11 Dec 2011
9 comentários

Salzburgo: Augustiner Bräustübl

Austria, Dicas de Viagens, Salzburgo

Enquanto eu planejava a viagem e sonhava com mercados de natal e os cenarios de “A Novica Rebelde”, o Aaron foi logo fazendo sua exigencia: A programacoa de sabado a noite sera na cervejaria Augustiner Bräus!

Como bom fa de cerveja que ele eh, ele conhece praticamente todas as marcas disponíveis pela Europa (mundo?!), e apesar de nunca dizer nao a uma pint Inglesa ou uma chopp Brasileiro, o Aaron gosta mesmo eh das cervejas Germânicas!

A cerveja Augustiner pode ser encontrada em varias partes do mundo, mas foi criada ali em Salzburgo, pelos monges Augustinos, que foram transferidos da Bavaria para Salzburgo e fundaram seu monasterio na cidade em 1621.

Rapidamente a cerveja virou grande fonte de renda aos monges, e atraia visitantes de todas as partes da regiao – tanto que quando o monasterio foi fecho pela ordem Augustina no inicio do seculo 19, o entao rei do imperio Austro-Hungaro, Ferdinand, ordenou que novos monges se instalassem na casa (no caso foram os Beneditinos) para que a producao de cerveja nao parasse.

Hoje em dia a casa anda funciona no mesmo local, na subida do monte Mönchsberg no oeste de Salzburgo, mas ja deixou de ser um monasterio ha muito tempo, a agora se dedica exclusivamente a sua principal arte: fazer cerveja!

Eles ainda utilizam os mesmos metodos de fermentacao desenvolvido pelos monges, utilizando barris de madeira e servindo a cerveja em canecas de porcelana e pedra (copo de vidro??!?! Que afronta!)

A cervejaria eh enorme, e os antigos saloes de oracao e refeitorios foram transformados em beer hall, de fazer inveja a qualquer fa de Oktoberfest, onde centenas de pessoas podem comer e beber ao mesmo tempo.

E o clima eh isso mesmo: caneconas, muito barulho, fumaca (ainda eh permito fumar dentro de um dos saloes) e pessoas de todas as idades: dos casasis mais velinhos carregando sua caneca de cerveja, a grupo de marmanjos puberes, e familias completas.

Mas oque eu gostei mesmo foi do esquemao informal da casa (que me fez sentir como se estivesse numa chopada ou cervejada das epocas de faculdade!): por la, tudo eh self service.

Voce vai direto na prateleira de canecas e escolhe seu tamanho. Depois se dirige ao caixa e escolhe seu tipo de cerveja (clara ou escura), e depois carrega sua propricanecona(s) pra sua mesa.

E sua caneca deve ser reutilizada varias vezes durante a noite, entao eh soh dar uma passadinha na fonte no centro do salao, passar uma agua e pronto! Tudo pronto pra prixima rodada!

E apesar de nao ser um “restaurante” ele tambem tem um esquema de comida que segue a mesma linha.

Logo na entrada da cervejaria existem alguns balcoes e lanchonetes servindo comida. Entao voce escolhe seu estilo preferido (tudo sempre muito…. eh…. alemao!), a quantidade, paga e depois leva de volta pra sua mesa, sem cerimonia!

A Augustiner Braus so abre aos fins de semana, exclusivamente das 3 da tarde as 11 da noite, entao imaginem como sabado a noite por la estava lotado!

Mas aproveitamos que a chuva forte comecou a atrapalhar nossa programacao e chegamos la por umas 4 da tarde, e 3 dos 4 saloes da casa ja estavam lotados!

Passamos o resto de sabado a noite inteiro la dentro, e nos divertimos demais! (teve ate ataque dos Kumps la dentro!)

Augustiner Bräu Kloster Mülln OG

A-5020 Salzburg Lindhofstr. 7

info@augustinerbier.at

 

Adriana Miller
Siga me!
Latest posts by Adriana Miller (see all)
Adriana Miller
9 comentários
Comente pelo Facebook
Escreva o seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que a sua foto apareça nos comentários? Clique aqui!
9 comentários
  1. Marta FG - 11/12/11 - 19h56

    Olá Dri, e vc gosta de cerveja Alemã? Adorei, na Inglaterra, a cidra e quando cheguei a Portugal tive de ir compra-la…que saudades!

    Responder
    • Adriana Miller - 11/12/11 - 20h03

      Não, não suporto nenhum tipo de cerveja! Acho q pior bebeida EVER!
      Aqui na INglaterra bebo sempre cidra Irlandesa, que adoro! Caso contrario vou de vinho branco. OU então uma boa e velha coca cola mesmo…
      Mas cerveja de jeito nenhum, de nacionalidade nenhuma…

      Responder
  2. CarlaZ - 11/12/11 - 20h10

    Adorei! já ficou na cabeça pra uma possível ida à Áustria.
    Sabe que eu amo cervejas! E uma das vantagens de quem mora na Europa é essa grande qtde de cervejas! Como o Aaron consegue conhecer todas! Eu sou péssima pra guardar nomes, quando viajo tenho super dificuldade pra pedir. Aqui no Brasil é tão fácil, a gente tem poucas cervejas e todas mais ou menos do mesmo estilo.
    Gostei da dica dessa cervejaria.

    Responder
    • Adriana Miller - 12/12/11 - 09h34

      Ele conhece muitas justamente porque gosta de variar… e nao tem medo de ir provando marcas novas e tipos diferentes de cerveja.
      Tem muita gente aqui que soh bebe lager, ou so bebe ale, ou bitter, ou essa marca ou aquela. Ja ele gosta de qualquer coisa! Hahahahah
      Logicamente ele nao conhece todas as marcas, neh (ate porque cada pais tem centenas!), mas conhece as principais, e essa marca Austriaca eh uma de suas favoritas.

      Responder
  3. Dri - 11/12/11 - 21h50

    Dri, também nao sou fa de cervejas, mas meu companheiro, ama degustar cervejas… Até mostrei este post a ele… Bacana demais!!!!!

    Responder
  4. Marcia Kawabe - 12/12/11 - 12h28

    Eu também detesto cerveja, mas meu marido adora! A gente já trouxe caixas de cervejas de viagem que quebraram a metade no caminho, hehehe! Mas as favoritas dele são as belgas, e já peguei sua dica da Belgo Central aqui pra leva-lo lá um dia pra ele se esbaldar enquanto eu me esbaldo nos waffles :D

    Responder
    • Adriana Miller - 12/12/11 - 13h04

      Entao quando forem a Bruxelas nao percam o bar “Delirium” (que falei em um dos posts acho…) que tem um menu com mais de 2000 tipos de cerveja! :-)

      Responder
  5. Patricia Zin - 11/04/12 - 14h40

    Estivemos Em Salzburg no mês passado e amamos toda cidade, e lógico que fomos conhecer a cervejaria, gostamos tanto que fomos 2 noites seguidas, mas realmente tem que chegar cedo, pois as comidas acabam rápido. Obrigada pelas dicas sempre maravilhosas.

    Responder
    • Adriana Miller - 11/04/12 - 15h31

      Que legal!!! Que bom que gostaram das dicas! :-)

      Responder