/2011

      Eu nao tenho nenhuma dessas apps no meu iPhone. Tb ja tentei algumas, mas como são toda “independentes” (e nao oficiais do Underground) nenhuma funciona tao bem quanto o site.

  39. [...] serie de posts sobre o transporte em Londres (ja falei aqui sobre as bicicletas de aluguel, onibus, metro, aluguel de carro, taxi e trem) uma outra maneira muito legal e eficiente de se transportar por [...]

  40. ana oliveira - 06/07/2011

    Bom dia,Dri!!
    Então,eu vou passar 4 dias em Londres e depois vou fazer um curso de inglês em Cambridge com duração de um mês.Cambridge é muito longe de Londres?Eu procurei no google e não parece…mas sei lá.Qual é o melhor meio de transporte entre as duas cidades?Vc acha que compensa comprar um oyster card para um mês,já que não ficarei Londres?Ufa…….rs!
    Obrigada:)

    • Adriana - 07/07/2011

      Nao, melhor comprar um Osyter card para a semana que vc vai ficar em Londres e depois recarregar no esquema “Pay as you go” quando for a Londres em dias isolados.
      Aqui no blog tem um post sobre Cambridge, que se me lembro bem fica cerca de 3 horas de LOndres. Voce pode ir de trem ou onibus.

  41. Little Venice - 14/07/2011

    [...] está sempre apressado, sempre atrasado, sempre estressado. Lembro quando escrevi sobre o metro e disse que uma das regras de outro da convivência em Londres é nunca, jamais empacar na frente [...]

  42. [...] > Mais sobre o Oyster Card no Dri Everywhere [...]

  43. CarlaZ - 25/07/2011

    Ficou muito bom o post, vou sempre indicar pra quem não sabe desses passes.
    Sabe que pra Sydney pesquisei pesquisei mas só entendi quando estava lá, tarde demais…um post assim teria sido ótimo.
    Já entendi como vou fazer então, obrigada ;) e é tranquilo pegar o $ de volta do Oyster. Eu fiz isso da última vez.

  44. Fernando - 30/07/2011

    Também não entendi direito a parte:
    “Mas a dica/truque é ir direto no guichê da estação e comprar seu Travelcard direto no Oystercard, e assim o preço do Oyster já vem incluido e voce não precisa pagar a mais!”
    Deve ser simples para quem já viu, mas eu realmente não entendi. Poderia detalhar mais?
    Compra-se os dois simultaemente? Ou compra-se o Oyster e depois o travelcard?
    Obrigado

  45. Chrystiane - 02/08/2011

    Olá, Adriana. Ótimo o seu blog, Parabéns! Vamos ver: eu devo comprar o Oyster, e depois carregá-lo no esquema de 7 dias (já que vou ficar 6 dias), pagando os 27,60. Mas conforme eu vou usando o metrô durante o dia, e passando o meu Oyster, ele vai debitando automaticamente, até o teto 8 libras. Mas se eu comprei 27,60 (que é o de 7 dias) e ele me descontar 8 Libras ao dia, vou ficar sem crédito. Ou o esquema é outro? Desculpe minha ignorância. Vc poderia me dar uma luz? ;)Bj.

    • Adriana Miller - 03/08/2011

      OI Chrystiane, vamos la.
      Eh o seguinte, se voce comprar o Oyster com o passe que se chama “Travel Card” de uma semana (7 dias), ele passa a valer pela semana toda, contando apenas o TEMPO e nao o dinheiro pago. Entao a medida que voce vai usando ao longo do dia, na verdade seu Oyster nao desconta nada, nem um centavo, mas voce soh podera usar aquele passe por 7 dias. No sexto dia vc vai ver uma mensagem que seu passe esta acabando (porque sera seu ultimo dia).

      Mas se em vez de comprar o “Travel Card” de sete dias, voce creditar 27,60 com o “Pay as you go” no seu Oyster, vc podera usar esse credito por anos (nao tem data limite pra usar, como tem o travel card), mas vc sera descontado pelo VALOR e nao pela DATA. Ai sim, cada vez que vc tocar seu Oyster na catraca vc sera descontada um valor X, cmo um teto diario, e quando o dinheiro do credito acabar, acabou.

  46. Cátia - 03/08/2011

    Olá! Tenho uma dúvida. Se comprarmos o Travelcard inserido no Oystercard o passe fica a 27,60£? Não temos que pagar as tais 5£ extra só para adquirir o oystercard?

    Obrigada :)

  47. carla freitas - 13/08/2011

    Olá Adriana,gosto muito do seu blog ,pesquiso bastante quando vou viajar e também recomendo pra quem não conhece.Comprei o London Pass pra 2 dias,devo somente passá-lo no leitor da catraca antes de entrar e sair?

    • Adriana Miller - 14/08/2011

      OI Carla, que eu saiba o London pass não inclui transporte não, apenas passeios e entradas a museus e atrações. Então você tera que comprar um ticket de metro pra cada dia da sua viagem.

  48. Paula - 11/10/2011

    Oi, Adriana!! Adorei seu blog!! Vou fazer minha primeira viagem a Londres em dezembro (friiiioooo), e estou empolgadíssima. Mas tb enlouquecida com o tanto que estou lendo sobre os transportes de Londres. Mas vai dar tudo certo. Será que você podia me tirar uma dúvida? Quero ir a Liverpool em um dos dias da minha estadia, e o ticket mais em conta que eu achei de trem sai de Euston 05h40 da manhã. O meu hotel é na 20 Hugh Street, Victoria, London, Pimlico, SW1V 1RP Londres. É mto distante? Será que conseguirei algum meio de transporte para ir até a estação de trem neste horário? O metrô parece que só abre às 06h. Teria ônibus pra lá neste horário? Táxi vai ser imensamente caro? Estou só dependendo disso pra poder comprar com antecedência meu bilhete. Se puder me dar um help, ficarei imensamente agradecida!!! Bjs e parabéns pelo blog!!!

    • Adriana Miller - 12/10/2011

      OI Paula, dificil saber exatamente onde fica o seu hotel (soh olhando no mapa), mas a melhor coisa a fazer eh pesquisar no site do Journey Planner, pois eles mostraram direitinho o trajeto a ser feito quanto tempo leva e as opcoes de transporte.
      Mas de Pimlico a Euston eh bem longe sim (Pimlico fica ao sul do Rio, e Euston fica bem no norte da cidade), e provavelmente nao existe onibus direto (as linhas de onibus sao bem limitadas – mas se existe o Journey Pkanner vai te dizer, ou entao quantas trocas de linhas vc tem que fazer) e como vc disse, o metro soh aber por volta das 6 da manha. Entao pra voce pegar o trem das 5:40 voce provavelmente tera que pegar um taxi (que entre esses dois bairros deve custar cerca de 25 a 30 libras, pois levaria pelo menos meia hora de carro. De onibus, conte com uma demora de pelo menos 45 minutos a 1 hora, ou um pouco mais se vc tiver que trocar de linha), entao dependendo de quantas pessoas forem viajar com voce, talvez o preco do taxi valha a pena em comparacao com os precos das tarifas de trem em horarios mais tarde.

  49. Paula - 14/10/2011

    Obrigada pelas dicas, Adriana!!! Já acessei o site do Journey Planner e vi que são necessários dois ônibus. Bem, acho que vou acabar indo de táxi mesmo, como você sugeriu…você acha esse “Pimlico” um lugar bom para se hospedar? É relativamente perto dos pontos principais de Londres? Um grande beijo e obrigada por nos “socorrer”!!! :)

  50. [...] – Metro de Londres (e Journey Planner) [...]

  51. Neusa - 07/12/2011

    Olá Adriana,
    Adorei suas dicas, mas ainda fiquei com uma dúvida. Se eu comprar o travelcard semanal, pagarei 27,60. E se comprar junto com o Oyster o preço será o mesmo certo ?
    Qual a diferença entre estas duas opções: Travelcard sozinho ou junto com o Oyster ?
    Abraços,
    Neusa

    • Adriana Miller - 07/12/2011

      A diferenca eh que o Travelcard “sozinho” eh um ticket de papel, que pode ser danificado, desmagnetizado, e deve ser inserido na catraca a casa uso.
      Ja no Oyster a diferenca eh que voce “ganha” um Oyster, que eh um cartao, tipo um cartao de credito, que pode ser recarregado quantas vezes voce quiser, e na hora de passar na catraca eh mais facil, pois basta encostar o oyster na area magnetica e portinha se abre, sendo muito mais rapido.

      Talvez voce nao veja a diferenca e as vantagens de um Oyster Card, mas pra quem mora aqui e uso o metro todo dia, a rapidez e praticidade de um cartao magnetico eh incrivel.

  52. André Luis - 08/12/2011

    Muito show seu blog!
    Uma dúvida: não consegui encontrar na Apple Store o app Journey Planner, vc poderia postar o link para ele?
    Tks ;-)

    • Adriana Miller - 08/12/2011

      Olha, eu acho que nao existe. Eu nao tenho essa App, e outros leitores ja fizeram o mesmo comentario.
      Eu uso a app do National Rail (mas que eh paga) porqu euso muito trem, e eles as vezes tambem mostram a rota via metro, se disponivel (mas nao sempre).
      Uma pena pois o Journey planner eh muito, muito util pra quem esta em LOndres, e seria otimo poder usar em qualquer lugar e nao apenas em frente ao computador!

  53. André Luis - 08/12/2011

    Acabou de carregar o video, meu, muito legal. Não tem tanto misterio andar de metro, o único senão: são as direções e tals. Vou conferir na pratica em janeiro/12. Minha escola fica pertinho da estação de Waterloo.

    • Adriana Miller - 08/12/2011

      Tranquilissimo entao! Waterloo eh super bem localizado, e um estacao grande, porem facil de navegar!

      • André Luis - 08/12/2011

        Bom, imaginei mesmo que o Journey Planner só pela web mas depois das suas dicas de SIM Cards, já nao irei ficar tão preocupado com a conta de internet na volta :P
        Obrigado pelas respostas Dri ;-)

  54. Danielle Bispo - 08/12/2011

    Eu uso um aplicativo grátis chamado metrO. Você adiciona as linhas dos metros de todo mundo e pode usar off line quando seu telefone esta sem internet! Ele te da varias opcoes de linhas para chgar ao seu destino final. Me ajudou muito este ano em Londres!
    Dani

    • André Luis - 08/12/2011

      Valeu pela dica Danielle Bispo, irei buscar na Apple Store ;-)

      • Wagner - 14/01/2012

        Amigo, eu uso um chamado London Underground Free, só que é Android.O fornecedor é “Visual It” e é muito bom. Funciona off-line tbem.

  55. Rodrigo - 24/12/2011

    Olá, estou chegando em Londres no dia 01/01/12, pelo o que você escreveu, o metro estaria fechado nesta data, o que me deixou um pouco preocupado pois vou com criança pequena.
    Mas pesquisando aqui http://www.tfl.gov.uk/tfl/livetravelnews/realtime/track.aspx?offset=8 eu vi que estará normal. O que me diz, fiz certo a pesquisa ou não vai ter metro mesmo neste dia!? Se não qual opção me daria?
    Muito obrigado e muito instrutivo seu site.

  56. Djalma - 09/01/2012

    OI Adriana, vamos ficar 4 dias em Londres( eu minha esposa e minhas duas filhas)estou em dúvida se eu comprar um travel card para 7 dias na maquina junto com o oyster eu tenho que carregar o oyster além de pagar o travelcard?Assim não fica mais caro?Vamos chegar no Aeroporto de heartrow e iremos para o centro,para não pagaermos a passagem do aeroporto para o centro teriamos que compar um travel para 7 dias pata as zonas 1 -3 e uma extensão para 6?Grato

    • Adriana Miller - 16/01/2012

      O “Carregamento” do Oyster ja eh o travel card.

      Sobre a pergunta do Heathrow eh isso ai.
      Vc pode comrpar uma passagem individual avulsa apenas entre o areporto e sua estacao final (que devera custar cerca de 6 Libras por pessoa) e ao chegar na sua estacoa final comprar o Oyster (COM Travelcard) para a zona 1 e 2.
      Ou entao pode ir no guiche da estacao de metro do aeroporto e pedir seu Osyter com travel card para as zonas 1 e 2 E uma extencao pra zona 6, para que voce possa ir do aeroporto ao centro de Londres.

  57. Marcos Werv - 17/01/2012

    Adriana, no caso você sabe se as máquinas aceitam também cartões internacionais? No video quando você carregou você pagou com cartão de débito?

    Pelo que li você mora em Londres, você saberia dizer se é complicado abrir uma conta em algum banco aí, como Barclays ou Lloyds sendo brasileiro?

    • Adriana Miller - 17/01/2012

      Sim, todas as maquinas do metro (e caixas eletronicos tambem) aceitam todos os tipos de cartão internacionais.

      Sobre abrir uma conta, sim, é dificílimo como extrangeiro, seja você Brasileiro, Europeu ou de qualquer nacionalidade não Britânica e não consiga provar que já mora aqui por pelo menos 3 anos.
      Eu tenho passaporte Europeu, tinha emprego fixo, apartamento etc, e demorei quase um ano pra conseguir abrir uma conta normal, e ainda assim, só consegui porque na epoca trabalhava no Barclays e acabei abrindo uma conta de funcionario. Antes disso passei um ano tendo uma conta “cash” do HSBC que apenas me permitia depositar dinheiro e sacar dinheiro. Foi um saco…
      Depois de 3 anos morando em endereço Ingles, tudo se facilita, mas até então tudo é cheio de burocracia… Conta de banco, conta de celular, assinatura de TV a cabo, internet, etc…

  58. wagner - 17/01/2012

    Desculpa me meter na coversa mas acho que vale abrir conta no hsbc aqui no br e depois movimentar la. Apesar das taxas tem a segurança.

    • Adriana Miller - 17/01/2012

      Se for para um periodo de tempo curto essa seria uma boa solução. Se ele pretende alugar casa, trabalhar e afins na Inglaterra terá que eventualmente tentar abrir uma conta cash local.

  59. André Luis - 17/01/2012

    É por isso que leio tudo nesse blog. A Dri é a única blogueira que responde em tempo real e com noticias super atualizadas.
    Em meu e-mail já tenho até uma pasta com os replies do blog :P
    PS.: Dri tô embarcando sábado agora (21/01/12)
    ;-)

    • Adriana Miller - 18/01/2012

      Frio na barriga heim?!
      Boa sorte e boa viagem! :-)

      • Andre Luís - 18/01/2012

        Bastantão :P
        Tks.

  60. Débora - 21/02/2012

    Parabéns pelo trabalho!
    Vou para Londres em Outubro/2012 e vou “revirar” o seu blog na busca de informções! hahaha

  61. Leonardo - 11/03/2012

    Adriana, antes de mais nada, queria te parabenizar pelo blog, que é realmente sensacional e já serviu para diversas consultas, tanto para a Inglaterra, quanto para a Holanda e a Escócia (aliás, o link para Edimburgo está sendo direcionado para The Borders). Este post sobre o metrô é ótimo mas fiquei com uma dúvida. Irei para Londres em maio e no dia da chegada ficarei num hotel em Heathrow mesmo, já que no dia seguinte irei para a Escócia, para depois voltar para Londres, onde então passarei 10 dias. Minha dúvida é sobre a escolha do melhor passe para o primeiro dia, já que pretendo pegar o Heathrow Connect para Londres (GBP 17,20 ida e volta), seguir para Notting Hill e outros lugares para depois voltar para o aeroporto. O Oyster com o travelcard de 1 dia para as zonas 1-6 (GBP 15,80) pode ser usado nesta situação ou teria que comprar os tickets do trem e utilizar o Oyster para o metrô ? Obrigado

    • Adriana Miller - 12/03/2012

      OI Leaonardo,
      O Oyster nao funciona para o Heathrow Connect, e o passe do H. Connect nao funciona no metro, entao nesse caso vc pode comprar um “day travel card” do metro (no Oyster ou em papel ja que vc so vai ficar um dia) e ir e voltar para o centro da cidade de metro. Assim vc evita ter que comprar o bilhete de ida e volta pro Aeroporto e ainda ter que gastar dinheiro com o metro.

  62. Andressa - 22/04/2012

    Oi Dri,

    Obrigada pelas dicas, ficou ótimo o post.

    Tenho uma perguntinha: todas as estações tem escada rolante?

    Quando tiver um tempinho, dá uma olhada no meu blog, o http://www.tahitiehaqui.blogspot.com.

    Um abraço,
    Andressa

    • Adriana Miller - 23/04/2012

      Nao, nem todas.
      Algumas tem elevador, mas o acesso a plataforma tem escadas “normais”, ou tem escada rolante ate a plataforma mas escadas “normais” pra sair da estacao pra rua.
      NO site do TFL (Transport for London) tem informacoes sobre todas as estacoes que sao acessiveis (que infelizmente nao sao muitas).

  63. [...] metro de Londres ja transporta milhoes de pessoas diariamente, e sempre explodindo pelas costuras, como vamos [...]

  64. Luiza - 24/07/2012

    Ola, adorei a resportagem mesmo sendo antiga. Gostaria de uma informacao, vou a londres neste sabado, vou pegar a piccadilly e pretendo descer na convent garden. Porem, gostaria de uma ajuda, voce sabe me informar se a convent garden tem muita escada ou tem opcao de elevador? Ou teria alguma sugestao? Pq da ultima vez que fui sofri com as escadas + mala! rsrs Obg

  65. HELENITA - 08/10/2012

    Adriana, Achei muito claro a forma com que voce apresenta o video sobre a compra do oyster no metro. Fico grata pelo que pode fazer por nós brasileiros em Londres. Quando voltar poderei completar o comentario.
    Abs,

    Helenita

  66. Rayanna Pereira - 15/11/2012

    Post excelente!!! O vídeo foi super informativo,mas fiquei enjoada tb!

  67. [...] dias 25 de Dezembro e 1 de janeiro TUDO fecha mesmo! Metro, trens e onibus sao cancelados e as estacoes fechadas, deixando toda cidade ilhada em casa. Taxis [...]

  68. [...] dos posts mais acessados aqui no blog eh o super post que fiz ha um tempinho atras sobre absolutamente TUDO que voce precisa saber sobre o metro de Londres (tem ate video de como recarregar seu [...]

  69. Aline - 04/01/2013

    Adorei as informações, estou indo para Londres dia 8 de janeiro agora! ficarei lá por 3 dias e meio. Gostaria de saber se estas opções de travelcard e oyster são válidas para onibus ou somente o metrô??
    Abraços e obrigada!!! Me ajudou muito!!!

  70. Aline - 04/01/2013

    Adorei as informações!!Irei para Londres no dia 08 de janeiro agora e ficarei por 3 dias e meio.Gostaria de Saber se as opções de travelcard e oyster são válidas apenas para o metrô ou para onibus também???
    Abraços e Muito Obrigada mesmo…ajudou demais!!!

    • André Luis - 04/01/2013

      Oi Aline, o Oyster Card vale para ambos, inclusive o trem. Eu fui para Londres estudar em jan/12 e peguei um monte de dicas aqui no blog da Dri.
      inclusive a Dri postou até um video de como abastecer o cartão.
      As dicas dela são muito precisas, quando cheguei em Londres já sabia de tudo.
      ;-)

      • Adriana Miller - 04/01/2013

        Obrigada Andre!

  71. [...] eu já dei outras vezes a dica do Journey Planner, que seja para moradores, Londrinos e visitantes uma ferramenta [...]

  72. SOLANGE - 26/01/2013

    Vou de metrô do aeroporto Heathrow até Piccadilly Station ou Green Park. É fácil pegar táxi de uma destas estações para o hotel que fica próximo á Victoria Station? Também pensei em fazer conexão até a Victoria Station e ir a pé até o hotel ( cerca de 10 minutos). É seguro andar sozinha e com mala pelas ruas por volta das 7 da noite?

  73. Dani Bispo - 05/02/2013

    Adriana
    Estava mandando este link para uma amiga quando notei que o video não aparece para mim. Tá havendo algum problema ou o video foi tirado do ar? Obrigada

    • Adriana Miller - 05/02/2013

      Oi Dani, acabei de testar e o vídeo esta aparecendo pra mim sem problemas.
      Será que poderia ser um problema na sua conexão? Mas nao tirei do ar nao, pode deixar!

    • André Luis - 05/02/2013

      Podem ser duas coisas: conexão de internet lenta ou navegador, se for este último tente acessar pela Chrome ou Safari.

  74. Andre Moraes - 06/02/2013

    Dri, muito bom o seu blog!!! Temos viagem marcada para julho… Pergunto: o travelcard 1 dia é de papel? Sendo de papel, como proceder na catraca de saída da estação? A catraca vai abrir? Obrigado pelas dicas do blog!!! Abraço…

  75. ana - 17/02/2013

    oi dri!! pergunta pq fiquei meio confusa: eu só fico um dia em Londres (depois vou pra Birmingham) e vou do aeroporto Heathrow para a zona 1 e depois umas passeadas pela 2 tbém. devo comprar um Travelcards – Day anytime- zonas 1-6??? obrigada :)

    • Adriana Miller - 17/02/2013

      É só fazer as contas: um ticket de so ida da zona 6 a zona 1 + o travel card da zona 1 e 2 para o dia todo.
      Geralmente eu recomendo que as pessoas comprem a passagem do heathrow separado do travel card quando vão ficar vários dias, pois acaba saindo bem mais barato doque comprar um travelcard semanal por exemplo.
      Mas no seu caso, como vc vai ficar apenas um dia, essa lógica nao se aplica, pois acaba saindo mais caro comprar as passagens avulsas.
      (Eu publiquei um post atualizado com os preços das passagens em 2013 para todas as zonas da cidade.).

  76. ana - 20/02/2013

    é verdade… obrigada!! seu blog é maravilhoso. bj

  77. [...] o Heathrow eh o unico aeroporto dos 5 que eh servido pela linha de metro (o City Airport tem uma linha de DLR, que eh metro de superficie), e a linha Piccadilly (azul [...]

  78. Thiago - 21/03/2013

    Olá, vou passar 8 dias em Londres, sendo que dois desses eu vou ao Thorpe Park e Alton Towers em Staines, pensei em comprar um travelcard de 7 dias? É o que me aconselhas? Pra quais zonas eu compro já que outros dias devo ficar apenas rodando na cidade? Obrigado!

  79. duane - 12/04/2013

    olá, não entendi quando vc diz: comprar o travelcard direto na oystercard. Não sao coisas diferentes? gostaria muito de entender… obrigada!

  80. rebecca - 12/11/2013

    amei demais este blog. foi o mais completo e com a minha cara q encontrei na internet!!! mas nao encontrei posts recentes e acabei ficando na duvida se ainda posso seguir exatamente estas dicas ou se algo mudou!!! vc ainda atualiza constantemente o post? de qq forma, agradeço desde já por todas as dicas q já estào devidamente anotadas!!!

    • André Luis - 12/11/2013

      Oi Rebecca. Posso dizer por experiência própria que segui todas essas dicas daqui do Blog na minha ida a Londres ano passado e foi excelente. Claro que alguns serviços sofrem atualização mas vc consegue no próprio sistema de transporte, muito organizado e eficiente, não tem como errar.
      Ah tb a Dri lançou um guia este ano super legal. Dá uma olhada.
      Até mais!

    • Adriana Miller - 12/11/2013

      OI Rebecca,
      Pode seguir as dicas sim!
      Se voce clicar na categoria sobre “metro de Londres” vera alguns posts com atualizacoes de precos, como funciona o Oyster Card, os diferentes tipos de bilhetes e o Journey Planner, mas esse post sobre como usar o metro continua 100% atual! :-)

  81. Debora Melo - 10/01/2014

    Prezada Adriana.. vamos ver se entendi. Eu vou ficar 04 dias em Londres e estou pensando em usar o Oyster Card, porque se ele tem o teto de 8,80 se eu multiplicar por 4 dias será 35,20 libras e se eu comprar o travelcard de 7 dias eu o valor é mais caro. E também vou ficar na Escócia e depois voltarei para o Londres ficando mais 02 dias. Daí poderei recarregar o Oyster não é?

  82. viviane ricardo - 24/06/2014

    Olá Adriana,
    Tudo bem?
    Parabéns pelo site!! :))
    Estou planejando uma viagem a Londres no período de 01/02 a 12/02 do ano que vem. Só q no dia 12/02 as unica opçoes de voo para o RJ ( com o melhor preço, logico rs) são por volta de 07 da manhã. É possivel se deslocar para o aeroporto de metrô/trem para pegar um voo tão cedo assim?
    bjsss e obrigada

  83. Natacha - 26/06/2014

    Olá, Adriana!

    No ano que vem, provavelmente em maio, irei para Londres e ficarei 6 dias. 3 dias em Staines, para ir ao Thorpe Park e 3 dias no Alton Towers Resort, para ir ao parque do mesmo nome. Qual o aeroporto mais próximo? É o de Gatwick? E como faço para me locomover por lá? Táxi, metrô, trem, ônibus? Qual é o mais prático e descomplicado? Adorei o sue blog! Beijos.

    • Adriana Miller - 30/06/2014

      OI Natacha,
      O melhor eh voce consultar as paginas de informacao dos parques para cofirmar o melhor aeroporto.
      Uma vez que voce ja esteja aqui, a melhor opcao para viajar nessa regiao eh alugar um carro, pois ambos os parques ficam bem no interior da Inglaterra, sem boas opcaoes de transporte publico, etc.
      Ate existe – provavelmente terao estacoes de trem e algumas opcoes de onibus – mas voces vao perder tanto tempo entre baldeacoes, e trocas de trem, esperando onibus, pegando taxis etc, que nao vai valer a pena.

  84. laura - 13/07/2014

    Belezura seu blog adoramos eu e meu marido, o filme vai ajudar muito a gente em Londres a partir de 4 de agosto
    Parabens e muito obrigado

  85. Stallone - 11/09/2014

    Adriana, estou com uma dúvida.
    Se eu tiver o Oyster card carregado com um valor X suficiente.
    Desconsiderando qualquer passe diário ou semanal, se num determinado dia eu usar o metrô 2 (ida e volta) vezes na zona 1 (estações de partida e chegada nessa zona – apenas na zona 1), será descontado o valor de 4,40 libras (2 x 2,20 libras) ou de 8,40 libras? A tabela de tarifas ele do tube indica “Oyster pay as you go > Peak single > Zone 1 only > £2.20″.
    Não sei se entenderam minha dúvida, mas o que desejo saber é: se eu fizer somente 2 viagens em um dia sem sair da zona 1 quanto será descontado do meu Oyster? O valor de dois bilhetes unitários ou o valor do passe diário?

    • Adriana Miller - 11/09/2014

      Se você só usar duas vezes ao dia, dentro da zona um, pagará apenas a viagem avulsa: 2,20 + 2,20 = 4,40£ e nada mais.
      O valor de 8,40£ é apenas uma “proteção” para que quem não usa o passe diario não fique em desvantagem case use o metrô muitas vezes ao dia, então você tem a certeza de nunca pagar mais do que o valor do passe diário.
      mas se você sabe que não vai usar mais do que 2 ou 3 vezes por dia, então o Oyster “pay as you go” (onde você pode colocar qualquer valor e ir usando) vale mais a pena.