23 Feb 2011
8 comentários

Ilha de Chipre

Chipre, Dicas de Viagens

Chipre nao estava nos planos esse ano. Na verdade chegou a estar, mas depois foi descartado por outros destinos que eu achei que seriam mais interessantes… Nao sabia muito sobre o pais, e quase tudo que eu ouvia falar sobre a Ilha de Chipre estava relacionado a viagens de turismo de massa onde familias Europeias ficam “trancafiadas” em seus resorts e luxury villas assando sob o sol do Mediterraneo. E esse definitivamente nao eh meu tipo de viagem. 

Mas ai coisas imprevisiveis acontecem, e logo que a crise no Oriente Medio despontou, fiquei desolada quando vi nas manchetes dos jornais que o destino escolhido, estava prestes a entrar numa revolucao…

Tunisia!

Conhecer o norte do pais estava na minha “lista” ha muito tempo, e por motivos diversos ia ficando para depois, ate que no final de 2010 vi o quanto seria agradavel (temperatura-mente falando) e economico visitar a Tunisia na baixa temporada, nao pensei duas vezes! Tunis entrou no meu mapa!

Mas nao foi dessa vez…

Todas as manhas de Janeiro, enquanto asistia a BBC News la estavam eles, matando, morrendo, queimando e quebrando tudo pelas ruas de Tunis e pelo resto do pais. E entao tivemos que tomar uma decisao: Arriscamos mais uma semanas para ver no que da? Ou trocamos nossos planos logo e arcamos com o prejuizo?

E entao resolvemos nao arriscar… por um a lado o risco maior era perder todo nosso dinheiro alem de perder uma oportunidade de viajar… e por outro lado, nao achei que seria legal viajar para um lugar pos-revolucao… nao sabia como seria a reacao a estrangeiros, como estaria a seguranca publica… e ja bastava a preocupacao das amigas, do chefe, do pai, da mae, da sogra e todos a nossa volta.

Acho que tudo que esta acontecendo no mundo arabe no momento muito triste, ainda que de grande valia, mas nao acho que valha a pena misturar ferias com revolucao polica

Entao a decisao foi tomada, o seguro foi acionado, e parte do dinheiro foi perdido.

Por sorte, e por ser baixissima temporada no Mediterraneo, acabamos descolando uma nova viagem de ultima hora, e assim, como magica, Chipre voltou para minha lista!

E Chipre foi mesmo uma otima opcao no meio de Fevereiro!

A ilha estava vazia, as ruas tranquilas, as atracoes turisticas sem ninguem, e os precos sensacionais!

Infelizmente Chipre tem se transformado num dos destinos mais caros do verao Europeu nos ultimos anos, e definitivamente nao teria escolhido a ilha para uma viagem na alta temporada (a nao ser que sua intencao realmente seja o clima sol, suor e samba do verao Mediterraneo).

Entao passamos 4 dias na ilha, pegamos muito sol e temperaturas na casa dos 20 graus todos os dias!

Fomos a praia (mas nao entrei na agua, pois meu sangue Carioca me impede de registrar como “calor” qualquer temperatura abaixo dos 25 graus centigrados), visitamos sitios de ruinas Greco-Romanas, fizemos trilhas em Parques Nacionais, descansamos e comemos e bebemos muito bem!

E Chipre foi um lugar bem interessante de se “decobrir”… se por um lado nao chega a ser considerado um “top 10” para quem vem a Europa, do outro lado esse mini-pais tem bastante a oferecer.

Para comecar que eh um pais “2 em 1” – a Ilha de Chipre eh na verdade dividida em 2 paises: a Republica do Chipre ao Sul e Oeste, e a Republica Turca do Chipre ao Norte e Leste.

De um lado esta a republica Europeia (Chipre faz parte da Comunidade Europeia desde 2004), de cultura e lingua Grega, com resquicios de uma colonizacao Britanica (eles dirigem no lado esquerdo da estrada), e cercada de resorts e luxury villas por todos os lados.

Do outro lado esta o lado invadido e sob dominacao Turca desde 1974, que sofre um embargo internacional ha mais de 30 anos e eh um dos paises mais pobres e sub-desenvolvidos da regiao.

Sua capital, Nicosia eh a unica capital Europeia dividida em dois paises (e continentes, ja que o lado Grego eh considerado Europa, e o lado Turco eh considerado Oriente Medio), e geograficamente Chipre fica escondidinho na “curva” do Oriente Medio, a poucos quilometros da costa Turca e Siria.

Alem disso, o pais eh uma aula de Mitologia Grega, e um desbunde de paisagens, cores e tons de azul…

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
8 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
8 comentários
  1. […] This post was mentioned on Twitter by Gabriel Prehn Britto and Marcie G. Pellicano, Adriana Miller. Adriana Miller said: Post inicial sobre nossa viagem a Ilha de Chipre – http://goo.gl/CloXn via @DriMiller […]

    Responder
  2. Gabi N. - 24/02/11 - 00h13

    Oi Dri! Sempre fico meio hipnotizada pelos mapas que você posta, adoro mapas :)

    Lembro que você escreveu que você e o Aaron pensavam em decorar a casa com alguns mapas, rolou? Já pensou que maravilha colocar uma marquinha em cada lugar que você já foi, que impacto sensacional ver pontinhos por todo o mundo!!!

    Responder
    • Adriana - 24/02/11 - 08h41

      Acabou nao rolando… Nao conseguimos achar mapas como queriamos, mas compramos um mural pro escritorio que eh um mapa magnetico, e tambem ganhamos de presente de casamento um mapa do Brasil vintage que eu AMO!

      Responder
  3. isabel Moura - 24/02/11 - 00h15

    e fotos??
    estamos mal habituados..:)até já exigimos..ahahah

    Responder
    • Adriana - 24/02/11 - 08h40

      Ja entre no ar hoje!

      Responder
  4. […] revolucao no Oriente Medio e cancelamos nossa viagem… O plano B entrou em acao, e fomos para Ilha de Chipre curtir o sol do Mediterraneo no meio do inverno […]

    Responder
  5. Tunisia | Dri EveryWhere - 19/06/12 - 07h07

    […] tinhamos planejado conhecer a Tunisia em Fevereiro do ano passado (em 2011 quando acabamos indo pra Ilha de Chipre) – ja tinhamos passagem comprada e hotel reservado, quando mais ou menos 1 semana antes da […]

    Responder
  6. orlando - 22/11/12 - 17h38

    Pesquisava sobre a localização de Chipre e tive uma bela aula. Parabéns!

    Responder